quarta-feira, 16 de maio de 2012

FOTOS E PLANEJAMENTO DA EDUCAÇÃO ESPCIAL

 

 

 

 

 

 

MOMENTOS ESPECIAIS DO CRECE

planejamento anual para Estimulação Essencial

Planejamento anual


Objetivo geral:
• Promover o desenvolvimento tais como: global: motora, sensório-perceptiva, cognitiva, comunicação, sócio-emocional e auto-cuidado. da criança aproximando-o ao máximo do normal, favorecendo a manutenção e aprimoramento das funções existentes, prevenindo vícios posturais patológicos e primando pela independência, recuperação ou adaptação em diferentes níveis.
• Através da Estimulação, busca evitar e minimizar prejuízos futuros, buscando garantir a funcionalidade humana.


Ária sensório perceptiva
Conteúdos:
• Visão
• Audição
• Tato
• Olfato
• Esquema corporal
• Percepção espacial

Objetivos:
• Promover o desenvolvimento da percepção visual, fazendo com que a visão seja instrumento de enriquecimento de experiência sensoriais em todos os campos.
• Favorecer o desenvolvimento da identificação, localização, discriminação e seleção de sons necessários para a compreensão do ambiente em que se desenvolve.
• Proporcionar oportunidades que enriquecem as sensações da criança em termos de calor de: calor, frio, dor, consistência, textura, espessura etc.
• Favorecer o Maximo o desenvolvimento de suas faculdades gustativos e olfativos como o meio, conhecimento e relação ambiente.
• Habilitar a criança na aquisição de posturas adequadas a disposição e movimento, desenvolvimento o equilíbrio, a locomoção, alem da concepção integral da imagem corporal.
• Favorecer os meios que auxiliam a adaptação e socialização no ambiente em que a criança se desenvolve favorecendo a integração em seu meio social.

Metodologia:
• Em suspiro estimular a fixação do olhar no rosto humano, usando voz suave e mímica;
• Estimular a fixação do olhar em diversos sentidos;
• Ativar brinquedos sonoros dentro de seu campo visual e fora de seu campo visual. (livrinhos estampados, animais de pelúcia, espelhos, esponjas ásperas, e macias);
• Massagear o corpo do bebe com varias texturas e temperaturas diferentes (liso áspero, espeta, acaricia macio, duro, quente, frio, etc.). (para aceitação do contato e desenvolver o tato);
• Estimular sabores diferentes e consistências de alimentos para desenvolver o paladar e aceitação de vários alimentos;
• Usar estímulos olfativos diversos, como perfumes, frutas, alimentos, desinfetantes, álcool, usando sempre termo bom ruim;
• Estimular rolar, arrastar, engatinhar, permitindo a exploração do meio ambiente colocando brinquedos da preferência da criança;
• Desenvolver atividades com brinquedos pequenos de fácil preensão, argolas, caixas de diferentes tamanhos, cubos para empilhar, bastão com argolas, pinos para encaixe, tabuleiro, objeto para puxar com barbantes, caixas com objetos semelhantes, etc.;
• Vivenciar utensílios de casa, tais como: panelinhas, colheres, xícaras, roupinha de boneca, cartela com zíper, botões, colchonetes, fivelas;
• Modificar as posições da criança quando sentadas ou deitadas: observar os bebês para descobrir em que posição fica mais ou menos confortável;
• Tocar acalantar, e massagear os bebês para que ele possa perceber a parte do corpo que não alcança sozinho.

Ária da comunicação

Conteúdos:
• Linguagem;
• Movimentos orofaciais e fortalecimento dos músculos buço-lingua;
• Ordens simples;
• Nomenclatura dos objetos;
• Esquema corporal;
• Ambiente escolar (adaptação).

Objetivos:
• Emitir sons culturais;
• Proporcionar momentos de relacionamentos;
• Atender pelo seu nome;
• Prazer em emitir sons diversos e familiares;
• Entender significado de ‘“não, dá para mim, quer”;
• Estimular movimentos de língua, lábios;
• Ações simples acompanhadas de palavras;
• Associar objeto com o nome;
• Identificar de si mesmo.

Metodologia:
• Falar suavemente com a criança, com tom de voz agradável, aproximando-se dela. Acariciá-la, pega-la, no colo, beijá-la mantendo contato com o corpo, olho no olho. Falar muito, sempre observando a reação da criança, emitir sons, renitindo sons emitidos pela criança;
• Oferecer brinquedos estimulantes para favorecer a vocalização;
• Aproveitar horas do banho, de alimentação, de brincar, manter sempre expressão de alegria facial, de agrado, interagindo com ele, fortalecendo a sensação de amor e segurança;
• Chamá-la pelo seu nome;
• Estimular a emitir sons familiares, usando sempre gestos acompanhado de palavras, estimular o “vem, estender o braço”;
• Usar sons de voz seguro quando disser não a criança;
• Pedir um brinquedo, estendendo a mão e pedir “dá pra mim”, estimulando entender a mão e emitir “dá” quando deseja um objeto;
• Pedir objetos de uso diário da criança, refletindo no espelho, dizendo o nome da mesma, segurar a mão e nomear e mostrar as outras partes do corpo;
• Livros de historia, fantoches, bonecas e bichinhos de diferentes tamanhos, quebra cabeça simples, boneco articulado, etc.



Área motora

Conteúdos:
• Evolução motora ampla: favorece a criança no desenvolvimento motor e bom equilíbrio do corpo;
• Evolução motora fina: favorece a criança na coordenação viso-motor;
• Conhecer as mãos, pegar objetos, amassar e rasgar papel, rabiscar, pintar, etc.


Objetivos:

• Apresentar movimentos não dirigidos de todas as partes do corpo;
• Descobrir as mãos;
• Desenvolver o equilíbrio da criança;
• Fixação ocultar;
• Sentar com apoio;
• Arrastar e engatilhar;
• Erguer-se com apoio nos moveis;
• Usar movimentos de pinça;
• Folhear livros e revistas;
• Desenvolver músculos nas extremidades;
• Distribuir o peso do corpo nos pés;
• Desenvolver habilidades para a marcha;
• Rolar sobre si mesmo.

Metodologia:
• Mover a cabeça, mãos e pés, estender e fechar as involuntariamente;
• Balançar as mãos da criança em sua linha de visão;
• Bater palmas segurando as mãos da criança na sua linha de visão;
• Segurar as mãos da criança dando apoio na cabeça, traciona-la para sentar;
• Voltar à posição deitada mantendo apoio a cabeça;
• Colocá-la sentada com apoio no triangulo, sofá ou cadeiras como: bebê conforto;
• Passá-lo de deitado para sentado, dando apoio nas mãos e mantendo as pernas esticadas. A criança arrastar-se, dando um ligeiro apoio nos membros inferiores;
• Estimular a erguer com apoio de moveis, a observar gravuras e relacionar o seu uso, imitir gestos, subir e descer escadas engatinhando;
• Rolar, engatinhar, andar, etc.;
• Estimular com apoio a criança, fazer movimentos de marcha, caminhar com ela respeitando os passos dela;
• Utilizar bola e rolo (grande) e fazer com que ela empurre, para estimular o equilíbrio da criança.


Área cognitiva

Conteúdos:
• Produção de sons;
• Emissão de gestos;
• Nomeação de objetos e pessoas;
• Atenção à história;
• Apontar para figuras e objetos;
• Sons onomatofericos;
• Interesse, gestos e preferências pessoais.

Objetivos:
• Fixação ocular;
• Explorar objetos;
• Encontrar objetos parcialmente escondidos;
• Reagir a estímulos interessantes;
• Desenvolver a intencionalidade golpeando objetos;
• Descobrir novas maneiras de atingir os fins desejados;
• Imitar ações e objetos;
• Resolver pequenos problemas;

Metodologia:
• Fazer com que a criança troque de olhar com dois objetos;
• Procurar fonte sonora com os olhos;
• Persecução visual de um objeto até seu ponto de desaparecimento;
• Estimular a buscar e descobrir a fonte sonora com os olhos mudando sempre a posição da criança no espaço. (sentada, deitada em decúbito ventral);
• Estimular a segurar objetos de fácil manuseio, de vários tamanhos e texturas, levá-los á boca varias vezes, explorando livremente;
• Deixar objetos de interesse de a criança cair fora do seu alcance, observando o brinquedo;
• Fazer desaparecer e aparecer brinquedos do interesse da criança, cobrindo-o com um pano, deixando aparecer um pedaço do mesmo, depois cobrir totalmente, verbalizando: “sumiu”, “achou”;
• Estimular a retirar o pano do rosto;
• Brincadeiras suaves com a criança, aproximação rosto X rosto, nariz X nariz, beijos na barriga, balançar;
• Dar dois objetos iguais nas mãos, estimular a bater um no outro, bater contra a superfície, sacudir com intenção e observar o efeito do som;
• Estimular a criança a buscar objetos longe de seu alcance usando a locomoção;
• Realizar movimentos com bater palmas, jogar beijos, dar tchau, abrir e fechar os olhos, etc.




Exercícios de articulação e respiração

Conteúdos:
• Sugar canudos graduando consistência do liquido
• Inspiração com nasale expiração em sopro em atividades lúdicas
• Sopro
• Coisas leves
• Brinquedos de sopro
• Estimulação fonética, associada às ações em atividades cotidianas.
• Estimular movimentos ativos de bater, balançar, tocar, soltar objetos e vocalizar fonemas como: boneca nana neném; avião vum, vum; martelo: pa alimento: nham, nham, tambor: bam, bam, bexiga esvaziando: ch, ch, objeto caindo: ô,ô,ô violão: boneco: eleva-lo e dizer “opa”; perfume: humm, bexiga amarrada: bater e dizer “pá”, pá, pá,vocalizar em diversas atividades para e com a criança;
• Proporcionar situações em que a criança com a voz sem interferência de outras pessoas.

Objetivos:
• Estimular órgãos fono-articulatórios, respiração, sons e palavras através de exercícios dados em forma lúdica e dirigidos, visando á preparação inicial da fala.
• Estimular compreensão de ordens cotidianas, identificação de objetos e elementos do meio-ambiente através do concreto, iniciando transferência para figuras.



Área atividade da vida diária

Conteúdos:
• Higiene pessoal
• Vespir / vestir
• Auto cuidado
• Alimentação

Objetivos:
• Controle esfincteriano e participação na higiene,
• Despir/ vestir.
• Utilizar colher e copo de forma independente.

Metodologia:
• Com ajuda parcial, utilizar a dica verbal quando é capaz de executar a atividade.
• Lavar mãos e rosto Abrir a torneira, pegar e passar sabonete nas mãos, fechar a torneira, enxugar mãos e rosto, pendurar a toalha recoloca-lo no lugar, escovar os dentes (utilizar o espelho), enxaguar a boca, lavar a escova e guardar, pentear-se o cabelo lado frente e atrás.
• Estimular a criança a tirar e por sapato, meias e roupas.
• Conduzir a criança sempre que for necessário avaliando os casos para que não tire a autonomia da mesma.
• Utilizar a cadeirinha de conforto no horário da alimentação, mostrar a criança como manusear alimento, mastigar e degustar.
• Realizar as atividades com a criança sempre dialogando



• Avaliação:

A avaliação dos conteúdos será dada de forma continua através da observação e interação em suas atitudes, comportamentos, relacionamentos com o outro e em grupo, a todo o momento, podendo o professor intervir sempre que necessário visando à formação da criança.


A estimulação essencial é:

• O atendimento prestado a partir do nascimento a criança que apresenta problemas evolutivos decorrentes de fatores orgânicos ou ambientais, por uma equipe multidisciplinar, com a participação efetiva da família, com objetivo de proporcionar o desenvolvimento integral da criança” (CENESP. 1984 p-26)

• As crianças atendidas são da faixa etária de 0 a 03 anos, ou um determinado tempo que a criança necessite deste atendimento de estimulação para acelerar o desenvolvimento, minimizando dificuldades através da utilização de métodos, técnicas e recursos especiais, incluindo numa programação curricular o mais próximo da realidade comum a todas as crianças.



alguns modelinhos de planejamento anual

Estimulação essencial 0 a 03 anos

Competências

Aos poucos o bebê adquire competência dos limites de seu próprio corpo bem como as conseqüências de seus movimentos. Essas conquistas podem ser explicadas pelo encaminhamento em que fica quando descobre que pode comandar os movimentos de sua mão, ou pela surpresa com que reage quando morde o próprio braço e sente dor. A exploração de seu corpo e movimentos assim como o contato com o corpo do outro, são fundamentais para um primeiro nível de diferenciação do eu.
É por meio dos primeiros cuidados que a criança percebe seu próprio corpo, organiza suas emoções e amplia seus conhecimentos sobre o mundo.
As crianças vão gradualmente, percebendo-se aos outros como diferentes, permitindo que possam acionar seus próprios recursos, o que apresenta uma condição essencial para o desenvolvimento da autonomia.
Quando o grupo aceita em sua diferença esta aceitando também em sua semelhança, pois embora com recursos diferenciados, possui como qualquer crença, competências próprias para interagir com o meio. Experimentar e utilizar o que dispõem para a satisfação das suas necessidades, expressando seus desejos, sentimentos, vontades e desagrados, e agindo com progressiva autonomia.
Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, conhecendo progressivamente seus limites, sua unidade e as sensações que ele produz.
Interessar-se progressivamente pelo cuidado com o próprio corpo, executando ações simples relacionadas à saúde e higiene.
Brincar; relacionar-se progressivamente com mais crianças, com seus professores e com os demais profissionais da instituição, demonstrando suas necessidades e interesses.

Planejamento anual
Ária sensório perceptiva
Conteúdos:
Visão
Audição
Tato
Olfato
Esquema corporal
Percepção espacial

Objetivos:
Promover o desenvolvimento da percepção visual, fazendo com que a visão seja instrumento de enriquecimento de experiência sensoriais em todos os campos.
Favorecer o desenvolvimento da identificação, localização, discriminação e seleção de sons necessários para a compreensão do ambiente em que se desenvolve.
Proporcionar oportunidades que enriquecem as sensações da criança em termos de calor de: calor, frio, dor, consistência, textura, espessura etc.
Favorecer o Maximo o desenvolvimento de suas faculdades gustativos e olfativos como o meio, conhecimento e relação ambiente.
Habilitar a criança na aquisição de posturas adequadas a disposição e movimento, desenvolvimento o equilíbrio, a locomoção, alem da concepção integral da imagem corporal.
Favorecer os meios que auxiliam a adaptação e socialização no ambiente em que a criança se desenvolve favorecendo a integração em seu meio social.

Metodologia:
Em suspiro estimular a fixação do olhar no rosto humano, usando voz suave e mímica;
Estimular a fixação do olhar em diversos sentidos;
Ativar brinquedos sonoros dentro de seu campo visual e fora de seu campo visual. (livrinhos estampados, animais de pelúcia, espelhos, esponjas ásperas, e macias);
Massagear o corpo do bebe com varias texturas e temperaturas diferentes (liso áspero, espeta, acaricia macio, duro, quente, frio, etc.). (para aceitação do contato e desenvolver o tato);
Estimular sabores diferentes e consistências de alimentos para desenvolver o paladar e aceitação de vários alimentos;
Usar estímulos olfativos diversos, como perfumes, frutas, alimentos, desinfetantes, álcool, usando sempre termo bom ruim;
Estimular rolar, arrastar, engatinhar, permitindo a exploração do meio ambiente colocando brinquedos da preferência da criança;
Desenvolver atividades com brinquedos pequenos de fácil preensão, argolas, caixas de diferentes tamanhos, cubos para empilhar, bastão com argolas, pinos para encaixe, tabuleiro, carrinho para puxar com barbantes, caixas com objetos semelhantes, etc.;
Vivenciar utensílios de casa, tais como: panelinhas, colheres, xícaras, roupinha de boneca, cartela com zíper, botões, colchonetes, fivelas;
Modificar as posições da criança quando sentadas ou deitadas: observar os bebês para descobrir em que posição fica mais ou menos confortável;
Tocar acalantar, e massagear os bebês para que ele possa perceber a parte do corpo que não alcança sozinho.

Ária da comunicação

Conteúdos:
Linguagem;
Movimentos orofaciais e fortalecimento dos músculos buço-lingua;
Ordens simples;
Nomenclatura dos objetos;
Esquema corporal;
Ambiente escolar (adaptação).

Objetivos:
Emitir sons culturais;
Proporcionar momentos de relacionamentos;
Atender pelo seu nome;
Prazer em emitir sons diversos e familiares;
Entender significado de ‘“não, dá para mim, quer”;
Estimular movimentos de língua, lábios;
Aços simples acompanhadas de palavras;
Associar objeto com o nome;
Identificar de si mesmo.

Metodologia:
Falar suavemente com a criança, com tom de voz agradável, aproximando-se dela. Acariciá-la, pega-la, no colo, beijá-la mantendo contato com o corpo, olho no olho. Falar muito, sempre observando a reação da criança, emitir sons, renitindo sons emitidos pela criança;
Oferecer brinquedos estimulantes para favorecer a vocalização;
Aproveitar horas do banho, de alimentação, de brincar, manter sempre expressão de alegria facial, de agrado, interagindo com ele, fortalecendo a sensação de amor e segurança;
Chamá-la pelo seu nome;
Estimular a emitir sons familiares, usando sempre gestos acompanhado de palavras, estimular o “vem, estender o braço”;
Usar sons de voz seguro quando disser não a criança;
Pedir um brinquedo, estendendo a mão e pedir “dá pra mim”, estimulando entender a mão e emitir “dá” quando deseja um objeto;
Pedir objetos de uso diário da criança, refletindo no espelho, dizendo o nome da mesma, segurar a mão e nomear e mostrar as outras partes do corpo;
Livros de historia, fantoches, bonecas e bichinhos de diferentes tamanhos, quebra cabeça simples, boneco articulado, etc.



Área motora

Conteúdos:
Evolução motora ampla: favorece a criança no desenvolvimento motor e3 bom equilíbrio do corpo;
Evolução motora fina: favorece a criança na coordenação viso-motora;
Conhecer as mãos, pegar objetos, amassar e rasgar papel, rabiscar, pintar, etc.
Objetivos:
Apresentar movimentos não dirigidos de todas as partes do corpo;
Descobrir as mãos;
Desenvolver o equilíbrio da criança;
Fixação ocultar (0 a 02 meses);
Sentar com apoio;
Arrastar e engatilhar;
Erguer-se com apoio nos moveis;
Usar movimentos de pinça;
Folhear livros e revistas;
Desenvolver músculos nas extremidades;
Distribuir o peso do corpo nos pés;
Desenvolver habilidades para a marcha;
Rolar sobre si mesmo (04 a 06 meses);

Metodologia:
Mover a cabeça, mãos e pés, estender e fechar as involuntariamente;
Balançar as mãos do bebê em sua linha de visão;
Bater palmas segurando as mãos do bebê na sua linha de visão;
Segurar as mãos do bebê dando apoio na cabeça, traciona-la para sentar;
Voltar à posição deitada mantendo apoio a cabeça;
Colocá-la sentada com apoio no triangulo, sofá ou cadeiras como:bebê conforto;
Passá-lo de deitado para sentado, dando apoio nas mãos e mantendo as pernas esticadas. A criança arrastar-se, dando um ligeiro apoio nos membros inferiores;
Estimular a erguer com apoio de moveis, a observar gravuras e relacionar o seu uso, imitir gestos, subir e descer escadas engatinhando;
Rolar, engatinhar, andar, etc.;
Estimular com apoio a criança, fazer movimentos de marcha, caminhar com ela respeitando os passos dela;


Área cognitiva


Conteúdos:
Produção de sons;
Emissão de gestos;
Nomeação de objetos e pessoas;
Atenção à história;
Apontar para figuras e objetos;
Sons onomatofericos;
Interesse, gestos e preferências pessoais.


Objetivos:
Fixação ocular;
Explorar objetos;
Encontrar objetos parcialmente escondidos;
Reagir a estímulos interessantes;
Desenvolver a intencionalidade golpeando objetos;
Descobrir novas maneiras de atingir os fins desejados;
Imitar ações e objetos;
Resolver pequenos problemas;

Metodologia:
Fazer com que a criança troque de olhar com dois objetos;
Procurar fonte sonora com os olhos;
Persecução visual de um objeto até seu ponto de desaparecimento;
Estimular a buscar e descobrir a fonte sonora com os olhos mudando sempre a posição da criança no espaço. (sentada, deitada em decúbito ventral);
Estimular a segurar objetos de fácil manuseio, de vários tamanhos e texturas, levá-los á boca varias vezes, explorando livremente;
Deixar objetos de interesse de a criança cair fora do seu alcance, observando o brinquedo;
Fazer desaparecer e aparecer brinquedos do interesse da criança, cobrindo-o com um pano, deixando aparecer um pedaço do mesmo, depois cobrir totalmente, verbalizando: “sumiu”, “achou”;
Estimular a retirar o pano do rosto;
Brincadeiras suaves com a criança, aproximação rosto X rosto, nariz X nariz, beijos na barriga, balançar;
Dar dois objetos iguais nas mãos, estimular a bater um no outro, bater contra a superfície, sacudir com intenção e observar o efeito do som;
Estimular a criança a buscar objetos longe de seu alcance usando a locomoção;
Realizar movimentos com bater palmas, jogar beijos, dar tchau, abrir e fechar os olhos, etc.

CONTEÚDOS PARA ALFABETIZAÇÃO:LINGUA PORTUGUESA

Conteúdos:
· Socialização
· Linguagem Oral
· Leitura e Escrita
· Ilustração Livre e Direcionada
· Nome Próprio
· Alfabeto
· Apresentação das formas das letras
· Apresentação de Gêneros Textuais
· Ortografia (dígrafo, encontros vocálicos, encontros consonantais)
· Formação de Palavras (frase/texto)
· Produção e Interpretação de texto
· Pontuação
· Gramática (apresentação dos gêneros: masculino/feminino, plural, singular).
· Psicomotricidade


OBJETIVOS GERAIS

· Dominar a comunicação, a representação (oral/escrita/grafia/gestual)
· Possibilitar as execuções simples e complexas que envolvam aspectos de motricidade, movimentos simples e amplos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

O aluno deverá ser capaz de:

· Socializar-se no ambiente escolar
· Expressar-se oralmente, reproduzir e dramatizar estórias, narrar fatos da sua vida e participar de diálogos.
· Compreender a função da escrita
· Treinar o traçado das letras
· Traçar linhas, desenhos, tracejados e pontilhados.
· Reconhecer seu nome identificando em diversas situações
· Conhecer o alfabeto e o seu grafismo nas formas maiúscula e minúscula
· Reconhecer e identificar os diversos gêneros textuais
· Desenvolver conhecimentos acerca dos dígrafos, encontros consonantais, encontros vocálicos e pontuação.
· Sistematizar a grafia das palavras
· Compreender o texto e dramatizar situações
· Compreender os gêneros ortográficos
· Executar tarefas que envolvam o desenvolvimento corporal

METODOLOGIA

· Conversa informal e dirigida
· Leitura e escrita de palavras, frases e textos.
· Elaboração de desenhos livres e direcionados
· Utilização de alfabeto móvel para formação de palavras
· Atividades relacionadas ao alfabeto
· Apresentar aos alunos os diversos tipos de textos (gibis, bula de remédio, receitas, revistas, jornais e livros)
· Proporcionar atividades que envolvam os dígrafos, encontros vocálicos e encontros consonantais.
· Montagem de fichas de leituras
· Demonstrar ao aluno que todos os textos precisam de pontuação
· Trabalhar atividades manuais para exercitar a coordenação motora ampla e fina
· Reconhecer através de objetos variados e pessoas os gêneros masculino/feminino e singular/plural

MATEMÁTICA
Conteúdos:
· Leitura e escrita dos números
· Relação de quantidade
· Sucessor e antecessor
· Introdução do sistema decimal
· Jogos pedagógicos
· Medidas de tempo (orientação temporal: ontem, hoje, amanhã); (orientação de tempo: hora, meia hora, relógio digital e analógico)
· Medidas de massa (quilo, meio quilo)
· Medidas de comprimento (metro, meio metro)
· Medidas de capacidade (litro, meio litro)
· Conjuntos
· Cores
· Números pares/ímpares
· Dúzia/meia dúzia
· Geometria (nomenclatura e classificação)
· Operações (adição/subtração/multiplicação/divisão)
· Sistema monetário

OBJETIVOS GERAIS

· Levar o aluno a desenvolver o pensamento lógico, e a capacidade de resolver problemas de ordem prática.
· Abstrair conceitos matemáticos básicos para resolução de problemas concretos de vida diária

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

O aluno deverá ser capaz de:
· Reconhecer, nomear e escrever algarismos.
· Estabelecer relações entre quantidades
· Identificar e nomear números antecessores e sucessores
· Conceituar e compreender o sistema decimal
· Estimular o raciocínio lógico
· Compreender as medidas de tempo relacionadas ao ontem/hoje/amanhã
· Comparar e classificar objetos de acordo com o peso, tamanho e a capacidade.
· Identificar e nomear elementos dentro dos conjuntos
· Estabelecer relações quanto à cor e formas do objeto
· Identificar números pares e ímpares
· Traduzir o vocabulário dúzia/meia dúzia relacionados aos elementos
· Efetuar operações matemáticas
· Compreender a importância do sistema monetário e sua utilização

METODOLOGIA

· Exercícios de treino dos algarismos
· Utilizar blocos, objetos, rótulos e embalagens para realização de quantidade, peso, tamanho, capacidade, cor e forma.
· Escrever e identificar o antecessor e sucessor (explicar a relação vizinha)
· Através de palitos e material dourado o aluno deverá agrupar para formação de dezena
· Montar um relógio e mostrar como funciona, os diferentes tipos e ensinar a ver a hora/meia hora
· Montagem de conjuntos utilizando materiais concretos
· Explorar atividades na formação de par e ímpar
· Relacionar conjuntos com seis e doze elementos
· Resolução de operações básicas utilizando material concreto
· Montar mercearia com alunos e concretizar o uso do dinheiro

CIÊNCIAS

· Partes do corpo
· Órgãos do sentido
· Higiene mental, física e social.
· Água
· Ar
· Seres vivos
· Animais
· Vegetais (ciclo/partes)
· Atividades da vida diária (A.V.D)

OBJETIVO GERAL

· Desenvolver noções do mundo em que vivemos

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

O aluno deverá ser capaz de:
· Denominar as partes do corpo e os órgãos do sentido e suas funções
· Obter compreensão a respeito da saúde mental, física e social
· Identificar e nomear os estados físicos da água
· Reconhecer os seres vivos e o meio que eles vivem
· Identificar as características e habitat dos animais e sua importância para o homem
· Ordenar os alimentos e seus valores nutricionais
· Realizar a higiene bucal e corporal sem auxílio

METODOLOGIA

· Localização das partes do corpo
· Montagem do esquema corporal
· Atividades de nomeação dos órgãos do sentido
· Quebra-cabeça das partes do corpo
· Atividades de recorte e escrita sobre os três tipos de higiene (mental, física e social)
· Atividades para identificar a água em diferentes estados (gasoso, líquido, vapor e sólido), com demonstração.
· Explicar aos alunos e fazer com que percebam que os seres vivos e as plantas necessitam de ar para viver (inspirar, expirar, respirar)
· Observação dos seres vivos que nos cercam, identificando os seres sem vida e diferenciando-os
· Atividades para diferenciar características, habitat, meios que se locomovem, alimentos ( animais dos alunos)
· Visita a horta da escola para observação do ciclo de vida de uma planta e suas partes
· Orientação diária a respeito dos hábitos de higiene corporal e bucal; durante a alimentação como utilizar os talheres, mastigação , postura e respeito no refeitório.

GEOGRAFIA
Conteúdos:
· Moradia
· A rua
· O bairro
· A cidade
· O clima (estações do ano)
· Zona rural/Zona urbana
· A escola

OBJETIVO GERAL

· Identificar os aspectos geográficos em que está inserido

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

O aluno deverá ser capaz de:

· Perceber semelhanças e diferenças dos diversos tipos de moradias
· Identificar a rua, o bairro, a cidade e sua localização geográfica
· Distinguir as estações do ano e reconhecer suas características
· Identificar zona rural e zona urbana
· Reconhecer o espaço escolar em que está inserido e os profissionais que nele atuam

METODOLOGIA

· Observação dos diversos tipos de moradias existentes, de que material são feitas, quem constrói, qual a moradia mais durável. Utilizar a oralidade e recortes
· Atividade de leitura, escrita e desenho da rua , bairro e cidade, descrevendo características e localidade ( o professor deverá explicar o porquê de ter nome e número a rua, o bairro e a cidade)
· Através de livros e da oralidade demonstrar as estações do ano e a relação com o ano de doze meses (4 estações com 4 meses cada)
· Atividades de recorte e colagem: confeccionar cartaz da zona rural e zona urbana do nosso município
· Trabalhar a escola fazendo entrevistas com os profissionais envolvidos no ambiente escolar

HISTÓRIA
Conteúdos;
· Identidade do aluno
· Família
· O trabalho (profissões)
· Linha do tempo (ciclo da vida)
· Meios de comunicação
· Meios de transporte / trânsito
· Direitos e deveres
· Datas comemorativas
· Ensino religioso (valor moral)

OBJETIVO GERAL

· Reconhecer e respeitar, se identificando como parte do meio ambiente e desenvolver a independência como ser pessoal.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

O aluno deverá ser capaz de:

· Compreender o ciclo da vida, sua identidade pessoal e familiar.
· Diferenciar profissões e estabelecer relações entre os profissionais
· Reconhecer os meios de transporte e de comunicação e suas utilidades
· Obter compreensão acerca dos direitos e deveres do cidadão
· Identificar e compreender as datas comemorativas
· Buscar conceitos corretos a respeito de valores morais

METODOLOGIA

· Através da elaboração de um documento com os dados pessoais do aluno como: carteira de identidade ou carteira de saúde, etc...
· Desenho de uma árvore genealógica onde aparece: avós, tios, pais, primos e irmãos (individual para cada aluno)
· Pesquisar e consultar livros sobre as profissões e sobre quem é o profissional envolvido: o que ele faz? É perigoso? É importante? Etc...
· Comparação e explicação das fases da vida, como acontecem e quais as mudanças em meninos e meninas.
· Elaborar um jornal interno com curiosidades, fofocas e notícias, etc.
· Pesquisa com recortes, colagem e oralidade a respeito dos meios de comunicação e transportes existentes, qual sua utilidade e importância para o homem
· Confecção de um contrato didático com os direitos e deveres que cabem ao aluno
· Trabalhar com cartazes, recortes, colagem, painel, apresentação, músicas, enfeites e lembrancinhas sobre datas comemorativas.
· Através da oralidade trabalhar com os alunos os valores morais, o respeito e a boa educação (registro no caderno através de desenhos e recortes).
Planejamento anual:Alfabetização: Português:

Conteúdos:
Linguagem oral e socialização
Leitura incidental (método touch, rótulos).
Leitura convencional
Apresentação do alfabeto (maiúsculo e minúsculo)
Introdução da letra cursiva.
Composição da escrita (vogais encontros consonantais, dígrafos e palavras).
Hipótese de escrita incidental
Interpretação de frases e textos
Interpretação de texto através da seqüência lógica do pensamento, dramatizações, situações problemas, recurso áudio visual (temas universais).
Pontuação (paragrafação/ ponto final/ interrogação/ exclamação e dois pontos)
Acentuação
Singular e plural
Gêneros: masculino e feminino
Livro didático
Adjetivo: (qualidade ao substantivo)
Estimulação (tátil visual e auditiva)
Coordenação motora ampla e fina
Ampliação da coordenação óculo manual e motora fina
Ampliação do vocabulário
Contato com a trava língua adivinhações cantos e mitos piadas etc.


Objetivos:
O aluno será capaz de:
· Desenvolver a comunicação diálogo e a socialização
· Identificar letras, reconhecer marcas e tentativas de leituras.
· Conhecer as letras cursivas.
· Reconhecer as letras do alfabeto maiúsculo e minúsculo
· Desenvolver a leitura e a escrita de palavras frases e textos
· Interpretar textos e historias
· Reconhecer pontuações e identificar tipos de sons que os acentos proporcionam
· Identificar singular, plural, gêneros e adjetivos.
· Estimular a coordenação fina e oculomanual.
· Utilizar o livro didático.

Metodologia:
Apresentar atividades que provocam diálogo e a comunicação
Apresentando rótulos de marcas conhecidas para incentivar a leitura.
Através de escrita utilizar as letras cursivas.
Apresentação de palavras, frases com letra maiúscula e minúscula.
Atividades que envolvam encontros vocálicos silabas auto-ditado e ditado e textos diversos musicas, poesias, trava-lingua, peadas etc.
Contação de historias recursos áudio visuais e interpretações
Através de frases
Apresentar os sons diferentes que as vogais podem ter (ã, à, ê, é, ão etc.) e através de frases e textos fazer a pontuação necessário.
Com figuras estimular masculino e feminino, singular e plural, e adjetivos.
Cubrir traços e seguir retas, colagem, lápis, pincel etc.



Matemática:

Conteúdos:

· Noção de quantidade, tamanho, posição, distancia, retas, tempo (calendário), formas e espessuras.
· Seqüências de números naturais (até 100), e ordinais.
· Conjuntos, seriação e correspondência.
· Contagem numérica.
· Exploração da idéia de juntar, subtrair e multiplicar pelos símbolos (+ - x).
· Medidas
· Leitura e escrita de números.
· Meia dúzia e dúzia.
· Uso do relógio.
· Unidade, dezena, centena e centena.
· Medidas de valor (sistema monetário).
· Agrupamentos.
· Comprimento massa e capacidade.
· Números (pares e impares)
· Figuras geométricas.
· Sucessor e antecessor
· Números crescentes e decrescentes.
· Resolução problema.
· Cor primaria e secundaria
· Introdução da tabuada.
· Operações (adição, subtração e multiplicação).



Objetivos:
O aluno será capaz de:
· Dominar alguns conceitos matemáticos.
· Reconhecer as diferenças e semelhanças de determinados elementos.
· Adicionar, subtrair e multiplicar.
· Construir o significado do numero natural.
· Relacionar contagem dos elementos de um conjunto e representá-los.
· Comparar e identificar quantidade, tamanho, formas, cores e seqüência.
· Reconhecer a estrutura do sistema de numeração decimal.
· Construir o significado de números pares e impares.
· Aprender as horas.
· Identificar unidade dezena e centena e milhar.
· Escrever os números em ordem crescente e decrescente.
· Identificar o numero antecessor e sucessor.
· Compor e decompor números de zero a mil.
· Desenvolver o calculo mental.
· Construir os fatos fundamentais da adição, multiplicação e subtração.



Metodologia:

Aplicar as atividades explicando-as e auxiliando o aluno em suas dificuldades.
Utilização de objetos coloridos, lápis de cor, tintas, alem e representações para cores.
Atividades através dos jogos e brincadeiras (bloco lógico e jogos pedagógicos).
Utilização do material dourado, tampinhas e palitos para acrescentar.
Relacionar números com a escrita e com objetos.
Leitura e escrita para atividades matemáticas. Desenhos de objetos e números que comparam pares e impares.
Situações problemas envolvendo unidade, dezena, centena e milhar e dúzia utilizando material dourado.
Jogos com regras, atividades de decompor e compor situações problemas que envolvam a idéia de tirar e colocar alem de multiplicar.
Atividades que explicitem a correspondência, seriação, conjuntos, tamanhos, formas, retas, espessuras, etc. tendo sempre exemplos.
Apresentar representações de dinheiro e trabalhar atividades que envolvam o valor monetário.
Contato com o calendário diariamente, questionando dia , semana, mês e ano, etc.


Ciências naturais e os temas transversais (natureza e sociedade, meio ambiente, saúde, ética e cidadania).

Conteúdos:
· Os seres vivos e os deferentes tipos de seres
· Corpo humano: movimento do corpo humano.
· Os animais, domésticos e selvagens, vertebrados e invertebrados.
· Órgãos dos sentidos e suas e suas utilidades
· Higiene e saúde atividades da vida diária (A.V. D).
· Meio ambiente
· Horta e plantas.


Objetivos:
O aluno sara capaz de:
· Identificar o que são seres vivos dos não vivos
· Reconhecer as partes do corpo e seus movimentos.
· Conhecer os animais e suas varias espécies e o habitat dos animais qual pertence (vertebrados invertebrados domésticos selvagens).
· Conhecer seus órgãos do sentido e suas utilidades.
· Desenvolver sensos de responsabilidade para sua higiene e saúde.
· Estabelecer relações e observar, registrar e comunicar algumas semelhanças e diferenças entre diversos ambientes, identificando a presença comum da água, seres vivos, ar, luz, calor, solo e características especificas dos ambientes diferentes.
· Cultivar as plantar, legumes, verduras e ervas medicinais.


Metodologias:
Conversação observação atividades relacionadas ao corpo humano explorando suas partes e movimentos.
Trabalhar a saúde através de filmes, cartazes, revistas e jornais. Trabalhar a higiene diariamente.
Com aula expositiva trabalhar os cincos sentidos e suas funções.
Apresentar textos e figuras e gravuras questionando sobre os seres vivos e suas características e habitat.
Cuidar da horta da escola, fazer plantios de alimentes para o bem de sua saúde.
Preparar adequadamente a terra, os canteiros; proporcionar experiências que demonstrem através da observação as necessidades da planta (a água, a luz, o calor, o ar, e fertilizantes).
Fazer a semeadura e o plantio de legumes, verduras.
Fazer as covas, espalhar sementes e plantar muda.
Efetuar e regar em quantidades adequadas para cada espécie de canteiros e indicar a finalidade de aguar as plantas.



Geografia

Conteúdos;
· moradia
· Bairro, cidade, município, capitais, estado e pais.
· Comunidade rural e urbana.
· Meio de transporte.
· Meio de comunicação.
· Cuidados no transito.
· O clima, (estação do ano).
· O homem modifica o meio em que vive.
· O planeta terra e o sistema solar.


Objetivos:
O aluno sara capaz de:
Conhecer a organização do espaço: escola, sala de aula, casa e as diferentes comunidades.
· Identificar cidade, município, estado, capital e o país.
· Identificar diferentes tipos de meio de transporte
· Identificar tipos de comunicação e suas utilidades.
· Reconhecer a importância dos sinais de transito e as formas respeitalos.
· Compreender as estações do ano e o clima.
· Reconhecer os agentes físicos que modificam o meio em que se vive.
· Obter noções como e o planeta e seu sistema solar.

Metodologia:
Atividades que envolvam pesquisa, textos, questionamentos, leituras, escrita confecção de cartazes, dinâmicas, aula expositiva, vídeos, ilustrações de paisagens modificadas, construção de maquetes.



Historia:
Conteúdos:
· Eu e o outro.
· Quem sou, quem somos.
· A escola
· A família
· Datas comemorativas.
· O trabalho no campo e na cidade.
· Tempo e espaço. (manha, noite, tarde etc.).

Objetivos:
O aluno será capaz de:
· Reconhecer como individuo social e o mundo em que o rodeai.
· Desenvolver o exercício de cidadania.
· Identificar diferentes tipos de profissões e sua importância.
· Compreender a importância e os fatos das datas comemorativas.
· Obter noções de tempo e espaço.


Metodologia:
Atividades através de textos, figuras ilustrativas, recortes, colagens, desenhos, leitura, escrita, dialogo, confecção de cartazes, apresentações e recursos áudio visuais.


Oficina de artesanato.

Objetivo:
· Oportunizar, através de trabalhos artísticos, o desenvolvimento da criatividade do aluno.


Metodologia:
· Pinturas em M.D. F
· Os alunos fazem pinturas com tinta branca, em seguida lixar as peças de M.D.F.
· Trabalhos de recortes com papel descoloridos.
· Com revistas caras os alunos fazem o trabalho de descolorir as folhas, em seguida recorta e cola nos latões.


Religião:
Conteúdo:
· Historias bíblicas
· Agradecimentos diários.
· Leituras de historias com moral
· Conceitos e valores de amizade, amor, respeito, paz, solidariedade, companheirismo etc.
· Preconceitos
· Sentimentos
· Palavras mágicas: com licença, por favor.


Objetivos:
O aluno sara capaz de:
· Compreender o moral da historia e obter como lição para a vida.
· Promover valores e respeito importantes para a vida e a relação com as pessoas.
· Respeitar a si e ao próximo.
· Respeitar deus como divindade e seus diferentes nomes.

 http://valdirene-chanan.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário