Diagnóstico em Crianças TDAH
Crianças e Adolescentes
O
questionário abaixo é denominado SNAP-IV e foi construído a partir dos
sintomas do Manual de Diagnóstico e Estatística - IV Edição (DSM-IV) da
Associação Americana de Psiquiátrica. Você também pode imprimir e levar
para o professor preencher na escola. Esta é a tradução validada pelo
GEDA – Grupo de Estudos do Déficit de Atenção da UFRJ e pelo Serviço de
Psiquiatria da Infância e Adolescência da UFRGS.
IMPORTANTE: Lembre-se que o diagnóstico definitivo só pode ser fornecido por um profissional.
Para cada item, escolha a coluna que melhor descreve o(a) aluno(a) (MARQUE UM X):
1. Não consegue prestar muita atenção a detalhes ou comete erros por descuido nos trabalhos da escola ou tarefas.
2. Tem dificuldade de manter a atenção em tarefas ou atividades de lazer
3. Parece não estar ouvindo quando se fala diretamente com ele
4. Não segue instruções até o fim e não termina deveres de escola, tarefas ou obrigações.
5. Tem dificuldade para organizar tarefas e atividades
6. Evita, não gosta ou se envolve contra a vontade em tarefas que exigem esforço mental prolongado.
7. Perde coisas necessárias para atividades (p. ex: brinquedos, deveres da escola, lápis ou livros).
8. Distrai-se com estímulos externos
9. É esquecido em atividades do dia-a-dia
10. Mexe com as mãos ou os pés ou se remexe na cadeira
11. Sai do lugar na sala de aula ou em outras situações em que se espera que fique sentado
12. Corre de um lado para outro ou sobe demais nas coisas em situações em que isto é inapropriado
13. Tem dificuldade em brincar ou envolver-se em atividades de lazer de forma calma
14. Não pára ou freqüentemente está a “mil por hora”.
15. Fala em excesso.
16. Responde as perguntas de forma precipitada antes delas terem sido terminadas
17. Tem dificuldade de esperar sua vez
18. Interrompe os outros ou se intromete (p.ex. mete-se nas conversas / jogos).
Como avaliar:
1)
se existem pelo menos 6 itens marcados como “BASTANTE” ou “DEMAIS” de 1
a 9 = existem mais sintomas de desatenção que o esperado numa criança
ou adolescente.
2)
se existem pelo menos 6 itens marcados como “BASTANTE” ou “DEMAIS” de
10 a 18 = existem mais sintomas de hiperatividade e impulsividade que o
esperado numa criança ou adolescente.
O
questionário SNAP-IV é útil para avaliar apenas o primeiro dos
critérios (critério A) para se fazer o diagnóstico. Existem outros
critérios que também são necessários.
IMPORTANTE: Não se pode fazer o diagnóstico de TDAH apenas com o critério A! Veja abaixo os demais critérios.
CRITÉRIO A: Sintomas (vistos acima)
CRITÉRIO B: Alguns desses sintomas devem estar presentes antes dos 7 anos de idade.
CRITÉRIO
C: Existem problemas causados pelos sintomas acima em pelo menos 2
contextos diferentes (por ex., na escola, no trabalho, na vida social e
em casa).
CRITÉRIO D: Há problemas evidentes na vida escolar, social ou familiar por conta dos sintomas.
CRITÉRIO
E: Se existe um outro problema (tal como depressão, deficiência mental,
psicose, etc.), os sintomas não podem ser atribuídos exclusivamente a
ele.
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