Aprenda a fazer lindas máscaras com reciclagem de caixa de ovo para brincar na primavera. A dica é sugerida para as crianças realizarem várias atividades como encenar, dramatizar e brincar.
Oi gente! Veja como fazer lindas máscaras coloridas usando apenas reciclagem de caixas de ovos usadas, penas, tiras de eva e tint. Veja como são fáceis de fazer e o resultado fica super bacana! Linda dica que pode ser aproveitada para trabalhar no carnaval com a turminha!
Pra fazer você vai precisar recortar as caixas de ovo para fazer os olhos e bico dos passarinhos. Depois pinte das cores preferidas e acrescente os acessórios. Depois faça furinhos dos lados e amarre. Fácil!
Então vamos agora para o passo a passo... Em primeiro lugar, recorte a caixa de ovos como mostra a foto abaixo.
Acerte todas as bordas, com cuidado...
Agora mãos a obra! Pinte suas máscaras com capricho...
Veja o resultado que lindo, aqui foram acrescentados vários detalhes para ficar ainda melhor...
OBJETIVOS:
·
Demonstrar o Carnaval brasileiro
como forma de expressão cultural.
·
Resgatar o brincar e o cantar
como forma de participação na festa carnavalesca.
·
Desvincular o significado -
principalmente pela mídia - de que o Carnaval é sinônimo de sensualidade e
bebedeira.
·
Conhecer a história do Carnaval
no Brasil e suas características.
·
Conscientizar as crianças no
sentido de que é preciso não confundir diversão com confusão.
·
Desenvolver o gosto por poemas e
músicas.
·
Estimular o ritmo.
·
Proporcionar liberdade de
expressão.
·
Desenvolver a criatividade e a
imaginação.
·
Trabalhar esquema corporal,
lateralidade e psicomotricidade.
·
Socializar.
1ª aula
·
Inicie sondando conhecimentos
prévios dos alunos sobre o tema numa roda de conversas. Pergunte se gostam ou
não de Carnaval, o que costumam fazer nesse período, se lembram da última
comemoração. Oportunize para que todos se expressem.
·
Num segundo momento, instigue a
classe a lembrar palavras relacionadas ao Carnaval e liste todas elas num
cartaz. A professora pode contribuir lançando novas e sondando se sabem seus
significados. Registre o máximo de palavras possíveis.
·
Com a lista pronta, proponha que
as crianças ilustrem as palavras utilizando recortes e colagens com materiais
diversos. Fixe o cartaz na sala de aula.
·
Como tarefa de casa, peça fotos
de carnavais anteriores da criança e de sua família.
2ª aula
·
Novamente numa roda de
conversas, explore as fotos que as crianças trouxeram de casa, comentando seus
detalhes e oportunizando que cada um fale um pouco a respeito de sua história.
Se possível, faça fotocópias das fotos para montagem de um mural e
devolva as originais aos responsáveis. O mural pode conter as fotos e as falas
mais marcantes dos alunos durante as conversas.
·
Em um segundo momento, sonde se
conhecem alguma música carnavalesca e, após ouvir as crianças, incentive a
classe a conhecer algumas marchinhas tradicionais. Para que prestem atenção na
atividade, proponha brincadeiras como: estátua, repetir o refrão batendo
palmas, cantar dançando e passando por baixo de cordas ou rodando bambolês,
batata quente - quando a música parar devem falar alguma coisa sobre o tema ou
lançar uma pergunta, quando a música parar devem tocar em algo estipulado como:
uma cor, um objeto, etc.
·
Apresente, também, canções
carnavalescas atuais como: samba enredo, axé, frevo e forró. (Gostaria
de fazer uma observação em relação as canções. Acho importante sempre observar
o conteúdo das letras antes de apresentar às crianças). Em seguida,
converse sobre as diferenças de ritmos e melodias.
3ª aula
·
Conte a história do
Carnaval e apresente pequenos vídeos de carnavais nas diferentes
regiões brasileiras. Permita que os alunos teçam comentários e façam
comparações.
·
Sonde qual tipo de comemoração é
o preferido da classe e comente e pesquise a respeito da comemoração típica da
região onde vivem.
·
Finalize registrando por meio de
desenho e escrita tudo que foi conversado e assistido.
4ª aula
·
Confeccione máscaras e adereços
carnavalescos com as crianças. Com as máscaras e adereços prontos, oportunize
dramatizações improvisadas, desenvolvendo um interessante jogo simbólico. A
professora deve participar para auxiliar a criação da história.
·
Registre por escrito a história
dramatizada criando o texto coletivo da classe.
5ª aula
·
Como culminância, realize um
baile bem animado na escola, com todos fantasiados, confete, serpentina,
desfile de fantasias e brincadeiras. Cada turma pode apresentar sua música ou
marchinha preferida numa pequena coreografia previamente ensaiada. Filme e
fotografe tudo para os responsáveis assistirem posteriormente.
IMPORTANTE
·
Respeite sempre as curiosidades,
necessidades, interesses e idéias das crianças.
·
Valorize a livre expressão.
·
Desenvolva a oralidade e amplie
ao máximo o vocabulário dos alunos.
·
Adapte as atividades e realidade
e faixa-etária de sua turma.
"O
brincar funciona para a criança como o fantasiar e o refletir. A brincadeira é
uma forma essencial de comunicação."
PROJETO CARNAVAL NA EDUCAÇÃO
INFANTIL
TEMA: Dançado com a magia do carnaval
PERÍODO: De 04/03/2014 a 08/02/2014
OBJETIVO GERAL: Promover atividades lúdicas que estimulem a compreensão da Festa
do Carnaval como cultura, estimulando a socialização e desenvolvimento na
primeira semana de aula.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: - Trabalhar o tema através da ludicidade, utilizando a música e dança;
- Explorar a criatividade
utilizando materiais diversos;
- Despertar na criança a participação
através do seu imaginário, sua criatividade, sua liberdade para galgar sua
interação e descontração estimulando o seu processo de ensino aprendizagem;
- Desenvolver sua linguagem oral
e escrita e seu raciocínio motor e físico.
JUSTIFICATIVA: O projeto Dançando a magia do carnaval nasce concomitante com a
primeira semana de aula, mas conhecida como de adaptação. Neste período a
criança necessita de um olhar especial, pois o novo mundo a sua volta causa-lhe
insegurança, por isso o projeto pretende abordar a festa de carnaval a favor da
experimentação e comunicação da criança com este novo mundo, oferecendo às
crianças a oportunidade de conhecer e criar em meio à ludicidade. Sendo assim,
a socialização da criança se desenvolverá harmoniosamente considerando o
Carnaval como festa típica e rica em sua cultura, que encontra nos movimentos
da musica e da dança a diversidade do Brasil.
ATIVIDADES DO PROJETO: Eixos a
serem trabalhados
Linguagem Oral e Escrita:
- Roda de conversa para a apresentação da professora;
- Entrega dos crachás de
identificação;
- Trabalhar os nomes das
crianças;
- Contação de histórias sobre o
Carnaval através de apresentações com fantoches;
- Ouvir e reproduzir marchinhas
de carnaval;
- Identificar imagens que
representam o carnaval;
Matemática:
- Comparação de objetos,
identificando as semelhanças e diferenças entre eles observando espessura
(grosso-fino), tamanho (grande-pequeno) e formato (circular–quadricular).
Natureza e Sociedade:
- “Seu Mestre Mandou”, sugerindo
posições para fazerem: ficarem sentados, ficarem em pé, de joelhos, deitados,
engatinhar pela sala (sem derrubar o mobiliário.);
- Passeio pela escola, com o fim
de conhecerem as dependências e funcionários;
- Apresentação dos cantinhos,
arrumando o espaço físico, procurando enfatizar a importância da constante
organização para que possamos aproveitar ao máximo todas as oportunidades.
- Elaboração junto às crianças
os combinados com os direitos e deveres para um bom relacionamento na escola.
Explique o que cada um significa e exponha na parede com ilustrações para que
possam sempre ser lembradas.
Música e Artes Visuais:
- Produção de painéis
carnavalescos onde seja observada a transformação das misturas de cores;
- Pintura facial de máscaras no
rosto com tintas;
- Confecção de máscaras usando
diversos materiais, tais como: papel laminado, lantejoulas, purpurina, cola
plástica colorida, bolinhas de papel crepom, canetas coloridas através do
recorte, colagem, pintura e desenho com guache, giz de cera e lápis de cores
etc.
- Realização de um baile de
máscaras de carnaval ao som de marchinhas e expressão corporal.
Movimento:
- PÁRA A BOLA: em circulo, as
crianças ficarão sentadas e ao som da música a bola será passada, quando a
música parar, quem estiver com a bola na mão deverá pagar uma prenda.
- CORRIDA DOS ANIMAIS: marcar
com giz de quadro linhas de saída e de chegada. Dado um sinal, as crianças
deverão atravessar a caminho delimitado, da forma como o animal se locomove.
- ARRANJE UM PAR: de mãos dadas,
formar pares com exceção de um participante que fique sozinho. Correr aos
pares, e a um sinal combinado, largar às mãos e procurar outro par. A criança
que está sozinha deverá aproveitar e arrumar outro par.
- SIGA O CHEFE: formar duas
fileiras, onde as crianças dançarão e andarão em fileira. O primeiro criará um
movimento e ao som combinado, quem está em primeiro lugar passa a ser o último
lugar e este cria um novo movimento que, todos deverão imitar.
- DANÇA DA CADEIRA: Faz-se uma
roda de cadeiras e outra de pessoas. Sendo que o número de cadeiras deve ser
sempre um a menos. Toca-se uma música animada. Quando a música parar, todos
devem sentar em alguma cadeira. Quem não conseguir sentar, é eliminado e
tira-se mais uma cadeira. Ganha quem sentar na última cadeira.
- CORRE COTIA: As crianças
formam uma roda e sentam no chão, menos uma.. A criança que sobrou corre pelo
lado de fora da roda com o lenço na mão, ao ritmo da ciranda:
Corre cotia | Na casa da
tia | Corre cipó | Na casa da avó | Lencinho na
mão | Caiu no chão | Moça(o) bonita(o) do meu coração
| Criança: Posso jogar? | Roda: Pode! | Criança:
Ninguém vai olhar? | Roda: Não!
Neste momento, as crianças da
roda abaixam a cabeça e tapam os olhos com as mãos. A criança que está fora da
roda deixa cair o lencinho atrás de alguma outra que esteja sentada, pegador. O
lugar vazio da roda é o pique. Quem perder fica fora da roda (ou dentro) e a
brincadeira recomeça.
AVALIAÇÃO: A avaliação será continua levando-se em conta a
evolução, participação, atenção e envolvimento com as atividades realizadas
durante o período do mini projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário