sábado, 22 de setembro de 2012

CONSTRUÇÃO DE JOGOS PEDAGÓGICOS


Sugestões de jogos pedagógicos

Os jogos pedagógicos são instrumentos que podem ser utilizados pelos professores para auxiliarem a aprendizagem dos alunos.

Dessa forma, ressalta-se que a pesquisa por jogos didáticos foi muito proveitosa, e, a cada descoberta, surgiam mais idéias e adaptações que poderiam ser feitas até mesmo com jogos já existentes, como o caso do jogo da memória. Para esse jogo, buscamos incluir figuras e nomes, diferentemente do jogo tradicional, que nas duas partes encontram-se figuras.


Figura 1: bingo de letras

A figura 2 mostra o jogo da memória feito com uma figura colada em uma cartela e seu respectivo nome colado em outra. Dessa forma, a criança terá o trabalho de ler o nome e associar a figura presente na outra cartela. Já a figura 3, exibe o mesmo jogo, só que com alterações na cartela com o nome escrito. Em nível mais avançado, o aluno pegará a cartela com o nome, e tentará associar à figura, mas o detalhe desse jogo é que a palavra não está escrita inteiramente, faltam letras, e nesse caso, antes de descobrir o par, o jogador terá que descobrir qual é a palavra.


Figura 2: jogo da memória - figuras e palavras inteiras


Figura 3: jogo da memória - figuras e palavras para completar

As cores e os trabalhos bem feitos também atraem as crianças. Se for o caso de trabalhar com sucatas, não se faz tantas exigências, mas se for o caso de aquisição de materiais para serem confeccionados, deve-se optar por cores fortes e vibrantes. O aproveitamento de materiais também é levado em conta, no jogo “Lince”, adaptação de um jogo já existente, pode-se observar as cores utilizadas: para o tabuleiro foi utilizada uma folha de papel cartão azul-escuro, e para as cartelas com os nomes foram utilizados retalhos de papéis coloridos. Esse jogo segue a foto abaixo, foi pensado da seguinte maneira: é para ser jogado no mínimo com três jogadores, sendo que um ficará somente sorteando as palavras. Esse jogador pegará uma palavra de dentro de um saco e mostrará aos demais jogadores, aquele que ler e primeiro encontrar a figura correspondente no tabuleiro ganha a cartela. Vencerá o jogador que obtiver mais cartelas.


Figura 4: lince

Outro jogo bem chamativo, e que também foram feitas adaptações a partir de um jogo já existente, foi o jogo do “Mico”. Nesse caso, montamos o jogo do “Mico Geométrico”, que funciona seguindo as regras do jogo tradicional. Dando-se, entretanto, ênfase ao estudo das figuras geométricas. Esse jogo foi criado por uma aluna do curso de matemática, durante seu estágio.


Figura 5: jogo do Mico Geométrico

Para reaproveitar papéis mais grossos, como de caixas ou papelão, montamos jogos de cartelas. Com o ensino já em estágio mais avançado, pode-se trabalhar com montagem de palavras e posteriormente de frases. Para o jogo de palavras foi colocado letras separadas nas cartelas. Aliás, esse jogo pode ser jogado individualmente ou em grupo e tem por objetivo formar o maior número de palavras possíveis nas cartelas. O jogo de frases funciona assim como o de palavras, só que formando, desta vez, frases.


Figura 6: jogo de palavras


Figura 7: jogo de Frases

Um outro jogo confeccionado foi o de sílabas. Para o mesmo utilizamos cartelas de papel colorido e figuras recortadas de revistas. A palavra foi dividida em sílabas e coladas em pedacinhos de papel, quando o vocábulo era mais complexo, colamos uma sílaba na cartela, de modo a facilitar. A criança deverá encontrar as sílabas correspondentes a cada palavra e montar na cartela.


Figura 8: jogo de sílabas

O tradicional dominó também foi modificado, ao invés de colocar duas figuras iguais, buscou-se colocar uma figura e seu nome. As pedras foram montadas em restos de fórmica que foram doados. Esse pode ser um material difícil de ser encontrado, mas pode ser substituído por papelão, é a intenção de reaproveitar tudo o que for possível.


Figura 9: dominó

Para estudar adição, subtração, multiplicação e divisão, montamos várias cartelas com aproximadamente 20 continhas, e os seus resultados em pedacinhos de papel separados. Esse jogo foi pensado para ser trabalhado em grupo, assim como a maioria dos jogos criados. O grupo deve resolver as contas, achar o resultado e encaixar na cartela. A equipe vencedora será aquela que terminar primeiro.


Figura 10: jogo de continhas

Essas são sugestões de como os jogos podem ser trabalhados em sala de aula para auxiliar no processo de ensino aprendizagem.
Fonte: http://alfabetizacaoejogos.blogspot.com.br/2009/11/sugestoes-de-jogos-pedagogicos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário