domingo, 12 de janeiro de 2014

Materiais para Deficiência Intelectual / Autismo

Materiais para Deficiência Intelectual / Autismo

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Retirado do blogger Sala Multiespecial & Espeço de Vivências Pedagógica em Alfabetização
  1. Sugestões pedagógicas: Deficiência Intelectual


    A criança com deficiência intelectual, assim como qualquer criança, deve pertencer ao ambiente escolar. A escola deve proporcionar a esta uma educação voltada as suas habilidade e não exaltar as suas dificuldades. Sabemos que para seu aprendizado se concretizar deveremos dar a ela um "tempo maior" oferecendo atividades ricas e que o levem a construir seu conhecimento. Segundo Vygotsky, as leis que regem o desenvolvimento da pessoa com deficiência mental são as mesmas que regem o desenvolvimento das demais pessoas. Aspecto este também presente nos processos educacionais (VYGOSTKY, 1997, 2003). Para ele, a criança cujo desenvolvimento foi comprometido por alguma deficiência, não é menos desenvolvida do que as crianças ‘normais’, porém é uma criança que se desenvolve de outra maneira.

    As atividades propostas terão que partir de seu conhecimento para a construção de novos conceitos. Mas, muitas vezes a criança com DI não conhece “si mesma” não sabe distinguir suas características físicas e emocionais, não discrimina suas preferências. Pensando neste pressuposto devemos, a priori, oferecer atividades que favoreçam o conhecimento pessoal.


    ATIVIDADE 1- CARACTERÍSTICAS EMOCIONAIS



    APÓS OBSERVAR AS CARACTERÍSTICAS NUMERE AQUELAS RELACIONADAS A VOCÊ.( O aluno deverá escolher as características que ele julga possuir, numerá-las e escrever as características).
    AGORA EXPLIQUE PORQUE ESCOLHEU AS CARACTERÍSTICAS ACIMA.(O aluno deverá justificar suas escolhas)



    ATIVIDADE 2 - CARACTERÍSTICAS FÍSICAS


    ATIVIDADE 3 - PREFERÊNCIAS



    *Lembrando que as atividades propostas deverão ser iniciadas com um bom diálogo e pesquisa, buscando levar o aluno a conhecer seu histórico,características e preferências:
    • QUEM É VOCÊ?
    •   O QUE É CARACTERÍSTICA FISICA?
    • O QUE É CARACTERÍSTICA EMOCIONAL?
    •  COMO VOCÊ SE COMPORTA FRENTE A UM NOVO ACONTECIMENTO?
    •  QUAIS SUAS PREFERÊNCIAS?

PROPOSTAS DE ATIVIDADES PARA OFICINAS PEDAGÓGICAS


PROPOSTAS DE ATIVIDADES PARA OFICINAS PEDAGÓGICAS
[1]SOUZA, Vera Lúcia Pereira de
ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA

As Atividades de Vida Diária (AVDs), como diz o nome são aquelas realizadas no dia-a-dia de cada educando, como por exemplo: amarrar sapatos, vestir-se, escovar dentes, etc. Essas atividades requerem o desenvolvimento de certas habilidades, pois para que se aprenda a realizá-las é necessário que se desenvolva habilidades específicas para cada atividade como desenvolvimento da coordenação motora, por exemplo. Neste sentido, a aprendizagem que às vezes não ocorre com a exercitação, poderá acontecer na situação do brinquedo, pois o prazer da brincadeira produz a especialidade, quanto mais o educando se envolve nela, mais estará aberto a produzir novos conceitos. (FINGER, 1986).

As Atividades de Vida Diária AVDs compreendem atividades fundamentais para a sobrevivência, como comer, manter-se limpo, participar de atividades sociais, realizar serviços domésticos etc. (FINGER, 1986).


ATIVIDADES DE VIDA PRÁTICA

As Atividades de Vida Diária (AVDs) são as tarefas de desempenho ocupacional que o indivíduo realiza diariamente. Não se resume somente aos auto – cuidados de vestir-se, alimentar-se, arrumar-se, tomar banho, e pentear-se, mas englobam também as habilidades de usar telefone, escrever, manipular livros, assim por diante, além da capacidade de virar-se na cama, sentar-se, mover-se e transferir-se de um lugar a outro. (TROMBLY, 1989).

Nas Atividades de Vida Prática (AVPs) pode-se observar o cotidiano do aluno especial, sua relação com o meio: familiar ou escolar, resumindo sua própria vida, equilíbrio e firmeza na conquista de seus movimentos. (TROMBLY, 1989).

O ambiente escolar-familiar deverá transmitir segurança e dar idéia de ordem física, geradora de uma ordem mental. Tudo no ambiente deve ser estudado, controlado, experimentado, para que o aluno adquira uma movimentação coerente, espelho de seu interior, desenvolvendo seu próprio instinto de vida e suas potencialidades.

Trombly (1989) cita ainda que, as Atividades de Vida Prática (AVPs) de acordo com o próprio termo, estes exercícios se destinam a preparar a pessoa com deficiência para a vida, possibilitando-lhe a independência e uma melhor organização interior.


PLANEJAMENTO - OFICINAS PEDAGÓGICAS

Objetivo Específico: Proporcionar ao aluno atividade de maior utilidade ampliando noção de responsabilidade e de trabalho para sua própria realização pessoal.

PROGRAMA
ESTRATÉGIAS
Trabalhos manuais
. Tapetes (retalhos)
. Crochê
. Quadro (tela)
. Bordado (ponto cruz)
. Cestos (jornal/reciclado)
. Biscuit (lembrancinhas, vidros, etc.)

. Conhecimento e utilização do material.
. Preparação e classificação do material
. Pintura em telas
. Bordado em tecido, sacos, toalhas, etc.
.Tecer e trançar
. Noções básicas de costura: riscar, cortar, alinhavar, pregar botões, colchetes, costurar.
. Confecções de tapetes.
. Acondicionamento.

Atividades domésticas
. Escola
. Oficina de culinária

. Conhecimento e utilização do material de trabalho ou de limpeza;
. Ser responsável com os materiais, utilizando-se em quantidades e finalidades adequadas;
. Limpeza da oficina de culinária, banheiros, sala de aula, parquinho, assim por diante;
. Reconhecer e identificar os cômodos de uma casa;
. Limpeza e conservação dos cômodos de uma casa;
. Limpeza e conservação dos utensílios domésticos;
. Cuidados e conservação de roupas e calçados;
. Reconhecer e utilizar adequadamente eletros domésticos que existem na oficina de culinária e no ambiente escolar;
. Classificação de alimentos e utensílios (arroz, feijão, verdura, carne);
. Efetuar pequenas compras (feiras, supermercado, padaria, mercearia);
. Preparar e elaborar receitas simples (doces, pães, bolos, salgados);
. Preparar e servir alimentos simples: (lavar, cortar, temperar, fritar, assar, cozinhar, e demais atividades da cozinha);
. Arroz doce e salgado;
. Feijão cozido;
. Macarrão;
. Bolinho doce e salgado;
. Ovo frito, cozido e omelete;
. Vitamina, salada de frutas, verduras e legumes;
. Pão com manteiga, pão torrado, pão no ovo batido;
. Batata doce (cozida, frita, assada);
. Maionese;
. Sopa de legumes e fubá;
. Carnes variadas;
. Chás (erva-mate, cidreira, hortelã e outras ervas medicinais);
. Café, chocolate, leite, sucos naturais;
. Manjar de leite, etc.;
. Sagu, canjica, gelatina, e demais geléias;
. Sorvete de leite, frutas;
. Amendoins salgados, doces e achocolatado, etc.
. Pipoca doce e salgada;
. Mandioca frita e cozida;
. Polenta;
. Por e tirar a mesa – a toalha, os guardanapos, os pratos, os talheres, adornos;
. Arrumar a cama;
. Lavar e passar roupas.

Horticultura
Jardinagem
. Preparação do solo e suas condições;
. Época adequada do plantio;
. Uso adequado de ferramentas;
. Semeadura e plantio;
. Conservação de canteiros;
. Colheita;
. Conservação dos produtos colhidos;
. Comercialização;
. Necessidades da planta (adubo, água, poda, replanta);
. Ferramentas adequadas;
. Conservação de jardins e vasos;
. Seleção de sementes e mudas;
. Flores e folhagens para adornos da escola, sala de aula e presentes;
. Técnicas de plantio, poda;
. Reprodução de viveiros;
. Manutenção.

Produtos feitos com madeira
. Madeira – origem, tipo e finalidade;
. Ferramentas e maquinários – conhecer, nomear e utilizar;
. Conservação e manutenção de todos os materiais;
. Lixar;
. Planar;
. Medir;
. Riscar;
. Serrar;
. Furar;
. Montar;
. Pregar;
. Colar;
. Acabamento;
. Consertos e reformas;
. Embalar;
. Comercializar.


- Outros programas poderão ser desenvolvidos de acordo com as realidades e necessidades do aluno e da escola;
- Para todas as atividades obedecer a graduações de dificuldades preparando o aluno para desenvolvê-la independentemente, procurando nelas sua própria auto-realização;
- Avaliação será através de observações do desempenho do aluno na atividade dada;
- Planejamentos mensais, avaliações diárias e semestrais.

PLANEJAMENTO: ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA E ATIVIDADES DE VIDA PRÁTICA

Objetivo Geral: Proporcionar ao aprendiz atividades visando ampliar a noção de responsabilidade e de trabalho para sua própria independência, realização pessoal e relacionamento social.

Objetivo Específico:            Trabalhar visando atividades dentro das áreas de AVD (Atividades de Vida Diária), AVP (Atividades de Vida Prática), Lazer e Relacionamento Social.


ATIVIDADES

TRABALHOS
01
AVD
Comunicação, vestuário (estimular feminilidade), locomoção, higiene (estimular feminilidade), alimentação.

02
AVP
Atividade de limpeza, preparação de refeições, servir refeições, trabalhos manuais, compras.

03
Lazer/passeios
Na casa do aprendiz, sorveteria, feira, exposições, piquenique, missa, culto, zoológico.

04
Relacionamento social (pessoal / aceitação)
Atividades em conjunto, boas maneiras, educação sexual, atividades de relacionamento



ATIVIDADES DE VIDA PRÁTICA – AVP


ATIVIDADES

TRABALHOS
01
LIMPEZA
- Transportar material de limpeza;
- Pegar objetos do chão;
- Limpar as coisas derramadas no chão;
- Usar a vassoura para varrer;
- Usar a pá de lixo;
- Arrumar a cama;
- Tirar o pó dos móveis;
- Usar pano com água / torcer;
- Limpar mesas, cadeiras e erguê-las;
- Passar pano no chão com rodinho;
- Lavar panos no tanque usando água e sabão;
- Limpar, lavar banheiro;
- Limpar os vidros;
- Limpar, descongelar geladeira;
- Lavar calçadas, etc.

02
JARDINAGEM
- Plantar;
- Regar;
- Retirar matos, folhas, papéis, pedras das plantas e grama, etc.;
- Fazer arranjos florais.

03
PREPARAÇÃO DE REFEIÇÕES
- Abrir torneiras;
- Acender fósforo e forno ou queimador a gás;
- Despejar líquidos quentes;
- Servir comida quente;
- Abrir embalagens de comida;
- Abrir latas e garrafas;
- Abris leite em saquinhos ou caixinhas;
- Carregar comida ou panelas quentes;
- Tirar comida da geladeira;
- Tirar utensílios dos armários;
- Descascar legumes, frutas, etc.;
- Usar facas com segurança;
- Usar talheres de medida ou medidor;
- Usar batedeira;
- Untar formas;
- Abrir o forno com segurança;
- Usar luvas para forno;
- Colocar travessa no forno;
- Usar liquidificador;
- Quebrar ovos;
- Bater massa;
- Despejar massa;
- Bater carne;
- Planejar o cardápio da semana.

04
SERVIR REFEIÇÕES
- Arrumar a mesa / toalha / talheres / pratos / copos / guardanapos / etc.;
- Levar a comida para a mesa;
- Servir a comida na mesa;
- Colocar e retirar a toalha;
- Dobrar guardanapos e toalha;
- Retirar a sobra de comida dos pratos;
- Limpar mesa e cadeiras;
- Varrer o chão;
- Lavar louça;
- Secar louça;
- Guardar corretamente a louça nos armários;
- Lavar a pia;
- Limpar o fogão;

05
LAVANDERIA
- Selecionar as roupas;
- Usar varal;
- Usar pregadores e cesto;
- Prender no varal;
- Preparar a mesa ou tabua de passar roupa;
- Passar roupas simples;
- Passar camisetas ou vestido;
- Dobrar roupas passadas;
- Guardar corretamente as roupas passadas.

06
COSTURA
- Enfiar linha na agulha;
- Dar nó, laço;
- Usar a tesoura;
- Cortar a linha;
- Fazer alinhavo;
- Pregar botões;
- Remendar;
- Usar a máquina de costura.

07
TRABALHOS MANUAIS
- Tapetes;
- Pinturas (caixas, tecido, telas, etc.);
- Guardanapos;
- Alinhavos;
- Vasos decorados;
- Porta guardanapos;
- Crochê;
- Bordado ponto cruz;
- Cachepôs de madeira, etc.




ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA – AVD


ATIVIDADES

TRABALHOS
01
COMUNICAÇÃO
- Estimular o uso da fala;
- Aprimorar o uso de gestos e sinais;
- Atender a porta / campainha;
- Receber e executar instruções / recados.

02
VESTUÁRIO
- Vestir e despir roupa;
- Abotoar e desabotoar;
- Abrir e fechar zíper e fivelas;
- Amarrar e desamarrar (dar nó e laço);
- Manter-se com roupas limpas;
- Calçar sapatos, meias.

03
LOCOMOÇÃO
- Deslocar-se de forma adequada;
- Corrigir erros de postura.

04
HIGIENE
- Tomar banho;
- Pentear o cabelo;
- Cortar e lixar as unhas;
- Lavar as mãos antes das refeições;
- Fazer depilação;
- Usar lenço adequadamente;
- Usar absorvente higiênico;
- Usar o banheiro corretamente;
- Escovar os dentes;
- Manter uma boa aparência;
- Desenvolver a feminilidade com o uso de batom, esmalte, perfume, creme, etc.

05
ALIMENTAÇÃO
- Utilizar os talheres;
- Utilizar copo / xícara;
- Orientar boas maneiras na mesa;
- Alimentar-se adequadamente;
- Cortar carne, pão, legumes;
- Guardar corretamente os alimentos;
- Cozinhar.





13. REFERÊNCIAS

FINGER, J. A. Terapia ocupacional. São Paulo: Sarvier, 1986.

TROMBLY, C. A. Terapia ocupacional para disfunção física. 2ª ed. São Paulo: Santos, 1989, 514 p.




[1] Professora PDE/2009 – Projeto de Intervenção Pedagógica na Escola: OFICINAS PEDAGÓGICASEducação Profissional para Alunos com Deficiência Intelectual Significativa

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