Sugestões de Atividades para os professores sobre PSICOMOTRICIDADE
Sugestões de atividades para desenvolver o ESQUEMA
CORPORAL
-        
Trabalho
com espelho: as crianças se observam e também ao colega nomeando as diversas
partes do corpo e suas funções;- Desenho das partes do corpo, recortes e montagens de bonecos;
- Colocar roupas em bonecos e despi-los;
- Tocar no colega identificando, com os olhos vendados as partes do corpo;
- Movimentar o corpo ao som de músicas;
- Musicalização envolvendo as partes do corpo;
- Jogos envolvendo posições e formas criadas com o corpo.
Sugestões de atividades para desenvolver a
LATERALIDADE
-        
Telefone
sem fio;
-        
Conduzir
a bola com o pé e chutar;
-        
Carregar
a bola com uma única mão;
-        
Imitar:
subindo a escada, subindo em ônibus...;
-        
Jogar
a bola para cima e apanhar com uma das mãos;
-        
Pegar
o bastão;
-        
Olhar
pelo buraco de um cone ou papel, como se fossem binóculo;
-        
Riscar
linhas no chão;
-        
Atividades
artísticas de recorte e picote;
-        
Picar
a bola, etc...
Sugestões de atividades para desenvolver a ORIENTAÇÃO
ESPACIAL
-        
Jogo
das setas;
-        
Imitação
de gestos;
-        
Brincadeira
dos espelhos;
-        
Seqüência
de gestos;
-        
Fazer
linhas no chão quadriculadas e orientar a criança para a direção que devem
seguir: para a porta, para a janela, para trás...;
-        
Saltar
dentro, fora, em cima, longe dos objetos;
-        
Variar
a posição dos objetos: para cima, deitados, em pé...;
-        
Verificar
no corpo o que se usa para cima, para baixo...;
-        
Correr
lateralmente, para trás, etc...
Sugestões de atividades para desenvolver a ORIENTAÇÃO
TEMPORAL
-         
Fixar na parede cartazes com dias da semana e do mês;
-         
Fazer com as crianças um cartaz individual com os
dias da semana, neste as crianças/desenharão e farão anotações das atividades
que mais gostam;
-         
Brinquedos cantados e musicalização;
-         
Bandinha musical;
-         
Jogos coletivos;
-         
Atividades rítmicas;
-         
Cartaz com os termos da metereologia;
-        
Questionar as atividades que fizeram no dia anterior
ou as que fizeram antes do lanche (estão mais próximas),etc...;
MOTRICIDADE AMPLA
A) Sugestões de atividades
para desenvolver a COORDENAÇÃO DA DINAMICA GERAL
-        
Jogos
de pegar;
-        
Engatinhar
recolhendo objetos;
-        
Grandes
jogos de movimentos amplos: cachorro maluco, macaco na roda, etc;
-        
Pular
obstáculos e sem cair;
-        
Pular
corda;
-        
Imitar
usando todo corpo, bichos que andam rapidamente e lentamente;
-        
Correr
entre tacos com passos largos e curtos;
-        
Sentar
em várias posições
-        
Dançar
em diversos ritmos;
-         
Jogos
com pneus, bolas, arcos, cordas, bastões e outros.
B) Sugestões de atividades para desenvolver o
EQUILÍBRIO
ESTÁTICO:
-        
De
aviãozinho com o pé servindo de apoio;
-        
Pular
sobre uma caixa e permanecer na posição;
-        
Colocar
um pé para trás e apoiar-se no outro;
-        
Ficar
igual a uma estátua;
-        
Permanecer
parado e com os olhos fechados;
-        
Manter-se
com as nádegas no chão com as mãos e os pés erguidos;
-        
Ficar
sobre uma plataforma estreita sem mexer-se, etc;
DINAMICO:
-     Caminhar
sobre uma linha, nas pontas dos pés, de calcanhar...;
-     
Caminhar
sobre tacos, tijolos, cordas;
-      Subir
sobre uma plataforma em aclive e descer em declive;
-     
Saltar
com um pé só, pular corda com um pé só;
-     
Andar
para frente e para trás sobre um obstáculo;
-      Andar
sobre linhas curvas e sinuosas com objetos sobre a cabeça;
-  
Fazer
exercícios dentro dos limites estabelecidos e sobre uma tábua localizada a
alguns centímetros do chão;
-    
Correr
entre obstáculos sem derruba-los, etc;
C) Sugestões de atividades para desenvolver o FREIO INIBITÓRIO
-      
Correndo:
ao sinal do apito parar;
-      
Dançando:
quando a música parar, todos deverão parar;
-     
Trotando:
ao sinal de um som qualquer, ficar rígido;
-     
Jogos
tipo: batatinha fria 1,2,3...ou Mestre Mandou;,
-     
Rotação
dos braços para frente a um sinal inverter a posição;
-     
Músicas
com paradas bruscas;
-     
Rodar
o corpo a um sinal, parar e inverter os movimentos, etc;
D) Sugestões de atividades para desenvolver a FLEXIBILIDADE
-    
Afastamento
dos membros inferiores;
-    
Flexão
do tronco para frente e para trás;
-    
Ginástica;
-    
Exercícios
de polichinelo;
-    
Deitado,
flexionar pernas e braços para cima tentando uni-los;
-     Imitar
bichos e movimento de plantas ao balanço da brisa e da chuva;
-   Ao
som da música, mover o corpo e suas partes em diversas direções sem sair do
lugar;
-    Andar
dois passos e flexionar as pernas ficando de cócoras;etc. 
E) Sugestões de atividades para desenvolver a RELAXAÇÃO
-  Simular
situações fantasiosas onde mentalmente a criança passeia, por exemplo: agora
somos peixinhos nadando tranqüilamente nas águas do mar, aqui está muito
gostoso. A água está batendo nos pés, nos braços...;
-    De
olhos fechados sentir as várias partes do corpo;
-    Deitados
em silencia, procurar ouvir todos os ruídos externos;
-  De
olhos fechados, pensar e formar com os dedos o tamanho do olho direito, da
cabeça, da boca e logo após ver se acertou;
-    Cantar
canções em tonalidade baixa e lentamente;
-   
Imitar
com o corpo movimentos do vento, das ondas;
-    Ficar
deitados em posição agradável escutando uma melodia calmante;
Sugestões de
atividades para desenvolver a MOTRICIDADE FINA
-        
Arremessar
a bola num alvo pré-determinado;
-        
Jogar
a bola lateralmente tendo em vista acertar um alvo;
-        
Recortes
com tesoura;
-        
Imitar
bancário e mercadista contando dinheiro;
-        
Fazer
movimentos de pinça e preensão em determinados objetos;
-        
Enrolar
uma corda e arremessá-la sobre um circulo desenhado no chão;
-        
Fazer
cestas imitando um jogo de basquete;
-        
Rolar
a bola até um alvo determinado e depois lança-la para o colega;
Sugestões de atividades para desenvolver HABILIDADES SENSORIAIS
A) DISCRIMINAÇÃO VISUAL:
-      Selecionar
os objetos pela cor, destacando-a;
-      Discriminar
cartões em diversas formas e tamanhos;
-      Separar
tampinhas, botões...
-      Formas
conjuntos com objetos da mesma forma e constituição diferentes;
-     Colocar
objetos sobre uma mesa, fechar os olhos e dizer o nome dos mesmos;
-    Sobre
uma tábua colocar alguns objetos, vendar os olhos da criança e retirar um
objeto substituindo por outro, a criança terá que dizer qual objeto que foi
trocado;
B) DISCRIMINAÇÃO AUDITIVA:
-   Solicitar
que uma das crianças fale quatro nomes de objetos e os amigos irão repeti-los
na mesma seqüência ouvida;
-  Através
de atividades variadas, levar a criança a sentir e descobrir relações e
diferenças entre o silencio e barulho, sons fortes e fracos, agudos e graves,
etc;
-  Citar
três palavras. Ex: gato, pato, rato. Colocar
no flanelógrafo cinco gravuras representando essas palavras citadas e o aluno
deverá retirar somente aquelas que representam o som ouvido;
-    Fechar
os olhos e ouvir todos os sons externos;
-    Escutar
o coração do coleguinha batendo;
-    Atividades
de imitação: senhor capitão, preste bem atenção (imitar sons);
-  
Discriminar
sons gravados: relógio batendo e despertando, colher batendo na madeira,
criança chorando, adulto chorando, jogando beijos, gritando; etc...
C) PERCEPÇÃO TÁTIL – TÉRMICA:
-    
Apresentar
aos alunos tecidos e pedir que diferenciem as texturas;
-   
Tocar
objetos frios/gelados/quentes e nomear as propriedades;
-    Pegar
duas esponjas e perguntar: qual é a mais lisa ou a áspera;
-    Levantar
objetos leves e pesados e formem conjuntos segundo as qualidades de peso;
-    Tocar
os cabelos do colega e diferenciar a textura e comprimento através do tato;
-    
Imitar
situações onde a criança simule carregar objetos leves, quentes, grandes,
etc...
D) PERCEPÇÃO OLFATIVA:
-   
Formar
uma coleção com vidros com variados odores para a criança identificar;
-  Levar
para sala de aula diversos tipos de flores para que as crianças identifiquem
cheiros diferentes e semelhantes;
-   Sentir
o cheiro do colega: cabelos, roupas, corpo, etc...
-   Fazer
passeios na comunidade e distinguir cheiros característicos de cada local;
- Apresentar
a criança frutas, verduras e legumes e pedir que de olhos vendados discriminem
e nomeiem os mesmos, etc...
E) PERCEPÇÃO GUSTATIVA:
-  
Identificar
sabores doces e salgados em frutas e alimentos diversos;
- Pedir
que as crianças tragam de casa frutas: limão, banana, laranja, maçã para que
identifiquem quais são ácidas e quais não são;
-  Vendar
os olhos das crianças e pedir que provem pedaços de alimentos nomeando-os,
etc...
 http://coordenacaoeducacaoinfantil.blogspot.com.br/2012/05/sugestoes-de-atividades-para-os.html




















































































































