Aqui vai uma lista
conteúdos (do AEE) para ser desenvolvido com o aluno Baixa Visão
Objetivo Geral
     Desenvolver
de forma positiva nos educandos baixa visão a autonomia e independência
ressaltando suas potencialidades visuais, fortalecendo a auto-estima através
das interações, bem como ampliar sua capacidade funcional da visão explorando
ao máximo seu potencial visual útil para a execução de tarefas.
Objetivo específico
     Ampliar o
funcionamento visual até o mais alto grau possível de eficiência, com ou sem
auxílio óptico através de um processo sequencial sistemático e gradativo de
estimulação visual, conduzindo à aprendizagem visual.
Conteúdos a serem trabalhados com educandos Baixa Visão
·                    
Luminosidade – fixação/segmento visual 
·                    
Papel picado
·                    
Mosaico
·                    
Recorte com tesoura (livre, linhas, formas, gravuras)
·                    
Bordado
·                    
Alinhavo
·                    
Desenho livre
·                    
Contorno colorido
·                    
Pintura com pincel
·                    
Jogo dos 7 erros
·                    
Modelagem a partir de miniaturas
·                    
Réplica de pintores
·                    
Pontilhado/tracejado/ labirinto
·                    
Figura-fundo
·                    
Projeção de figuras através do retroprojetor
·                    
Uso da luz artificial da lanterna em diversos segmentos (sempre partindo
do centro)
·                    
Esquema corporal – identificação/lateralidade/imitação de gestos simples
e complexos
·                    
Cores
·                    
Percepção de linhas
·                    
Percepção de formas geométricas
·                    
Percepção de gravuras
·                    
Percepção de detalhes
·                    
Relação de igualdade e diferença
·                    
Sequência lógica
·                    
Coordenação viso motora
·                    
Motricidade ampla e fina
·                    
Discriminação figura-fundo/sombras
·                    
Orientação espacial/temporal/espaço-temporal
·                    
Grafismo: limite/traçado/ritmo
·                    
Colagem
·                    
Leitura
·                    
Orientação de mobilidade
·                    
Expressões faciais
·                    
Expressões de sentimentos
·                    
Conceito de imagem através do espelho
·                    
Atividades da vida diária
·                    
Estimulação dos sentidos remanescentes
·                    
Treino do recurso óptico
·                    
Uso da lupa eletrônica
·                    
Preensão (movimento de pinça)
·                    
Encaixe (enfiar, enroscar, abotoar, atar, perfurar, alinhar)
·                    
Cópias de objetos e gravuras 
