BLOG NA ESCOLA- INTERCAMBIO ENTRE PROFESSORES, PSICOPEDAGOGOS E AFINS
domingo, 2 de setembro de 2012
AGRESSIVIDADE CRIANÇAS
AGRESSIVIDADE
Algumas considerações: P/pais e professores
Todos os seres humanos e também os animais têm um impulso agressivo.Trata-se de umcomportamento emocional, portanto é algo natural.Quando falamos que uma criançaagressiva muitas das vezes estamos errados.Geralmente, esses atos querem nos mostrar que alguma coisa está errada na sua vida, devido não saber lidar com sentimentos taiscomo: má
goa, insegurança, etc. Ela se expressa através de atos agressivos. E´muito importante que pais e professores imponham limites as crianças desde cedo,poisa agressividade está diretamente ligada a questão de limites.Se a criança não tem limites,tende a se tornar agressiva quando estes são impostos. Principalmente se isto lhe é imposto por alguém de fora do convívio familiar( escola).
COMO OS PAIS E OS PROFESSORES PODEM AJUDAR AS CRIANÇAS: ATÉ 3 ANOS
A agressividade nesta idade é considerada natural,uma manifestação dedesejos que a criança não sabe expressar em palavras.Sem gritar, brigar os pais e professores devem impedir que as crianças machuquem os colegas.Basta ensinar acriança, de maneira firme e objetiva que ela não pode morder ou bater nos amigos,dizendo Não pode! DE 3 A 7 ANOS : Nesta fase,a criança precisa de limites básicos e pode reagir de formaagressiva ao deparar-se com eles.O caminho é impor limites sem ameaças ou surras ouviolências que causam mais raiva e ressentimentos.Nesta idade a criança precisa deeducação e, principalmente de carinho.Se ela se jogar no chão de birra, cuspirmos pais,professores ou ameaçar esbofeteá-los,os pais e professores devem impedi-la com umsonoro Não, e ficar sério, dizendo que não gosta desta atitude.Não dê assistência ao“espetáculo teatral da birra”.Sem assistência tudo melhora.COMO AGIR
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Brincadeiras com materiais de texturas pastosas (massa, argila, areia) ajudam aaliviar a tensão infantil.Utilize o teatro com fantoches ou histórias reais.
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Dar limites.Sempre que necessário diga não.Mas tente uma explicação breve. Emalguns casos o “não pode porque não é certo, ou porque não quero é inevitável. Não se sinta constrangido em impor sua autoridade.
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Perguntar o motivo de uma agressão.Mesmo que a criança não responda,ela vai pensar.Faça-o pedir desculpas à criança agredida.
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Seja paciente. Repita todas as vezes que o ato agressivo se repetir.
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Propicie um ambiente calmo.Ter um momento de calma e relaxamento.
Algumas considerações: P/pais e professores
Todos os seres humanos e também os animais têm um impulso agressivo.Trata-se de umcomportamento emocional, portanto é algo natural.Quando falamos que uma criançaagressiva muitas das vezes estamos errados.Geralmente, esses atos querem nos mostrar que alguma coisa está errada na sua vida, devido não saber lidar com sentimentos taiscomo: má
goa, insegurança, etc. Ela se expressa através de atos agressivos. E´muito importante que pais e professores imponham limites as crianças desde cedo,poisa agressividade está diretamente ligada a questão de limites.Se a criança não tem limites,tende a se tornar agressiva quando estes são impostos. Principalmente se isto lhe é imposto por alguém de fora do convívio familiar( escola).
COMO OS PAIS E OS PROFESSORES PODEM AJUDAR AS CRIANÇAS: ATÉ 3 ANOS
A agressividade nesta idade é considerada natural,uma manifestação dedesejos que a criança não sabe expressar em palavras.Sem gritar, brigar os pais e professores devem impedir que as crianças machuquem os colegas.Basta ensinar acriança, de maneira firme e objetiva que ela não pode morder ou bater nos amigos,dizendo Não pode! DE 3 A 7 ANOS : Nesta fase,a criança precisa de limites básicos e pode reagir de formaagressiva ao deparar-se com eles.O caminho é impor limites sem ameaças ou surras ouviolências que causam mais raiva e ressentimentos.Nesta idade a criança precisa deeducação e, principalmente de carinho.Se ela se jogar no chão de birra, cuspirmos pais,professores ou ameaçar esbofeteá-los,os pais e professores devem impedi-la com umsonoro Não, e ficar sério, dizendo que não gosta desta atitude.Não dê assistência ao“espetáculo teatral da birra”.Sem assistência tudo melhora.COMO AGIR
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Brincadeiras com materiais de texturas pastosas (massa, argila, areia) ajudam aaliviar a tensão infantil.Utilize o teatro com fantoches ou histórias reais.
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Dar limites.Sempre que necessário diga não.Mas tente uma explicação breve. Emalguns casos o “não pode porque não é certo, ou porque não quero é inevitável. Não se sinta constrangido em impor sua autoridade.
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Perguntar o motivo de uma agressão.Mesmo que a criança não responda,ela vai pensar.Faça-o pedir desculpas à criança agredida.
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Seja paciente. Repita todas as vezes que o ato agressivo se repetir.
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Propicie um ambiente calmo.Ter um momento de calma e relaxamento.
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