Projeto: Fábulas
JustificativaComo
é maravilhoso trabalhar com fábulas!Mas o que está por trás de cada
fábula? Que valores? Que mensagem há para a sua vida?Através de uma
atividade com fábulas, você pode despertar nos alunos o hábito da
leitura e da escrita, da criação e da produção.
ObjetivosFavorecer
o desenvolvimento criativo dos alunos, através de diferentes
expressões, tais como: desenhos, músicas, produções de textos e
dramatizações
Proporcionar um trabalho integrado com as diferentes KHouses
Conhecer as fábulas que são mais comentadas em cada local
Refletir com os alunos os valores que são transmitidos através das fábulas
Proporcionar um trabalho integrado com as diferentes KHouses
Conhecer as fábulas que são mais comentadas em cada local
Refletir com os alunos os valores que são transmitidos através das fábulas
MetodologiaMotivar os alunos para conhecer alguns autores de fábulas (Esopo, La Fontaine, Leornado da Vinci)
Proporcionar espaço para os alunos expressarem as suas opiniões e comentários
Conversar sobre o que é uma fábula
Disponibilizar para os alunos diversas fábulas
Criar fábulas através da linguagem gráfica ou escrita
Proporcionar espaço para os alunos expressarem as suas opiniões e comentários
Conversar sobre o que é uma fábula
Disponibilizar para os alunos diversas fábulas
Criar fábulas através da linguagem gráfica ou escrita
AtividadesIncentivar os alunos para que escolham uma ou duas fábulas e leiam
Dividir a turma em grupo
Cada grupo escolhe uma fábula e dramatiza para a turma
Criar novas fábulas com questões do dia a dia e ilustrá-las
Montar um mural com as fábulas
Visitar os sites para conhecer outras fábulas dos autores
Organizar com a turma um livro com as fábulas criadas
Realizar um intercâmbio com os alunos de outras KHouses
DesdobramentosLíngua Portuguesa
Vocabulário
Ortografia
Produção de texto
Artes
Histórias em quadrinhos
Músicas
Desenhos
Dramatizações
Estudos Sociais
As regiões
Os costumes
A maneira de expressar-se
Produção FinalConfecção de um livro de fábulas on-line, realizado a partir dos trabalhos dos próprios alunos e disponibilizar este material na Página KHouse.
Material de Apoio
Livros de diversos autores sobre fábulashttp://www.universodasfabulas.hpg.ig.com.br/frame.html
http://www.contandohistoria.com/fabulas.htm
Dividir a turma em grupo
Cada grupo escolhe uma fábula e dramatiza para a turma
Criar novas fábulas com questões do dia a dia e ilustrá-las
Montar um mural com as fábulas
Visitar os sites para conhecer outras fábulas dos autores
Organizar com a turma um livro com as fábulas criadas
Realizar um intercâmbio com os alunos de outras KHouses
DesdobramentosLíngua Portuguesa
Vocabulário
Ortografia
Produção de texto
Artes
Histórias em quadrinhos
Músicas
Desenhos
Dramatizações
Estudos Sociais
As regiões
Os costumes
A maneira de expressar-se
Produção FinalConfecção de um livro de fábulas on-line, realizado a partir dos trabalhos dos próprios alunos e disponibilizar este material na Página KHouse.
Material de Apoio
Livros de diversos autores sobre fábulashttp://www.universodasfabulas.hpg.ig.com.br/frame.html
http://www.contandohistoria.com/fabulas.htm
OS ANIMAIS E A EDUCAÇÃO INFANTIL
Tema: Os animais e a Educação Infantil
Disciplinas: Português, Matemática, História e Geografia, Ciências , Ed. Artística e Literatura Infantil
Temas Transversais:Ética, Cidadania , Meio Ambiente, Natureza e Sociedade
Séries: Jardim I, II e Pré
Apresentação do projeto:
Este
projeto visa estabelecer classificações em relação com os interesses
expressados pelo grupo. Partindo de dois contextos que serão assuntos
culminantes para o desenvolvimento do projeto: Páscoa e o passeio ao
Jardim Zoológico.A princípio serão trabalhados os animais que forem do
interesse do grupo, que se destacaram no passeio ao Jardim Zoológico e o
coelho que estará presente na comemoração da Páscoa.
A
partir daí todo o trabalho se encaminhará em várias direções que
despertarão os conteúdos a serem trabalhados.Juntamente aos tópicos
direcionados a Ciências Naturais estarão também presentes as fábulas na
área de Literatura Infantil.
Onde as crianças
invadirão o mundo da fantasia e de questões morais encontradas nas
diversas fábulas escolhidas pelo grupo.Assim, cabe lembrar que os temas
transversais serão discutidos e estarão sempre presentes nos assuntos
predominantes.
Justificativa:
O
tema do projeto desperta o interesse natural das crianças desta faixa
etária que , em geral, contam com várias informações relativas a ele.O
passeio(Zoológico) e a Páscoa facilitará o acesso às informações
relativas ao tema.A proposta do assunto animais é de uma possível
justificativa, pois, os animais têm uma importante presença em seu mundo
cotidiano( desenhos animados, histórias, jogos) e além disso, possuem
um importante caráter de identificação de suas vivências pessoais e
sociais.Este estudo facilitará a correlação entre diversos animais e
destes com seu ambiente que serão aprofundadas e ampliadas em vários
estudos.
Objetivos:Definir de diversos animais suas principais características;
Diferenciar vertebrados e invertebrados;
Conhecer os diversos animais apontando para sua diversidade(locais onde vivem, sua alimentação, seus hábitos e outras peculiaridades relativas a cada espécie);
Correlacionar todo o estudo com o desenvolvimento do processo de alfabetização.
Diferenciar vertebrados e invertebrados;
Conhecer os diversos animais apontando para sua diversidade(locais onde vivem, sua alimentação, seus hábitos e outras peculiaridades relativas a cada espécie);
Correlacionar todo o estudo com o desenvolvimento do processo de alfabetização.
Conceitos:Comparar diversos tipos de animais através da observação;
Refletir sobre as características individuais de cada animal e risco de extinção;
Identificar as características específicas de cada grupo de animais;
Saber identificar: vertebrados e invertebrados, domésticos e selvagens, úteis e nocivos, aquáticos , terrestres e aéreos, reprodução e habitat dos animais.
Refletir sobre as características individuais de cada animal e risco de extinção;
Identificar as características específicas de cada grupo de animais;
Saber identificar: vertebrados e invertebrados, domésticos e selvagens, úteis e nocivos, aquáticos , terrestres e aéreos, reprodução e habitat dos animais.
Procedimentos:
Pesquisar a história de cada animal do interesse do grupo;
Coletar dados por meio de pesquisas e observações;
Usar diferentes fontes de informação e relacioná-las;
Selecionar alguns tipos de animais para pesquisa;
Classificar animais;
Desenvolver atividades lúdicas;
Desenvolver atividades matemáticas;
Montar jogos, tabelas e gráficos;
Elaborar cartazes, álbuns, painéis, bonecos;
Estabelecer ordem crescente e decrescente;
Comparar pesos e medidas;
Formular questões pertinentes que apontem para a caracterização de determinado animal;
Selecionar informações relativas a aspecto de pesquisa;
Registrar o assunto organizadamente de diferentes maneiras;
Assistir a uma peça teatral;
Associar escrita de nomes , letras e textos;
Contar histórias para o grupo mostrando gravuras de determinados animais;
Visitar um Zoológico e Fazendinha dos Bichos
Coletar dados por meio de pesquisas e observações;
Usar diferentes fontes de informação e relacioná-las;
Selecionar alguns tipos de animais para pesquisa;
Classificar animais;
Desenvolver atividades lúdicas;
Desenvolver atividades matemáticas;
Montar jogos, tabelas e gráficos;
Elaborar cartazes, álbuns, painéis, bonecos;
Estabelecer ordem crescente e decrescente;
Comparar pesos e medidas;
Formular questões pertinentes que apontem para a caracterização de determinado animal;
Selecionar informações relativas a aspecto de pesquisa;
Registrar o assunto organizadamente de diferentes maneiras;
Assistir a uma peça teatral;
Associar escrita de nomes , letras e textos;
Contar histórias para o grupo mostrando gravuras de determinados animais;
Visitar um Zoológico e Fazendinha dos Bichos
Atitudes:
Preocupar-se com a preservação da natureza;
Interessar-se pelo estudo buscando novas informações relacionadas ao tema;
Socializar as informações que os alunos possuem sobre o tema;
Classificar diferentes animais pelas suas características(Diferenças e semelhanças);
Construir um espírito de cidadão preocupado com o risco de extinção de algumas espécies de animais;
Organizar- se de forma coerente os pensamentos em relação ao habitat de cada animal;
Reconhecer o alimento necessário ou preferido de vários animais;
Identificar como vivem os animais.
Interessar-se pelo estudo buscando novas informações relacionadas ao tema;
Socializar as informações que os alunos possuem sobre o tema;
Classificar diferentes animais pelas suas características(Diferenças e semelhanças);
Construir um espírito de cidadão preocupado com o risco de extinção de algumas espécies de animais;
Organizar- se de forma coerente os pensamentos em relação ao habitat de cada animal;
Reconhecer o alimento necessário ou preferido de vários animais;
Identificar como vivem os animais.
Conteúdos relacionados ao projeto:Português (linguagem oral e escrita)
1. Jardim INomes (início a formação do próprio nome)
Letras iniciais de várias nomenclaturas
Reescrita coletiva(textos, filmes, histórias)
Escrita espontânea
Letras iniciais de várias nomenclaturas
Reescrita coletiva(textos, filmes, histórias)
Escrita espontânea
2. Jardim II
O nome
Conversas, diálogos, expressão de sentimentos, imitações, rimas
Observação e manuseio de livros
Histórias
Situações do cotidiano que envolvam leitura e escrita;
As letras, o alfabeto
O nome
Conversas, diálogos, expressão de sentimentos, imitações, rimas
Observação e manuseio de livros
Histórias
Situações do cotidiano que envolvam leitura e escrita;
As letras, o alfabeto
3. Pré
Formação de palavras , frase e pequenos textos
Números de letras e sílabas
Ordem alfabética
Interpretação de textos
Letras maiúsculas e minúsculas
Substantivo próprio e comum
Reescrita de textos e músicas
Rimas
Leitura
Matemática
Formação de palavras , frase e pequenos textos
Números de letras e sílabas
Ordem alfabética
Interpretação de textos
Letras maiúsculas e minúsculas
Substantivo próprio e comum
Reescrita de textos e músicas
Rimas
Leitura
Matemática
4. Jardim I
Quantidades
Cores
Texturas
Espessuras
Tamanho
Altura e comprimento
Peso
Temperatura
Orientação
Conjunto
Formas geométricas;
Quantidades
Cores
Texturas
Espessuras
Tamanho
Altura e comprimento
Peso
Temperatura
Orientação
Conjunto
Formas geométricas;
5. Jardim II
Cores
Formas geométricas simples
Quantidade
Tamanho
Altura e comprimento
Espessura e largura
Peso
Temperatura
Orientação espaço- tempo
Distância
Conjunto
Numerais associados a quantidade
Cores
Formas geométricas simples
Quantidade
Tamanho
Altura e comprimento
Espessura e largura
Peso
Temperatura
Orientação espaço- tempo
Distância
Conjunto
Numerais associados a quantidade
6. Pré
Quantidade
Numerais( leitura e escrita)
Interpretação de gráficos ou tabelas
Adição
Subtração
Formas geométricas
Situações problemas
Ordem crescente, decrescente
Sucessor e antecessor
Maior e menor
Conjunto
Ciências Naturais e os temas transversais(natureza e sociedade, meio ambiente, ética e cidadania.
Quantidade
Numerais( leitura e escrita)
Interpretação de gráficos ou tabelas
Adição
Subtração
Formas geométricas
Situações problemas
Ordem crescente, decrescente
Sucessor e antecessor
Maior e menor
Conjunto
Ciências Naturais e os temas transversais(natureza e sociedade, meio ambiente, ética e cidadania.
7. Jardim I , Jardim II e PréMoradia(habitat)
Órgãos do sentido
Alimentação
Conservação
A proteção da fauna
Animais em extinção
Partes do corpo
O dia e a noite
Diferenças entre os animais selvagens e domésticos
A família e os bichos de estimação
Locomoção dos animais
Classificação dos animais: Reptéis, Anfíbios, mamíferos, aves , peixes e insetos.
Espécies extintas
Origem dos animais
Metamorfose
Grupos sociais
Órgãos do sentido
Alimentação
Conservação
A proteção da fauna
Animais em extinção
Partes do corpo
O dia e a noite
Diferenças entre os animais selvagens e domésticos
A família e os bichos de estimação
Locomoção dos animais
Classificação dos animais: Reptéis, Anfíbios, mamíferos, aves , peixes e insetos.
Espécies extintas
Origem dos animais
Metamorfose
Grupos sociais
Atividades:
Dinâmicas de grupo;
Pesquisas;
Leituras informativas;
Jogos diversos;
Quebra - cabeça;
Calendários;
Atividades matemáticas;
Seqüência de figuras;
Desenhos dirigidos e espontâneos;
Recorte e colagem;
Observação e relatórios;
Cruzadinha;
Caça- palavras;
Produção de texto;
Dobraduras(origami);
Máscaras, fantoches e dedoches;
Móbiles;
Músicas;
Poesias;
Liga pontos;
Pinturas;
Listagens;
Dramatizações;
Leituras diversas;
Passeios relacionados ao tema;
Escrita espontânea;
Mímicas;
Fábulas, contos, histórias;
Ditado diagnóstico;
Painéis, tabelas e gráficos;
Uso do tangran
Adivinhações.
Material didático/ recursos:Livros didáticos e para didáticos;
CDs/ som
Televisão/filmes
Sucatas
Papéis diversos
Internet/computador/softwares
Folhas xerocadas
Tintas e pincéis
Lápis coloridos e giz de cera
Hidrocor
Máquina fotográfica
Painéis
Vídeo
Revista/ jornais
Livros de literatura infantil
Cola
Tesoura
Lixas d`água
Espelho
Filmadora
Fichas, figuras
Tecidos
Isopor
Manta acrílica
Eventos relacionados ao projeto:
Páscoa (visita do Coelho)Passeios:¨ Jardim Zoológico¨ Teatro: Peça da Dona Baratinha¨ Fazendinha de bichosExposições:¨ Bonecos¨ Maquetes¨ Álbum¨ Livros confeccionados na escolaApresentações de :¨ Peças Teatrais¨ Dedoches¨ Fantoches¨ Contando histórias¨ Músicas¨ Fotos
Páscoa (visita do Coelho)Passeios:¨ Jardim Zoológico¨ Teatro: Peça da Dona Baratinha¨ Fazendinha de bichosExposições:¨ Bonecos¨ Maquetes¨ Álbum¨ Livros confeccionados na escolaApresentações de :¨ Peças Teatrais¨ Dedoches¨ Fantoches¨ Contando histórias¨ Músicas¨ Fotos
Instrumentos de Avaliação:Os
projetos transformam a avaliação em um processo contínuo à realidade
cotidiana da sala de aula.Considera- se alguns instrumentos de
avaliação:
Observação do comportamento do educando: hábitos de trabalhos, relacionamento com os amigos e professores, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares, capacidade de cooperação, aproveitamento de tempo;
Trabalhos escritos ou de outra natureza qualquer produzidos espontaneamente;
Produtos de estudo ou de tarefas com relação as diversas situações escolares;
Dados registrados com referência diretas com o aluno ou em grupo.
Observação do comportamento do educando: hábitos de trabalhos, relacionamento com os amigos e professores, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares, capacidade de cooperação, aproveitamento de tempo;
Trabalhos escritos ou de outra natureza qualquer produzidos espontaneamente;
Produtos de estudo ou de tarefas com relação as diversas situações escolares;
Dados registrados com referência diretas com o aluno ou em grupo.
Projeto Dia dos Pais
DADOS DE IDENTIFICAÇÃOFONTE:BLOG MATERNAL FELIZ
TEMA: Pai TURMA: Maternal I e II
Período: 30 de julho a 11 de agosto
JUSTIFICATIVA:
Trabalharemos músicas e histórias referente ao Dia dos Pais. As músicas alegram e embalam, as histórias encantam e dão asas a imaginação. Nesse caso, podemos ouvir, cantar, contar e recontar, memorizar, atuar, imitar, enfim, participar ativamente de atividades que com certeza, vão trazer muita aprendizagem e principalmente muito prazer e alegria.
QUESTÃO DESENCADEADORA:
Livros de história – Pinóquio
Apresentação dos dedoches com personagens da família criando uma história.
CONTEÚDOS NORTEADORES:
Música dia dos pais;
Personagens da família, enfocando a figura masculina;
OBJETIVOS:
Valorização da figura paterna
Estimular a linguagem oral para conversar, brincar, comunicar-se e expressar desejos, opiniões, necessidades, idéias, etc.
Participar de atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções para despertar e esclarecer curiosidades sobre a família.
Participar de mímicas das músicas;
Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação;
Interpretar músicas e canções diversas.
DESENVOLVIMENTO
Conversas na rodinha;
Músicas (em anexo)
Histórias (em anexo)
Artes (em anexo)
Linguagem Oral
Matemática
Natureza e Sociedade
Confecção da lembrancinha para os pais
Pesquisas
Brincadeiras e jogos; (em anexo)
AVALIAÇÃO
Conforme as oportunidades exploradas durante o desenvolvimento do projeto, inúmeros são os conceitos formados e objetivos atingidos. A avaliação será contínua pelo professor conforme o interesse da criança e seu desenvolvimento.
CULMINÂNCIA DO PROJETO
Festa dos pais
Anexo das atividades desenvolvidas no projeto Dia dos Pais
Músicas: Ouvir, cantar e dançar diferentes músicas e ritmos;
Para a festa do Papai: Amo Você (Barney); Papai meu amigão (melodia ciranda, cirandinha); Ilumina (Ivete Sangalo)
Diárias para trabalhar o corpo: Fui no mercado comprar café; cabeça, ombro, joelho, pé; macaco pula, meus dedinhos; se você está contente;
Histórias:
Pinóchio; O fusca verde; Meu primeiro livro de figuras (ampliar o vocabulário); fantoches da família (história criada com a ajuda da pesquisa feita com a família)*; pequenas dramatizações com fantoches criando histórias;
Artes Visuais:
Montagem de mural - Folha A3 com a frase PAPAI QUERO TE ENCHER DE CARINHO! e carimbo das mãozinhas com guache colorido;
Confecção de lembranças – pintura da sacola de lixo para carro (TNT) – desenho livre na bandeja de isopor, pintura com tinta e impressão do desenho na sacola;
Pintura livre da camisa para o papai;
Cartão – ilustração do cartão, pintura da margem e nuvem com os dedinhos usando tinta azul;
Carimbo dos pés acompanhado da frase PAPAI QUERO SEGUIR TEUS PASSOS.
Desenho livre no caderno para acompanhamento;
Brincadeiras e jogos:
Roda, velotrol, caixa de areia, bola, blocão de encaixe;
Corda – trabalhar os conceitos matemáticos – em cima/em baixo, alto/baixo, perto/longe;
*Fazer uma mini pesquisa e enviar para casa – seu esporte favorito, comida preferida, a cor de seu carro, quantos somos na casa, qual o laser que faz junto com o filho, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário