Trabalhando o nome no AEE : buscando a identidade eu reforço a autonomia...
De acordo com o Referencial
Curricular Nacional para a Educação Infantil, identidade remete à ideia de
distinção. Diz o documento: “é uma marca de diferença entre as pessoas, a
começar pelo nome, seguido de todas as características físicas, de modos de agir,
de pensar e da história pessoal”.
Construir a identidade
implica conhecer os próprios gostos e preferências e dominar habilidades e
limites, sempre levando em conta a cultura, a sociedade, o ambiente e as
pessoas com quem se convive. Esse autoconhecimento começa no início da vida e
segue até o seu fim,..."
Objetivos do AEE:
* Percepção da função social da escrita;
* Reconhecimento do nome como parte do EU;
* Aprimoramento da escrita do nome e sobrenome;
* Proporcionar ao educando a apropriação de sua identidade;
* Favorecer a prática e o entendimento de que é preciso assinar todas as
suas produções.
"
A escrita do próprio nome representa uma oportunidade privilegiada de
reflexão sobre o funcionamento do sistema de escrita, pelas seguintes
razões: tanto do ponto de vista linguístico, como do gráfico, o nome
próprio é um modelo estável; é um nome que se refere a um único objeto,
com o que se elimina para o educando,
a
ambiguidade na interpretação; tem valor de verdade porque se reporta a
uma existência, a um saber compartilhado por ambos, emissor e receptor;
do ponto de vista da função, fica claro que identificar objetos ou
indivíduos, com nomes, faz parte dos intercâmbios sociais de nossa
cultura; a forma e o valor sonoro convencional das letras; a quantidade
de letras necessárias para escrever os nomes; a variedade, a posição e a
ordem das letras em uma escrita convencional; a realidade convencional
da escrita o que serve de referência para checar as próprias hipóteses".
ATIVIDADES NO PAINT:
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