sábado, 1 de setembro de 2012



Coordenação Motora Fina- JOHANNA CORDEIRO

 

 

SOU APAIXONADA  E FÃ POR ESSA MULHER

Johanna Cordeiro Melo Franco,
especialista no Conceito Neuroevolutivo Bobath e Integração Sensorial.

 



1) Pintura com os dedos - Trabalhar mobilidade dos dedos




2) Furador de papel (flores,estrelas,coração)- trabalhar fortalecimento muscular no dedo indicador depois realizar uma colagem com os desenhos.



3) Labirinto- colocar dentro saco ziploc com fita adesiva e gel de cabelo com bolinhas de gude.Trabalhar dedo indicador o caminho com a bolinha de gude.




4) Colocar moedas dentro do cofrinho -trabalhar o dedo indicador e polegar.




5) Colar os adesivos de bolinha dentro das
bolinhas desenhadas no papel.



6) Transferir os cereais(arroz,feijão,milho) de uma vasilha para potes de iogurte com colher sem deixar derramar.Pode brincar faz de conta-inventar uma receita e nomear os ingredientes e depois escolher os nomes das pessoas da familia ou da escola para oferecer a comidinha. 



7) Brincadeira com areia- colocar com as mãozinhas a areia dentro do funil e balde.



8) cartelas com as letras e colocar o pregador de roupa na letra representada.Trabalhar fortalecimento muscular dedo indicador e polegar.



9) Escrever as letras com o dedo indicador -trabalhar os movimentos do dedo para sentido e direção correta das letras.




10) Escrever as letras do alfabeto com cola colorida e passar o dedo indicador em cima da letrinha.Pode confeccionar cartões com as letras com texturas diferentes(emborrachado,lixa,espuma) -Trabalhar a percepção tátil e os movimentos do dedo indicador -preparação para escrita. Depois pode brincar com criança,falar uma palavra com a letra(associação).




11) Pegar objetos pequenhos com palitinho de japonês ou de cabelo(colocar uma gominha para facilitar os movimentos abrir e fechar) e transferir os objetos para vasilha.




12) Jogo de pinos ou Resta um -Trabalhar os movimentos pinça fina indicador e polegar para encaixe dos pinos.




13) Pegar bolinhas de algodão com pegador de saladas o de macarrão e colocar dentro dos potes.Trabalhar o movimento abrir e fechar com movimentos do dedo indicador e polegar.Depois,a criança pode contar a quantidade de bolinhas no pote ou noção quantidade(muito/pouco).


14) Colorir o desenho dentro do limite no plano vertical -trabalhar fortalecimento muscular na parte ombro e braço.


Atividades Coordenação Motora parte 2

 Luva com "pesinhos" para diminuir os tremores na escrita.crianças que precisam de um tipo de estímulo sensorial que chamamos de proprioceptivo, ou seja, eles precisam do “pesinho” do lápis para ajudar na função da escrita.
 Lápis com "pesinhos" para dimunuir os tremores na escrita.Treino viso-motora
 Força nos dedos.Martelo e pregos de brinquedos
 Exercicios de perfuração na placa de isopor.Força nos dedos
Brincadeira Acertar o alvo com pregador de roupa.Força nos dedos

Atividades Coordenação Motora parte 1

 Colar adesivos no contorno da figuras e referência visual dos pontinhos
 Pintura com esponja e pregador de roupa.Dedo indicador e polegar (pinça fina)
 Pintura com cotonete.Dedo indicador e polegar(pinça fina)
 Alinhavo com caixa de ovo.
Abrir e fechar o pregador de roupa através de atividades ludicas.Força no dedo indicador e polegar (pinça fina).


Atividades Coordenação Motora

 Pasta com divisória de fotos da família.Brincar esconde-esconde e puxar as fotos ou montagem das fotos
 Boliche com fotos da família
 Quebra-cabeça com fotos da família
  Preencher dentro do molde vazado com cola colorida ou massinha caseira
Jogo de Arremesso.Bolas ou peixinhos de saquinho de areia

 


Atividades Coordenação viso-motora

 Saquinho ziplock com gel e corante . Atividade ligar com dedo indicador
 Atividade Zigue-Zague com carrinho
 Coordenação viso-motora- Atividade ligar com a garrafa pet e um imã
Coordenação viso-motora- Atividade simbolo infinito  (dica visual setas com sentido correto) no saquinho ziplock com gel e corante.Pode utilizar o dedo indicador ou um objeto

terça-feira, 28 de agosto de 2012


Dicas de Atividades Proprioceptivas parte 1


 Rede com almofadas ou bolinhas
 Puff grande e apertar a criança
 Túnel apertado
 Cabana com edredom com almofadas
Canto apertados com piscina de bolinhas ou caixa de papelão com bolinhas

domingo, 26 de agosto de 2012


Dicas de Brincadeiras em grupo-Atividade Inclusiva parte 13

                                                    Fazer bolinha de sabão
 Barquinho de papel
 Túnel de cadeira
 Túnel de lycra
Chuva de papel

sábado, 25 de agosto de 2012


Dicas de Brincadeiras em grupo -Atividade Inclusiva parte 12

                            Brincadeira de Corrida de saco
                             Brincadeira Aviãozinho de papel
                                     Brincadeira de Cavalinho de Pau
                                  Brincadeira Currupinha
Brincadeira Carrinho de Rolimã

sexta-feira, 24 de agosto de 2012


Dicas de Brincadeiras em grupo -Atividade Inclusiva parte 11

                                            Brincadeira pé de lata
                                     Brincadeira Cama de Gato
Brincadeira Passarás
Brincadeira Pulando carniça

quinta-feira, 23 de agosto de 2012


Dicas de Brincadeiras em grupo -Atividade Inclusiva parte 10

                                     Brincadeira em grupo com bambolê
Carrinho com Bambolê 
Túnel com Bambolê
                           Jogo de Amarelinha com Bambolê

quarta-feira, 22 de agosto de 2012


Dicas de Brincadeiras em grupo -Atividade Inclusiva parte 9

Jogo de Bola com Rede
Jogo de Bolinha
                                   Jogo de Bola com os pés sem deixar cair
                                                Jogo de balão com os pés

terça-feira, 21 de agosto de 2012


Dicas de Brincadeiras em grupo -Atividade Inclusiva parte 8

 Jogar bola é uma atividade divertida. A bola ajuda a criança desenvolver habilidades usar duas mãos juntas para pegar a bola (integração bilateral) e planejamento motor 

Pegar a bola com as duas mãos juntas; invente jogos diferentes.
Jogar basquete usando um cesto ou balde como alvo: mudar o alvo de lugar várias vezes. 
Jogo de Boliche com participação 2 ou mais crianças.
Jogo de Bola com as mãos em sequência sem deixar cair.
Jogar a bola e acertar no alvo

6 comentários:

  1. Ótimas atividades. Vou começar a fazer semana que vem.

    ResponderExcluir
  2. Adorei ótimas atividades lúdicas que encantam os pequenos enquanto desenvolvem a parte cognitiva,sensorial e a socialização.

    ResponderExcluir
  3. Amei seu BLOG,tenho em minha sala de aula um aluno com necessidades especiais e encontrei aqui maravilhas para trabalhar com ele.
    Deus abençoe...

    ResponderExcluir