Coordenação Motora Fina- JOHANNA CORDEIRO
SOU APAIXONADA E FÃ POR ESSA MULHER
Johanna Cordeiro Melo Franco,
especialista no Conceito Neuroevolutivo Bobath e Integração Sensorial.
1) Pintura com os dedos - Trabalhar mobilidade dos dedos
2)
Furador de papel (flores,estrelas,coração)- trabalhar fortalecimento
muscular no dedo indicador depois realizar uma colagem com os desenhos.
3)
Labirinto- colocar dentro saco ziploc com fita adesiva e gel de cabelo
com bolinhas de gude.Trabalhar dedo indicador o caminho com a bolinha de
gude.
4) Colocar moedas dentro do cofrinho -trabalhar o dedo indicador e polegar.
5) Colar os adesivos de bolinha dentro das
bolinhas desenhadas no papel.
6)
Transferir os cereais(arroz,feijão,milho) de uma vasilha para potes de
iogurte com colher sem deixar derramar.Pode brincar faz de
conta-inventar uma receita e nomear os ingredientes e depois escolher os
nomes das pessoas da familia ou da escola para oferecer a comidinha.
7) Brincadeira com areia- colocar com as mãozinhas a areia dentro do funil e balde.
8)
cartelas com as letras e colocar o pregador de roupa na letra
representada.Trabalhar fortalecimento muscular dedo indicador e polegar.
9) Escrever as letras com o dedo indicador -trabalhar os movimentos do dedo para sentido e direção correta das letras.
10)
Escrever as letras do alfabeto com cola colorida e passar o dedo
indicador em cima da letrinha.Pode confeccionar cartões com as letras
com texturas diferentes(emborrachado,lixa,espuma) -Trabalhar a percepção
tátil e os movimentos do dedo indicador -preparação para escrita.
Depois pode brincar com criança,falar uma palavra com a
letra(associação).
11)
Pegar objetos pequenhos com palitinho de japonês ou de cabelo(colocar
uma gominha para facilitar os movimentos abrir e fechar) e transferir os
objetos para vasilha.
12) Jogo de pinos ou Resta um -Trabalhar os movimentos pinça fina indicador e polegar para encaixe dos pinos.
13)
Pegar bolinhas de algodão com pegador de saladas o de macarrão e
colocar dentro dos potes.Trabalhar o movimento abrir e fechar com
movimentos do dedo indicador e polegar.Depois,a criança pode contar a
quantidade de bolinhas no pote ou noção quantidade(muito/pouco).
14) Colorir o desenho dentro do limite no plano vertical -trabalhar fortalecimento muscular na parte ombro e braço.
Atividades Coordenação Motora parte 2
Luva com "pesinhos" para diminuir os tremores na escrita.crianças que precisam de um tipo de estímulo sensorial que chamamos de
proprioceptivo, ou seja, eles precisam do “pesinho” do lápis para ajudar
na função da escrita.
Lápis com "pesinhos" para dimunuir os tremores na escrita.Treino viso-motoraForça nos dedos.Martelo e pregos de brinquedos
Exercicios de perfuração na placa de isopor.Força nos dedos
Brincadeira Acertar o alvo com pregador de roupa.Força nos dedos
Atividades Coordenação Motora parte 1
Colar adesivos no contorno da figuras e referência visual dos pontinhos
Pintura com esponja e pregador de roupa.Dedo indicador e polegar (pinça fina)
Pintura com cotonete.Dedo indicador e polegar(pinça fina)
Alinhavo com caixa de ovo.
Abrir e fechar o pregador de roupa através de atividades ludicas.Força no dedo indicador e polegar (pinça fina).
Pintura com esponja e pregador de roupa.Dedo indicador e polegar (pinça fina)
Pintura com cotonete.Dedo indicador e polegar(pinça fina)
Alinhavo com caixa de ovo.
Abrir e fechar o pregador de roupa através de atividades ludicas.Força no dedo indicador e polegar (pinça fina).
Atividades Coordenação viso-motora
Saquinho ziplock com gel e corante . Atividade ligar com dedo indicador
Atividade Zigue-Zague com carrinho
Coordenação viso-motora- Atividade ligar com a garrafa pet e um imã
Coordenação viso-motora- Atividade simbolo infinito (dica visual setas com sentido correto) no saquinho ziplock com gel e corante.Pode utilizar o dedo indicador ou um objeto
Atividade Zigue-Zague com carrinho
Coordenação viso-motora- Atividade ligar com a garrafa pet e um imã
Coordenação viso-motora- Atividade simbolo infinito (dica visual setas com sentido correto) no saquinho ziplock com gel e corante.Pode utilizar o dedo indicador ou um objeto
terça-feira, 28 de agosto de 2012
Dicas de Atividades Proprioceptivas parte 1
Rede com almofadas ou bolinhas
Puff grande e apertar a criança
Túnel apertado
Cabana com edredom com almofadas
Canto apertados com piscina de bolinhas ou caixa de papelão com bolinhas
domingo, 26 de agosto de 2012
sábado, 25 de agosto de 2012
sexta-feira, 24 de agosto de 2012
quinta-feira, 23 de agosto de 2012
quarta-feira, 22 de agosto de 2012
terça-feira, 21 de agosto de 2012
Dicas de Brincadeiras em grupo -Atividade Inclusiva parte 8
Jogar bola é uma atividade
divertida. A bola ajuda a criança desenvolver habilidades usar duas mãos
juntas para pegar a bola (integração bilateral) e planejamento motor
Pegar a bola com as duas mãos juntas; invente jogos diferentes.
Jogar basquete usando um cesto ou balde como alvo: mudar o
alvo de lugar várias vezes.
Jogo de Boliche com participação 2 ou mais crianças.
Jogo de Bola com as mãos em sequência sem deixar cair.
Jogar a bola e acertar no alvo
adorei as sugestões!!!
ResponderExcluirsuper legal as dicas!!!! Parabéns!
ResponderExcluirAmei!!!!
ResponderExcluirÓtimas atividades. Vou começar a fazer semana que vem.
ResponderExcluirAdorei ótimas atividades lúdicas que encantam os pequenos enquanto desenvolvem a parte cognitiva,sensorial e a socialização.
ResponderExcluirAmei seu BLOG,tenho em minha sala de aula um aluno com necessidades especiais e encontrei aqui maravilhas para trabalhar com ele.
ResponderExcluirDeus abençoe...
Maravilhoso! perfeitamente adaptável a educação ambiental.
ResponderExcluirMuito bom este seu blog de moldes grátis tem muitas ideias criativas para fazer em casa
ResponderExcluir