Circuito de Psicomotricidade- tente e invente: sugestões de atividades práticas
Circuito de Psicomotricidade
Um
circuito de psicomotricidade com atividades psicomotoras dentro da
própria sala de aula ou em atividades recreativas pode ser um elemento
fundamental para minimizar dificuldades no desempenho escolar; quanto
mais movimentos a criança for incentivada a fazer, mais favorecerá a
prontidão para processo de alfabetização; o professor recebe em sua sala
de aula alunos de diversas realidades socioeconômicas e familiares,
crianças que tiveram pouca ou nenhuma estimulação psicomotora e não vai depender de muita “parafernália” que é divulgada. Tente, invente e veja os resultados. Abaixo das informações básicas
Esquema corporal
- Baixa coordenação, caligrafia ruim, leitura não harmoniosa, gesto
após palavra, não segue ritmo da leitura (frase, palavra),
imitação/cópia.
Lateralidade - Ordem espacial, não distingue esquerda x direita, direção gráfica (è), ordem num quadro, letras / números em "espelho", discriminação visual.
Percepção espacial - Esquerda x direita: b/d; p/q; 21/12.
- Alto/baixo: b/p; n/u; ou/on.
- Dentro/fora: espaço para escrita e leitura.
- Progressão/grandeza; classificação/seriação.
- Orientação
- Cálculos: 1 3 8 - 6 5 - 1 3
Orientação espacial e Temporal - Antes x depois: ordenação de sílabas, palavras, números...
- Matemática: noção de fileira, coluna, formas, ordem (dezenas/unidades).
Ordenação Controle muscular (tônus) - Perturbações do grafismo (motora fina)
- Manipulação/preensão
Percepção: Auditiva - visual - tátil - cinestésica - Escrita (ditado)
- Leitura
- Escrita (ditado, cópia,).
Fonte: Fonseca (1996, p.142).
Veja atividades para um Circuito de Psicomotricidade
( trabalhe cada atividade de forma competitiva e com todas as variações
possíveis: exemplo – equilíbrio: andar sobre uma linha ( fita crepe
colada ao chão) pé direito diante do esquerdo e vice-versa; olhando para
a fita, sem olhar para a fita, com um livro sobre a cabeça, uma não
maçã... no final quem não deixar cair à maça vai comê-la).
Jogo Twister
– divertido, competitivo, regras, limites, desafio, raciocínio lógico,
atenção, concentração, tonicidade, esquema corporal e lateralidade:
jogam os pares quem errar saí.
Bola ao Cesto
– improvise um cesto preso á janela: eminos contra meninas: coordenação
visomotora(visomotora têm como finalidade o domínio de campo visual,
associado à motricidade fina das mãos, dois elementos básicos para o
grafismo, concentração, atenção, lateralidade, estruturação espacial,
(em cima/ embaixo, dentro/fora, perto,longe, do lado…,
/
Equilibrio -equilíbrio,
que é a base essencial da coordenação dinâmica geral; destreza, o
controle muscular e a leveza dos movimentos;melhora o comando nervoso, a
precisão motora; orientação espacial, domínio do esquema corporal, organização e situação de
si mesmo notempo eno espaço; e de objetos: corpo, espaço e tempo ;
movimentação dos olhos da esquerda para a direita e vice versa;
proporção de altura e largura ;
Aumentando o grau de dificuldade:
Bola na Bôca no Palhaço:
Equilibrio:
Com inúmeras variações: olhando para fita, sem olhar, e objetos
diferentes sobre a cabeça: criança se o resto da turma em silêncio,
máximo de atenção e concentração de todos; articulação e da respiração;
dominio do corpo aperfeiçoando o equilíbrio.
Viodeokê
– com músicas infantis, cantigas de roda e movimentos do corpo.
Desenvolvimento psicomotor através da música e ritmo ( canto e dança
gestual):ajuda no raciocínio lógico-matemático, contribui para a compreensão da linguagem e para o desenvolvimento da comunicação, para a percepção de sons sutis e para o aprimoramento de outras habilidades.
-desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, do prazer de ouvir e cantar música, da imaginação, memória, concentração, atenção, autodisciplina, respeito ao próximo, regras, limites, esquema corporal, autoconhecimento, autoestima, interação social, reforço do desenvolvimento cognitivo / linguístico, psicomotor, e socioafetivo:acalmar e disciplinar aquela turma desatenta e desobediente.
As atividades musicais agem sobre a mente favorecendo a reação motora e qualquer movimento adaptado a um ritmo é o resultado de um conjunto completo de atividades coordenadas.Linguagem oral e leitura.Ritmos, memória, sensorialiedade,motricidade, afetividade e autoestima
-desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, do prazer de ouvir e cantar música, da imaginação, memória, concentração, atenção, autodisciplina, respeito ao próximo, regras, limites, esquema corporal, autoconhecimento, autoestima, interação social, reforço do desenvolvimento cognitivo / linguístico, psicomotor, e socioafetivo:acalmar e disciplinar aquela turma desatenta e desobediente.
As atividades musicais agem sobre a mente favorecendo a reação motora e qualquer movimento adaptado a um ritmo é o resultado de um conjunto completo de atividades coordenadas.Linguagem oral e leitura.Ritmos, memória, sensorialiedade,motricidade, afetividade e autoestima
Bambolês
– montar percurso em seqüência ou na forma de labirinto. Crie
passagens secretas, trechos com larguras e alturas limitadas
;estruturação espacial, limites, equilíbrio, atenção,
concentração,domínio do esquema corporal, lateralidade,coordenação
motora,domínio das relações espaciais,orientação, para frente, para
trás, à esquerda, à direita, e a inclusão de pontos de referência.
Variações:
- colocar bambolês no chão e colocar o número máximo de alunos dentro de cada espaço do bambolê. Ao comando “Colelhinho sai da Toca” todos mudam de bambolê; no segundo comando retira um bambolê, a criança que ficar de fora, sai do jogo e assim sucessivamente até fica um só bambolê e o grupo ganhador.
- Deixar que os alunos façam movimentos giratórios nos braços, pernas, mãos, pescoço e cintura com os bambolês.
- Lançar a bola, de uma distância determinada, para que caia dentro do bambolê. Afaste o bambolê e peça para que lance a bola novamente; na frente da criança dois bambolês(um mais poerto dela e outro mais longe) e, em suas mãos, dois saquinhos de areia. Explique que cada um deve ser lançado dentro de um bambolê. Diga para não jogar os dois ao mesmo tempo. Aqui, o aluno vai perceber que poderá executar ações com um lado e o outro do corpo.
- Deitar os bambolês presos em duas cadeiras grandes: passr por baixo, por cima, pular…
Bonequinha Russa
- Feitas em grupos de oito bonecas que se abrem, revelando outra série
delas, representam a figura da família: a tradução literal de Matryoshka
é “mãezinha”.Trata-se de uma bonequinha de madeira, normalmente de
tília, que abre ao meio e tem dentro outra igual, mas de menor tamanho,
que por sua vez contém outra, igualmente recheada com outras cada vez
menores, numa sequência que varia de cinco a oito, geralmente, e que se
repetem em escala decrescente de tamanho.
Estruturação
espacial, coordenação motora (encaixe, desencaixe), percepção, noções
de maior/menor, dentro/fora, grande/pequeno, conservação de quantidade,
cálculo, resolução de situações problemas,desenvolvimento do pensamento
criativo, concentração.
Quebra-Cabeça(robôs desmontáveis)
com encaixe : lateralidade, estruturação espacial, percepção, memória,
coordenação motora, visomotora, desenvolvimento do pensamento lógico,
atenção, concetração.
Coordenação motora fina:
pinçagem – jogo de pega varetas, separar grãos misturados. Relações de
quantidade, espaço, tamanho, ordem,conceitos pré-simbólicos de tamanho,
número e forma; idéias de quantidade
Dominós – Damas e Xadrês -
(os mais variados) para contagem ( matemática), animais, interpretação
de figuras, percepção,discriminação , associação, raciocínio lógico;
consciência sucessiva de elementos distintos.
Jogo da Memória _
desenvolvem estratégias de memorização;
relações entre imagens e posição no tabuleiro, orientação espacial, cálculo mental, desafio, raciocínio lógioco, estratégias.
Esquema Corporal: Esquema
corporal é estudado pela Psicomotricidade a onde representa ser a
imagem do corpo um intuitivo que a criança tem de seu próprio.Correlação
com o aspecto comunicativo do ser humano, do corpo, da gestualidade. A
criança localiza coisas, seres e acontecimentos a partir do conhecimento
que tem do seu corpo e de se situar no tempo e no espaço.
Brincadeiras
como: carrinho de mão, pedalar pernas, andar descalça sobre areia, no
tapete, em cascas de ovo cobrindo-as com um plástico fino para não
machucar os pés, andar de joelhos, apanhar com a boca uma bala
dependurada, fazer bolinhas com massa de modelar, parar de correr ao
toque do apito;
Exercícios
de coordenação dinâmica como: levantar os braços e junto o joelho
direito, depois trocar. Pular de um pé só, imitar um ritmo
pré-estabelecido pelo professor, jogos cantados onde as crianças de duas
em duas batem as mãos, escravos de Jó, abotoar e desabotoar, enfiar
miçangas. Pular de um pé só, colocar um objeto que não role em um pé da
criança e pedir para andar sem deixar cair, jogar amarelinha;
Jogar
dados, amassar bolinhas de papel, correr dominando a bola passando por
obstáculos no percurso previamente determinado, por um bambolê no chão e
pedir para que a criança ande nas bordas, pule de um pé só para fora do
circulo, com os dois pés pule para dentro. Atividades de orientação
tipo seguir um trajeto, discriminação visual, memória perceptiva,
completar o que está faltando, ordem e sucessão, duração de tempo,
ritmos.
Por Júlia Virginia de Moura – Pedagoga
http://soatividadesparasaladeaula.blogspot.com.br/2012/06/circuito-de-psicomotricidade-tente-e.html
OLHA Q LEGAL
Projeto Interventivo–-Séries Iniciais- Alunos Não Alfabetizados e Educação Inclusiva
O ponto de partida do projeto foi a Aula –Passeio, como aula provocadora da aprendizagem (leia sobre a teoria no blog: Impacto da Pedagogia Moderna), com as professoras dos alunos participantes, considerados não alfabetizados e os alunos da Educação Inclusiva (cursando o 3º ano);
Após esta primeira e especial aula, há prosseguimento com seus alunos, envolvendo toda a turma, com as atividades(geradas na aula passeio) em sala de aula.
O que é uma Aula Passeio?
A aula passeio tem objetivos especiais e específicos: levar os alunos á um local fora do ambiente da escola, previamente escolhido, que possa propiciar atividades prazerosas e onde possam ter experiências e vivências ricas e significativas , das quais os professores vão desenvolver atividades planejadas dentro das necessidades de aprendizagem dos alunos, assim como colher material significativo para conteúdo das aulas posteriores; neste projeto, especificamente: linguagem oral, escrita, e raciocino lógico - avanço nas hipóteses.
Em um local escolhido e preparado pelas professoras, de acordo com o conteúdo que vai ser trabalhado e mediando condições de ampliar o aprendizado dos alunos, contribuindo para o seu pensamento crítico e raciocínio. A“Caça ao Tesouro” foi a motivação maior e se centralizou no desenvolvimento da escrita e leitura de palavras, na construção de frases e textos, para os alunos da educação inclusiva, silábicos e alfabéticos com necessidades de avanço nos conteúdos das turmas de 3º ano do turno vespertino.
Assim como começou o Projeto com a Aula Passeio
1-– Saída da escola (no ônibus escolar da SEDF), em direção ao Sítio São José – Chácara do Jaime , (Amigo da Escola ) que fica aproximadamente 20km da escola,que gentilmente cedeu este espaço por todo um dia de ações pedagógicas através de um passeio e descobertas divertidas. Os alunos fizeram uma oração pedindo a proteção de Deus e realizaram o percurso cantando.
As professoras organizadoras, já se encontravam no local preparado de acordo com as atividades que seriam desenvolvidas, aguardando dos alunos para recepcioná-los, caracterizadas no estilo “Country”, ao aluno ficaram felizes e surpresos e curtiram muito esta recepção.
2- – Chegada – Recepção aos alunos na Chácara – Conversa informal com os alunos “Por que estamos aqui” – As professoras cantaram e dançaram concluindo o objetivo daquele passeio:
Após esta recepção tão festiva, que os alunos curtiram muito, as professoras já com a listas contendo o nome dos alunos, formaram dois grupos que teriam atividades de acordo com o nível de conhecimento e necessidades de aprendizagem :
Grupo 1 –Pré-silábicos e Silábicos
Grupo 2 – Alfabéticos
3- Primeira atividade dos Alunos:
os dois grupos se subdividam em pequenos grupos(grupos áulicos- clicar >aqui,para ver como se formam); cada subgrupo escolheu o nome do grupo e o líder ( que vai desempenhar uma série de ações coletivas, dentro do próprio grupo) e antes dessa formação, tiveram o primeiro desafio: descobrirem seus nomes escondidos e fazerem um crachá com as cores amarelo e azul).
Todo o conteúdo a ser trabalhado foi vivenciado durante o passeio e a interação dos alunos com o meio ambiente (um sítio ) com os colegas e com as professoras.
Síntese
Um “tesouro” (cada atividade de alfabetização desenvolvida pelos grupos visavam oferecer pistas para o tesouro: formar a palavra – CURRAL- onde estava escondido o tesouro _ uma pipa para cada aluno), foi escondido e os grupos realizaram várias atividades de exploração, descobertas, enriquecimento de conhecimentos no local da aula e após cada atividade se seguia uma atividade de psicomotricidade, escrita, leitura e expressão artística. Concluídas as atividades, o grupo que terminava primeiro recebia uma pista do “tesouro”: uma letra, que ao final formava a palavra onde estava escondido o “tesouro”
Atividades
Atividade –Colhendo Frutas
Numa árvore foi pendurados os frutos, que cada um escolheu e colheu o seu. Cada fruto tinha uma imagem que correspondia à uma letra. (animais)
Folhas foram espalhadas (em trilha ) pelo gramado contendo o nome da gravura do fruto que cada um colheu; cada aluno procurou a sua e colou seu fruto, correlacionando imagem, letra inicial e palavra ( nome). Em seguida cada um recebeu uma ficha didática: para completar letras das palavras (silábicos), e ordenar letras ( para os alfabéticos). Terminada a atividade recebiam a primeira pista a letra C.
Atividade – Jogo da Boquinha
Os alunos fizeram bolinhas de papel com os dedos e sobre a ficha com as palavras, jogavam o dado, (de boquinhas) o número de boquinhas viradas para cima correspondia ao número de sílabas da palavra. O aluno escolhe a palavra conta as sílabas e coloca uma bolinha em cada letra. Ganha o jogo quem tiver a cartela de palavras com a maior quantidades de bolinhas sobre as palavras.
Atividades diversificadas:
com a ficha didática – figuras e palavras; figuras e frases.
Terminadas as atividades receberam as pistas- letras U,R,RA : C U R R A
Pausa para o almoço e brincadeiras
Após o almoço e de várias brincadeiras os alunos visitaram todos os espaços do sítio, viram os animais, objetos e ferramentais usadas no campo, árvores e frutos, campo de futebol, piscina, casinha de bonecas… em tudo as professoras provocaram o conhecimento, ou o enriquecimento dos conhecimentos prévios e trabalharam os nomes, as palavras, funções, letras, sílabas tudo informalmente, num passeio divertido cheio de descobertas. (as palavras que nomeiam tudo que foi visto e identificado foram usadas no final par um ditado e depois para produção de texto).
Troca de PISTAS as pelo CÓDICO -
De volta á casa, os grupos recebem última pista,a última letra L e realizaram uma atividade de montar um quebra cabeças com imagens no verso das letras, formavam uma passagem e nesta havia uma imagem que não não combinava com as outras , que era o código do tesouro, os grupos que iam descobrindo corriam para o CURRAL e sabiam que o que o código mostrava uma PIPA. A PIPA é o tesouro. Felizes correram para pegar, cada um seu tesouro, Voltaram com as pipas e completaram-na construindo a rabiola e todos foram para o campo de futebol soltar as pipas , um verdadeiro festival, colorindo o céu: alegria, realização e felicidade, foram a culminância do passeio aula.
No final um ditado de palavras e uma carta à diretora contando como foi este dia no Sítio do Jaime.(ditado para os silábicos e texto para os alfabéticos)
Sempre expressando conhecimento e sentimentos através da arte.
As atividades desenvolvidas neste dia serão levadas para sala de aula, os colegas vão confeccionar as pipas e toda a turma será envolvida no projeto.
Após a última atividade: ditado e produção de texto = seguidas de autocorreção e correção individual pelo professor, com o aluno, já foram percebidos os avanços: pois as atividades significativas e vivenciadas provocam a aprendizagem.
Sugestões de atividades: oficina de psicomotricidade
Área Motora
Chapéu ao alto
Objetivos: desenvolver agilidade, atenção, prontidão de reação e coordenação motora.
Formação: alunos em circulo.
Material: Chapéu
Desenvolvimento:
um participante comandara a brincadeira. Os alunos obedecem a comando
deste líder que dará ordens, tais como: bater palmas, rir, chorar,
girar, coçar a cabeça etc. em um dado momento ele jogara um chapéu ao
alto. Os alunos continuam obedecendo às ordens do líder, enquanto o
chapéu não trocar o chão. No instante em que o chapéu cair no chão todos
devem parar com os movimentos que estavam executando. Aquele dentre os
participantes que continuar com os movimentos sai da brincadeira.
Área Percepto Cognitivo
SIGA O CHEFE:
Objetivo:Percepções visuais e de espaço, obedecer ordens, identificação, movimentos coordenados, aprendizagem.
Formação: As crianças dispõem - se em colunas um por um atrás do professor, o “chefe”.
Material: Brinquedos, objetos diversificados, giz, lápis de cor, folhas (sulfite, jornal), etc.
Desenvolvimento: Ao
sinal de início, o grupo põe-se a acompanhar o chefe, que caminha
realizando evoluções variadas (andar em círculo; progredir em caracol;
pôr-se de costas; saltar; pular um banco, ou obstáculo; gesticular;
etc.). Quando a criança deixar de imitá-lo pagará prenda, indo ocupar o
último da coluna.
OBSERVAÇÃO:
Esta brincadeira pode ser utilizada na arrumação da sala após o período
de jogos. O “chefe” colocará no lugar a sua cadeira e apanhará um papel
no chão, limpará a mesa, movimentos a serem imitados pelas crianças.
Área da linguagem
Complete a frase
Objetivo: Trabalhar oralmente as palavras, despertando a atenção, a criatividade e iniciativa.
Formação: Alunos dispostos em círculo.
Material: Nenhum
Desenvolvimento:
O professor deve dizer uma frase qualquer. O participante seguinte
deverá dizer a ultima palavras que o participante anterior falou e
completar a frase. Ex.: Maria comeu manga; a manga é muito saborosa. Saborosa também é a laranja. A brincadeira prossegue, aumentando as frases até alguém errar, quando então se reinicia com nova frase.
Possibilidade: Estruturar
a brincadeira sob forma de musical (Ex: passar uma musica e pedir que a
repitam sob forma de movimentos e/ ou expressões, sons, ou pedir que
criem historias)
Ex.: OPERÁRIOS SILENCIOSOS:
Formação: Crianças em semi círculo.
Desenvolvimento:
O professor dirá: “Operários Silenciosos, eu tenho um martelo, o que se
faz com ele?” As crianças deverão imitar o bater do martelo. As que se
enganarem ou fizerem outro movimento serão retiradas do jogo
provisoriamente, até a próxima substituição. Em seguida nomear outros
utensílios: serrote, tesoura, agulha, caneta, machado, pá, enxada, etc.
cujos manejos deverão ser imitados pelas crianças.
Área de socialização
Dança do Jornal
Objetivos: Estimular a sociabilização, a expressão corporal e a percepção espacial
Formação: Alunos dispostos em pares
Material: folha de jornal, aparelho de som, CD ou fita cassete.
Desenvolvimento:
A um sinal do professor, deverão dançar (se movimentar) ao som de uma
música sobre uma folha de jornal sem rasgá-la ou sair fora dela. Os
pares que saírem ou rasgarem a folha de jornal vão saindo da
brincadeira.
Os vencedores são os pares que não saírem de cima do papel nem rasgarem a folha do jornal.
Pode-se
alternar a brincadeira, alternando entre diferentes ritmos musicais,
mais rápidos, mais lentos, que exijam a execução de passos específicos
etc.
Imagem e esquema corporal
Lateralidade
Choque
Objetivos: Estimular a atenção, concentração, pronta reação, espírito de equipe e lateralidade.
Formação: Alunos em circulo, de mãos dadas.
Material: Nenhum
Desenvolvimento:
Devemos, primeiramente, executar esta brincadeira de olhos abertos e
depois de olhos fechados. Somente o professor poderá ficar de olhos
abertos. O professor inicia a brincadeira apertando uma das mãos do
aluno que estiver sentado ao seu lado direito ou esquerdo, de acordo com
sua escolha. Este aperto de mão é chamado na brincadeira de “ CHOQUE”. O
choque percorrerá a roda toda, o aluno que levar o choque e não apertar
em seguida a mão do colega passando o choque, ou simplesmente
distrair-se na brincadeira, pagará uma prenda (sendo de livre escolha/
fazer algo/ ou sair da brincadeira até que o jogo acabe restando apenas
dois/ possibilidade de se fazer em grupo)
Estruturação e Organização Temporal
Acorda gatinho!
Objetivos: estimular a rapidez de reação, atenção, percepção visual, audição, estruturação espacial e temporal.
Formação: alunos em circulo com o “gato” no centro.
Material: nenhum.
Desenvolvimento:
os alunos formam um circulo, tendo ao centro um colega ou uma colega
que será o gato ou a gata. Aquele que ficar no meio do circulo deverá
fingir que esta dormindo, resistindo em acordar. Os colegas, andando em circulo, tentarão acordar o gato. Para acordá-lo, eles cantam assim: acordar gatinho(a), gatinho(a) manhoso(a),
adaptando a melodia a alguma canção popular que conheçam, ou criando
uma melodia própria. Quando o gatinho resolver de gato, tocando com uma
das patas em alguém. O aluno que for tocado pelo gato será o gato manhoso, na seqüência da brincadeira.
Estruturação e Organização Espacial
Não respondeu, vira estatua!
Objetivo: Estimular a concentração, atenção, coordenação motora, estruturação espacial e temporal, percepção visual e audição.
Formação: alunos dispostos em fila única no fundo da sala, de frente para o professor.
Material: nenhum.
Desenvolvimento:
cada aluno deve escolher o nome de um animal, flor ou fruta,
comunicando-o, em segredo, ao professor. O professor, posicionando
diante dos alunos, chamara um dentre os diversos nomes de animais que
lhe foram informados. O aluno, cujo animal tiver sido chamado, deverá
dar três passos à frente e dizer o seu nome. Caso o aluno demore a sair
do lugar ou se disser o nome do animal, flor ou fruta em vez do seu
nome, deverá ficar em posição de estatua. Permanecerá nesta posição ate
que um companheiro, que não conseguir responder adequadamente, tome o
seu lugar. A brincadeira termina quando todos os alunos forem chamados,
ou quando não mais se mostrarem interessados pela brincadeira.
Equilíbrio, postura e tônus
Corrida da maçã
Objetivos: desenvolver o equilíbrio, concentração e espírito de equipe.
Formação: alunos sentados em suas carteiras, arrumadas e colunas com numero igual de particiapantes.
Material: Maçãs.
Desenvolvimento:
os últimos de cada coluna recebem uma maçã. Ao sinal do professor,
colocam a maçã em cima da cabeça, levantam-se e caminham, da forma mais
rápida possível, ate a 1ª carteira. Durante este tempo, os demais passam
a deslocar-se uma carteira pra trás, a fim de deicar livre a da frente
que deverá ser ocupada pelo “condutor”da maçã. A maçã volta ao local de
inicio, ou seja, ao final da coluna, e a brincadeira recomeça.
Coordenação dinâmica Manual/ Visual
Marionete
Objetivos: socializar, relaxar o corpo tornando os movimentos mais livres, criativos e flexíveis.
Formação: Alunos dispostos em pares
Material: Nenhum
Desenvolvimento:
Os alunos, cada um com seu par, posicionam-se um em volta do outro. Um
aluno será a marionete e o outro o manipulador. O manipulador pega a
marionete pelo braço ou pela cintura, de acordo com o que achar melhor, e
brinca com ela criando e inventando o movimento típicos de marionete.
Depois se invertem os papéis.
Pode-se
incrementar a brincadeira, selecionando alguns alunos para serem a
comissão julgadora que atribuirá notas ou pontos para a melhor dupla.
Possibilidade
de criar outros comandos que incentivem e trabalhem com movimentos
coordenados, realizar determinadas tarefas, etc.
Coordenação Visomotora
Quebra - cabeça!
Objetivo: Aumentar a interação entre as crianças, trabalhar a coordenação visomotora, destreza manual, imaginação, percepção visual.
Além
do processo cognitivo, a troca de peças entre as crianças na montagem
do quebra-cabeça envolve-as em atividade cooperativa. Nesse jogo elas
descobrem que "abrir mão" de algumas coisas é o único modo de continuar a
brincadeira.
Faixa – Etária: A partir de quatro anos.
Material: Papel Sulfite A4 com desenhos para colorir, tesoura, lápis preto, régua, lápis de cor ou giz de cera, folhas de Papel Almaço.
Desenvolvimento:
1. Preparação dos desenhos:
Os
desenhos são distribuídos um para cada criança. Devem ter o mesmo tipo
de papel, formato e tamanho. Procure separar por temas como: animais,
frutas, esportes ou profissões, e prepare diferentes desenhos sobre cada
assunto.
2. Divisão em grupos:
Divida
a classe em grupos iguais e distribua os desenhos, oferecendo um tema
para cada grupo. Peça para os alunos colorirem as figuras.
3. Formando o Quebra - Cabeça:
Terminada
a pintura, reúna os desenhos de cada grupo em pilhas separadas.
Sobreponha os cinco do mesmo tema, já coloridos, e recorte a pilha de
papéis de uma vez para que tenham cortes idênticos. Uma tesoura e régua
para dividir a pilha de folhas em seis pedaços, por exemplo.
4. À Hora das Trocas:
A
seguir, misture as peças recortadas de cada grupo e coloque seis delas
dentro de uma folha dupla de papel almaço, entregando a cada criança um
conjunto. O aluno tentará, então, montar um desenho inteiro sobre a
folha de almaço, protegendo-o da visão dos colegas. Ele logo vai
perceber que tem figuras misturadas. Assim, a criança que tiver duas
peças de um mesmo objeto deverá conservá-las em seu poder e oferecer a
outro jogador uma peça que não lhe sirva, para trocá-la por uma do
desenho que pretende completar.
Se
o colega tiver a peça desejada, a troca é feita e a criança que acertou
continua pedindo peças às outras. Se errar, passa a vez para o colega
que não tinha a peça pedida, e assim sucessivamente, até que as imagens
se completem. Será vencedor o grupo que conseguir montar primeiro seus
cinco quebra- cabeças. Durante o jogo os alunos desenvolvem artimanhas
de negociação, aprendem o valor das trocas e do trabalho em conjunto.
Dicas:
·
No caso de duas crianças desejarem completar o mesmo desenho, o
professor deve aguardar que o impasse seja resolvido entre elas, só
interferindo se realmente for necessário.
Respiração
Dinâmica
Objetivo: trabalhar a respiração, coordenação, esforço do movimento de respiração, bem-estar.
Formação: livre
Material: Diversificado; musicas, bola, etc.
Desenvolvimento:
criação de brincadeiras que trabalhem o sistema respiratório da
criança. Mediante exercícios de respiração, trabalhos que enfatizem o
movimento.
Ex1: CUIDADO COM O MICO:
Material: 2 bolas iguais, tendo uma delas determinada marca, para indicar que representa o “mico”
Formação: As crianças em círculo, ficando duas delas (bem distantes uma da outra), de pose da bola.
Desenvolvimento:
Ao sinal de início cada criança que tem a bola joga-a ao próprio
vizinho (da esquerda) o qual faz depressa o mesmo em relação ao
companheiro seguinte, assim por diante. As bolas são passadas
rapidamente em volta do círculo tendo os jogadores por objetivo fazer
com que uma alcance a outra, isto é, o “mico” seja apanhado. Mas cada
qual deve evitar que tal aconteça em suas mãos, passando as bolas
adiante o mais rápido possível. Quem deixa cair a bola deve recuperá-la
sozinho e voltar ao seu lugar para daí continuar. Cada vez que o “mico” é
apanhado, interrompe o jogo, sendo excluído o jogador em cujas mãos
elas estiverem, e as bolas devolvidas novamente aos jogadores.
Ex2: Oficina de Musica
Formação: crianças sentadas em circulo na sala.
Material: musicas, sons, radio
Desenvolvimento: Começa a musica e as crianças começam a cantar, ou mesmo imitar diferentes sons, fazer técnicas vocais de locução.
Parabéns! Excelente coletânea.
ResponderExcluiroBG MINHA FLOR, ESTAMOS AQUI PARA SOMAR VIU. UM XERO
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