sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

AUTISMO

MAIS DE 101 ATIVIDADES - ESTIMULAÇÃO SENSORIAL
Estimulação auditiva -
Fazer ruídos
1 através de um balão colocado no corpo ou face da criança.2 Coloque as mãos da criança na boca, garganta, peito, nariz e balbucio,
cantar ou emitir sons de vogais e consoantes.3 Use o rolo de papel higiênico papelão como um alto-falante.4 Imite vocalizações da criança.5 Faça sons de animais.6 Faça carinhos em seu filho enquanto canta canções de ninar.7 Uso de instrumentos musicais (começar com o mais suave e progredindo para
o mais intenso).8 Cumprimente sempre o filho.9 Coloque a criança uma pulseira sinos no pulso ou tornozelo e incentive-o
para se mover.10 Bata palmas e coerção, ter a criança imitar a ação e som.11 luquetes uso que fazem sons quando eles se movem. Tal como um cachorro latindo ao caminhar.12 peekaboo jogo pós-depois.13 ha ga truque simples de mão envolvendo a ação.14 Cante canções simples que são acompanhadas de movimento.15 brincar com brinquedos musicais.16 Digite caixas de música.17 Digite materiais que fazem barulho. Por exemplo dobrar ou apertar papel
celofane, papel de embrulho, jornais, etc18 Jogo com alarme.19 chocalhos de Uso.20 Brincar com brinquedos sibilantes.
21 tipos diferentes de música.
22 Click-playing games.23 Ouça os sons de aparelhos.
24 telefones com uma janela aberta.
25 Coloque um sino ou buzina na bicicleta em posição para que a criança pode tocá-lo.

Estimulação visual

1 Utilize brilhantemente coloridas pinturas nos quartos.
2 Use Móvel
3 Toque peekaboo pós-depois.
4 Jogue com um espelho.
5 lanternas de Uso.
6 Coloque as luzes de Natal para ver a criança.
7 Brincar com luzes brilhantes.
8 luz de I-I.
9 Pendure papel colorido na frente das janelas.
Use placas de alumínio 10.
11 Faça bolhas de sabão.
12 Ter o seu filho a encontrar objetos em um recipiente com arroz, areia, etc.
13 Calçar luvas / luvas cores ou chocalhos nas mãos e movê-los.
14 Coloque um biscoito ou uma barra de chocolate ou na frente do filho adolescente que busca-lo.
15 brinquedos favoritos com um cobertor para a criança para levá-los.
16 Use a pintura a dedo para a criança a perceber como eles se movem suas mãos e desenhos sobre papel.
17 Place brilhantemente objetos coloridos no chão para tirar a criança ou o mover em direção a eles. Brincar com brinquedos
18 luzes.
19 Tocar com um brinquedo Firefly.
Jogue com o material de 20 pinos.
21 Coloque um aquário.

Estimulação tátil

1 Jogos com água.
2 Jogos com o barro.
3 Jogos com massa.
4 Jogos com o barro.
5 Jogos com areia.
6 Jogos com macarrão, arroz, cereais, feijão.
7 Envolva a criança com tecidos de diferentes texturas.
8 Fique na chuva.
9 Túmbense sobre a grama fresca.
10 Play na neve.
11 Reproduzir com folhas de outono.
12 Brincar com cubos de gelo.
13 Use um secador.
14 Use um ventilador.
Exponha o seu filho para 15 projetos.
16 Coloque a criança em diferentes tipos de solo.
17 Reprodução em água morna e sabão.
18 jogar na lama.
19 pintura a dedo com pudim, purê.
Jogar com 20 cremes de barbear de odores diferentes.
Jogue com fita adesiva 21.
22 Jogo com farinha, açúcar, sal.
23 usam roupas pincéis, escovas de unhas, esponja de pó.
24 Use areia, plásticos, esponjas, balletas.
25 pano, tecidos para cobertores.
26 folhas de papelão de rastreamento abaixo.
27 colchões de água, colchões infláveis.
28 Coloque peso sobre diferentes partes do corpo.
29 Jogo com velcro.
30 Jogo com lenços de seda, luvas de lã.
31 Use loção para o corpo em partes delcuerpo diferente.
32 Túmbense ou andar descalço em superfícies diferentes.

Estímulo olfativo

1 expor as crianças a muitas experiências diferentes obtidos utilizando ethos cotidiano como colônia, desodorizantes, loções, talco, creme dental, spray de cabelo, creme ou loção pós-barba, etc.
2 Forneça as experiências da criança através do uso de especiarias e ervas tais como canela, pimenta, chocolate, alho, orégano, limão, etc.
3 Expor a criança aos cheiros de várias frutas e legumes, como limão, laranja a, maçã, banana, cebola ervilha, couve-flor, beterraba, pepino, etc.
4 Na criança a oportunidade de experimentar sabores diferentes de flores como rosas, peônias, cravos, etc.
5 Dar à criança a oportunidade de sentir o cheiro de produtos de limpeza diferentes.
6 expor a criança aos cheiros de assados culinários, vinagre, pão fresco, mostarda, bacon, etc.
7 Expor criança bairro M cheira a uma padaria, posto de gasolina, o bolos, etc.
8 Expor seu filho com o cheiro da queima de folhas e grama recém-fora, churrasqueira, corte, pintura, etc.
9 adesivos de Uso e odor de papel que emite odor coçar.
10 Use marcadores perfumadas.
11 Use diferentes recipientes com misturas de flores secas. Use um perfume diferente para cada cômodo da casa.
12 Quando uma criança tomar banho, usar gel de banho perfumado.
13 Ao lavar o bebê, use sabonetes perfumados.
14 Ligue velas perfumadas.
15 Associados certos cheiros para cada estação.

Estimulação gustativa

Expor a criança a um sabores suaves: açúcar, mel, maçã, morango, grão macia, doces, etc.
2 Expor a criança a sabores cítricos como limão, grapefruit, creme, cal, iogurtes, picles, etc.
3 Expor a criança a sabores azedo: ácido chocolate, chá, café, vinagre, canela, mostarda, etc.
4 Expor a criança a salgados: sal, batatas fritas, anchovas, azeitonas, etc.
5 Expor a criança a uma variedade de sabores: anis, hortelã, cerveja, nougat, etc.
6 Manter a criança perto de você. Enquanto estiver cozinhando, compartilhar ingredientes como você usá-los.
7 dar à criança sabores doces diferentes.
8 Comprar vários cremes dentais. Experimentá-los com a criança.
9 Dar à criança diferentes tipos de refrigerantes.
10 Experimento com diferentes variedades de pão.
11 Dê a seu filho os diferentes tipos de sucos de frutas e legumes.
12 Entre os sabores de especiarias como a pimenta (fazê-lo gradualmente).
13 Dê a seu filho a capacidade de fazer goma sabor.

Susan Kokko

Referências
Ayres, J. (1980). Integração Sensorial e da Criança. Ocidentais Serviços psicológicos: Los Angeles, CA.
Ayres, J, (1974). A Integrativa Sensorial ouvido Teoria e Prática do Desenvolvimento. Kendall Caça Publicação: Dubuque.
Granger, C & Wehman, P. Programação de recreação para pessoas portadores de deficiência mental. Pro Ed, 5341 industrial Oaks Boulevard Austin, TX.78735, pgs. 127.142.
Montgomery, Patricia, MA., RPT, Richter, Ellen, OTR. Sensório-motor de integração para crianças deficientes: Um Manual. Ocidentais Serviços psicológicos: Los Angeles, CA.
Terapia para a Criança com Paralisia Cerebral: Interagindo. Frameworks; Ambiente Sensorial, Seminários na fala e uage Ion, Vol. 8, n º 1, fevereiro de 1987, pgs. 80-82.


InteredvisualINTEREDVISUAL@telefonica.net
Artigo retirado terceiro sentido, N º 17 - Agosto de 1994.

Fonte: http://www.juntadeandalucia.es/averroes/caidv/interedvisual/ftp/masde101actividadesde



 ORIENTAÇÕES PARA COMUNICAÇÃO

1. Aumentar a necessidade de se comunicar:
- Coloque as coisas que você ama fora do alcance, mas sempre à vista no mesmo lugar, por isso temos de perguntar o.
- Coloque as coisas em potes transparentes com tampas ou caixas que não podem ser abertos, para ver o conteúdo, mas não aberto.
- Faça paradas rotinas estruturadas, por exemplo, quando tomamos a camisa dele, mas nós vamos estar em pé na frente dele para fazer um sinal para nós para continuar.
- Criar atividades absurdas, por exemplo, se você estiver vendo uma história, colocar um fantoche marcante para ser incomodado e tem que tomar alguma ação, repetida várias vezes, emitindo um som impressionante que capta a sua atenção, para colocar o máximo quando ele puxar.
- Vamos dar-lhe muita comida (migalhas do bolinho) ou unidades (verme, e não o saco inteiro) para exigir mais.
- Quando jogamos, temos sempre as peças que você precisa para realizar a atividade.
- Usando objetos simples de corda ou do ar por si só não pode ser usado e da necessidade de entregar a fazê-los funcionar. Por exemplo, bonecos de cadeias que se mover, mas que lançamos balões amarrados, etc
- Usar algo que você não gosta, dá para colocá-lo em posição de dizer "NÃO".

2. Interação e atenção conjunta

- A melhor maneira de fazer isso é ficar cara a cara, facilitar o contato com os olhos:
a) Sinta-se em seus joelhos, mas oposta a você.
b) Deite-se de barriga para baixo ou de lado, se ele está jogando no chão.
c) Crouch o oposto se de pé.
d) Será mais fácil para alcançar o seu olhar, colocando um objeto de interesse para a altura do nosso rosto.

- Incentivar o contato visual como um valor de referência. Eles sentem a necessidade de olhar para nós para obter informações de nós, causando situações que podem agradar.
- Inclua-se no interesse de seu filho e ensiná-lo a seguir turnos, se seu filho se envolve com alegria em interagir com você em jogos ou circulares jogos de interação física. Ensine seu filho a se revezam com seus movimentos do corpo, contato visual, sorrisos e sons em seus físicas ou sensoriais jogos favoritos. Jogos deve ser curto para provocar repetição solicitar várias vezes ..
- Modelagem do pedido: você pode num primeiro momento, para parar a atividade da criança ficar parado sem saber o que fazer ou querer sair. Será necessário para modelar o movimento, deixando-nos de pé e agitando os braços fazendo você apertar o seu corpo ..... até que ele entende que se ele se move vai seguir o exemplo (cavalo, cócegas ...).
- Aumentar tempo limite para que ele comece a fazer pedidos mais elaboradas, tais armas de lado no exemplo anterior para a criança a tomar-nos a seguir o jogo.
- Repetir as mesmas palavras nestes jogos para conseguir que tenham significado para: salto, mais, para, a sua vez, minha vez, dar, dar ...
- Incentivar imitação contraimitación: conseguir esquemas incentivar a imitação, pois começou a imitá-lo:
a) Quando você faz um movimento, barulho, bater com objetos, com, mãos, etc.
Começar a imitar.
b) exagerando os gestos e fazendo barulho (por exemplo, estampagem)
c) quando se torna consciente e ver o que nós fazemos, nós paramos.
d) Aos poucos vamos introduzir algumas mudanças para torná-lo imitar-nos, por exemplo, parou de repente fazer sem ele, se não, vamos dar alguma pista para fazer isso (colocar a mão na frente), e quando você parar, você diz 'muito bem' e voltar a começar.
e) Use uma bateria ficar com o que nós estamos alternando, soprando flautas ....
f) As músicas com gestos, com a ajuda no início e gradualmente desaparecer.

- Encontre tempo para brincar e interagir com ele, incentivando a interação, e não apenas interpretá-lo.

3. Apontando gesto de perguntar:
além de pedir o olhar, temos que ensinar nota tocar a coisa que você quer:
- Quando temos a certeza de que você quer, você forçá-lo a estender o braço para pegar o objeto e cojemos seu dedo indicador para tocar o objeto.
- Seja sistemática, ajudas físicas desaparecer gradualmente A MTO é chamar a distância (comunicação simbólica).

4. Peça ajuda:
devem ser encorajados a procurar ajuda no conselho, e para isso, eles ficam frustrados, temos de ser vigilantes como podemos ajudar, vamos colocar a mão pouco acima do nosso e dizendo a palavra "ajuda", fazemos uma pausa para imitar e então nós ajudar. Para além das situações como as latas ou caixas que não podem abrir, pode levar-nos ensaios.

5. Fazer o sentido de suas verbalizações comunicativas involuntariamente. Estar ciente dos sons e quando entender uma palavra, repeti-la e interpretá-la como um pedido. Sobre interpretar sons para dar valor de referência: mamama, sim, aqui está a mãe, e dar-lhe um beijo.

6. Trabalhando discriminação receptivo de objetos. Tirar vantagem de situações onde você tem que manter as coisas a dizer "para salvar o carro" e ajudar a tirar o que pedimos para o armazenamento. Generalizando estas atividades utilizando rotinas diárias, aguardam o vidro, o prato ...

7. Aumentar a compreensão de comandos simples. Use gestos naturais para ajudar e iniciá-lo na ordem dada para a execução.

8. Associação referências verbal. É importante que quando nos voltamos para ele:

- Vamos usar uma linguagem simples.
- Quando você quiser saber alguma coisa, nós vamos chegar em nossas mãos eo tempo que você indicar, você nomear o objeto.
- Eu dou quando devidamente nomeado.

9. Acesso lexical em uma generalização controlada e cuidar sempre. Nomear não é tudo. Mas vamos começar com a coisa que ele geralmente pede, assento-los de modo que, espontaneamente, pedir e quando assim, introduzir novos. A repetição do conselho, não significa que você está entendendo, então você deve ir devagar. Com as novas palavras que aprender a apresentá-los dentro do jogo ou a sua actividade diária, por exemplo, se você disse "chocolate", que pergunta de um chocolate recheado, porque é muito bom

10. Estabelecer rotinas amplamente. Sempre tento fazer as coisas da mesma maneira para ele antecipar, se isso acontecer, as chances de aprendizado, autonomia, etc. Aumentar significativamente.
- Enviar encomendas sempre da mesma maneira: usar uma linguagem simples e sempre usando as mesmas fórmulas: para tomar banho, para salvar, para comer ...
- Estabelecer rotinas com ações: a ordem em que (a programação visual), a mesma sequência, por exemplo, no banheiro.
- Estabelecer rotinas de jogo em casa. Jogos objetos concretos e brincadeiras social. Mesma hora do dia e por não mais do que 20 minutos, vamos jogar seguindo a mesma estrutura, por exemplo, um estalar de formas geométricas, um quebra-cabeças de animais, uma história. Uma torre, cócegas jogos, pilla-pilla. Os materiais são sempre colocadas no mesmo lugar.

11. Sempre favorecendo a aprendizagem sem erros. Não deixe que ele frustrar e prestar assistência física para impedir que isso aconteça. Quando você cansar de uma atividade, é importante para nós ajudar você terminá-lo rapidamente para se acostumar com isso "o que está começo ao fim." Quanto mais capacidade de adquirir mais provável é que eles não querem sair.

12. Aprenda a escolher. Quando você deixa seu filho fazer escolhas, você vai permitir que você envie mensagens e expressar como se sente. Incentive seu filho a fazer escolhas com base no que você gosta e não gosta. Comece com escolhas fáceis, entre uma coisa que você realmente gosta e que não gosta de nada. Ao esticar o braço da criança para fazê-lo, nós modelamos o gesto de apontar na direção do que você quer.

13. Reforçar o seu sentido de identidade distinto dos demais. Ajudando você a entender o significado de "meu" e "eu" através de estratégias como para nos ajudar a colocar a roupa, fazer montes com ele e com seu irmão.

14. Incentive a criança a participar de atividades domésticas diárias. Para ir associando situações e melhorar a sua compreensão deles.

15. Ajuda para discriminar emoções felizes e outras emoções. Livros de imagens usando, revistas, convidamos você a procurar uma determinada imagem .. Se ele está chorando porque ele largou a xícara de leite, dizendo "você é muito triste." Mostre a ele através de suas expressões faciais, voz e corpo todos sabemos o que acontece. Ajude-os a expressar suas emoções e saber que você entende.

16. Encoraje-o a iniciar algum tipo de comunicação com as pessoas ao redor. Dar ou pedir algo para a avó ou tio. Incentivo correspondem adequadamente para se comunicar com outras pessoas: olhar para os seus rostos, responder aos cumprimentos, colocou o rosto para dar ou receber um beijo ... Comece a fazer essas trocas sócio-emocionais com as pessoas bem conhecidas para a criança acostumbrándole ir para essas situações.

17. Em todos os contextos generalizar o uso de recursos visuais através do uso de fotografias. A fim de aumentar a compreensão de seu ambiente, compreensão da linguagem e anticiparle a diferentes situações e para a criança ter um recurso para desenvolver uma linguagem mais facilmente.

- Faça fotos de rotinas diárias (tomar banho, comer, dormir, etc.), Os lugares que eu vá (parque, creche, supermercado, etc) das pessoas de referência (pais, irmãos, terapeutas)
- No início, eles ensinam em um momento pouco antes de acontecer, e acompanhar referência de objeto para ajudar você a entender melhor. Por exemplo, quando nós ensinamos o pictograma comer e jardineiras ou sua placa, quando o banho de esponja ou o pato, ea boneca de deitar para dormir, além de fotografia.
- Apesar de já entender a ordem verbal, a utilização de recursos visuais tem se mostrado muito eficaz para o desenvolvimento da linguagem expressiva (pode ouvir e ver o que é mais fácil de lembrar as palavras.
- Generalizar progressivamente esse material para os de ensino e geral todos os contextos da vida da criança.

18. Acompanhar sempre os auxílios visuais de teclas de controle verbais são usados com a criança. Para Javi estão "espera, espera" e "bye, bye".

19. Sempre avalie pequenos sucessos, você pode ver estimulado por seus pequenos triunfos.
Vamos trabalhar:
Gross área motora:
- Role uma bola imitando adultos. Sente-lo na frente de um espelho e rolar a bola em sua imagem. Use bolas de vários tamanhos e texturas ou uma bola com um objeto em movimento dentro para capturar seu interesse.
- Ir em um site com os dois pés. No início, a cama pode ser usado como uma base para saltar até que a criança tem a ideia de movimento.
- Pedalando um triciclo. Na primeira empurrar para sentir a sensação de pedalar.
- Balançando em um balanço em movimento quando, colocando frente e encorajando-o a chegar até nós com os pés cada vez que o balanço vai para a frente, para começar a impulsionar por si só.
Área motora fina:
- A mão de exercícios de coordenação: costeleta de soco, papéis de uma mão para peças, trabalho com pintura a dedo, algodão cola, tecido, etc
- Rabisco, colar o papel na mesa com fita adesiva para que a criança não tem que se preocupar com a sua realização. Lousas mágicas, pintura de água, giz e lousa ou são boas escolhas.
- Dobre um papel no meio adulto imitando.
- Retire os brinquedos que se encaixam uns dentro dos outros.
- Faça massinha.
-Segure o lápis entre o polegar eo indicador descansando no dedo do meio. Ajuda Taper e louvor quando você toma bem.
Perceptivo-cognitiva Área:
- Coloque um objeto dentro de uma caixa imitando adultos: dizer "dentro" e elogiá-lo quando ele faz. Use noisemakers quando caem (mármores, sinos) ou recipiente com água para espirrar quando você soltar o objeto.
- Empurre três blocos, como um trem, incentivá-lo a fazer o trem e blocos de pressão, imitando o som do trem.
- Reportar uma parte do corpo. Com uma boneca, fazendo o ponto designado, ou, usando um espelho e ponto de seu próprio corpo.
- Aponte para si mesmo, quando perguntado "Onde está o Javi?. Usando fotografias da criança e de outros membros da família e pedir-lhes para apontar.
- Faça pares de objetos da mesma textura.
- Denunciar o grande eo pequeno
- Denunciar a figura a ser nomeado.
- Desenhe uma linha horizontal imitando adultos.
- Fornecer um objeto ou parte de uma refeição para adulto.
- Para trazer objetos familiares quando nomeado, nos pedem para trazê-los.
- Responda às perguntas alternativas SIM / NÃO, modelando o gesto.

Fonte: http://educarealin.blogspot.com.ar/2012/02/pautas-para-fomentar-la-comunicacion-en.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário