quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Modelos de artesanato  PAPEL MACHÊ
 
 
 Olha esse balão que lindo, feito com danoninho e o balão com bixiga.

Esse aqui é do fundo do mar...


Essa jarrinha que linda, não tenho idéia de como se faz! (hihi)

Essa borboleta tá uma graça.


Que chique esse sapato...

Olha essas máscaras, fica legal para brincadeiras folcloricas, carnaval, peças de teatro.


Esses animais são um show!






Esse fusquinha as crianças iriam amar!







Fonte das receitas:
Site: Sonho Lilás, Site Adriana Jardim, Site Wikipedia


Papel Machê
Posted: 28 Aug 2012 12:39 PM PDT


Artesanato com papel machê sempre me chamou a atenção, pois o efeito final é surpeenente, além de ser uma massa fácil e barata de fazer e faz literalmente soltar a imaginação, é encantadora esta arte. Quando trabalhada em sala de aula atinge-se os seguintes objetivos:
- Desenvolve as habilidade manuais, coordenação motora, concentração;
- Estimula a interação com o meio e com os outros;
- Acelera o processo de fixação e aprendizagem com o tema;
- Estabelece o controle da ansiedade (pois terá que passar por todo o processo de confecção desde a confecção até a secagem da massa para ter o seu trabalho pronto). 

Falando um pouco sobre o tema:

Papel machê (palavra originada do francês papier mâché, que significa papel picado, amassado e esmagado) é uma massa feita com papel picado embebido na água, coado e depois misturado com cola e gesso. Com esta massa é possível moldar objetos em diferentes formatos, utilitários ou decorativos. A massa deve ser usada no máximo de um dia para outro mas, se guardada em um pote plástico na geladeira, ela pode ser conservada por meses.

Histórico:
A arte do papel machê se desenvolveu na China, por volta de dois séculos antes de Cristo, e também em regiões das antigas Pérsia e Índia. Na Europa, o papel machê foi utilizado para criar objetos decorativos primeiramente na França e depois na Inglaterra. Na Itália, a massa era utilizada na e execução das famosas máscaras do Carnaval, em Veneza. Na Noruega foi construída uma igreja toda feita em papel machê, e que durou 37 anos em ótimas condições, tendo sido demolida posteriormente.

Agora vamos as receitas:


Existem várias maneiras de fazer papel machê, algumas vão com gesso, outras não, algumas vão jornal e outras papel higiênico, vou deixar aqui todas as receitas interessantes que achei na net.


Receita 1

Material necessário:
1/4 de rolo de papel higiênico;
farinha de trigo;
gesso em partes iguais a da farinha de trigo e cola branca.

Etapas:
1– Corte o papel em pedaços bem pequenos e deixe-os de molho em bastante água durante a noite; Ferva-os na mesma água, durante uma hora. Para obter melhor qualidade no trabalho, é importante que o papel fique completamente desmanchado;
2 – Em seguida coe o papel num pano, até tirar toda a água. Coe de cada vez quantidades que você possa espremer facilmente com as mãos e não misture esses “bolos” entre si;
3 – Depois de espremido todo o papel, acrescente o gesso e a farinha de trigo, previamente misturados. A proporção para a massa é de uma colher de sopa cheia da mistura farinha-gesso e uma colher de sopa de cola fria, para cada “bolo” de papel;
4 – Amasse bem, até obter uma pasta homogênea. Se estiver muito seca pode esfarinhar. Neste caso, acrescente água aos pouquinhos, até obter o ponto em possa trabalhar a massa. Se a água começar a escorrer entre os dedos, é porque você colocou quantidade excessiva. Neste caso, acrescente um pouco mais de gesso.

Obs: Não prepare quantidade maior de massa do que aquela que você pretende usar, pois uma vez seco o gesso, não será possível aproveitar a massa. Se desejar fazer escultura com esse material, não use gesso, ao preparar a mistura.
Faça-a apenas com o papel, farinha e cola fria, na proporção indicada anteriormente.

Receita 2
Material necessário: jornais; cola fria e um recipiente.

Etapas:
1 – Rasgue o jornal em pedaços não muito grandes e coloque-os em um recipiente;
2 – Despeje sobre eles água e deixe o papel amolecendo por 24 horas (ou, no mínimo, por 10 a 12 horas). Acrescente um pouco de água sanitária para tirar o mal cheiro;
3 – Esprema a massa para tirar o excesso de água e bata no liquidificador;
4 – Recoloque as bolas formadas no recipiente, adicione a cola e forme uma massa, de preferência, compacta; trabalhe-a bem com as mãos e ela está pronta para ser usada.
Obs: Se você quiser pode passar um verniz para dar brilho na peça e também para impermeabilizá-la.

Receita 3:

Meio balde de papel picado;
Água;
Bacia e balde;
Peneira ou escorredor;
Liquidificador ou pilão;
200 g de cola branca;
2 e meia colheres de sopa de gesso de secagem lenta;
1 colher de sopa de gesso comum;
2 colheres de sopa de farinha de trigo;
1 tampa de vinagre.

O papel deve ser picado e deixado de molho até amolecer.
No dia seguinte, encher o liquidificador de água e colocar um pouco do papel, na proporção de mais ou menos três partes de água para uma parte de papel. Bater por dez segundos, desligar, esperar um minuto e bater novamente por mais dez segundos. Depois, despejar a massa numa peneira e espremer até sair todo o excesso de água. Esfarelar a massa e espalhar numa bacia, misturar a cola branca, o vinagre, o gesso de secagem lenta e o gesso comum, até ficar uma massa homogênea. Finalmente, juntar à massa duas colheres de sopa de cola de farinha de trigo, para que ela não fique partindo. A cola de farinha é feita cozinhando numa panela, em fogo baixo, duas colheres de sopa de farinha de trigo com dois dedos de água, até engrossar como mingau. 

Receita 4:

Material: 
-2 rolos de papel higiênico 
-Água 
-Bacia ou balde
-Peneira ou escorredor 
-Liquidificador 
-1/2 kg de cola branca (uso cola a base de PVA e a que mais gosto é a Cascorez rótulo azul) 

1. Coloque o(s) rolo(s) de papel higiênico, sem o cilindro interno de papelão, em um recipiente e adicione água. Obs.: Você pode adicionar agua fria ou quente. A água quente dissolve mais rapidamente as fibras do papel. 
2/3. Esfarele o papel até dissolver bem. Atenção: Se usou água quente espere esfriar um pouco e mexa com uma espátula. Obs.: Nessa etapa pode-se utilizar o liquidificador para obter uma massa mais suave. Coloque uma porção de papel e adicione três porções proporcionais de água. Liquidifique, coe e siga a sequencia a partir do quadro 4. 
4/5. Retire o excesso de água com a ajuda de um coador. É importante que o papel seja bem coado. Aperte entre as mãos pequenas quantidades de papel retirando bastante a água. Obs.: Se quiser, você pode colocar os bolinhos de papel em uma tolha, enrolando-os e espremendo-os ainda mais. 
6. Depois de retirar bastante a água, esfarele o papel com as mãos até conseguir “grãos” bem suave. Obs.: Você pode, mais uma vez, liquidificar para conseguir uma consistência mais fininha. 
7/8. Adicione cola aos poucos até que a massa fique úmida e com consistência parecida com massa de modelar. Pronto, pode usar. 

Obs.: Cuidado para não acrescentar muita cola, se isso acontecer adicione mais papel. SE FOR USAR O PAPEL SULFITE: rasgue os papeis em pedaços pequenos e deixe de molho na água (fria ou quente) por um tempo, depois liquidifique e ai você segue a partir dos passos 4 e 5. A massa com papel sulfite também é ótima. 

ATENÇÃO: - Deixe sua peça secando na sombra em local arejado. Se for necessário colocá-la no sol, faça isso só após sentir que sua peça está seca ao toque e que está há algum tempo secando a sombra. Isso evita rachaduras e deformações. - Não faça peças maciças se elas forem grandes, use um suporte. Por exemplo, se for fazer uma bola, pegue uma bola de isopor e cubra-a com a massa de papel machê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário