PLANEJAMENTOS anual para Estimulação Essencial da
Educação Especial
Objetivo geral:
• Promover o desenvolvimento tais como: global: motora, sensório-perceptiva, cognitiva, comunicação, sócio-emocional e auto-cuidado. da criança aproximando-o ao máximo do normal, favorecendo a manutenção e aprimoramento das funções existentes, prevenindo vícios posturais patológicos e primando pela independência, recuperação ou adaptação em diferentes níveis.
• Através da Estimulação, busca evitar e minimizar prejuízos futuros, buscando garantir a funcionalidade humana.
Ária sensório perceptiva
Conteúdos:
• Visão
• Audição
• Tato
• Olfato
• Esquema corporal
• Percepção espacial
Objetivos:
• Promover o desenvolvimento da percepção visual, fazendo com que a visão seja instrumento de enriquecimento de experiência sensoriais em todos os campos.
• Favorecer o desenvolvimento da identificação, localização, discriminação e seleção de sons necessários para a compreensão do ambiente em que se desenvolve.
• Proporcionar oportunidades que enriquecem as sensações da criança em termos de calor de: calor, frio, dor, consistência, textura, espessura etc.
• Favorecer o Maximo o desenvolvimento de suas faculdades gustativos e olfativos como o meio, conhecimento e relação ambiente.
• Habilitar a criança na aquisição de posturas adequadas a disposição e movimento, desenvolvimento o equilíbrio, a locomoção, alem da concepção integral da imagem corporal.
• Favorecer os meios que auxiliam a adaptação e socialização no ambiente em que a criança se desenvolve favorecendo a integração em seu meio social.
Metodologia:
• Em suspiro estimular a fixação do olhar no rosto humano, usando voz suave e mímica;
• Estimular a fixação do olhar em diversos sentidos;
• Ativar brinquedos sonoros dentro de seu campo visual e fora de seu campo visual. (livrinhos estampados, animais de pelúcia, espelhos, esponjas ásperas, e macias);
• Massagear o corpo do bebe com varias texturas e temperaturas diferentes (liso áspero, espeta, acaricia macio, duro, quente, frio, etc.). (para aceitação do contato e desenvolver o tato);
• Estimular sabores diferentes e consistências de alimentos para desenvolver o paladar e aceitação de vários alimentos;
• Usar estímulos olfativos diversos, como perfumes, frutas, alimentos, desinfetantes, álcool, usando sempre termo bom ruim;
• Estimular rolar, arrastar, engatinhar, permitindo a exploração do meio ambiente colocando brinquedos da preferência da criança;
• Desenvolver atividades com brinquedos pequenos de fácil preensão, argolas, caixas de diferentes tamanhos, cubos para empilhar, bastão com argolas, pinos para encaixe, tabuleiro, objeto para puxar com barbantes, caixas com objetos semelhantes, etc.;
• Vivenciar utensílios de casa, tais como: panelinhas, colheres, xícaras, roupinha de boneca, cartela com zíper, botões, colchonetes, fivelas;
• Modificar as posições da criança quando sentadas ou deitadas: observar os bebês para descobrir em que posição fica mais ou menos confortável;
• Tocar acalantar, e massagear os bebês para que ele possa perceber a parte do corpo que não alcança sozinho.
Ária da comunicação
Conteúdos:
• Linguagem;
• Movimentos orofaciais e fortalecimento dos músculos buço-lingua;
• Ordens simples;
• Nomenclatura dos objetos;
• Esquema corporal;
• Ambiente escolar (adaptação).
Objetivos:
• Emitir sons culturais;
• Proporcionar momentos de relacionamentos;
• Atender pelo seu nome;
• Prazer em emitir sons diversos e familiares;
• Entender significado de ‘“não, dá para mim, quer”;
• Estimular movimentos de língua, lábios;
• Ações simples acompanhadas de palavras;
• Associar objeto com o nome;
• Identificar de si mesmo.
Metodologia:
• Falar suavemente com a criança, com tom de voz agradável, aproximando-se dela. Acariciá-la, pega-la, no colo, beijá-la mantendo contato com o corpo, olho no olho. Falar muito, sempre observando a reação da criança, emitir sons, renitindo sons emitidos pela criança;
• Oferecer brinquedos estimulantes para favorecer a vocalização;
• Aproveitar horas do banho, de alimentação, de brincar, manter sempre expressão de alegria facial, de agrado, interagindo com ele, fortalecendo a sensação de amor e segurança;
• Chamá-la pelo seu nome;
• Estimular a emitir sons familiares, usando sempre gestos acompanhado de palavras, estimular o “vem, estender o braço”;
• Usar sons de voz seguro quando disser não a criança;
• Pedir um brinquedo, estendendo a mão e pedir “dá pra mim”, estimulando entender a mão e emitir “dá” quando deseja um objeto;
• Pedir objetos de uso diário da criança, refletindo no espelho, dizendo o nome da mesma, segurar a mão e nomear e mostrar as outras partes do corpo;
• Livros de historia, fantoches, bonecas e bichinhos de diferentes tamanhos, quebra cabeça simples, boneco articulado, etc.
Área motora
Conteúdos:
• Evolução motora ampla: favorece a criança no desenvolvimento motor e bom equilíbrio do corpo;
• Evolução motora fina: favorece a criança na coordenação viso-motor;
• Conhecer as mãos, pegar objetos, amassar e rasgar papel, rabiscar, pintar, etc.
Objetivos:
• Apresentar movimentos não dirigidos de todas as partes do corpo;
• Descobrir as mãos;
• Desenvolver o equilíbrio da criança;
• Fixação ocultar;
• Sentar com apoio;
• Arrastar e engatilhar;
• Erguer-se com apoio nos moveis;
• Usar movimentos de pinça;
• Folhear livros e revistas;
• Desenvolver músculos nas extremidades;
• Distribuir o peso do corpo nos pés;
• Desenvolver habilidades para a marcha;
• Rolar sobre si mesmo.
Metodologia:
• Mover a cabeça, mãos e pés, estender e fechar as involuntariamente;
• Balançar as mãos da criança em sua linha de visão;
• Bater palmas segurando as mãos da criança na sua linha de visão;
• Segurar as mãos da criança dando apoio na cabeça, traciona-la para sentar;
• Voltar à posição deitada mantendo apoio a cabeça;
• Colocá-la sentada com apoio no triangulo, sofá ou cadeiras como: bebê conforto;
• Passá-lo de deitado para sentado, dando apoio nas mãos e mantendo as pernas esticadas. A criança arrastar-se, dando um ligeiro apoio nos membros inferiores;
• Estimular a erguer com apoio de moveis, a observar gravuras e relacionar o seu uso, imitir gestos, subir e descer escadas engatinhando;
• Rolar, engatinhar, andar, etc.;
• Estimular com apoio a criança, fazer movimentos de marcha, caminhar com ela respeitando os passos dela;
• Utilizar bola e rolo (grande) e fazer com que ela empurre, para estimular o equilíbrio da criança.
Área cognitiva
Conteúdos:
• Produção de sons;
• Emissão de gestos;
• Nomeação de objetos e pessoas;
• Atenção à história;
• Apontar para figuras e objetos;
• Sons onomatofericos;
• Interesse, gestos e preferências pessoais.
Objetivos:
• Fixação ocular;
• Explorar objetos;
• Encontrar objetos parcialmente escondidos;
• Reagir a estímulos interessantes;
• Desenvolver a intencionalidade golpeando objetos;
• Descobrir novas maneiras de atingir os fins desejados;
• Imitar ações e objetos;
• Resolver pequenos problemas;
Metodologia:
• Fazer com que a criança troque de olhar com dois objetos;
• Procurar fonte sonora com os olhos;
• Persecução visual de um objeto até seu ponto de desaparecimento;
• Estimular a buscar e descobrir a fonte sonora com os olhos mudando sempre a posição da criança no espaço. (sentada, deitada em decúbito ventral);
• Estimular a segurar objetos de fácil manuseio, de vários tamanhos e texturas, levá-los á boca varias vezes, explorando livremente;
• Deixar objetos de interesse de a criança cair fora do seu alcance, observando o brinquedo;
• Fazer desaparecer e aparecer brinquedos do interesse da criança, cobrindo-o com um pano, deixando aparecer um pedaço do mesmo, depois cobrir totalmente, verbalizando: “sumiu”, “achou”;
• Estimular a retirar o pano do rosto;
• Brincadeiras suaves com a criança, aproximação rosto X rosto, nariz X nariz, beijos na barriga, balançar;
• Dar dois objetos iguais nas mãos, estimular a bater um no outro, bater contra a superfície, sacudir com intenção e observar o efeito do som;
• Estimular a criança a buscar objetos longe de seu alcance usando a locomoção;
• Realizar movimentos com bater palmas, jogar beijos, dar tchau, abrir e fechar os olhos, etc.
Exercícios de articulação e respiração
Conteúdos:
• Sugar canudos graduando consistência do liquido
• Inspiração com nasale expiração em sopro em atividades lúdicas
• Sopro
• Coisas leves
• Brinquedos de sopro
• Estimulação fonética, associada às ações em atividades cotidianas.
• Estimular movimentos ativos de bater, balançar, tocar, soltar objetos e vocalizar fonemas como: boneca nana neném; avião vum, vum; martelo: pa alimento: nham, nham, tambor: bam, bam, bexiga esvaziando: ch, ch, objeto caindo: ô,ô,ô violão: boneco: eleva-lo e dizer “opa”; perfume: humm, bexiga amarrada: bater e dizer “pá”, pá, pá,vocalizar em diversas atividades para e com a criança;
• Proporcionar situações em que a criança com a voz sem interferência de outras pessoas.
Objetivos:
• Estimular órgãos fono-articulatórios, respiração, sons e palavras através de exercícios dados em forma lúdica e dirigidos, visando á preparação inicial da fala.
• Estimular compreensão de ordens cotidianas, identificação de objetos e elementos do meio-ambiente através do concreto, iniciando transferência para figuras.
Área atividade da vida diária
Conteúdos:
• Higiene pessoal
• Vespir / vestir
• Auto cuidado
• Alimentação
Objetivos:
• Controle esfincteriano e participação na higiene,
• Despir/ vestir.
• Utilizar colher e copo de forma independente.
Metodologia:
• Com ajuda parcial, utilizar a dica verbal quando é capaz de executar a atividade.
• Lavar mãos e rosto Abrir a torneira, pegar e passar sabonete nas mãos, fechar a torneira, enxugar mãos e rosto, pendurar a toalha recoloca-lo no lugar, escovar os dentes (utilizar o espelho), enxaguar a boca, lavar a escova e guardar, pentear-se o cabelo lado frente e atrás.
• Estimular a criança a tirar e por sapato, meias e roupas.
• Conduzir a criança sempre que for necessário avaliando os casos para que não tire a autonomia da mesma.
• Utilizar a cadeirinha de conforto no horário da alimentação, mostrar a criança como manusear alimento, mastigar e degustar.
• Realizar as atividades com a criança sempre dialogando
• Avaliação:
A avaliação dos conteúdos será dada de forma continua através da observação e interação em suas atitudes, comportamentos, relacionamentos com o outro e em grupo, a todo o momento, podendo o professor intervir sempre que necessário visando à formação da criança.
A estimulação essencial é:
• O atendimento prestado a partir do nascimento a criança que apresenta problemas evolutivos decorrentes de fatores orgânicos ou ambientais, por uma equipe multidisciplinar, com a participação efetiva da família, com objetivo de proporcionar o desenvolvimento integral da criança” (CENESP. 1984 p-26)
• As crianças atendidas são da faixa etária de 0 a 03 anos, ou um determinado tempo que a criança necessite deste atendimento de estimulação para acelerar o desenvolvimento, minimizando dificuldades através da utilização de métodos, técnicas e recursos especiais, incluindo numa programação curricular o mais próximo da realidade comum a todas as crianças.
PLANEJAMENTO ANUAL - EDUCAÇÃO ESPECIAL
OBJETIVO: trabalhar todos os conteúdos através de
atividades temáticas, levando a um conhecimento mais aprofundado de cada
assunto e tendo como encerramento uma lembrança do tema.
OBSERVAÇÃO: esse planejamento foi elaborado para
ser desenvolvido com alunos especiais (DM), pois esses precisam de um tempo
maior para assimilação das informações. No entanto, também o usei com alunos de
Educação Infantil.
Como foi elaborado para o ano letivo de 2007,
algumas datas móveis podem ser alteradas.
FEVEREIRO
TEMA
|
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
|
CONCLUSÃO DO
PROJETO
|
Eu e minha família
|
Reconhecer a escrita do próprio
nome, dos colegas e dos entes familiares, sabendo identificá-los nas
diversas situações do cotidiano; aguçar o vínculo familiar e os bons
sentimentos; conhecer a história do nome; desenvolver e ampliar sua capacidade de comunicação oral;
proporcionar noções de quantidade; reconhecer os numerais em variadas fontes
de informação; desenvolver o ato de medir e comparar; quantificar os membros
da família e da classe; ouvir e cantar músicas sobre o coleginha e a família.
|
Colar com 2 pingentes: nome e
significado
|
Esquema corporal
|
Reconhecer a escrita das partes
do corpo; identificar as funções e posições das partes externas do corpo;
desenvolver a oralidade; quantificar as partes do corpo; identificar partes
que são apresentadas individualmente e aos pares; reconhecer os numerais em
variadas fontes de informação; desenvolver o ato de medir e comparar;
resolver problemas lógicos quanto à função de cada parte; desenvolver ritmo,
lateralidade e expressão corporal.
|
Bonequinho (a) que movimenta as
pernas e os braços
|
Carnaval
|
Conhecer as tradições
carnavalescas; acompanhar o ritmo e conhecer os instrumentos utilizados;
reconhecer a escrita de objetos carnavalescos; desenvolver a musicalidade;
quantificar elementos; reconhecer os numerais em variadas fontes de
informação; desenvolver o ato de medir e comparar.
|
Confete
|
MARÇO
TEMA
|
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
|
CONCLUSÃO DO
PROJETO
|
Animais terrestres e aquáticos
|
Identificar os nomes de animais
terrestres e aquáticos de acordo com a sua sonoridade; relacionar os
diferentes animais e seu habitat natural e a importância de sua preservação;
diferenciar fêmeas de machos; reconhecer os sons e os tipos de patas dos
animais; diferenciar animais domésticos e silvestres; despertar a curiosidade
em relação as características dos animais; quantificar animais; reconhecer os
numerais em variadas fontes de informação; desenvolver o ato de medir e comparar; resolver
problemas lógicos; conhecer músicas sobre esses animais.
|
Tatuagem (carimbo) de animal
aquático e terrestre.
|
Animais: répteis e aves
|
Identificar os nomes de animais
répteis e aves de acordo com a sua sonoridade; relacionar os diferentes
animais e seu habitat natural e a importância de sua preservação; diferenciar
fêmeas de machos; reconhecer os sons e os tipos de patas dos animais;
diferenciar animais domésticos e silvestres; despertar a curiosidade em
relação às características dos animais; quantificar animais; reconhecer os
numerais em variadas fontes de informação; desenvolver o ato de medir e
comparar; resolver problemas lógicos; conhecer músicas sobre esses animais.
|
Tatuagem (carimbo) de réptil e
ave.
|
Outono
|
Reconhecer a escrita de
palavras relacionadas ao outono levando em conta sua sonoridade; desenvolver
a oralidade; conhecer as características e o clima da estação; conhecer as
diversas espécies de frutas e folhas e suas cores; compreender a importância
das frutas para o nosso organismo; quantificar elementos relacionados à
estação; reconhecer os numerais em variadas fontes de informação; desenvolver
o ato de medir e comparar; resolver problemas lógicos relacionados ao tema;
ouvir músicas sobre a estação das frutas.
|
Colar de folhas das plantas ou
de frutas (feitas pelos alunos).
|
Saúde e alimentação
|
Identificar a escrita de
alimentos saudáveis ao nosso organismo, de acordo com a sua sonoridade;
desenvolver a oralidade; reconhecer o que é necessário para se ter uma boa
alimentação e assim manter a saúde; compreender a importância de se conservar
a saúde dos dentes e prevenção de cáries; quantificar e relacionar alimentos
nutritivos; reconhecer os numerais em variadas fontes de informação;
desenvolver o ato de medir e comparar; ouvir e conhecer músicas sobre a boa
alimentação.
|
Dobradura ou viseira de
melancia.
|
ABRIL
TEMA
|
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
|
CONCLUSÃO DO
PROJETO
|
Monteiro Lobato
|
Reconhecer a grafia das
personagens de Monteiro Lobato através de sua sonoridade; interpretar as
histórias; desenvolver a oralidade e a entonação; representar as
características das personagens; identificar o local das histórias;
quantificar e relacionar personagens; resolve situações que envolvam o
raciocínio lógico; reconhecer os numerais em variadas fontes de informação;
desenvolver o ato de medir e comparar; ouvir as músicas feitas para o
programa Sítio do Pica-pau Amarelo.
|
Dedoche da Emília
|
Páscoa
|
Identificar a escrita dos
símbolos da Páscoa de acordo com a sua sonoridade; compreender o verdadeiro
significado da Páscoa; identificar e entender os símbolos pascais;
desenvolver o raciocínio lógico; interpretar situações do cotidiano;
quantificar, relacionar, organizar e agrupar; reconhecer os numerais em
variadas fontes de informação; desenvolver o ato de medir e comparar;
conhecer músicas sobre a Páscoa.
|
Colar com a cruz do Papai do
Céu
|
Índio e Tiradentes
|
Associar a escrita de palavras
sobre o tema com sua sonoridade; desenvolver a oralidade e a interpretação;
conhecer e valorizar os hábitos e costumes indígenas; reconhecer o local onde
vivem os índios; conhecer a importância de Tiradentes para a nossa história;
quantificar, relacionar, organizar e agrupar; reconhecer os numerais em
variadas fontes de informação; desenvolver o ato de medir e comparar; ouvir
músicas e poesias sobre índios e Tiradentes.
|
Cocar
|
Descobri-mento do Brasil
|
Reconhecer e relacionar a escrita
de palavras com a sua sonoridade; conhecer um pouco da história do
descobrimento do Brasil e seu principal personagem; organizar idéias,
quantificar, relacionar e agrupar informações matemáticas;comunicar idéias
matemáticas, hipóteses, processos utilizados e resultados encontrados em
situações problema relativas a quantidades reconhecer os numerais em
variadas fontes de informação; desenvolver o ato de medir e comparar.
|
Mapa do Brasil ou dobradura do
barco
|
MAIO
TEMA
|
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
|
CONCLUSÃO DO
PROJETO
|
Mães
|
Escolha da mensagem e escrita
do cartão para homenagear as mães (pessoa que cuida da criança), relacionando
a escrita com sua sonoridade; interpretar de idéias; conscientizar as
crianças sobre obediência, respeito e amor; valorizar as mães adotivas;
propor a resolução de situações do cotidiano; organizar idéias, quantificar,
relacionar e agrupar informações matemáticas; reconhecer os numerais em
variadas fontes de informação; desenvolver o ato de medir e comparar;
conhecer poesias e músicas que homenageiam as mães.
|
Cartão
|
Meios de transporte
|
Reconhecer e relacionar a
escrita de palavras relacionadas ao tema com a sua sonoridade; interpretar
idéias; conhecer as características e as utilidades dos meios de transporte
aéreo, marítimo e terrestre; perceber a importância dos meios de transportes
para o progresso do homem; propor a resolução de situações do cotidiano;
organizar idéias, quantificar, relacionar e agrupar informações matemáticas;
reconhecer os numerais em variadas fontes de informação; desenvolver o ato de
medir e comparar; conhecer poesias e músicas sobre o tema.
|
Carrinho feito de sucata
|
Trânsito
|
Associar a escrita de palavras
sobre o tema com sua sonoridade; desenvolver a oralidade e a interpretação;
conhecer as principais regras de trânsito para pedestre e motorista; propor a
resolução de situações do cotidiano; organizar idéias, quantificar,
relacionar e agrupar informações matemáticas; reconhecer os numerais em
variadas fontes de informação; desenvolver o ato de medir e comparar;
conhecer poesia e música sobre o tema.
|
Semáforo no palito de sorvete
|
Contos de fada
|
Reconhecer a escrita de
personagens conhecidos dos contos; desenvolver o gosto, o interesse, o hábito
e a curiosidade pela leitura; trabalhar a oralidade com a devida entonação;
reconhecer os numerais em variadas fontes de informação; desenvolver o ato de
medir e comparar; quantificar personagens; resolver problemas lógicos;
analisar as condutas comportamentais das personagens; desenvolver a
musicalidade e a entonação.
|
Máscara lobo mau (meninos) e
Chapeuzinho Vermelho (meninas)
|
JUNHO
TEMA
|
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
|
CONCLUSÃO DO PROJETO
|
Meio ambiente
|
Desenvolver hipóteses sobre a
escrita de palavras relacionadas ao tema; desenvolver e estimular a escrita
espontânea; perceber que os ambientes possuem diferenças quanto ao som, à luz
e ao cheiro; relacionar algumas ações que contribuem para a preservação do
meio ambiente; perceber a importância dos elementos naturais para a vida;
propor a resolução de situações do cotidiano; desenvolver o raciocínio
lógico; organizar idéias, quantificar, relacionar e agrupar informações
matemáticas; reconhecer os numerais em variadas fontes de informação;
desenvolver o ato de medir e comparar; conhecer poesia sobre o tema.
|
Feijão plantado no algodão dentro do copinho de
café
|
Formas geométricas
|
Construir hipóteses sobre a
escrita de palavras relacionadas ao tema; desenvolver e estimular a escrita
espontânea; distinguir e identificar formas geométricas presentes no
ambiente; reconhecer e nomear as principais formas; resolver situações do
cotidiano; desenvolver o raciocínio lógico; organizar idéias, quantificar,
relacionar e agrupar informações matemáticas; reconhecer os numerais em
variadas fontes de informação; desenvolver o ato de medir e comparar.
|
Dado ou colar das figuras geométricas
|
Inverno
|
Desenvolver hipóteses sobre a
escrita de palavras vinculadas ao tema; desenvolver e estimular a escrita
espontânea; desenvolver a oralidade; conhecer as características e o clima da
estação; compreender a importância de se proteger do frio e a necessidade da
doação de agasalhos para as pessoas que não o tem; quantificar elementos
relacionados à estação; reconhecer os numerais em variadas fontes de
informação; desenvolver o ato de medir e comparar; resolver problemas lógicos
relacionados ao tema; conhecer e recitar poesia sobre o tema.
|
Cachecol de crepom
|
Festa Junina
|
Construir hipóteses sobre a
escrita de palavras relacionadas ao tema; desenvolver e estimular a escrita
espontânea; desenvolver a oralidade; resgatar e valorizar a nossa cultura;
preservar o meio ambiente, proibindo os balões; quantificar, relacionar e
agrupar informações matemáticas; reconhecer os numerais em variadas fontes de
informação; desenvolver o ato de medir e comparar; conhecer e cantar as
músicas das festas juninas.
|
Máscara de caipira
|
JULHO
TEMA
|
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
|
CONCLUSÃO DO PROJETO
|
Profissões
|
Desenvolver hipóteses sobre a
escrita de algumas profissões; desenvolver e estimular a escrita espontânea;
desenvolver a oralidade; relacionar profissões e seus devidos profissionais;
identificar e valorizar as características de cada profissão; relacionar e
agrupar informações matemáticas; reconhecer os numerais em variadas fontes de
informação; desenvolver o ato de medir e comparar.
|
Estetoscópio de cartolina
|
Órgãos do sentido
|
Construir hipóteses sobre a
escrita de palavras relacionadas ao tema; desenvolver e estimular a escrita
espontânea; desenvolver a oralidade; nomear e relacionar os órgãos do corpo
responsáveis pelos sentidos e reconhecer suas respectivas funções;
identificar órgãos que são apresentadas individualmente e aos pares; resolver
problemas lógicos quanto à função de cada parte; quantificar, relacionar e
agrupar informações matemáticas; reconhecer os numerais em variadas fontes de
informação; desenvolver o ato de medir e comparar; conhecer músicas que
apontem o nariz, a boca, o ouvido, as mãos e os olhos; desenvolver ritmo,
lateralidade e expressão corporal.
|
Pulseira com um órgão do sentido ou livrinho dos
órgãos
|
AGOSTO
TEMA
|
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
|
CONCLUSÃO DO PROJETO
|
Pais
|
Desenvolver hipóteses sobre a
escrita; desenvolver e estimular a escrita espontânea; desenvolver a
oralidade; valorizar o papel dos pais; escolha da mensagem e escrita do
cartão para homenagear os pais (pessoa que cuida da criança), relacionando a
escrita com sua sonoridade; interpretar fatos e idéias; conscientizar as
crianças sobre obediência, respeito e amor; valorizar os pais adotivos;
propor a resolução de situações do cotidiano; organizar idéias, quantificar,
relacionar e agrupar informações matemáticas; reconhecer os numerais em
variadas fontes de informação; desenvolver o ato de medir e comparar;
conhecer poesias e músicas que homenageiam os pais.
|
Cartão
|
Poesia
|
Elaborar hipóteses sobre a
escrita de poesias conhecidas; começar a reproduzir a escrita cursiva;
desenvolver e estimular a escrita espontânea e a oralidade; interpretar e
organizar idéias; propor a resolução de situações do cotidiano; quantificar,
relacionar e agrupar informações matemáticas; desenvolver o ato de medir e
comparar; reconhecer os numerais em variadas fontes de informação; resolver
problemas lógicos relacionados ao tema; conhecer e resolver operações
matemáticas simples (adição e subtração); relacionar a poesia a seu autor;
conhecer novas poesias para ampliar o repertório poético; conhecer poesias
que se tornaram músicas infantis.
|
Livrinho de poesias
|
Soldado
|
Elaborar hipóteses sobre a
escrita de palavras relacionadas ao tema; desenvolver e estimular a escrita
espontânea; perceber a importância do soldado para a nossa sociedade;
identificar as características e deveres de um soldado; interpretar idéias;
propor a resolução de situações do cotidiano; organizar idéias, quantificar,
relacionar e agrupar informações matemáticas; reconhecer os numerais em
variadas fontes de informação; desenvolver o ato de medir e comparar;
conhecer e resolver operação matemática simples (adição); conhecer músicas
sobre soldado.
|
Chapéu de jornal ou dobradura verde
|
Folclore
|
Desenvolver hipóteses sobre a
escrita de personagens do folclore brasileiro; desenvolver e estimular a
escrita espontânea; a oralidade e a criatividade; conhecer e identificar os
personagens folclóricos através de suas características; despertar nos alunos
o interesse por nossas tradições; interpretar idéias; propor a resolução de
situações do cotidiano; organizar idéias, quantificar, relacionar e agrupar
informações matemáticas; reconhecer os numerais em variadas fontes de
informação; desenvolver o ato de medir e comparar; conhecer e resolver
operação matemática simples (adição); conhecer e ouvir músicas folclóricas.
|
Máscara de Saci ou da Cuca
(meninos) e o espelho da Iara (meninas)
|
SETEMBRO
TEMA
|
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
|
CONCLUSÃO DO PROJETO
|
Pátria
|
Elaborar hipóteses sobre a
escrita de palavras relacionadas ao tema; mostrar a escrita cursiva;
desenvolver e estimular a escrita espontânea; perceber a importância de ser
patriota; identificar as formas que formarão o desenho de D. Pedro l;
interpretar idéias; propor a resolução de situações do cotidiano; organizar
idéias, quantificar, relacionar e agrupar informações matemáticas;
desenvolver o ato de medir e comparar; reconhecer os numerais em variadas
fontes de informação; conhecer e resolver operação matemática simples
(adição); cantar o Hino Nacional durante toda a semana.
|
D. Pedro l feito de tangram (com 2 cores – cavalo
e D. Pedro I)
|
Árvore
|
Construir hipóteses sobre a
escrita das partes da árvore e suas funções; mostrar a escrita cursiva;
desenvolver e estimular a escrita espontânea e a oralidade; nomear e
reconhecer as parte da árvore; compreender a importância da árvore para a
nossa sobrevivência; ressaltar os cuidados que devemos ter com a natureza;
interpretar e organizar idéias; propor a resolução de situações do cotidiano;
desenvolver o ato de medir e comparar; quantificar, relacionar e agrupar
informações matemáticas; reconhecer os numerais em variadas fontes de
informação; conhecer e resolver operação matemática simples (adição);
conhecer músicas sobre o tema.
|
Árvore pintada no rosto
|
Primavera
|
Desenvolver hipóteses sobre a
escrita de palavras relacionadas ao tema; mostrar a escrita cursiva;
desenvolver e estimular a escrita espontânea e a oralidade; conhecer as
características e o clima da estação; apreciar a beleza da estação, através
de suas formas e cores variadas; interpretar e organizar idéias; propor a
resolução de situações do cotidiano; quantificar, relacionar e agrupar
informações matemáticas; desenvolver o ato de medir e comparar; quantificar
elementos relacionados à estação; reconhecer os numerais em variadas fontes
de informação; resolver problemas lógicos relacionados ao tema; conhecer e
resolver operação matemática simples (adição); conhecer e recitar poesia
sobre o tema.
|
Flor de papel
|
Dengue
|
Elaborar hipóteses sobre a
escrita de palavras relacionadas ao tema; mostrar a escrita cursiva;
desenvolver e estimular a escrita espontânea; mobilizar os alunos no combate
à Dengue e os modos de prevenção; compreender o processo do ciclo de vida do
mosquito; alertar os alunos sobre os sintomas da Dengue; interpretar e
organizar idéias; propor a resolução de situações do cotidiano; quantificar,
relacionar e agrupar informações matemáticas; quantificar elementos
relacionados à estação; desenvolver o ato de medir e comparar; reconhecer os
numerais em variadas fontes de informação; resolver problemas lógicos
relacionados ao tema; conhecer e resolver operação matemática simples
(adição); conhecer e recitar poesia sobre o tema.
|
Placa de proibido Dengue
|
OUTUBRO
TEMA
|
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
|
CONCLUSÃO DO PROJETO
|
Cantigas de roda
|
Desenvolver hipóteses sobre a
escrita de cantigas conhecidas; começar a reproduzir a escrita cursiva;
desenvolver e estimular a escrita espontânea e a oralidade; conhecer as
cantigas cantadas pelas pessoas mais velhas; interpretar e organizar idéias;
propor a resolução de situações do cotidiano; quantificar, relacionar e
agrupar informações matemáticas; quantificar elementos relacionados à
estação; desenvolver o ato de medir e comparar; reconhecer os numerais em
variadas fontes de informação; resolver problemas lógicos relacionados ao
tema; conhecer e resolver operações matemáticas simples (adição e subtração);
cantar e gesticular as cantigas de roda mais conhecidas e adicionar outras ao
repertório.
|
Lencinho branco
(tecido ou TNT)
|
Crianças e professor
|
Construir hipóteses sobre a
escrita de direitos e deveres, brincadeiras, brinquedos e doces que os alunos
mais gostam; começar a reproduzir a escrita cursiva; desenvolver e estimular
a escrita espontânea e a oralidade; estimular a auto-estima; evidenciar
direitos e deveres das crianças; interpretar e organizar idéias; propor a
resolução de situações do cotidiano; quantificar, relacionar e agrupar
informações matemáticas; desenvolver o ato de medir e comparar; reconhecer os
numerais em variadas fontes de informação; conhecer e resolver operações
matemáticas simples (adição e subtração); resolver problemas lógicos
relacionados ao tema; cantar músicas infantis.
|
Brinquedo de sucata (bilboquê, pé de lata, vai e
vem)
|
Aniversário de Mairinque
|
Elaborar hipóteses sobre a
escrita dos símbolos da cidade: Estação, Horto Florestal, Maria Fumaça,
Igreja de São José; começar a reproduzir a escrita cursiva; desenvolver e
estimular a escrita espontânea e a oralidade; resgatar a cultura local;
conhecer e cantar o Hino de Mairinque; interpretar e organizar idéias; propor
a resolução de situações do cotidiano; quantificar, relacionar e agrupar
informações matemáticas; desenvolver o ato de medir e comparar; reconhecer os
numerais em variadas fontes de informação; conhecer e resolver operações
matemáticas simples (adição e subtração); resolver problemas lógicos
relacionados ao tema; cantar músicas infantis.
|
Maria Fumaça feita com caixa de pasta de dente e
tampinhas de garrafa PET ou a foto do Francisco de Paula Mayrink
|
Relógio / hora
|
Reconhecer e relacionar a
escrita de palavras relacionadas ao tema com a sua sonoridade; interpretar
idéias; obter noção de tempo; identificar hora inteira e meia hora; propor a
resolução de situações do cotidiano; organizar idéias, quantificar,
relacionar e agrupar informações matemáticas; reconhecer os numerais em
variadas fontes de informação; desenvolver o ato de medir e comparar;
conhecer poesia sobre o tema.
|
Relógio no braço ou de papel
|
NOVEMBRO / DEZEMBRO
TEMA
|
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
|
CONCLUSÃO DO PROJETO
|
Governantes e localização
|
Construir hipóteses sobre a
escrita dos nomes do prefeito, presidente, cidade, estado e país; começar a
reproduzir a escrita cursiva; desenvolver e estimular a escrita espontânea e
a oralidade; localizar a cidade no mapa do Estado e este no mapa do Brasil;
interpretar e organizar idéias; propor a resolução de situações do cotidiano;
quantificar, relacionar e agrupar informações matemáticas; desenvolver o ato
de medir e comparar; reconhecer os numerais em variadas fontes de informação;
resolver problemas lógicos relacionados ao tema; conhecer e resolver
operações matemáticas simples (adição e subtração).
|
Mapa de Mairinque com o bairro marcado
|
Bandeira
|
Elaborar hipóteses sobre a
escrita de palavras relacionadas ao tema; começar a reproduzir a escrita
cursiva; desenvolver e estimular a escrita espontânea e a oralidade; perceber
a importância de ser patriota; identificar as formas da nossa bandeira e o
significado das cores; interpretar idéias; propor a resolução de situações do
cotidiano; organizar idéias, quantificar, relacionar e agrupar informações
matemáticas; desenvolver o ato de medir e comparar; reconhecer os numerais em
variadas fontes de informação; conhecer e resolver operações matemáticas
simples (adição e subtração); conhecer e recitar poesias sobre o tema.
|
Confecção da Bandeira do Brasil
|
Higiene
|
Desenvolver hipóteses sobre a
escrita de produtos de higiene; começar a reproduzir a escrita cursiva;
desenvolver e estimular a escrita espontânea e a oralidade; conhecer as
funções e os cuidados a serem tomados com os objetos de higiene pessoal;
interpretar e organizar idéias; propor a resolução de situações do cotidiano;
quantificar, relacionar e agrupar informações matemáticas; desenvolver o ato
de medir e comparar; reconhecer os numerais em variadas fontes de informação;
resolver problemas lógicos relacionados ao tema; conhecer e resolver
operações matemáticas simples (adição e subtração); cantar músicas sobre o
tema.
|
Sabonetes enfeitados
|
Verão
|
Desenvolver hipóteses sobre a
escrita de palavras relacionadas ao tema; começar a reproduzir a escrita
cursiva; desenvolver e estimular a escrita espontânea e a oralidade; conhecer
as características e o clima da estação; conhecer métodos para aliviar o
calor e de se proteger do sol; interpretar e organizar idéias; propor a
resolução de situações do cotidiano; quantificar, relacionar e agrupar
informações matemáticas; desenvolver o ato de medir e comparar; quantificar
elementos relacionados à estação; reconhecer os numerais em variadas fontes
de informação; resolver problemas lógicos relacionados ao tema; conhecer e
resolver operações matemáticas simples (adição e subtração); conhecer e recitar
poesia sobre o tema.
|
Óculos de sol feito de colorset
e celofane colorido nas lentes
|
Natal
|
Construir hipóteses sobre a
escrita dos símbolos natalinos; começar a reproduzir a escrita cursiva;
desenvolver e estimular a escrita espontânea e a oralidade; compreender o
verdadeiro significado do Natal; comparar nosso clima tropical com o de
outros países onde há neve e assim justificar a roupa do Papai Noel;
interpretar e organizar idéias; propor a resolução de situações do cotidiano;
quantificar, relacionar e agrupar informações matemáticas; desenvolver o ato
de medir e comparar; reconhecer os numerais em variadas fontes de informação;
resolver problemas lógicos relacionados ao tema; conhecer e resolver
operações matemáticas simples (adição e subtração); cantar músicas natalinas.
|
Árvore de Natal
|
RECURSOS
A SEREM UTILIZADOS
Elaboração coletiva das regras da classe; escritas
espontânea, coletiva e dirigida; leituras individuais e coletivas;
interpretações orais e escritas; desenhos livres e dirigidos; formas
geométricas; rimas; ditados convencionais e mudo; elaboração de listas;
quebra-cabeça; acrósticos; palavras-chave; cruzadinhas; caça-palavras; recorte
com as mãos e com tesoura; colagem de materiais diversos; texturas; ordenação
de fatos; seqüências; poesias; músicas; pintura com giz de cera, lápis de cor,
com tinta a dedo, com pincel e com canudo; tangram; jogos e brincadeiras que
envolvam lateralidade; letras e números móveis; montagem e produção de
histórias orais e escritas, com e sem escriba (professora); datas comemorativas
e seus adereços (colares; óculos; mapas; chapéu; pulseiras; relógio; semáforo;
livrinhos, dedoches, cocar; tatuagens (carimbos); confete; boneco articulado;
cartões; dobraduras; máscaras; confecção de brinquedos de sucata; enfeites
carnavalescos, pascais e natalinos; lembrancinhas); brincadeiras
dirigidas; liga-pontos; gráficos; legendas; localização geográfica; jogos
diversos e suas regras (dama; bingos de animais, macho-fêmea, cores números,
palavras, objetos; jogo-da-velha; circuitos; forca); parlendas.
meustrabalhospedagógicosblogspot.com
TátilEstimulando o contato direto com as plantas e com as pistas sensórias existentes no piso e no corrimão
Equilíbrio e Propriocepção
O piso é composto por uma pista e corrimão com diferentes materiais, tais como: madeira, areia, argila e pedras de diferentes tamanhos e texturas, que proporcionará uma variação das sensações e da estabilidade
OlfativaO olfato será estimulado por um conjunto de diferentes estímulos como plantas que exalam perfumes (ervas, temperos e plantas medicinais)
AuditivaAlém do som em ambiente aberto, o som do nosso Jardim proporcionará o canto dos pássaros, o barulho do mensageiro dos ventos e um pequeno lago com cascata que permite o som do movimento dos peixes e do cair das águas.
Gustativa
Tão importante junto com a olfação, a associação poderá ser realizada através do gosto de algumas ervas e condimentos, que poderão ser utilizados em chás ou temperos.
VisualTodo o conjunto brinca com formas, cores e volumes, estimulando a visão.
CONSIDERAÇÕES SOBRE ADEQUAÇÃO CURRICULAR
A Adequação Curricular tem sim que partir do planejamento dos
Professores Regentes na Sala Regular, pois será utilizada nas aulas.
Contudo, quando o Professor da
sala regular tem algum tipo de dificuldade em trabalhar com o conteúdo mesmo
depois de ser adequado, eu costumo utilizar o espaço do AEE (Atendimento
Educacional Especializado), para o trabalho com o Aluno dentro do conteúdo da
Sala Regular, sempre no contraturno.
Por isso é imprescindível a
comunicação entre o Professor da Sala Regular e o Professor do AEE. É
importante lembrar que temos tipos de Adequações diferentes, das mais simples e
generalizadas, que são as Adequações posturais do Professor em Sala Regular, ou
seja, uma mudança de conduta em uma sala onde tenha algum Aluno (a) que tenha
determinada limitação, com aulas mais explicativas, com uso de imagens,
trabalhos em duplas e equipes produtivas, jogos simbólicos, etc. E Adequações
mais individualizadas que são aquelas nas quais aproximamos o conteúdo a ser
tratado na Sala Regular, das potencialidades do Aluno (a), com alguma
Necessidade Educacional Especial, através de atividades diferenciadas na forma,
não no conteúdo.
Pode-se para isso, utilizar o
espaço da sala de AEE, ou mesmo a Sala Regular. Aqui em SP, pela portaria
atual, podemos e devemos participar dentro do possível das Aulas Regulares. Eu
pessoalmente costumo interferir na Sala Regular quando sou convidada pelos
colegas ou quando sinto que o Aluno (a) está de alguma forma sendo prejudicado
(a).
Geralmente utilizo os encontros
com a Equipe Docente para tirar dúvidas ou ainda para montarmos a Adequação de
acordo com a aula prevista pelos Professores. Apesar de ser tarefa do colega da
Sala Regular, eu costumo iniciar as Adequações Individualizadas, com modelos de
atividades, para que os Professores familiarizem-se com o trabalho.
Deu certo, uns entendem rapidinho
e continuam sozinhos, outros tenho que ajudar o ano inteiro, mas eles realizam
as atividades com o Aluno e percebem o que é importante, conhecer o que
realmente o Aluno (a) sabe e o que tem dificuldade, para um Processo Avaliativo
digno e para que a Aprendizagem realmente aconteça. Outros ainda, simplesmente
não utilizam o material e aí assumo e realizo nos horários de AEE.
É uma luta! Mas por enquanto, somo
mais vitórias que fracassos!
As atividades de Adequações
Curriculares são sempre Individualizadas, por isso é importante que o
profissional de AEE conheça as Potencialidades e Dificuldades de cada Aluno (a).
O fato de terem o mesmo quadro de Deficiência, não significa que são
iguais suas Necessidades Educacionais.
As avaliações são também adequadas, mas com o trabalho de formação com
os Professores da Sala Regular, eles mesmos
costumam automaticamente adequar suas atividades avaliativas, me procurando apenas para analisar o trabalho que geralmente é muito bom.
costumam automaticamente adequar suas atividades avaliativas, me procurando apenas para analisar o trabalho que geralmente é muito bom.
Caso o Professor não consiga
realizar esse procedimento, costumo elencar algumas sugestões de Adequação das
Atividades Avaliativas.
Nas Provas Oficiais, costumo formar
uma equipe de aplicação Individualizada na Escola que atuo. Os membros da
Equipe são Educadores da própria escola que juntamente comigo, atendem
individualmente os Alunos com Necessidades Educacionais Especiais, como
escribas, ledores, interpretando questões, com materiais adaptados, caso seja necessário.
Parece ser difícil, mas basta que alguém assuma a mediação desse processo
de construção da Educação Inclusiva nas Escolas.
E o profissional de AEE torna-se
imprescindível para que isto aconteça.
Com o tempo tudo se organiza, os
Professores acostumam e começam a transformar sua Prática Pedagógica.
Em geral, começo ouvindo
críticas, algumas até bem pessoais e nada agradáveis. Quando encerro o trabalho
e mudo de Escola, fico feliz com os abraços, elogios e relatos de crescimento
profissional que a Inclusão proporcionou a todos.
É muito bom!
Abraço fraterno!
Abraço fraterno!
http://elaineaee.blogspot.com.br/2013/01/consideracoes-sobre-adequacao-curricular.html?spref=fb
EDUCAÇÃO ESPECIAL - Coisas interessantes para se trabalhar
JARDIM SENSORIAL
Os benefícios do Jardim Sensorial para pessoas com deficiência são relatados há muitos séculos atrás.
Nas primeiras décadas do século vinte, os profissionais da área da saúde começaram a se preocupar em desenvolver ambientes funcionais, reflexos de uma nova visão científica e tecnológica. Nos anos que se seguiram, muitos ambientes foram desenvolvidos e considerados eficientes para a reabilitação. Hoje se sabe que eles eram na verdade estressantes e inadequados, pois não supriam as necessidades emocionais e psicológicas dos pacientes. Surgiu então a necessidade de se criar locais de trabalho que, além de funcionais, proporcionam ao paciente um ambiente mais tranqüilo e o suporte psicológico necessário para lidar com suas limitações.
Foram assim criados os primeiros jardins terapêuticos.
Para que um espaço seja considerado um jardim precisa conter uma quantidade razoável de folhagens e flores. Pode ser construído tanto em ambientes abertos quanto fechados e seu tamanho pode variar de pequenos espaços a grandes áreas em parques urbanos.
O Jardim é bastante útil no tratamento de crianças temporariamente incapacitadas por acidente, cirurgia, trauma psicológico ou ainda aquelas com deficiência mental, sensorial e física.
A diversidade, a constante renovação e a multisensorialidade oferecida por esses espaços levam os pacientes, crianças, adolescentes e adultos a uma busca constante de novas interações, estimulando o desenvolvimento físico, mental e espiritual.
OBJETIVO GERAL
Proporcionar aos nossos alunos e usuários a possibilidade de um contato sensorial com a natureza, contribuindo para a sua reabilitação e melhora da qualidade de vida.
OBJETIVO ESPECÍFICO
Estimular o desenvolvimento físico, mental e espiritual dos atendidos;
Ativar a percepção;
Estimular além dos sentidos clássicos da visão, audição, olfato, gustação e tato, a propriocepção e o equilíbrio;
Proporcionar o contato com a natureza;
Oferecer novos espaços para a aprendizagem de cores, plantas, animais e etc.;
Avaliação da eficácia do mesmo;
BENEFICIÁRIOS
Alunos que freqüentam a Escola de Educação Especial e pacientes do Centro de Reabilitação de todas as idades, com:
Surdocegueira;
Deficiência visual;
Deficiência auditiva ou tátil
Déficit cognitivo
Deficientes motores com alterações de marcha, equilíbrio e propriocepção
Autismo
Deficiência múltipla
Pessoas que necessitam de relaxamento e contato com natureza para retornar a integração e seu corpo e de seus sentidos
METODOLOGIAO Jardim oferece mais que um atrativo visual, almejamos proporcionar aos nossos alunos e usuários a possibilidades de ter um contato com as plantas, através do olfato, do gosto e do tato, estimulando assim
Cultivaremos neste jardim espécies vegetais, que proporcionem grande contraste de cores, com diferentes aromas e texturas.
As plantas deverão ser percebidas através de todos os sentidos.
O local foi planejado com piso diferenciado para andantes, através de uma trilha com diferentes texturas que estimulem a propriocepção e o equilíbrio e com corrimão de bambu para apoio.
Na trilha do cadeirante o piso é cimentado visando a sua acessibilidade e cercado por corrimão com pistas táteis correspondente ao material do piso.
Entre as duas trilhas e no restante do jardim, 44 vasos com plantas com texturas e aromas diferentes poderão ser tocados pelos visitantes.
O pequeno lago com carpas e plantas aquáticas serão uma atração à parte, claro com a devida proteção visando a segurança de nossos alunos e usuários.
E finalizando um viveiro de pássaros com calopsita, periquitos australianos e mandarim manon, complementam o cenário capaz de surpreender e estimular a todos os sentidos.
ESTAÇÕESOs benefícios do Jardim Sensorial para pessoas com deficiência são relatados há muitos séculos atrás.
Nas primeiras décadas do século vinte, os profissionais da área da saúde começaram a se preocupar em desenvolver ambientes funcionais, reflexos de uma nova visão científica e tecnológica. Nos anos que se seguiram, muitos ambientes foram desenvolvidos e considerados eficientes para a reabilitação. Hoje se sabe que eles eram na verdade estressantes e inadequados, pois não supriam as necessidades emocionais e psicológicas dos pacientes. Surgiu então a necessidade de se criar locais de trabalho que, além de funcionais, proporcionam ao paciente um ambiente mais tranqüilo e o suporte psicológico necessário para lidar com suas limitações.
Foram assim criados os primeiros jardins terapêuticos.
Para que um espaço seja considerado um jardim precisa conter uma quantidade razoável de folhagens e flores. Pode ser construído tanto em ambientes abertos quanto fechados e seu tamanho pode variar de pequenos espaços a grandes áreas em parques urbanos.
O Jardim é bastante útil no tratamento de crianças temporariamente incapacitadas por acidente, cirurgia, trauma psicológico ou ainda aquelas com deficiência mental, sensorial e física.
A diversidade, a constante renovação e a multisensorialidade oferecida por esses espaços levam os pacientes, crianças, adolescentes e adultos a uma busca constante de novas interações, estimulando o desenvolvimento físico, mental e espiritual.
OBJETIVO GERAL
Proporcionar aos nossos alunos e usuários a possibilidade de um contato sensorial com a natureza, contribuindo para a sua reabilitação e melhora da qualidade de vida.
OBJETIVO ESPECÍFICO
Estimular o desenvolvimento físico, mental e espiritual dos atendidos;
Ativar a percepção;
Estimular além dos sentidos clássicos da visão, audição, olfato, gustação e tato, a propriocepção e o equilíbrio;
Proporcionar o contato com a natureza;
Oferecer novos espaços para a aprendizagem de cores, plantas, animais e etc.;
Avaliação da eficácia do mesmo;
BENEFICIÁRIOS
Alunos que freqüentam a Escola de Educação Especial e pacientes do Centro de Reabilitação de todas as idades, com:
Surdocegueira;
Deficiência visual;
Deficiência auditiva ou tátil
Déficit cognitivo
Deficientes motores com alterações de marcha, equilíbrio e propriocepção
Autismo
Deficiência múltipla
Pessoas que necessitam de relaxamento e contato com natureza para retornar a integração e seu corpo e de seus sentidos
METODOLOGIAO Jardim oferece mais que um atrativo visual, almejamos proporcionar aos nossos alunos e usuários a possibilidades de ter um contato com as plantas, através do olfato, do gosto e do tato, estimulando assim
Cultivaremos neste jardim espécies vegetais, que proporcionem grande contraste de cores, com diferentes aromas e texturas.
As plantas deverão ser percebidas através de todos os sentidos.
O local foi planejado com piso diferenciado para andantes, através de uma trilha com diferentes texturas que estimulem a propriocepção e o equilíbrio e com corrimão de bambu para apoio.
Na trilha do cadeirante o piso é cimentado visando a sua acessibilidade e cercado por corrimão com pistas táteis correspondente ao material do piso.
Entre as duas trilhas e no restante do jardim, 44 vasos com plantas com texturas e aromas diferentes poderão ser tocados pelos visitantes.
O pequeno lago com carpas e plantas aquáticas serão uma atração à parte, claro com a devida proteção visando a segurança de nossos alunos e usuários.
E finalizando um viveiro de pássaros com calopsita, periquitos australianos e mandarim manon, complementam o cenário capaz de surpreender e estimular a todos os sentidos.
TátilEstimulando o contato direto com as plantas e com as pistas sensórias existentes no piso e no corrimão
Equilíbrio e Propriocepção
O piso é composto por uma pista e corrimão com diferentes materiais, tais como: madeira, areia, argila e pedras de diferentes tamanhos e texturas, que proporcionará uma variação das sensações e da estabilidade
OlfativaO olfato será estimulado por um conjunto de diferentes estímulos como plantas que exalam perfumes (ervas, temperos e plantas medicinais)
AuditivaAlém do som em ambiente aberto, o som do nosso Jardim proporcionará o canto dos pássaros, o barulho do mensageiro dos ventos e um pequeno lago com cascata que permite o som do movimento dos peixes e do cair das águas.
Gustativa
Tão importante junto com a olfação, a associação poderá ser realizada através do gosto de algumas ervas e condimentos, que poderão ser utilizados em chás ou temperos.
VisualTodo o conjunto brinca com formas, cores e volumes, estimulando a visão.
n consigo mais entrar no meu blog q faço é esse
ResponderExcluirParabéns pelo material de educação especial, gostei muito
ResponderExcluir