quarta-feira, 16 de maio de 2012

O QUE FAZER COM CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL

Brinquedos especiais para Crianças com Paralisia Cerebral

 


Importância de Brinquedos Paralisia Cerebral

Brinquedos  para as crianças com paralisia cerebral são importante para  melhorar as habilidades de viso-motora e cognitiva da criança. No entanto, é essencial compreender que todas as crianças com paralisia cerebral sofre de um tipo diferente de deficiência e o nível de gravidade (motora e intelectual) O brinquedo deve ser escolhidor de forma eficaz para evitar uma certa  frustração 

 Brinquedos especiais para Crianças com Paralisia Cerebral
Uma grande variedade de brinquedos para crianças com paralisia cerebral estão disponíveis hoje. Estes incluem blocos de construção, jogos de puzzles, problemas matemáticos,brinquedos de encaixe, bolas de vários tamanhos e cores, puxar e empurrar jogos, som e jogos de luz e jogos de vídeo, mesmo especialmente concebidos. Normalmente, para os jogos, tais como blocos de construção ou quebra-cabeças, os blocos ou peças do puzzle são de um tamanho maior Devido a isto, a criança com paralisia cerebral encontra-se relativamente mais fácil agarrá-los. Brincando com bolas de diferentes tamanhos e cores é bom para melhorar a coordenação da criança e preferências sensoriais. Jogos com luz e som têm os mesmos benefícios.

Efeitos da terapia de movimento induzido por restrição na funcionalidade de crianças com paralisia cerebral


Diferentes adaptações no dia-a dia

Dicas de adaptações para Hora do Banho da Criança

Banheira
Ótima para usar em casa e muito prática e útil para viagens

Abre-se e fecha-se com toda a facilidade e comodidade.
Com tapete anti-derrapante,toalha ou casca de ovo para conforto e segurança da criança


Casca de Ovo- colocar dentro da banheira(pode cortar a espuma na medida correta)para melhorar a postura e conforto da criança.


Esta banheira foi desenvolvida para uso de crianças que precisa tomar banho em banheira,porém sua estatura já ultrapassou as medidas convencionais do mercado para melhor postura e conforto da criança e do auxiliar do banho.
Banheira confeccionada em forma de concha para melhor segurança e conforto da criança e o auxiliar.

Rede para banho para crianças pequenas.Cuidado para segurança e conforto da criança.Se a criança,tem medo ou insegurança gravitacional evita o uso da rede durante o banho para evitar choro e irritabilidade.

Dica: uso do espaguete de piscina.Ajuda posicionamento da criança e diminui o peso no braço do auxiliar do banho. 
Dica para crianças maiores,utilizar uma bucha coloque dentro o sabonete,saquinho ou meia calça e colocar dentro o sabonete.Evita escorregar o sabonete da mão da criança várias vezes.Usar com um elástico ou corda.
 
 

Estimulando o desenvolvimento de uma criança com necessidades especiais

Estimulando o desenvolvimento de uma criança com necessidades especiais


Não há duas crianças com necessidades especiais iguais, nem as que têm necessidades especiais semelhantes.Vamos explorar as necessidades especiais variadas e saber como estimular uma criança com necessidades especial e ajudá-la em no processo de seu desenvolvimento.



O papel dos pais

Dar amor e apoio – as criança com necessidades especiais precisam de amor e apoio de seus pais, assim como qualquer criança. Algumas vezes, os pais ficam tão absorvidos pela necessidade de estimular seu filho e compensar sua deficiência que acabam esquecendo que a tarefa mais importante é amá-lo e gostar dele como ser humano. Quando uma criança vê que seus pais gostam de estar com ela, ela aumenta o valor que dá a si própria. Esse sentimento crescente de valor é uma medida importante do sucesso dos pais em criar uma criança com necessidade especial.


Estimule a independência – se você tem uma criança com necessidades especiais, seus objetivos são estimular a independência e ajudar seu filho a desenvolver um sentimento de valor e realização pessoal. Com terapia e jogos, você ajuda o seu filho a lidar com seu problema e realizar seu potencial completo. A quantidade de independência de seu filho vai depender, bastante, não apenas de qual necessidade especial ele possui, mas como você o deixa realizar sozinho cada estágio.

Todas as crianças passam por momentos em que parecem parar de melhorar ou quando podem até regredir um pouco. Esse pode ser um momento especialmente difícil para os pais, pois têm que aprender a avaliar o progresso de seu filho.


Concentre-se em objetivos a curto prazo – quando seu filho atingir um platô (estagnar seu desenvolvimento), olhe para trás e se concentre no quanto ele já progrediu. Este também pode ser um bom momento para esquecer objetivos a longo prazo e se concentrar nos objetivos a curto prazo: alimentar-se com as mãos, vestir-se, repetir a primeira palavra ou frase inteligível ou finalmente ir ao banheiro sozinho. Quando os pais concentram suas energias em um único objetivo a curto prazo, uma criança com necessidade especial pode começar a progredir novamente. Ao parar de observar como a criança lida com esses desafios, como se adapta a novas e maiores necessidades, os pais podem se ajudar a desenvolver expectativas realistas para seus filhos.

As crianças progridem mais quando os pais agem escolhendo os métodos educacionais mais apropriados, definindo objetivos razoáveis e fornecendo um ambiente caloroso e protetor. Os pais deveriam enxergar a si próprios como parceiros dos profissionais na hora de planejar os cuidados de seus filhos com necessidades especiais.No entanto, não importa o quanto um pai ou uma mãe tente dar a seu filho, sempre há limites para o que eles podem conseguir sozinhos. 
 

Um comentário:

  1. Onde posso encontrar a banheira citada, branca para o apoio de crianças grandes e auxiliar?

    ResponderExcluir