quarta-feira, 16 de maio de 2012

PROJETO CORES E FORMAS GEOMÉTRICAS maternal


PROJETO CORES E FORMAS GEOMÉTRICAS maternal

 Tema: Brincando com Cores e Formas

Objeto Detonador: Este projeto tem o objetivo de fazer com que a criançaconheça as cores e formas que estão presentes em todos os ambientes em quevive.3) Justificativa Nesta fase, é importante propiciar à criança a visualização, exploração,contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores eformas, possibilitando a criança identifica-las.4) Perfil do grupoCrianças de dois anos de idade, participativas e curiosas em contínuo processo de desenvolvimento e descobrimento do seu mundo.5) Objetivos- Conceituais:• Identificar cores e formas.• Nomear cores e formas.• Ampliar vocabulário.• Desenvolva percepções visuais, auditivas e táteis.• Reconhecer a existência de diferentes formas, (ler) e interpretar.- Procedimentais:• Conhecer e nomear cores e formas.• Aprender a usar as cores.• Reproduzir cores e formas.• Ampliar vocabulário.• Reconhecer existência de formas e cores do mundo.• Utilizar diversos materiais plásticos para ampliar suas possibilidades deexpressão.• Produzir trabalhos de arte, utilizando linguagem do desenho, da pintura,da colagem e da construção.• Ampliar o conhecimento do mundo.• Desenhar a partir do que foi observado.- Atitudinais:• Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural.• Identificar, valorizar e reconhecer as cores e formas.• Deleitar-se no momento de desenhar.• Apreciar as artes visuais.• Possibilitar a integração com pessoas e ambientes.6) Janelas:• Linguagem oral e escrita.• Artes visuais.• Natureza e sociedade.• Matemática.
 
• Movimento.• Música.7) Etapas- Organizar as crianças em rodinha de forma que todas possam olhar-se einteragir. Conversar sobre as cores primárias e algumas secundárias e sobreas formas (quadrado, retângulo, círculo e triângulo).- Mostrar fotos coloridas, observando a diversidade de cores e ressaltandosuas formas. Perguntar a cor preferida de cada um, trabalhando com o lúdico(a cor da roupa da criança, etc.).- Realizar experiência com anilina nas cores primárias com água emrecipiente transparente para que observem o resultado.- Apresentar os Blocos Lógicos e valorizar suas cores primárias. Permitir que manuseiem. Propor as seguintes perguntas para despertar sua observação:Vocês conhecem os Blocos Lógicos? Quais são essas figuras geométricas? Quaissuas cores?, Etc.- Ouvir a música arco íris (Xuxa), acompanhando o ritmo com o material da bandinha;- Registrar com guaxe de cores variado o que mais chamou atenção da criançana música;- Folhar revistas e observar o que mais lhes chama a atenção;- Confeccionar mural com figuras escolhidas pelas crianças;- Pedir aos pais que mandem uma fruta de casa para fazer uma salada defrutas, (explicar aos pais o objetivo da solicitação);- Fazer uma salada de frutas junto com as crianças e usar as corestrabalhadas. Registrar com colagem de recorte de frutas de revista.- Levar as crianças a observarem as cores de tinta que temos.- Registrar a cor vermelha: pintar com guaxe o coração.- Registrar a cor azul: pintar um céu com buchinha e guaxe e colar estrelas.- Registrar a cor amarela: pintar um girassol com cola colorida.- Registrar a cor verde: papel crepom molhado e batido.- Deixar as crianças misturarem as cores de tinta a seu critério e observar as cores novas que descobriu;- Falar as crianças, sobre o arco íris, se sabem o que é, quem já viu;- Brincar com massinha nas cores do arco íris;- Confeccionar um arco íris com as crianças. Registrar o arco íris usandomistura de cores de tinta guaxe com buchinha.- Conversar com as crianças sobre as cores da natureza e seres vivos(peixes, mar e conchinhas). Registro com areia e guache misturados, colagemde conchinhas e de peixinhos feitos com furador.- Organizar um aquário na sala com um peixinho;- Escolher um nome para o peixinho;- Explicar as crianças quais os cuidados que devemos ter com o peixinho ecomo proceder;- Fazer registro de um peixe com colagem de papel celofane.- Dividir a tarefa de cuidar do peixinho com as crianças;- Explicar aos pais o objetivo da atividade e solicitar autorização para quea criança leve o peixinho para passar uma noite em sua casa;- Realizar um sorteio em sala e colocar em um cartaz, o roteiro do peixinho para que as crianças possam saber quando será sua vez de levar para casa.- Ouvir a música "Aquarela". Registrar, usando lápis de cor para aquarela.- Explorar os livros da Turma da Mônica chamados: Turma da Mônica e as
 
Formas Geométricas e Turma da Mônica e as Cores. Contar a história e permitir que as crianças manuseiem os livros. Registro (desenho cominterferência).- Espalhar formas geométricas coloridas pela sala de aula e pedir que ascrianças as encontrem. Incentivar a dizerem o nome e a cor. Pedir que colemesta figura em uma folha e que a partir dela façam um desenho;- Fazer uma casinha com formas geométricas, e pedir que montem,identificando qual é cada forma. Fazer também um prédio e comparar as formasgeométricas usadas;- Brincar de jogo dos quatro cantos: desenhar um grande quadrado no chão, ecada um fica num canto, e tem um pego. Quando a professora fala trocou, oscolegas tem que trocar de lugar e o pego tem que tentar entrar em um doscantinhos.- Esconder em sala algumas formas geométricas. Mostrar uma forma e a turmadeve encontrar a mesma forma mostrada. Colocar formas geométricas nascrianças e pedi-los para achar as mesmas formas;- Registro da figura geométrica quadrado: pintar com guaxe o quadradoapresentado e ao lado desenhar seu próprio quadrado na cor desejada.- Registro da figura geométrica triângulo: utilizar um sorvete na casquinhae pedir que coloram apenas o triângulo com giz de cera.- Registro da figura geométrica retângulo: a partir do desenho de umcaminhão, pedir que coloram apenas a parte retangular.- Brincar de bolinhas de sabão e enfatizar o formato. Registrar círculoscoloridos;- Trabalho de registro: pintar de azul todos os quadrados. A outra forma pinte como quiser.- Trabalhar a bandeira brasileira. Fazer o contorno da bandeira brasileira.Cortar vários pedacinhos de papel verde em formato de retângulo, váriosamarelos em formato de losango e vários azuis em formato de círculo. Montar um mosaico da bandeira.- Colar círculo amarelo numa folha e pedi-los para desenhar um sol.- Realizar brincadeira na quadra: usar um grande lençol e várias bolinhascoloridas (da piscina de bolinha) colocando todas as bolas em cima do lençole fazendo um grande quadrado com todos os alunos segurando-o. Dar um sinal e propor que todos sacudam bem o lençol até todas as bolinhas caírem no chão.Estas ficarão misturadas, então, propor que corram buscando as bolas por cor  para guardar.- Trabalho de registro montando mosaico com as cores das bolinhas.- Colar no chão um quadrado vermelho, um triângulo amarelo e um círculoazul. Ir brincando: meninas dentro do círculo azul... Meninos no quadradovermelho... Meninas com cabelo preso no triângulo amarelo...8) Avaliação• Será feita avaliação ao longo do projeto observando o cumprimento deetapas.9)Duração• Aproximadamente dois meses




PROJETO CORES E FORMAS GEOMÉTRICAS

1) Tema: Brincando com Cores e Formas

2) Objeto Detonador: Este projeto tem o objetivo de fazer com que a criança
conheça as cores e formas que estão presentes em todos os ambientes em que
vive.

3) Justificativa
Nesta fase, é importante propiciar à criança a visualização, exploração,
contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e
formas, possibilitando a criança identifica-las.

4) Perfil do grupo
Crianças de dois anos de idade, participativas e curiosas em contínuo
processo de desenvolvimento e descobrimento do seu mundo.

5) Objetivos
- Conceituais:
• Identificar cores e formas.
• Nomear cores e formas.
• Ampliar vocabulário.
• Desenvolva percepções visuais, auditivas e táteis.
• Reconhecer a existência de diferentes formas, (ler) e interpretar.

- Procedimentais:
• Conhecer e nomear cores e formas.
• Aprender a usar as cores.
• Reproduzir cores e formas.
• Ampliar vocabulário.
• Reconhecer existência de formas e cores do mundo.
• Utilizar diversos materiais plásticos para ampliar suas possibilidades de
expressão.
• Produzir trabalhos de arte, utilizando linguagem do desenho, da pintura,
da colagem e da construção.
• Ampliar o conhecimento do mundo.
• Desenhar a partir do que foi observado.

- Atitudinais:
• Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural.
• Identificar, valorizar e reconhecer as cores e formas.
• Deleitar-se no momento de desenhar.
• Apreciar as artes visuais.
• Possibilitar a integração com pessoas e ambientes.

6) Janelas:
• Linguagem oral e escrita.
• Artes visuais.
• Natureza e sociedade.
• Matemática.
• Movimento.
• Música.

7) Etapas
- Organizar as crianças em rodinha de forma que todas possam olhar-se e
interagir. Conversar sobre as cores primárias e algumas secundárias e sobre
as formas (quadrado, retângulo, círculo e triângulo).
- Mostrar fotos coloridas, observando a diversidade de cores e ressaltando
suas formas. Perguntar a cor preferida de cada um, trabalhando com o lúdico
(a cor da roupa da criança, etc.).
- Realizar experiência com anilina nas cores primárias com água em
recipiente transparente para que observem o resultado.
- Apresentar os Blocos Lógicos e valorizar suas cores primárias. Permitir
que manuseiem. Propor as seguintes perguntas para despertar sua observação:
Vocês conhecem os Blocos Lógicos? Quais são essas figuras geométricas? Quais
suas cores?, Etc.
- Ouvir a música arco íris (Xuxa), acompanhando o ritmo com o material da
bandinha;
- Registrar com guaxe de cores variado o que mais chamou atenção da criança
na música;
- Folhar revistas e observar o que mais lhes chama a atenção;
- Confeccionar mural com figuras escolhidas pelas crianças;
- Pedir aos pais que mandem uma fruta de casa para fazer uma salada de
frutas, (explicar aos pais o objetivo da solicitação);
- Fazer uma salada de frutas junto com as crianças e usar as cores
trabalhadas. Registrar com colagem de recorte de frutas de revista.
- Levar as crianças a observarem as cores de tinta que temos.
- Registrar a cor vermelha: pintar com guaxe o coração.
- Registrar a cor azul: pintar um céu com buchinha e guaxe e colar estrelas.
- Registrar a cor amarela: pintar um girassol com cola colorida.
- Registrar a cor verde: papel crepom molhado e batido.
- Deixar as crianças misturarem as cores de tinta a seu critério e observar
as cores novas que descobriu;
- Falar as crianças, sobre o arco íris, se sabem o que é, quem já viu;
- Brincar com massinha nas cores do arco íris;
- Confeccionar um arco íris com as crianças. Registrar o arco íris usando
mistura de cores de tinta guaxe com buchinha.
- Conversar com as crianças sobre as cores da natureza e seres vivos
(peixes, mar e conchinhas). Registro com areia e guache misturados, colagem
de conchinhas e de peixinhos feitos com furador.
- Organizar um aquário na sala com um peixinho;
- Escolher um nome para o peixinho;
- Explicar as crianças quais os cuidados que devemos ter com o peixinho e
como proceder;
- Fazer registro de um peixe com colagem de papel celofane.
- Dividir a tarefa de cuidar do peixinho com as crianças;
- Explicar aos pais o objetivo da atividade e solicitar autorização para que
a criança leve o peixinho para passar uma noite em sua casa;
- Realizar um sorteio em sala e colocar em um cartaz, o roteiro do peixinho
para que as crianças possam saber quando será sua vez de levar para casa.
- Ouvir a música "Aquarela". Registrar, usando lápis de cor para aquarela.
- Explorar os livros da Turma da Mônica chamados: Turma da Mônica e as
Formas Geométricas e Turma da Mônica e as Cores. Contar a história e
permitir que as crianças manuseiem os livros. Registro (desenho com
interferência).
- Espalhar formas geométricas coloridas pela sala de aula e pedir que as
crianças as encontrem. Incentivar a dizerem o nome e a cor. Pedir que colem
esta figura em uma folha e que a partir dela façam um desenho;
- Fazer uma casinha com formas geométricas, e pedir que montem,
identificando qual é cada forma. Fazer também um prédio e comparar as formas
geométricas usadas;
- Brincar de jogo dos quatro cantos: desenhar um grande quadrado no chão, e
cada um fica num canto, e tem um pego. Quando a professora fala trocou, os
colegas tem que trocar de lugar e o pego tem que tentar entrar em um dos
cantinhos.
- Esconder em sala algumas formas geométricas. Mostrar uma forma e a turma
deve encontrar a mesma forma mostrada. Colocar formas geométricas nas
crianças e pedi-los para achar as mesmas formas;
- Registro da figura geométrica quadrado: pintar com guaxe o quadrado
apresentado e ao lado desenhar seu próprio quadrado na cor desejada.
- Registro da figura geométrica triângulo: utilizar um sorvete na casquinha
e pedir que coloram apenas o triângulo com giz de cera.
- Registro da figura geométrica retângulo: a partir do desenho de um
caminhão, pedir que coloram apenas a parte retangular.
- Brincar de bolinhas de sabão e enfatizar o formato. Registrar círculos
coloridos;
- Trabalho de registro: pintar de azul todos os quadrados. A outra forma
pinte como quiser.
- Trabalhar a bandeira brasileira. Fazer o contorno da bandeira brasileira.
Cortar vários pedacinhos de papel verde em formato de retângulo, vários
amarelos em formato de losango e vários azuis em formato de círculo. Montar
um mosaico da bandeira.
- Colar círculo amarelo numa folha e pedi-los para desenhar um sol.
- Realizar brincadeira na quadra: usar um grande lençol e várias bolinhas
coloridas (da piscina de bolinha) colocando todas as bolas em cima do lençol
e fazendo um grande quadrado com todos os alunos segurando-o. Dar um sinal e
propor que todos sacudam bem o lençol até todas as bolinhas caírem no chão.
Estas ficarão misturadas, então, propor que corram buscando as bolas por cor
para guardar.
- Trabalho de registro montando mosaico com as cores das bolinhas.
- Colar no chão um quadrado vermelho, um triângulo amarelo e um círculo
azul. Ir brincando: meninas dentro do círculo azul... Meninos no quadrado
vermelho... Meninas com cabelo preso no triângulo amarelo...

CoolAvaliação
• Será feita avaliação ao longo do projeto observando o cumprimento de
etapas.

9)Duração
• Aproximadamente dois meses.



Nenhum comentário:

Postar um comentário