terça-feira, 8 de janeiro de 2013

 Projeto Volta as aulas


Projeto volta as aulas. A Aventura de aprender e projetar-se no mundo infantil.

Recebi esse excelente material da Simone, mais um por sinal.
Ela sempre me manda materiais maravilhosos e não posso deixar de agradecer e dividí-los com vocês.

Este material é de volta as aulas, tem dicas de rotina, recepção de alunos, sugestões de atividades, planejamento e mais, confiram, vai ajudar muito com o planejamento anual.


















































 

 

Projeto volta às aulas

Justificativa
  • Receber a clientela escolar ( alunos [as] e pais) de maneira alegre e eficaz.

Objetivos
  • Tornar a escola um lugar atrativo para a criança, a fim de que ela se sinta seguro ao conhecer os(as) professores(as) e colegas.
  • Apresentar à criança uma escola organizada, alegre e eficiente, onde existem regras e combinados, onde os(as) professores(as) ensinam, mas também aprendem de forma harmoniosa e prazerosa.

Desenvolvimento
  • O primeiro dia de aula deve ser o mais agradável possível. Ao receber sua “turma”, apresente-se e, depois apresente cada um(a) dos(as) alunos(as) aos(às) colegas com bastante entusiasmo.
  • A sala de aula já deve estar decorada para recebê-los, com cartazes afixados para serem usados durante o ano: “Ajudante do dia” – “Quantos somos hoje?” - “Aniversariantes do mês” – “Calendário” – etc.
  • Mostre todos os cartazes às crianças e explique como serão usados no dia-a-dia. Em seguida, faça uma rodinha para, uma conversa informa, deixar que falem sobre eles: do que gostam de brincar, oque fazem quando estão em casa, se ajudam o “pessoal de casa”, quem são os(as) amigos(as) deles(as).
  • Depois, converse coma turma sobre as oportunidades que terá na escola para aprender coisas novas, jogos brincadeiras, fazer novas amizades, etc.
  • Nesse momento, sugerimos que dê um trabalho livre. Peça-lhes que desenhem o que quiserem, mas não interfira com sugestões.
  • Seja bastante observador(a) para, posteriormente preparar suas aulas com base na vivência de sua turma. É provável que alguma criança não queira desenhar ou faça apenas alguns traços sem nenhuma definição. Durante o desenvolvimento desta atividade, não force nenhum resultado, apenas converse coma criança encorajando-a.
  • Um passeio pelas dependências da escola na primeira semana de aula é fundamental. Visite as salas de aula, a biblioteca a diretoria o pátio, etc., explicando aos(às) alunos(as) a função de cada dependência escolar.
Comunicado:
Boas-vindas da escola para a família
Prezada família,
Bem vindos à______________________________________________!
(nome da escola)
É com grande alegria que recebemos hoje sua criança para, juntos(as), 
caminharmos por este ano de 2013, contando sempre com o apoio de vocês, 
para que haja uma integração entre nós, educadores e família.
Desde já, agradecemos a confiança em nós depositada. 
Estaremos sempre à disposição de vocês para tudo que precisarem.
O professor(a) do seu filho durante este ano será______________________.
Conte sempre conosco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário