Jogos para matemática
_____________________________________________________________________
Trabalhando quantidades, também construído com rolinhos de papel higiênico(sucata).
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
O Material Dourado Montessori
O Material Dourado Montessori destina-se a atividades que auxiliam o ensino e a aprendizagem do sistema de numeração decimal posicional e dos métodos para efetuar as operarações fundamentais: os logaritmos.
No ensino tradicional, as crianças acabam " dominando" os logaritmos a partir de treinos cansativos, mais sem conseguirem compreender o que fazem. Como o Materi
O Material Dourado Montessori destina-se a atividades que auxiliam o ensino e a aprendizagem do sistema de numeração decimal posicional e dos métodos para efetuar as operarações fundamentais: os logaritmos.
No ensino tradicional, as crianças acabam " dominando" os logaritmos a partir de treinos cansativos, mais sem conseguirem compreender o que fazem. Como o Materi
al Dourado a situação e outra: as relações numéricas abstratas passam a ter uma imagem concreta, facilitando a compreensão. Obtém-se, então, além da compreensão dos logaritmos. um notável desenvolvimento do raciocínio e um aprendizado bem mais agradável.
O Material Dourado faz parte de um conjunto de materiais idealizados pela médica e educadora italiana Maria Montessori.
Na Clínica esse jogo tem inúmeras possibilidades para trabalhar com crianças com descalculia e crianças com deficiência !! e entre outros !!!
O Material Dourado faz parte de um conjunto de materiais idealizados pela médica e educadora italiana Maria Montessori.
Na Clínica esse jogo tem inúmeras possibilidades para trabalhar com crianças com descalculia e crianças com deficiência !! e entre outros !!!
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
Professor Mário Ramão Benevides.
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
Jogos para alfabetização
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
Trabalha-se Alfabeto, inicio da alfabetização, discriminação visual, orientação espacial, atenção e concentração.Crianças a partir de 5 anos.
Material: Papel cartão colorido, figuras retiradas de sites, pesquisa no Google, escrever as letras em letra bastão (forma) ou utilizar letras moveis.
Jogo do lince de palavras variadas. Sem foco ortográfico e sim atenção e concentração, orientação espacial, lateralidade.
_____________________________________________________________________
Pingo no I, é um jogo aparentemente pedagógico, porém torna-se psicopedagógico a partir do momento que a criança tem que usar estratégias para tentar combinar as letras e formar a palavra. São muitas possibilidades de jogo com este baralho. Trabalho com crianças disléxicas, disortográficas, crianças em fase de alfabetização e inclusive com aqueles que já sabem ler visando trabalhar cognição.
_____________________________________________________________________
Esse é feito com uma cópia de foto ou de uma figura que vc deseja trabalhar. Este ano eu fiz para o dia dos pais. É um quebra-cabeças, mas fica mt interessante, e trabalha a concentração, noção espacial e percepção.
_____________________________________________________________________
Thereza Bianchi a criança ou adolescente circula todos os nomes referentes a BANHO, pode ser com COZINHA, QUARTO...
_____________________________________________________________________
Jogo com pregadores. Raciocinio,atençao e concentraçao, ortografia, pinçar.
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
Hoje fiz esse jogo:
Formar a palavra
Material: EVA, figuras, recorte de livros que não estão mais usando, cola e alfabeto.
Pode ser trabalhando, primeira letra, o nome da gravura e sílabas.
Gracilene Vasconcelos
Formar a palavra
Material: EVA, figuras, recorte de livros que não estão mais usando, cola e alfabeto.
Pode ser trabalhando, primeira letra, o nome da gravura e sílabas.
Gracilene Vasconcelos
_____________________________________________________________________
Jogos para coordenação visuo-motora e discriminação visual
Márcia Rodrigues armário de caixinhas de fósforo.
objetivo: trabalhar organização espacial; destreza, coordenação motora fina e visuomotora, sequência de objetos dentro das gavetas, sustentabilidade. Ideal para se construir com o sujeito na clínica psicopedagógica.
objetivo: trabalhar organização espacial; destreza, coordenação motora fina e visuomotora, sequência de objetos dentro das gavetas, sustentabilidade. Ideal para se construir com o sujeito na clínica psicopedagógica.
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
Jogos para desenvolver coordenação motora fina
Bate pinos
5 Marias
Origami
Tracejado
ALINHAVO
ENCAIXE
QUEBRA-CABEÇA
PETECA
ENCAIXE
ENCAIXE MONTA E DESMONTA
http://www.mamoan.com.br/?op=galeria&act=detalhe&galid=21
TRABALHOS MANUAIS
Coloque a imagem sobre uma almofada velha e dê um lápis à criança e peça que ela perfure segurando o lápis com a pinça (polegar e indicador)
Empilhagem e equilíbrio
Aramados
http://www.trakinasbrinquedos.com.br/peda.htm
Transpor de um recipiente para outro as bolinhas de gude
Enfiar palitos com a pinça
Pegar bolinha com a peneira
Carimbar
Furar massinha com a pinça dos dedos
Pegar bolinha de algodão com a pinça
Pegar objetos pequenos com pinça e colocar dentro da bolinha tênis(cortar a bolinha)
Pegar bolinhas de algodão ou outros objetos com colheres ou pegador para salada
Pegar objetos pequenos(cereais,bolinhas pequenas ou balas)com dedo indicador e polegar da mão dominante e colocar a quantidade dos números representados.
Uso de carimbo ou cola colorida e preencher dentro dos círculos.
Fazer vários pontinhos no papel e colar as bolinhas de papel em cima do pontinhos indicados
uso de clips no papel de cores correspondentes
ou
ou
encaixar um clip no outro
uso de elásticos para puxar e fortalecer os dedinhos.Placa de lego ou madeira com pregos.
Placas de madeira com as letras do alfabeto(passar o dedinho ou palitinho com imã)
Alinhavo com canudinho
Brincadeiras com Massinha e contornar as cartelas plastificadas com as figuras geométricas e depois pode fazer cartelas de letras,números ou desenhos.
_____________________________________________________________________
Jogos para figuras geométricas
Silvana Lima , o GEOPLANO é uma tábua com 25 pinos cuja distância de um pino a outro é de 5 cm. Com elásticos coloridos de vários tamanhos, a criança constrói figuras, descobrindo e brincando com conceitos geométricos.
O geoplano é um modelo matemático que permite traduzir ou sugerir ideias matemáticas, num sentido mais exato, constitui um suporte concreto de representação mental, um recurso que leva a realizar ideias abstractas. Este instrumento é um recurso didáctico que se pode classificar como múltiplo e dinâmico porque permite a representação de numerosas situações que possibilitam o movimento da imagem das figuras no plano e no espaço.
O geoplano é um modelo matemático que permite traduzir ou sugerir ideias matemáticas, num sentido mais exato, constitui um suporte concreto de representação mental, um recurso que leva a realizar ideias abstractas. Este instrumento é um recurso didáctico que se pode classificar como múltiplo e dinâmico porque permite a representação de numerosas situações que possibilitam o movimento da imagem das figuras no plano e no espaço.
Jogos para aprender as cores
Para os menores auxilia na associação das cores e quantidades que podemos utilizar.
Construído com rolinhos de papel higiênico( sucata), auxilia na discriminação visual com comandos ou não. De acordo com a faixa etária podemos ir aumentando o grau de complexidade.
Silvana Lima
Trabalhando a Atenção - Atividade de Cores com tampas variadas com Velcro.
_____________________________________________________________________
Material criado pelo matemático húngaro Zoltan Paul Dienes. Constitui-se de 48 peças que combinam quatro atributos em cada uma, sendo estes: tamanho (grande e pequeno) , cor ( amarelo, azul e vermelho), forma( círculo, quadradoe retângulo), e espessura( grosso e fino). Os blocos lógicos são de grande utilidade no auxilio e na elaboração do raciocónio, passando gradativamente do concreto para o abstrato. Com o auxilio dos " Blocos Lógicos" a criança organiza o pensamento, assimilando conceitos básicos de cor, forma e tamanho, além de realizar atividades mentais de seleção, comparação, classificação e ordenação.
_____________________________________________________________________
Jogos para raciocínio logico
Sudoku
O jogo Sudoku existe em revistas nas bancas, mas as crianças não são muito fãs, então fiz este modelo em tabuleiro de EVA com fichas impressas e eles gostam muito. Trabalha bastante atenção, análise, posição espacial. Os números de 1 a 9 devem ser colocados na horizontal e vertical de maneira que não poderão se repetir e para isso precisam observar bem. Com crianças abaixo de 7 anos fiz o Sudoku 4x4 com fichas de 1 a 9.
_____________________________________________________________________
Dominó
_____________________________________________________________________
Tangran
Objetivo: psicomotor(pinçar) alfabeto, orientação espacial, lateralidade.
Material: cartolina branca em circulo, pregadores : de um lado escrita em maiúscula e do outro minuscula. pode ser feito com números e cores.
Material: cartolina branca em circulo, pregadores : de um lado escrita em maiúscula e do outro minuscula. pode ser feito com números e cores.
Tangram
O jogo é composto de sete peças (cinco triângulos, um quadrodo e um paralelogramo), de cartelas com diferentes figuras e é desenvolvido por um participante, que tem por objectivo formar um quadrado com as sete peças.
Para início do jogo, deve-se procurar uma superfície plana. Encontrado o local adequado, o participante deve ter em mente que todas a sete peças devem, obrigatoriamente, ser utilizadas na formação de uma figura, sem a sobreposição de peças.
O Tagram permite milhares de combinações. Exercitando a inteligência e imaginação, o jogador pederá criar figuras inéditas, enriquecendo, assim, o acervo já existente.
O jogo é composto de sete peças (cinco triângulos, um quadrodo e um paralelogramo), de cartelas com diferentes figuras e é desenvolvido por um participante, que tem por objectivo formar um quadrado com as sete peças.
Para início do jogo, deve-se procurar uma superfície plana. Encontrado o local adequado, o participante deve ter em mente que todas a sete peças devem, obrigatoriamente, ser utilizadas na formação de uma figura, sem a sobreposição de peças.
O Tagram permite milhares de combinações. Exercitando a inteligência e imaginação, o jogador pederá criar figuras inéditas, enriquecendo, assim, o acervo já existente.
_____________________________________________________________________
Simon
SIMON. Trabalha estrategia, concentração, atenção, lateralidade, orientação espacial, visual
_____________________________________________________________________
A criança ou adolescente não pode repetir cores .
Material: EVA
Material: EVA
_____________________________________________________________________
Cara a cara - estrategia, atenção, concentração
_____________________________________________________________________
Este jogo é muito parecido com o LINCE. Preparei-o com desenhos e letras . Qual desenho começa com a letra A?
Trabalha-se Alfabeto, inicio da alfabetização, discriminação visual, orientação espacial, atenção e concentração.
Crianças a partir de 5 anos.
Material: Papel cartão colorido, figuras retiradas de sites, pesquisa no Google, escrever as letras em letra bastão (forma) ou utilizar letras moveis.
Trabalha-se Alfabeto, inicio da alfabetização, discriminação visual, orientação espacial, atenção e concentração.
Crianças a partir de 5 anos.
Material: Papel cartão colorido, figuras retiradas de sites, pesquisa no Google, escrever as letras em letra bastão (forma) ou utilizar letras moveis.
_____________________________________________________________________
Senha 4 cores
Postado por Simaia Sampaio
Pode ser feito também no papel
A criança utiliza 4 lápis de cores diferentes e as cores iguais não podem se tocar
_____________________________________________________________________
QUARTO
QUARTO - Este é um jogo maravilhoso para trabalhar classificação. Pode ser feito também com biscuit. Usem a criatividade. Com crianças pequenas ela mesma vai pegando a peça e colocando, uma vez de cada, como jogo da velha. Quem formar primeiro uma fileira na horizontal ou vertical de alguma característica ganha: ou alto, ou baixo, ou triângulo, ou quadrado, ou branco, ou marrom, ou com furo. Já com crianças, adolescentes e adultos fica um pouco mais difícil: eu pego a peça e entrego para meu adversário colocar e ele pega a peça e me dá para eu colocar, fica mais difícil e precisa raciocinar muito mais. É excelente para mover as estruturas cognitivas, uma das finalidades principais do trabalho psicopedagógico.
_____________________________________________________________________
Muito simples mas que desenvolve a capacidade de concentração , estratégia e destreza. Construído com qualquer caixa e canudinhos de refrigerante.
_____________________________________________________________________
O jogo Mancala é um dos que mais uso em consultório. Jogo de raciocínio, estratégia, antecipação. pode ser jogado com crianças adolescentes e adultos. Com crianças poderá ser feito com caixa de ovos e feijões.
_____________________________________________________________________
Esse é um dos jogos que mais uso em consultório, é maravilhoso, jogo de estratégia para todas as idades. Trabalha também sequencia e exige muita atenção! Maravilhoso!
_____________________________________________________________________
O jogo UNO auxilia o desenvolvimento como: interação, concentração, percepção das cores, raciocínio lógico e problemas matemáticos ( somas simples)
_____________________________________________________________________
Pictureka!
Baseado no jogo de tabuleiro de mesmo nome, Pictureka é um dinâmico card game da Hasbro (para dois ou mais jogadores).
Descrição: Encontrar figuras é o elemento chave em Pictureka. O jogo possui dois tipos de cards: os de missão e os de figura. As cartas de missão dizem aos jogadores quais elementos eles devem encontrar nas divertidas ilustrações dos cards de figura. Se o elemento encontrado não for obvio o suficiente para convencer a todos, o jogador deve tentar persuadir os demais participantes.
Objetivo: Estas mecânicas funcionam como um excelente exercício de imaginação, argumentação e raciocínio abstrato para crianças.
Pictureka! Seja rápido, encontre primeiro! Exercite os músculos do seu cérebro nesse jogo de criatividade!!! #fica a dica!
Baseado no jogo de tabuleiro de mesmo nome, Pictureka é um dinâmico card game da Hasbro (para dois ou mais jogadores).
Descrição: Encontrar figuras é o elemento chave em Pictureka. O jogo possui dois tipos de cards: os de missão e os de figura. As cartas de missão dizem aos jogadores quais elementos eles devem encontrar nas divertidas ilustrações dos cards de figura. Se o elemento encontrado não for obvio o suficiente para convencer a todos, o jogador deve tentar persuadir os demais participantes.
Objetivo: Estas mecânicas funcionam como um excelente exercício de imaginação, argumentação e raciocínio abstrato para crianças.
Pictureka! Seja rápido, encontre primeiro! Exercite os músculos do seu cérebro nesse jogo de criatividade!!! #fica a dica!
_____________________________________________________________________
Trabalha funções executivas.
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
Jogos simbólicos
JOGOS SIMBÓLICOS PRAZER DE BRINCAR E APRENDER.
O jogo simbólico é, assim, a representação corporal do imaginário, e apesar de nele predominar a fantasia, a atividade psicomotora exercida acaba por prender a criança à realidade. Na sua imaginação ela pode modificar a sua vontade, usando o "faz de conta", mas quando expressa corporalmente as atividades, ela precisa respeitar a realidade concreta e as relações do mundo real.
Pelo jogo simbólico, a criança exercita não só a sua capacidade de pensar, ou seja, de representar simbolicamente as suas ações.
JOGO SIMBÓLICO EM EVA
Objetivo: Exercitar a capacidade de pensar, de representar simbolicamente bem como: transformar problemas, analisar ações, menor independência, maior interação, buscar soluções, melhorar estratégias, organização do pensamento e da escrita.
Material:
Recortar diferentes formas geométricas, animais, objetos e outros.
Uma folha de papel madeira para a montagem do cenário.
Consigna: Vamos brincar de faz de conta?
Escolha entre essas diferentes formas e monte um cenário.
Desenvolvimento: Deixar o aluno livre para montar, criar e recriar o cenário a partir das diferentes formas ao concluir peça para descrever o cenário e depois criar uma história ou um texto que pode ser verbal ou escrito.
O jogo simbólico é, assim, a representação corporal do imaginário, e apesar de nele predominar a fantasia, a atividade psicomotora exercida acaba por prender a criança à realidade. Na sua imaginação ela pode modificar a sua vontade, usando o "faz de conta", mas quando expressa corporalmente as atividades, ela precisa respeitar a realidade concreta e as relações do mundo real.
Pelo jogo simbólico, a criança exercita não só a sua capacidade de pensar, ou seja, de representar simbolicamente as suas ações.
JOGO SIMBÓLICO EM EVA
Objetivo: Exercitar a capacidade de pensar, de representar simbolicamente bem como: transformar problemas, analisar ações, menor independência, maior interação, buscar soluções, melhorar estratégias, organização do pensamento e da escrita.
Material:
Recortar diferentes formas geométricas, animais, objetos e outros.
Uma folha de papel madeira para a montagem do cenário.
Consigna: Vamos brincar de faz de conta?
Escolha entre essas diferentes formas e monte um cenário.
Desenvolvimento: Deixar o aluno livre para montar, criar e recriar o cenário a partir das diferentes formas ao concluir peça para descrever o cenário e depois criar uma história ou um texto que pode ser verbal ou escrito.
_____________________________________________________________________
Jogos para trabalhar valores e regras
"Siga em frente" - jogo do trânsito. Criei este jogo no intuito de trabalhar na clínica dificuldades com regras e valores.
consiste em um tabuleiro com uma pista, com um semáforo, uma placa de Pare e um carro. Uso da seguinte maneira: Antes de iniciar este jogo, o Pp deve ter em pose informações do cliente. O paciente representa o carro.
O carro anda toda vez que responde alguma pergunta, geralmente situações que envolve regras, por ex: Vc acha certo isto? aquilo? enfim, de acordo com a queixa e as observações no consultório.
Em seguida, ao chegar no semáforo, ele é confrontado com situações pode, não pode... Por ex: ao chegar no semáforo o sinal está vermelho, então se trabalha com placas contendo desenhos ou em outra versão desenha-se situações como: não pode brigar com o irmão ou colega; Não pode gritar: Não pode ficar sem fazer a tarefa. tudo construido com a participação da cça... Se o sinal é amarelo, trabalha-se com situações dos valores, por ex: esperar a vez de ir ao banheiro, de falar, de ajudar, de ser ajudado, de comportamento, de aprendizado.... Sinal verde, atitudes que já estão sendo feitas e estão liberadas para seguir.
ao chegar na placa Pare, pergunte para a cça se ela está preparada para chegar ao destino final, então ganha-se a carteira de motorista e diz que sempre que não seguir as regras perde ponto na carteira e seguindo-as ganha carimbos de passaporte liberado, pode-se criar outros incentivos positivos, a critério.
É interessante com cças de 4 a 7 anos, mas pode ser usado em outras idades e de outras maneiras, tudo vai depender da criatividade e da necessidade.
De que vamos precisar?
consiste em um tabuleiro com uma pista, com um semáforo, uma placa de Pare e um carro. Uso da seguinte maneira: Antes de iniciar este jogo, o Pp deve ter em pose informações do cliente. O paciente representa o carro.
O carro anda toda vez que responde alguma pergunta, geralmente situações que envolve regras, por ex: Vc acha certo isto? aquilo? enfim, de acordo com a queixa e as observações no consultório.
Em seguida, ao chegar no semáforo, ele é confrontado com situações pode, não pode... Por ex: ao chegar no semáforo o sinal está vermelho, então se trabalha com placas contendo desenhos ou em outra versão desenha-se situações como: não pode brigar com o irmão ou colega; Não pode gritar: Não pode ficar sem fazer a tarefa. tudo construido com a participação da cça... Se o sinal é amarelo, trabalha-se com situações dos valores, por ex: esperar a vez de ir ao banheiro, de falar, de ajudar, de ser ajudado, de comportamento, de aprendizado.... Sinal verde, atitudes que já estão sendo feitas e estão liberadas para seguir.
ao chegar na placa Pare, pergunte para a cça se ela está preparada para chegar ao destino final, então ganha-se a carteira de motorista e diz que sempre que não seguir as regras perde ponto na carteira e seguindo-as ganha carimbos de passaporte liberado, pode-se criar outros incentivos positivos, a critério.
É interessante com cças de 4 a 7 anos, mas pode ser usado em outras idades e de outras maneiras, tudo vai depender da criatividade e da necessidade.
Aprenda a fazer um divertido jogo para ajudar na alfabetização dos alunos com reciclagem garrafa pet e pedacinhos de EVA.
Hoje vamos aprender como fazer um jogo muito divertido para ajudar na alfabetização de seus alunos usando garrafa pet e pedacinhos de EVA de várias cores. Muito fácil e útil para trabalhar com turmas da educação infantil. Atenção para aprender!!!
De que vamos precisar?
Você vai precisar de garrafa pet, EVA de várias cores picotados (pode ser papel também), cartelas com letras, números e palavras. Você pode fazer suas cartelas em papel ou EVA (com pincel) ou imprimir.
Como que faz?
Pegue todos os pedacinho de EVA ou papel picotados e coloque na garrafa. Coloque também as letras, palavras e números. Feche a garrafa e 'proteja' a tampa com EVA para evitar machucar alguma criança. Se quiser decorar a garrafa por fora fique a vontade.
Como que funciona o jogo?
O jogo funciona como uma espécie de 'pedra, papel e tesoura'. Cada criança fica com uma garrafa e balança até a ordem do educador. Você escolhe uma das 03 opções e diz:'Letra', 'Número' ou 'Palavra'. Assim que você der a ordem, as crianças param de balançar a garrafa para ver o que apareceu. Quem conseguir achar e responder mais rápido ganha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário