DISLEXIA: Do Diagnóstico à Intervenção...
Exercícios
Os profissionais envolvidos num diagnóstico de disléxia devem ter presente os indicadores abaixo descritos:
1. A HISTÓRIA PESSOAL
Quando
os professores, educadores e pais se confrontarem com crianças
“normais”, saudáveis, e já com um certo grau de maturidade, mas ainda
com dificuldades na leitura, devem investigar se há existência de casos
de dislexia na família. A história pessoal de um disléxico, geralmente,
revela traços comuns, como o atraso na aquisição da linguagem, atrasos
na locomoção e problemas de dominância lateral.
O despiste médico sobre determinados défices como os visuo-auditivos, são de suma importância para o diagnóstico de dislexia.
Muszkat
(cit. in Gazeta Mercantil S.P. Dislexia), explica que a dislexia tem
causas genéticas e familiares e uma leve incidência em pessoas do sexo
masculino (na proporção de três homens para cada mulher).
Achamos
importante a informação sobre os métodos/instrumentos de avaliação mais
utilizados (Torres e Fernández, 2002 citado por Cristina Rocha Vieira
em seu trabalho de Projecto da especialização em necessidades educativas
especiais), ainda que a maioria ultrapassem as competências de um
docente de apoios educativos.
Áreas
|
Procedimentos normativos (Testes)
|
Procedimentos informais
|
Anamnese
|
Entrevista aos pais, professores, alunos e outros envolvidos
|
Reunião com os pais
|
Percepção Auditiva
Percepção Visual
|
Teste de ritmo de Seashore (1968)
Teste guestáltico visuo-motor de Bender (1986)
|
Tarefas várias de emparelhamento auditivo
Tarefas várias de emparelhamento visual
|
Motricidade
Disfunção Cerebral
Dominância Lateral
|
Teste de Bóston (1986)
Teste de formas de lateralidade de Zazzo
e Galifret-Granjón (1971)
Teste de dominância lateral de Harris (1978)
|
Observação de sinais indicativos de disfunção
neurológica.
Observação da lateralidade (Piq e Vayer, (1977)
|
Funcionamento Cognitivo
Psicomotricidade :
-Esquema Corporal
-Défices Espácio-Temporais
|
Raven (1962) ; WISC
Piaget-Head De Ia Cruz e Mazaira (1990)
Teste guestáltico visuomotor de Bender (1982)
|
Elaboração de tarefas indicativas das diferentes fases de desenvolvimento do esquema corporal.
Elaboração de questões que incluam noções
espácio temporais.
|
Funcionamento
Psicolinguístíco
|
TVIP (1981) ITPA (1986)
|
Análise da fala e da linguagem
|
Linguagem :
Leitura
Leitura e Escrita
Escrita
|
Decifrar (ISPA) ;Provas de leitura de De Ia Cruz (1980)
EDIL de González Portal (1984)
TALE de Toro e Cervera (1980)
Ortografia (1979)
|
Análise de erros da leitura e da escrita
|
Desenvolvimento Emocional
|
Musitu et al. (1991) questionários sobre o autoconceito
|
2. LEITURA E ESCRITA
Os professores devem ter presente que num disléxico observa-se:
Sempre
|
Muitas vezes
|
Às vezes
|
Dificuldades com a linguagem e escrita
|
Disgrafia
|
Dificuldades com a linguagem falada
|
Dificuldades em escrever
|
Dificuldades em aprender uma segunda língua
|
Dificuldade com a percepção espacial
|
Lentidão na aprendizagem da leitura
|
Discalculia, dificuldade com a matemática, sobretudo na assimilação de símbolos e de decorar a tabuada
|
Confusão entre direita e esquerda
|
Dificuldades com a ortografia
|
Dificuldades com a memória de curto prazo e com a organização
| |
Dificuldades em seguir indicações de caminhos e em executar sequências de tarefas complexas
| ||
Dificuldades para compreender textos escritos
|
Tipificação dos erros mais vulgares em dislexia:
A leitura oral e a escrita de um disléxico apresentam uma ou várias das seguintes dificuldades:
- Confusão entre letras, sílabas ou palavras com diferenças subtis de grafia:
a – o
|
c – o
|
e – c
|
f – t
|
h – n
|
i – j
|
m – n
|
v – u
|
- Confusão entre letras, sílabas ou palavras com grafia similar, mas comdiferente orientação no espaço:
a – e
|
b – d
|
d – b
|
n – u
|
b – p
|
d – p
| ||
b – q
|
d – q
|
- Confusão entre letras que possuem um ponto de articulação comum e cujos sons são acusticamente próximos:
c – g
|
d – t
|
j – x
|
m – b
|
v – f
|
fiola / viola
|
compurtamento
|
- Inversões parciais ou totais de sílabas ou palavras:
sol – los
|
som – mos
|
me – em
|
sal – las
|
pédrio / prédio
|
pergo / prego
|
- Adições ou omissões de sons, sílabas ou palavras:
famoso – fama
|
casa – casaco
|
Flor / felore
|
amor / amore
|
- Separações e ligações
a gora – agora
|
qua se – quase
|
porisso / por isso
|
derrepente / de repente
|
- Repetição de sílabas, palavras ou frases;
- Salto de linhas, retroceder linha ou perder a linha a ler;
- Soletração defeituosa de palavras;
- Leitura e escrita em espelho;
- Diminuição da velocidade da leitura.
- Ausência de prazer na leitura
3. OUTRAS PERTURBAÇÕES DA APRENDIZAGEM
As
características atrás descritas raramente se apresentam isoladas.
Segundo Johnson e Myklebust citados por Mabel Condemarin e Marlys
Blomquist (1986) as perturbações mais comuns são:
- Alterações na memória;
- Alterações na memória de séries e sequências;
- Orientação direita-esquerda;
- Disortografia;
- Dificuldades na matemática.
Como
Antunes, citado por Cristina Rocha Vieira, alerta, nem todo o jogo é
material pedagógico e tenta sistematizar o que o jogo deve promover para
que possa ser considerado como tal (2003).
COMPETÊNCIAS A ESTIMULAR NOS JOGOS PEDAGÓGICOS
Educação infantil
|
Ensino fundamental
|
Ensino médio
|
Observar
|
Enumerar
|
Reflectir
|
Conhecer
|
Transferir
|
Criar
|
Comparar
|
Demonstrar
|
Conceituar
|
Localizar
|
Debater
|
Interagir
|
Separar/reunir
|
Deduzir
|
Especificar
|
Medir
|
Analisar
|
Ajuizar
|
Relatar
|
Julgar/avaliar
|
Discriminar
|
Combinar
|
Interpretar
|
Revisar
|
Conferir
|
Provar
|
Descobrir hipóteses
|
Classificar
|
Concluir
| |
Criticar
|
Seriar
| |
Sintetizar
|
Neste
momento é vastíssima a disponibilidade de recursos nomeadamente
softwear de jogos interactivos, publicações específicas da temática,
publicações curriculares, sites, etc. É assim necessário uma
planificação atenta para que não haja dispersão e desadequação das
actividades desemvolvidas. No entanto, deverá também haver uma avaliação
criteriosa das sessões e da evolução do aluno, para possibilitar o
constante reajuste das estratégias adoptadas.
Algumas propostas para minimizar os problemas dentro da sala de aula.
Um aluno disléxico:
- Deve estar sentado numa carteira à frente na sala de aula;
- Deve ter apoio pedagógico acrescido às disciplinas de Inglês/Francês, Português e matemática (Escolher de forma a que não haja excesso na carga horária do aluno).
- Deve ser avaliado essencialmente pela oralidade;
- Deve iniciar os testes de avaliação após estes já terem sido lidos pelo professor.
- Não deve ser penalizado pelos seus erros ortográficos;
- Deve ser avaliado mais pelo conteúdo das respostas do que pela forma como estão escritas e estruturadas;
- Deve ser permitido em determinadas circunstâncias que a composição seja feita em casa.
- O professor deve usar diferentes materiais de suporte na aula: projector, vídeos e demonstrações práticas;
- Deve ser estimulado a resolver todos os exercícios e elogiado sempre pelo esforço e pelos sucessos, valorizando as suas iniciativas de forma a aumentar a sua auto-estima;
- Perguntar-lhe se ficou alguma dúvida na exposição da matéria;
- Lembrar-lhe de anotar datas de testes, tarefas e pesquisas;
- Pedir-lhe para anotar explicações que não constem no texto;
1. Actividades que permitem desenvolver a lateralidade e orientação espacial nos alunos
- Executar traçados simétricos
- Completar sequências lógicas.
- Executar percursos a partir de orientações
- Reconhecer a direita e a esquerda em diferentes situações:
- Espaços
- Em si e noutras pessoas tanto de frente como de costas
- Em desenhos
- Resolver labirintos
- Ordenar figuras desenhadas
- Construir e fazer puzzles
- Efectuar grafismos
2. Actividades que permitem desenvolver a memória visual
- Distinguir letras que apresentam formas equivalentes
- Fazer a correspondência entre letras ou conjuntos iguais
- Descobrir o “intruso” em desenhos
- Resolver sopa de letras
- Identificar letras
- Identificar num determinado conjunto o número de vezes que um dos seus elementos se repete
- Descobrir as diferenças
- Memorizar pormenores em diferentes situações
- Fazer sopas de letras
3. Actividades que permitem ajudar na leitura e escrita
- Palavras cruzadas
- Jogo da forca
- Alterar letras mudando o significado.
- Adição de letras
- Acentuação
- Rimas e lengalengas
- Provérbios
- Antónimos e sinónimos
- Reconhecer frases verdadeiras e falsas
- Melhorar a velocidade da leitura
- Pontuação
- Formação do plural / Feminino / Masculino / Diminutivos
- Ordenar sílabas
- Identificar palavras com grafia idêntica mas com pronúncia diferente
- Aplicar os casos especiais da leitura:
s / ss
r / rr
nh / lh
ça / ço / çu
ce / ci
|
ãe / õe / ão / ã
al / ol
il / ul / el
ar / er/ or
ur / ir
|
os / is / as
es / us
x / ch
az / iz
ez / oz / uz
|
an / on
en / in / un
im / um
am / em / om
mp / mb
|
ge / gi
fl / bl / tl
cl / pl / gl
gue / gui
dr / vr / gr
|
cr / pr / fr / tr
pc / pç
x / z / s
ter / tre
o /u
|
4. Actividades que permitem ajudar na Compreensão
- Identificar a ideia principal e os intervenientes de um texto
- Ordenar frases de textos
- Ilustrar um texto (mais jovens)
- Fazer esquemas resumo de diferentes temas
- Fazer resumos
- Resolver enigmas e problemas
- Fazer sequência de histórias
- Relacionar listas de palavras
- Descobrir palavras intrusas
- Completar bandas desenhadas
1. Executar traçados simétricos
Desenha a outra metade em simetria
2. Reconhecer direita e esquerda
Observa atentamente a figura e responde .
O aluno está à _______________ do pai;
O balde está na mão ________________da auxiliar;
O pai está à _______________ da mãe;
A pasta está à _______________ do aluno.
|
3. Completar sequências lógicas
Este conceito pode ser trabalhado usando os dias da semana, os meses do ano e o alfabeto
Continua as sequências
4. Fazer labirintos
Observa a imagem. Assinala o percurso que o coelho deve fazer para chegar à cenoura
5. Distinguir letras de formas equivalentes
Agrupa por cores à tua escolha as letras iguais.
b
|
q
|
b
|
q
|
b
|
d
|
b
|
q
|
d
|
q
|
p
|
q
|
b
|
q
|
p
|
q
|
b
|
q
|
b
|
p
|
b
|
d
|
b
|
b
|
b
|
d
|
b
|
q
|
q
|
q
|
p
|
b
|
q
|
q
|
p
|
b
|
b
|
b
|
d
|
b
|
q
|
b
|
d
|
b
|
q
|
d
|
q
|
d
|
q
|
b
|
q
|
d
|
q
|
b
|
p
|
b
|
p
|
b
|
q
|
b
|
p
|
b
|
q
|
6. Fazer a correspondência entre letras ou conjuntos iguais
Assinala as combinações iguais ao exemplo
HNNHOPRTJ
|
226477990
|
RTVGHYIO
|
RETPOUNGH
|
226477990
|
TIJOPILIP
|
HMMHOQHID
|
HNNHOPRTJ
|
TURNASDTE
|
JUTILUMIP
|
244865927
|
224978980
|
226389765
|
ERTOPYADE
|
HMMHOQHID
|
HNNHOPRTJ
|
HNNHOPRTJ
|
226828917
|
226477990
|
ERTAUYRAM
|
589621473
|
5487965214
|
HNNHOPRTJ
|
HNNFGTOPT
|
224978980
|
226477990
|
HNNHOPRTJ
|
HNNHTRGOI
|
HNNRTERPO
|
458973652
|
598326574
|
226477990
|
226477990
|
226477990
|
226477990
|
HNNHOPRTJ
|
224587931
|
7. Sopas de letras
Procura nesta sopa de letras o nome de 12 alimentos
L
|
O
|
Ã
|
P
|
Z
|
N
|
U
|
I
|
N
|
E
|
V
|
Z
|
A
|
N
|
A
|
N
|
A
|
Z
|
I
|
O
|
G
|
U
|
R
|
T
|
E
|
M
|
A
|
T
|
S
|
A
|
Ã
|
Ç
|
A
|
M
|
E
|
R
|
E
|
A
|
P
|
O
|
S
|
S
|
A
|
L
|
E
|
A
|
B
|
A
|
T
|
A
|
T
|
A
|
Ê
|
P
|
Reescreve os alimentos
1__________
2__________ 3__________ 4__________ 5__________ 6__________ 7__________
8__________ 9__________ 10__________ 11__________ 12__________
8. Identificar letras
Assinala as letras p e a b na seguinte lista de palavras.
balão
|
papoila
|
pacote
|
bombeiro
|
barco
|
papão
|
sabonete
|
sapo
|
sapato
|
sabão
|
9. Identificar o número de vezes que um elemento se repete
Identifica os elementos que se repetem. Assinala-os.
?
|
“
|
$
|
!
|
§
|
%
|
?
|
#
|
&
|
8
|
?
|
*
|
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|
+
|
-
|
8
|
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|
X
|
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|
«
|
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|
8
|
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/
|
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|
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|
@
|
?
|
£
|
{
|
[
|
]
|
}
|
?
|
8
|
?
|
10. Descobre as diferenças
11. Acentuação
Acentua as seguintes palavras correctamente:
Alias | lençois | atraves | ananas | agua | joia
|
Lingua | lapis | textil |arvore |bonus |sao
|
Exercicio | silabas | televisao | figado | simpatico
|
12. Pontuação
Pontua o texto e faz as alterações necessárias:
Era
uma vez um sapo muito pequenino Ele queria crescer depressa depressa e
ser muito grande como já grande e gordo era o seu avô como já grande e
forte era o seu pai
Mas
duvidava ele de perninha no ar naquela horta onde morava e comendo os
bicharocos que comia seria possível crescer muito muito
Maria Alberta Meneres, Histórias do Tempo Vai Tempo Vem, Ed. Asa
13. Completar palavras
Completa as palavras utilizando as seguintes letras: S / X / J / G
Ro__eira
|
__irafa
|
__ibóia
|
Can__ar
|
Ane__ar
|
Fi__o
|
Te__oura
|
Para__em
|
14. Palavras diferentes com o mesmo som
Continua as rimas
Riscas rima com _________
|
Amor rima com _________
|
Bolas rima com __________
|
15. Melhorar velocidade e ritmo de leitura
Utilizando um texto do manual escolar do aluno, determinar uma palavra e quantificar quantas vezes a mesma surge.
16. Separação de grupos sintácticos da frase
Utilizando
um texto do manual escolar do aluno, fotocopia-se e corta-se por
parágrafos. Misturam-se as tiras de papel e solicita-se ao aluno que as
ordene de forma a organizar de novo o texto.
O mesmo exercício poderá ser feito apenas com frases desordenadas.
17. Identificar ideias
Selecciona-se um texto adequado e solicita-se ao aluno:
1º Ler o texto em voz alta.
2º Sublinhar as ideias principais.
3º Anotar na margem do texto a palavra-chave.
4º Formular questões a par com a leitura.
18. Elaborar com os alunos:
Redes semânticas / mapas conceituais / esquemas / resumos
São tarefas com um certo grau de dificuldade, que após adquiridas ajudam a sistematização dos diferentes conteúdos.
19. Fazer sequência de histórias
Esta actividade pode ter diferentes formas de resolução:
1º Um dos alunos dá um tema e pede a um dos presentes que continue a história;
2º Conta-se uma história e solicita-se ao aluno que lhe seja dado um final;
3º Conta-se uma história e pede-se um título.
20. Ler textos com tipos de letras diferentes
21. Ordenar sílabas
Descobre a palavra escondida
lis
|
jor
|
me
|
na
|
ta
|
Fonte: http://dislexia.paginas.sapo.pt
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