Atividades Pedagógicas de Cores e Formas Geométricas para autistas
* Joaquim Melo e Ana Maria Nascimento
2ª - Depois que o aluno conseguir fazer as atividade em cores por vez, desenvolva então com duas cores ao mesmo tempo na mesma folha.3ª - Depois de ter exercitado nas etapas anteriores, trabalhe agora com as quatros cores as mesmo tempo na mesma folha.
Muito importante que você aplique as atividades propostas, pois os resultados certamente surgirão.
Fonte: Autismo no Amazonas
Não
é tão simples ensinarmos cores e formas geométricas para alunos com
autismo, porém é possível desenvolver este aprendizado de maneira
didádica e prazerosa. Por isso, estamos compartilhando com pais e
profissionais que trabalham com pessoas com autismo, esta experiência
desenvolvida com nosso filho, o Ulisses, e outros alunos. Em pouco tempo
já estamos vendo progresso, pois ele expressa o aprendizado fazendo
todas as atividades de forma correta.
As cores e formas geométricas já
na Educação Infantil fazem parte do currículo escolar dentro do conteúdo
de matemática. Este conteúdo faz parte do nosso dia-a-dia por isso é
tão importante ensinarmos aos nossos pequenos. Quando trabalhamos cores
estamos também ensinando a criança a classificar. E o ato de aprendermos
a classificar a partir das cores faz com que a criança perceba no mundo
e na natureza os pequenos detalhes da beleza da vida. A idéia é fazer
com que o aluno com autismo consiga generalizar este aprendizado e
servirá de porta de entrada para outras vias do conhecimento.
Esta atividade ensina as cores
primarias como o azul, vermelho, amarelo e verde com materiais de tampa
de diversas garrafas inclusive a de Pet. As formas geométricas são
trabalhadas com tampinhas de pet e palitos de picolé de plásticos
coloridos. De forma intuitiva o aluno, logo de início consegue entender a
atividade.
Passo-a-passo da Atividade: Formas geométricas e cores
Para esta atividade temos o
quadrado, retângulo e triângulo impresso na folha A4 cada forma nas
quatros cores que são Vermelho, azul, verde e amarelo, estas folhas são
plastificadas para melhor durabilidade. Aqui são usados palitos de
plasticos coloridos(da kibon do picolé Frutilly), também pode ser usado
de outras marcas e de palito de madeira pintado. O tamanho dos lados das
formas devem ter o mesmo dos palitos usados. O aluno deve sobrepor cada
palito em cima dos lados das formas conforme as cores. No retângulo foi
usado dois palitos nos lados maiores.
Atividade do Círculo com tampas de pet. A
técnica usada é a mesma, basta fazer o desenho no mesmo tamanho das
tampas de Pet, cada circunfência formada de vários círculos
representados por cada tampa.
Atividade de Cores com tampas variadas com Velcro. Notem
que a idéia agora é trabalhar só cores de forma generalizada, pois
estamos usando tampas de vários tamanhos, para que seja entendido que a
relação feita é a cor não importando o tipo de tampa. obs: os quadrados
demarcados na folha neste momento não denota uma forma geométrica e sim o
lugar onde a peça deve ser colocada. Esta atividade deve ser desenvolvida em etapas.
1ª - comece com uma cor em cada folha separada.
2ª - Depois que o aluno conseguir fazer as atividade em cores por vez, desenvolva então com duas cores ao mesmo tempo na mesma folha.3ª - Depois de ter exercitado nas etapas anteriores, trabalhe agora com as quatros cores as mesmo tempo na mesma folha.
4ª - Nesta última etapa também
propomos o trabalho com as quatros cores ao mesmo tempo na folha,
diferença é que as cores não estão ordenadas exigindo um grau maior de
dificuldade.
Veja que foram usados materiais
reaproveitados como as tampas e palitos de plásticos, que aparentemente
não serviriam para fazer nada além de poluir as ruas. Fica a diga de uma
forma de uso didático desses materiais.
Muito importante que você aplique as atividades propostas, pois os resultados certamente surgirão.
Fonte: Autismo no Amazonas
Nenhum comentário:
Postar um comentário