segunda-feira, 24 de setembro de 2012

DISLEXIA: Do Diagnóstico à Intervenção...

 

Exercícios

 
Os profissionais envolvidos num diagnóstico de disléxia devem ter presente os indicadores abaixo descritos:

1. A HISTÓRIA PESSOAL
Quando os professores, educadores e pais se confrontarem com crianças “normais”, saudáveis, e já com um certo grau de maturidade, mas ainda com dificuldades na leitura, devem investigar se há existência de casos de dislexia na família. A história pessoal de um disléxico, geralmente, revela traços comuns, como o atraso na aquisição da linguagem, atrasos na locomoção e problemas de dominância lateral.
O despiste médico sobre determinados défices como os visuo-auditivos, são de suma importância para o diagnóstico de dislexia.
Muszkat (cit. in Gazeta Mercantil S.P. Dislexia), explica que a dislexia tem causas genéticas e familiares e uma leve incidência em pessoas do sexo masculino (na proporção de três homens para cada mulher).

Achamos importante a informação sobre os métodos/instrumentos de avaliação mais utilizados (Torres e Fernández, 2002 citado por Cristina Rocha Vieira em seu trabalho de Projecto da especialização em necessidades educativas especiais), ainda que a maioria ultrapassem as competências de um docente de apoios educativos.
Áreas
Procedimentos normativos (Testes)
Procedimentos informais
Anamnese
Entrevista aos pais, professores, alunos e outros envolvidos
Reunião com os pais
Percepção Auditiva
Percepção Visual
Teste de ritmo de Seashore (1968)
Teste guestáltico visuo-motor de Bender (1986)
Tarefas várias de emparelhamento auditivo
Tarefas várias de emparelhamento visual
Motricidade
Disfunção Cerebral

Dominância Lateral
Teste de Bóston (1986)
Teste de formas de lateralidade de Zazzo
e Galifret-Granjón (1971)
Teste de dominância lateral de Harris (1978)
Observação de sinais indicativos de disfunção
neurológica.

Observação da lateralidade (Piq e Vayer, (1977)
Funcionamento Cognitivo
Psicomotricidade :
-Esquema Corporal
-Défices Espácio-Temporais
Raven (1962) ; WISC

Piaget-Head De Ia Cruz e Mazaira (1990)
Teste guestáltico visuomotor de Bender (1982)
Elaboração de tarefas indicativas das diferentes fases de desenvolvimento do esquema corporal.
Elaboração de questões que incluam noções
espácio temporais.
Funcionamento
Psicolinguístíco
TVIP (1981) ITPA (1986)
Análise da fala e da linguagem
Linguagem :
Leitura
Leitura e Escrita
Escrita
Decifrar (ISPA) ;Provas de leitura de De Ia Cruz (1980)
EDIL de González Portal (1984)
TALE de Toro e Cervera (1980)
Ortografia (1979)
Análise de erros da leitura e da escrita
Desenvolvimento Emocional
Musitu et al. (1991) questionários sobre o autoconceito



2. LEITURA E ESCRITA
Os professores devem ter presente que num disléxico observa-se:
Sempre
Muitas vezes
Às vezes
Dificuldades com a linguagem e escrita
Disgrafia  
Dificuldades com a linguagem falada
Dificuldades em escrever
Dificuldades em aprender uma segunda língua
Dificuldade com a percepção espacial
Lentidão na aprendizagem da leitura
Discalculia, dificuldade com a matemática, sobretudo na assimilação de símbolos e de decorar a tabuada
Confusão entre direita e esquerda
Dificuldades com a ortografia
Dificuldades com a memória de curto prazo e com a organização
 
 
Dificuldades em seguir indicações de caminhos e em executar sequências de tarefas complexas
 
 
Dificuldades para compreender textos escritos
 

  Tipificação dos erros mais vulgares em dislexia:
 
A leitura oral e a escrita de um disléxico apresentam uma ou várias das seguintes dificuldades:
 
  • Confusão entre letras, sílabas ou palavras com diferenças subtis de grafia:
a – o
c – o
e – c
f – t
h – n
i – j
m – n
v – u
  • Confusão entre letras, sílabas ou palavras com grafia similar, mas comdiferente orientação no espaço:
a – e
b – d
d – b
n – u

b – p
d – p


b – q
d – q

  • Confusão entre letras que possuem um ponto de articulação comum e cujos sons são acusticamente próximos:
c – g
d – t
j – x
m – b
v – f
fiola / viola
compurtamento
  • Inversões parciais ou totais de sílabas ou palavras:
sol – los
som – mos
me – em
sal – las
pédrio / prédio
pergo / prego
  • Adições ou omissões de sons, sílabas ou palavras:
famoso – fama
casa – casaco
Flor / felore
amor / amore
  • Separações e ligações
a gora – agora
qua se – quase
porisso / por isso
derrepente / de repente
  • Repetição de sílabas, palavras ou frases;
  • Salto de linhas, retroceder linha ou perder a linha a ler;
  • Soletração defeituosa de palavras;
  • Leitura e escrita em espelho;
  • Diminuição da velocidade da leitura.
  • Ausência de prazer na leitura

3. OUTRAS PERTURBAÇÕES DA APRENDIZAGEM
As características atrás descritas raramente se apresentam isoladas. Segundo Johnson e Myklebust citados por Mabel Condemarin e Marlys Blomquist (1986) as perturbações mais comuns são:
  • Alterações na memória;
  • Alterações na memória de séries e sequências;
  • Orientação direita-esquerda;
  • Disortografia;
  • Dificuldades na matemática. 
 
Como Antunes, citado por Cristina Rocha Vieira, alerta, nem todo o jogo é material pedagógico e tenta sistematizar o que o jogo deve promover para que possa ser considerado como tal (2003).

COMPETÊNCIAS A ESTIMULAR NOS JOGOS PEDAGÓGICOS
Educação infantil
Ensino fundamental
Ensino médio
Observar
Enumerar
Reflectir
Conhecer
Transferir
Criar
Comparar
Demonstrar
Conceituar
Localizar
Debater
Interagir
Separar/reunir
Deduzir
Especificar
Medir
Analisar
Ajuizar
Relatar
Julgar/avaliar
Discriminar
Combinar
Interpretar
Revisar
Conferir
Provar
Descobrir hipóteses
Classificar
Concluir

Criticar
Seriar


Sintetizar

 
Neste momento é vastíssima a disponibilidade de recursos nomeadamente softwear de jogos interactivos, publicações específicas da temática, publicações curriculares, sites, etc. É assim necessário uma planificação atenta para que não haja dispersão e desadequação das actividades desemvolvidas. No entanto, deverá também haver uma avaliação criteriosa das sessões e da evolução do aluno, para possibilitar o constante reajuste das estratégias adoptadas.
 
Algumas propostas para minimizar os problemas dentro da sala de aula.
Um aluno disléxico:
  • Deve estar sentado numa carteira à frente na sala de aula;
  • Deve ter apoio pedagógico acrescido às disciplinas de Inglês/Francês, Português e matemática (Escolher de forma a que não haja excesso na carga horária do aluno).
  • Deve ser avaliado essencialmente pela oralidade;
  • Deve iniciar os testes de avaliação após estes já terem sido lidos pelo professor.
  • Não deve ser penalizado pelos seus erros ortográficos;
  • Deve ser avaliado mais pelo conteúdo das respostas do que pela forma como estão escritas e estruturadas;
  • Deve ser permitido em determinadas circunstâncias que a composição seja feita em casa.
  • O professor deve usar diferentes materiais de suporte na aula: projector, vídeos e demonstrações práticas;
  • Deve ser estimulado a resolver todos os exercícios e elogiado sempre pelo esforço e pelos sucessos, valorizando as suas iniciativas de forma a aumentar a sua auto-estima;
  • Perguntar-lhe se ficou alguma dúvida na exposição da matéria;
  • Lembrar-lhe de anotar datas de testes, tarefas e pesquisas;
  • Pedir-lhe para anotar explicações que não constem no texto; 

1. Actividades que permitem desenvolver a lateralidade e orientação espacial nos alunos
  • Executar traçados simétricos
  • Completar sequências lógicas.
  • Executar percursos a partir de orientações
  • Reconhecer a direita e a esquerda em diferentes situações:
    • Espaços
    • Em si e noutras pessoas tanto de frente como de costas
    • Em desenhos
  • Resolver labirintos
  • Ordenar figuras desenhadas
  • Construir e fazer puzzles
  • Efectuar grafismos

2. Actividades que permitem desenvolver a memória visual
  • Distinguir letras que apresentam formas equivalentes
  • Fazer a correspondência entre letras ou conjuntos iguais
  • Descobrir o “intruso” em desenhos
  • Resolver sopa de letras
  • Identificar letras
  • Identificar num determinado conjunto o número de vezes que um dos seus elementos se repete
  • Descobrir as diferenças
  • Memorizar pormenores em diferentes situações
  • Fazer sopas de letras
 
3. Actividades que permitem ajudar na leitura e escrita
  • Palavras cruzadas
  • Jogo da forca
  • Alterar letras mudando o significado.
  • Adição de letras
  • Acentuação
  • Rimas e lengalengas
  • Provérbios
  • Antónimos e sinónimos
  • Reconhecer frases verdadeiras e falsas
  • Melhorar a velocidade da leitura
  • Pontuação
  • Formação do plural / Feminino / Masculino / Diminutivos
  • Ordenar sílabas
  • Identificar palavras com grafia idêntica mas com pronúncia diferente 
  • Aplicar os casos especiais da leitura:
 
s / ss
r / rr
nh / lh
ça / ço / çu
ce / ci
ãe / õe / ão / ã
al / ol
il / ul / el
ar / er/ or
ur / ir
os / is / as
es / us
x / ch
az / iz
ez / oz / uz
an / on
en / in / un
im / um
am / em / om
mp / mb
ge / gi
fl / bl / tl
cl / pl / gl
gue / gui
dr / vr / gr
cr / pr / fr / tr
pc / pç
x / z / s
ter / tre
o /u
 
 
4. Actividades que permitem ajudar na Compreensão
  • Identificar a ideia principal e os intervenientes de um texto
  • Ordenar frases de textos
  • Ilustrar um texto (mais jovens)
  • Fazer esquemas resumo de diferentes temas
  • Fazer resumos
  • Resolver enigmas e problemas
  • Fazer sequência de histórias
  • Relacionar listas de palavras
  • Descobrir palavras intrusas
  • Completar bandas desenhadas

 
1. Executar traçados simétricos  
Desenha a outra metade em simetria
 

2. Reconhecer direita e esquerda
Observa atentamente a figura e responde .

O aluno está à _______________ do pai;
O balde está na mão ________________da auxiliar;
O pai está à _______________ da mãe;
A pasta está à _______________ do aluno.
 
3. Completar sequências lógicas
  Este conceito pode ser trabalhado usando os dias da semana, os meses do ano e o alfabeto
Continua as sequências
 
4. Fazer labirintos  
Observa a imagem. Assinala o percurso que o coelho deve fazer para chegar à cenoura
 
5. Distinguir letras de formas equivalentes
Agrupa por cores à tua escolha as letras iguais.
b
q
b
q
b
d
b
q
d
q
p
q
b
q
p
q
b
q
b
p
b
d
b
b
b
d
b
q
q
q
p
b
q
q
p
b
b
b
d
b
q
b
d
b
q
d
q
d
q
b
q
d
q
b
p
b
p
b
q
b
p
b
q
 
 
6. Fazer a correspondência entre letras ou conjuntos iguais
  Assinala as combinações iguais ao exemplo
HNNHOPRTJ
226477990

RTVGHYIO
RETPOUNGH
226477990
TIJOPILIP
HMMHOQHID
HNNHOPRTJ
TURNASDTE
JUTILUMIP
244865927
224978980
226389765
ERTOPYADE
HMMHOQHID
HNNHOPRTJ
HNNHOPRTJ
226828917
226477990
ERTAUYRAM
589621473
5487965214
HNNHOPRTJ
HNNFGTOPT
224978980
226477990
HNNHOPRTJ
HNNHTRGOI
HNNRTERPO
458973652
598326574
226477990
226477990
226477990
226477990
HNNHOPRTJ
224587931
 
7. Sopas de letras  
Procura nesta sopa de letras o nome de 12 alimentos  
L
O
Ã
P
Z
N
U
I
N
E
V
Z
A
N
A
N
A
Z
I
O
G
U
R
T
E
M
A
T
S
A
Ã
Ç
A
M
E
R
E
A
P
O
S
S
A
L
E
A
B
A
T
A
T
A
Ê
P
Reescreve os alimentos
1__________ 2__________ 3__________ 4__________ 5__________ 6__________ 7__________ 8__________ 9__________ 10__________ 11__________ 12__________
 
8. Identificar letras
  Assinala as letras p e a b na seguinte lista de palavras.  
balão
papoila
pacote
bombeiro
barco
papão
sabonete
sapo
sapato
sabão
 
9. Identificar o número de vezes que um elemento se repete
Identifica os elementos que se repetem. Assinala-os.
?
$
!
§
%
?
#
&
8
?
*
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+
-
8
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X
\
«
>
8
?
/
<
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@
?
£
{
[
]
}
?
8
?


  10. Descobre as diferenças

 
11. Acentuação
  Acentua as seguintes palavras correctamente:
Alias | lençois | atraves | ananas | agua | joia

Lingua | lapis | textil |arvore |bonus |sao

Exercicio | silabas | televisao | figado | simpatico

12. Pontuação
Pontua o texto e faz as alterações necessárias:
Era uma vez um sapo muito pequenino Ele queria crescer depressa depressa e ser muito grande como já grande e gordo era o seu avô como já grande e forte era o seu pai
Mas duvidava ele de perninha no ar naquela horta onde morava e comendo os bicharocos que comia seria possível crescer muito muito
Maria Alberta Meneres, Histórias do Tempo Vai Tempo Vem, Ed. Asa
 
13. Completar palavras
Completa as palavras utilizando as seguintes letras: S / X / J / G
Ro__eira
__irafa
__ibóia
Can__ar
Ane__ar
Fi__o
Te__oura
Para__em

 
14. Palavras diferentes com o mesmo som
Continua as rimas
Riscas rima com _________
Amor rima com _________
Bolas rima com __________

15. Melhorar velocidade e ritmo de leitura
Utilizando um texto do manual escolar do aluno, determinar uma palavra e quantificar quantas vezes a mesma surge.
 
16. Separação de grupos sintácticos da frase
Utilizando um texto do manual escolar do aluno, fotocopia-se e corta-se por parágrafos. Misturam-se as tiras de papel e solicita-se ao aluno que as ordene de forma a organizar de novo o texto.
O mesmo exercício poderá ser feito apenas com frases desordenadas.
 
17. Identificar ideias
Selecciona-se um texto adequado e solicita-se ao aluno:
1º Ler o texto em voz alta.
2º Sublinhar as ideias principais.
3º Anotar na margem do texto a palavra-chave.
4º Formular questões a par com a leitura.
 
18. Elaborar com os alunos:
Redes semânticas / mapas conceituais / esquemas / resumos
São tarefas com um certo grau de dificuldade, que após adquiridas ajudam a sistematização dos diferentes conteúdos.
 
19. Fazer sequência de histórias
Esta actividade pode ter diferentes formas de resolução:
1º Um dos alunos dá um tema e pede a um dos presentes que continue a história;
2º Conta-se uma história e solicita-se ao aluno que lhe seja dado um final;
3º Conta-se uma história e pede-se um título.
 
20. Ler textos com tipos de letras diferentes

21. Ordenar sílabas
Descobre a palavra escondida  
lis
jor
me
na
ta


 
 Fonte: http://dislexia.paginas.sapo.pt

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