sábado, 22 de setembro de 2012

Trabalhando o nome no AEE : buscando a identidade eu reforço a autonomia...


De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, identidade remete à ideia de distinção. Diz o documento: “é uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas as características físicas, de modos de agir, de pensar e da história pessoal”.
Construir a identidade implica conhecer os próprios gostos e preferências e dominar habilidades e limites, sempre levando em conta a cultura, a sociedade, o ambiente e as pessoas com quem se convive. Esse autoconhecimento começa no início da vida e segue até o seu fim,..."


Objetivos do AEE:
* Percepção da função social da escrita;
* Reconhecimento do nome como parte do EU;
* Aprimoramento da escrita do nome e sobrenome;
* Proporcionar ao educando a apropriação de sua identidade;
* Favorecer a prática e o entendimento de que é preciso assinar todas as suas produções.








" A escrita do próprio nome representa uma oportunidade privilegiada de reflexão sobre o funcionamento do sistema de escrita, pelas seguintes razões: tanto do ponto de vista linguístico, como do gráfico, o nome próprio é um modelo estável; é um nome que se refere a um único objeto, com o que se elimina para o educando, 




a ambiguidade na interpretação; tem valor de verdade porque se reporta a uma existência, a um saber compartilhado por ambos, emissor e receptor; do ponto de vista da função, fica claro que identificar objetos ou indivíduos, com nomes, faz parte dos intercâmbios sociais de nossa cultura; a forma e o valor sonoro convencional das letras; a quantidade de letras necessárias para escrever os nomes; a variedade, a posição e a ordem das letras em uma escrita convencional; a realidade convencional da escrita o que serve de referência para checar as próprias hipóteses".





A autonomia, segundo o mesmo referencial curricular é “a capacidade de se conduzir e de tomar decisões por si próprio, levando em conta regras, valores, a perspectiva pessoal, bem como a perspectiva do outro”. Mais do que autocuidado – saber vestir-se, alimentar-se, escovar os dentes ou calçar os sapatos -, ter autonomia significa ter vontade própria e ser competente para atuar no mundo em que vive. É na instituição de Ed. Infantil que a criança conquista suas primeiras aprendizagens – adquire a linguagem, aprende a andar, forma o pensamento simbólico e se torna um ser sociável.



ATIVIDADES NO PAINT: 




Nenhum comentário:

Postar um comentário