quinta-feira, 22 de novembro de 2012

ARVORE DE NATAL-TEXTO INSTRUCIONAL

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O aluno deverá ser capaz de produzir, um texto instrucional que o levará a compreender, sua função e estrutura.
Além disso, terá oportunidade de rever seus conhecimentos sobre lista, e ainda, aprenderá fazer uma árvore de natal, com materiais recicláveis. 
 
Duração das atividades
aproximadamente 3 aulas de 50 minutos.
 
 Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecimentos sobre a organização da escrita alfabética, leitura e construção de lista
 
Estratégias e recursos da aula
Professor(a) a atividade proposta implica em ensinar sua turma a fazer uma árvore de natal, com material reciclável.
Por meio, desta oportunidade, você poderá trabalhar em especial a lista e o texto instrucional.
Primeiramente, é importante que leve um modelo para que a turma possa conhecer e visualizar o trabalho.
Observe abaixo uma fotografia do modelo, sugerido.




 
Diante observação, das fotografias, questione o grupo o que deve ser feito quando decidimos desenvolver uma atividade como esta.
 A finalidade, deste momento, é que as crianças possam observar e perceber todo o material a ser utilizado.
Assim, deve surgir a proposta do registro de itens necessários para o desenvolvimento da atividade. Neste momento, professor(a) você poderá propor o registro da lista individual para cada criança ou uma produção coletiva no quadro/lousa, a fim de que todos da turma possam registrar. 
 
Lista de material necessário
A- O material necessário para a construção da árvore é:
1 caixinha pequena, podendo ser também um cubo de isopor;
Papel de presente, tecido ou juta;
Uma garrafa pet de 1,5 (limpa e sem rótulo);
Tesoura;
Cola;
Fita (com tema de natal, se possível);
Fita adesiva dupla face;
Cola quente;
Bolinhas coloridas (tipo miçangas, de plástico);
Cola colorida e/ou com gliter;
Vela;
B – Organize todo material com a turma, e se considerar possível e pertinente, construa um bilhete convidando os responsáveis/familiares a contribuir com o que for possível.
Para adiantar e organizar melhor o trabalho sugiro que prepare as garrafas.
Isto implica em, recortar a parte de apoio da garrafa (o que a mantém de pé) e fazer tiras na vertical.
Cada uma delas deverá ter aproximadamente “dois dedos de espessura.
O gargalo e a tampa da garrafa são preservados, então apoie-se neste, e aproxime cada tira na chama da vela.
Cada uma, deverá ficar, um pouco “enrugada/ondulada”.
Seja breve, para que o plástico, não fique escurecido. Ok!
Agora, pegue a caixinha ou o cubo de isopor e no centro de uma das faces deste(a), faça um furo que encaixe perfeitamente o gargalo com a tampa da garrafa.
Feito isso, preserve este orifício e faça um embrulho com o papel de presente ou com tecido.
Na sequência, posicione a garra, fixando-a com cola quente.
Neste momento já é oportuno que as crianças desenvolvam autonomamente.
Organize-as em duplas, para facilitar um pouco mais, além de proporcionar um momento de interação e convivência colaborativa.
As crianças devem unir todas as tiras, que serão envolvidas (seguras), com um pedaço de fita dupla face.
Assim, sugira que enquanto uma criança reuni e segura as tiras, sua dupla de trabalho a auxilie envolvendo as tiras com a fita adesiva.
Depois elas invertem, a fim de que a árvore de ambos esteja fixada.
Agora, é o momento de grande entusiasmo, onde o grupo fará a decoração colando as bolinhas e fazendo desenhos com a cola colorida.
Você poderá oferecer outros materiais como pedacinhos de papel colorido, spray dourado ou prata, entre outros que poderão ser utilizados para decorar.
Finalize fixando “por cima da fita dupla face” um laço com a(s) fita(s).
Assim, além de um acabamento bonito e charmoso a fita dupla face não ficará exposta.
O trabalho feito poderá ser usado para ofertar às demais turmas da escola, para que possam decorar sua sala, os departamentos da escola como, direção, secretaria, cantina e outros ou mesmo ser enviado para casa de cada aluno.
Professor(a) sugeri que adiantasse parte do trabalho, pois envolve materiais que podem oferecer algum risco (fogo e tesoura).
Contudo, considero fundamental, que produza uma árvore na sala diante das crianças, para que o grupo possa compreender todo o processo.
C – Agora vamos a uma das principais intenções deste trabalho, que é a produção de um texto instrucional, que visa ensinar, orientar o leitor a vir saber como fazer uma árvore de natal.
Após o trabalho, convide o grupo a produzir um texto que irá ensinar a todos que receberão este belo presente como este foi feito (passo a passo).
Se for possível, faça a produção deste texto coletivamente usando como recurso o word e um aparelho de data show.
Com estas ferramentas, você terá oportunidade de projetar a imagem do computador de modo que todos os alunos possam acompanhar e participar da produção.
 Eles serão os autores,o processo de escrita será mediado por você, que estará na digitação e também nos apontamentos sobre a qualidade, a organização e a coerência do texto.
Contribuirá ainda, para manutenção dos itens e aspectos que definem os objetivos do texto produzido.
 Mas, a falta deste equipamento em sua escola, em nada impede o desenvolvimento desta atividade, pois você poderá usar usar o quadro/lousa ou mesmo Kraft, cartolina.
E na sequência, você poderá providenciar as copias ou podem ofertar a escrita feita pelas próprias crianças.
 Recomendo, no entanto, que faça uma revisão das produções, caso opte pela última sugestão.
D – professor(a), você pode ainda, aproveitar para produzir um belo cartão de natal, hábito comum, quando ofertamos um presente.
Estará assim, ampliando a experiência de letramento do seu grupo.
Avaliação
Atividades desta natureza, permite ao educador(a) uma avaliação que transcende somente ao conteúdo “técnico”, que seria quanto a capacidade de compreender a estrutura, função e organização da escrita de um texto com a natureza de informar o outro sobre um fazer.
Este aspecto não deve passar despercebido.
Contudo, é necessário que trabalhando com público infantil, que sejamos capazes também de observar e considerar a criatividade, o envolvimento e dedicação com as atividades, a tolerância e envolvimento com os colegas.
 Por meio desta teremos a oportundade de ofertar a um outro um trabalho e assim desenvolver e considerar a dimensão humana de todo meio onde há aprendizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário