Vamos começar nossas dicas com estes ovos super coloridos... aqui podemos perceber o uso de vários materiais com texturas diferentes, super sugestão para trabalhar percepção tátil... Temos colagem de botões, algodão colorido, limpa cachimbos... mas você pode usar o que quiser como tampinhas, sementes, lantejoulas... seja criativo!
Dica #02 -Vejam só esta sugestão que achei aqui, que coisa mais gostosa de fazer com a turminha... Pra pintar vamos precisar de prendedores de roupa e capuchos de algodão. Amei!
Não é demais esta sugestão??? Pingue tintas de várias cores em um prato descartável e use os prendedores como pincéis, coordenando as cores... diversão garantida!
Dica #03 - Mas quem foi que disse que as ideias antigas não fazem sucesso? Colar papel colorido picadinho sempre foi e sempre será uma delícia!!! Recorte vários ovos em papel de várias cores, espalhe a cola uniformemente e pronto... agora é só jogar o papel picado! Resultado maravilhoso!
Dica #04 - Nesta sugestão temos os ovos decorados com os famosos mosaicos... pode ser feito com colagem de papel de seda, papel alumínio, revistas ou outro papel colorido... Recorte vários pedacinhos de papel e vá colando sobre o ovo, que deve ter os traços feitos anteriormente com lápis para ser preenchido pela turminha. Ideia daqui.
Dica #05 - E quem foi que disse que páscoa não combina com alimentação saudável? Nada melhor do que aproveitar a oportunidade para falar sobre o assunto, incentivando as crianças a comerem legumes e montarem um ovo diferente, feito com legumes cozidos. Quanto mais colorido, melhor! Use a criatividade! Daqui.
DICA #01: Recorte o molde do ovo em caixas de cereais... além de reciclar, o papel é mais firme e resistente para ser manuseado pelas crianças. Ótima dica para trabalhar com maternal e creche.
DICA #02: Depois de prontos, os ovinhos podem ser perfurados e pendurados em um cordão, montando um lindo varalzinho de páscoa...
Estes coelhinho foram feitos com reciclagem de caixa de ovos. A dica é fazer os coelhinhos para colocar em cada um, um ovo de chocolate. Pra fazer cada coelho você vai precisar de duas partes da caixa de ovo, os pezinho, dentes e orelhas podem ser feitos com outro papel ou com reaproveitamento das sobras da caixa.
Esta ideia aqui é bastante divulgada na net, e é igualmente linda. Faça os coelhinhos seguindo o tutorial dos pintinhos... ou faça os dois, o que acha? Pra pintar use tinta plástica ou outra de sua preferência.
Passo a passo explicadinho com fotos...
|
Oi gente!!!
Em homenagem ao dia do contador de histórias, dia 20 de março, estou postando este lindo conto de páscoa, amanhã estarei postando um plano de aula completo baseado nesta história.. aguardem!!! Feliz dia do Contador de História, para todos aqueles que fazem de uma história uma viagem ao mundo do faz-de-conta!!!
{A velhinha, a galinha e o coelho}
Numa pequena aldeia, havia uma pequena casa. Nesta casa morava uma velhinha. Ela criava uma galinha e um coelho. A galinha tinha seu ninho embaixo da escada e lá botava seus ovos. O coelho vivia solto pelo gramado que circundava a casa. A galinha cacarejava toda vez que botava um ovo, e a velhinha corria para recolher o ovo que a galinha botava e a alimentava com boa comida.
A velhinha gostava muito da carijó, que tinha a crista vermelha, as patinhas amarelas e as penas coloridas. Gostava também do coelho, que tinha o lábio partido, as orelhas bem grandes e o pelo branco bem fofinho. Certo dia, a velhinha escuta a galinha cacarejando tão alto e tão feliz:
- Botei, botei, botei!
Até o coelho assustou-se e ficou com as orelhas em pé.
A velhinha desceu bem rápido os degraus da escada, abaixou-se e viu no ninho um ovo bem grande, com manchas multicoloridas. Era tão lindo que ela não cansou de admirá-lo. Com muito cuidado pegou-o e levou-o para a cozinha. Ficou pensando o que faria com ele. Não podia comê-lo, pois era muito bonito e também não podia deixá-lo como enfeite, pois poderia cair e quebrar-se.
O coelho que estava ao seu lado, disse-lhe:
- E se der de presente para uma criança? A Páscoa está chegando e com certeza quem recebe-lo ficará muito feliz.
- A ideia é boa, respondeu a velhinha, porém para qual criança? Eu conheço tantas.
Ela pensou um pouco e exclamou:
-Já sei, vou juntar muitos ovos da galinha carijó e depois de pintá-los vou presentear todas as crianças.
Saltitando e feliz, o coelho disse:
- Eu também vou ajudar a pintar.
Assim dito, assim feito. A galinha carijó botou muitos ovos. A velhinha recolheu-os numa cesta de vime e junto com o coelho branquinho, pintou-os. Ficaram tão bonitos. Multicoloridos. Vermelhos, verdes, azuis, amarelos, roxos. Alguns listrados, outros com bolinhas e até com flores.
No domingo de Páscoa, a velhinha os colocou numa bela cesta e o coelho branquinho distribuiu-os para todas as crianças da aldeia.
(Conto Lituano de Nijole Jankute - Tradução livre de Olga Prokopowit)
|
Pra fazer vamos proceder como nos brigadeiro tradicional. Peguei a receita lá do Super Zíper: coloque na panela uma lata de leite condensado, uma colher de manteiga e as cenouras batidas no liquidificador com pouca água. Misture bem e leve ao fogo médio. Misture sem parar usando uma colher de pau. Quando começar a descolar do fundo da panela, tire do fogo e deixe esfriar. Enrole bolinhas e aperte com os dedos até ficar em um formato de cone. Espete no palito enfeitado com fitinha verde e passe no açúcar cristal. Com o lado liso de uma faca, encoste de leve no brigadeiro para fazer as “ranhuras” da cenoura. Enfeite a cenoura com o preferir...
Para fazer o formato da cenoura, faça uma bolinha e depois vai “esmagando” com o dedo até ficar parecido com um cone. Quando estiver no tamanho e no formato esperado, é bom enrolar de novo com as mãos pra ficar mais lisinho. Fica assim, fofa!!! |
Oi gente linda!
Vou mostrar aqui neste post uma dica muito simples de fazer mas perfeita, uma graça mesmo! Um coelhinho de páscoa feito com chocolate alpino, papel ou EVA e lacinho... muito fácil de fazer!!! Eu amei logo que vi e não pensei duas vezes, vim compartilhar aqui com vocês!!!
Dê uma olhada e veja que coisa mais linda!!!
A dica é sugerida para fazer lembrancinhas para a páscoa, para agradar as crianças e adultos também claro!!! Pra fazer vamos precisar somente de chocolates alpinos... hum delícia!!! Vamos fazer?
Como que faz?
Cole um chocolate alpino sobre o outro como mostra a primeira foto. E como faz? É muito fácil de fazer, vamos precisar de orelhas de coelhos e pezinhos e círculos para o rosto, recortados em papel ou EVA branco e um nariz e peito dos pés em papel ou EVA rosa... Com um pincel preto faça olhos, bigodes e boca, não se esqueça dos dentes, coelho sem dentes pra mim não é coelho!!!
Depois de prontos, cole o rostinho, orelhas e pezinhos... um laço para dar o charme... Fofo demais né? Amei também!!!
|
Se você ainda está sem saber o que fazer para seus alunos nesta páscoa este post é pra te ajudar... Com EVA você pode fazer óculos de Coelhinhos para seus alunos e deixar todos eles com aquela carinha radiante, o que acha? Clique para ampliar... Fica a dica!!! |
Posted: 20 Mar 2014 01:25 PM PDT
Oi gente!!!
Esta ideia eu vi lá no Dicas pra Mamãe e é ótima para fazer nesta páscoa... Parece difícil, mais é simples, simples... Tem o passo a passo explicando certinho como fazer...
O bolo você pode fazer aqueles de mercado mesmo! Capriche na decoração...
Passo a passo com fotos:
|
Posted: 20 Mar 2014 01:10 PM PDT
Se vai ter festa de páscoa vai ter muitas brincadeiras!!!
Mas esta atividade não é somente pra quem vai fazer festa, pode ser feita em casa também, as crianças vão adorar. Veja AQUI brincadeiras e dinâmicas de páscoa.
Se quiser confeccionar com a ajudar deles, ótimo.... se não quiser, faça uma surpresa e brinque de "caça ao tesouro" escondendo guloseimas pela casa e colocando as pegadas para eles irem seguindo...
Vi no site kidspot. Faça as pegadas em papel, eva ou feltro. Clique nas pegadas para ampliar!
Beijos!
|
Posted: 20 Mar 2014 01:02 PM PDT
Olá!!!
Aí vai mais uma dica para trabalhar na páscoa com a participação e ajuda das crianças... esta atividade foi feita com recorte, pintura e colagem de papel, super fácil! Aqui você também pode usar técnicas variadas como colagem de algodão, pintura e outras... As crianças vão adorar fazer seus próprios coelhinhos...
Ótima dica de lembrancinha pra quem trabalha com a turma pequena. Clique para ampliar o molde.
Daqui. |
Posted: 20 Mar 2014 12:59 PM PDT
Oieeee!!!
Já postei aqui as pegadas de coelho feitas com papel, agora estou postando outras dicas bem mais divertidas para fazer na páscoa com a criançada, vamos fazer pegadas de coelho com talco!!!
Dica 01 - Pegadas de coelho com meias e talco - Pra fazer você vai precisar de um par de meias, 03 bolas de algodão pequenas e uma grande e talco. A dica é ótima para realizar em sala de aula!
Como que faz? Cole as bolas de algodão na meia. Os alunos colocarão as mãos em ambas as meias, como luvas e realização a exploração da textura, percorrendo diferentes partes do corpo. Depois é só apertar as meias sobre o talco e depois sobre parte escura (EVA preto, lousa ou piso escuro). Finalmente, colocarão em tinta guache e... vamos fazer pegadas de coelho...
Dica 02 - O coelhinho veio! - Nesta brincadeira vamos simular a vinda do coelhinho com pegadas pela casa ou pela sala... Você pode tanto fazer uma surpresa para os alunos, escondendo os ovos (pode usar cenouras também) e colocando pegadas até eles, e dizer que o coelho já veio trazer os ovos, ou simplesmente brincar de coelho de páscoa com a turma... é uma delícia! Como que faz? Suje três dedos de talco, trigo ou pó de giz e carimbe rastinhos pela casa ou na salinha desde a porta de entrada até o coelho escondeu os ovos escondidos ou cenouras 'comidas pelo coelho'. Caso seu piso seja claro não deixe de brincar, use canela, pó de café ou chocolate. BRINCADEIRAS Brincadeiras de Páscoa Coelhinho na toca Preparação: Os alunos devem se organizar em trios. Dois alunos formam um círculo (a toca), dando as mãos, e o terceiro faz o papel de coelhinho dentro da toca. Os demais alunos ficam no centro. Desenrolar: A um sinal do professor cada coelhinho muda de toca enquanto os outros tentam ocupar um dos lugares vagos. Os que ficarem sem toca vão para o centro e o jogo continua. A careta da cenoura Preparação: Cada elemento recebe uma rodela de cenoura, que deverá colocá-la no olho, estando com a cabeça inclinada para trás. Desenrolar: Ao sinal de início do jogo, cada jogador, sem usar as mãos, tentará levar a rodela de cenoura até a boca, fazendo movimentos com os olhos, boca e nariz. Cada elemento que conseguir comer a cenoura marcará um ponto. Onde está o coelhinho Preparação: Este jogo é ideal para o início do dia. Coloca-se um coelhinho de pelúcia bem pequeno em um lugar discreto, mas visível. Desenrolar: A medida que as crianças vão chegando no ambiente pede-se individualmente que procurem o coelhinho. Cada uma deverá sair na busca, mas quando achar o coelhinho não deverá dar mostras disso, deverá discretamente sair e contar para o animador do jogo que o encontrou. Procede-se desta forma até que todos tenham encontrado o coelhinho. Hop, hop, coelhinho Preparação: As crianças ficam em círculo e um dos jogadores é escolhido para iniciar o jogo. Desenrolar: O jogador escolhido andará em volta do círculo batendo nas costa de cada um dos seus componentes dizendo a cada batida a palavra "hop". Irá prosseguindo assim até que escolherá um jogador e quando bater nas suas costas ele dirá a palavra "coelhinho". Neste momento ele sai correndo e o jogador escolhido sai correndo atrás dele. O primeiro jogador estará a salvo se conseguir alcançar o lugar ocupado pelo seu perseguidor antes que este bata nas suas costas dizendo a palavra "hop". Se isto acontecer o perseguidor começará novamente o jogo girando em torno do círculo e batendo nas costas de cada elemento dizendo a palavra "hop". Caso o perseguidor consiga "pegar" o outro ele voltará ao seu lugar e a criança "pega" repetirá novamente as ações para nova rodada do jogo.. Caça ao tesouro Para encerrar a semana de páscoa pode-se fazer a brincadeira "caça ao tesouro", na qual a turma procura os ovinhos por meio de pistas colocadas pela professora. As pistas que auxiliaram os alunos no decorrer da brincadeira colaboram para desenvolver a localização espacial e o vocabulário. É uma atividade prazerosa e divertida onde não falta o entusiasmo em buscar as dicas deixadas pelo coelhinho, que anunciou onde estavam os deliciosos ovos de páscoa que escondera. Depois do corre-corre, todos são presenteados com os chocolates. É importante lembrar que brincar faz parte do desenvolvimento da criança e que as brincadeiras oferecem diversão e entretenimento, além de ajudar no aprendizado. Atividades Infantis para a Páscoa A chegada do coelhinho da Páscoa é comemorada com muitas atividades diferentes na Escola; todos os alunos podem ajudar na decoração, preparar os chocolates e aprendem músicas e brincadeiras. Ovos (de galinha), também são pintados em cores coloridas e desenhos para representar o brilho do sol da primavera e também foram utilizados em um concurso ou doados como presente. Brincadeiras também podem ser desenvolvidas com as mesmas, veja algumas idéias: • Faça um chicotim queimado ou "caça ao tesouro" com as crianças dizendo que o coelhinho da páscoa escondeu alguns ovos enquanto estavam dormindo ou enquanto estavam casa. A procura pode ser feita com a ajuda dos alunos maiores. • Brincadeira do quantos ovos? ..............coloque alguns ovos pequenos de chocolate em uma cesta e pergunte as crianças quantos ovos elas imaginam que possa ter lá dentro. A criança que acertar ganha todos os ovos. • Jogo de memória da páscoa............. Corte cartões com desenhos de ovos e coelhos diferentes e brinque de jogo de memória com eles. • Ache seu ovo correspondente............. Faça cartões com o desenho de ovos e coelhos, corte pela metade e distribua entre os alunos. Faça os alunos encontrarem sua metade e desenvolva outra atividade a partir daí em dupla. • Brincadeira do "Coelhinho da páscoa disse" (como a brincadeira do macaco disse).......... Professora diz: "Coelhinho da páscoa disse para pular em um pé só!" e as crianças devem imitar até a professora dizer para parar ou modificar o pedido. Pode dizer movimentos como: gire, caminhe de frente, de costas, sentado, imitando um coelho, imitando um coelho comendo chocolate...se a professora disser só _coelhinho da páscoa disse (sem a palavra para) correr!!! as crianças devem ficar estátua. Perde ponto quem se mexer • Jogo da estátua............. Toque alguma música para dançar quando a música pára todos devem fingir de estátua. • Deixe que cada criança tenha sua própria idéia de como é um coelhinho da páscoa. Dê a elas um coelho de papel e deixe que ela decore como desejar. No final pendure pela sala os trabalhos.
VIA SACRA PARA CRIANÇAS E JOVENS MAIS QUE ESPECIAIS
Primeira Estação: Jesus agoniza no monte das Oliveiras
(Mc. 14, 26-37)
Leitura:
Após o canto dos salmos, saíram para o Monte das Oliveiras. Chegaram a uma propriedade chamada Getsémani, e Jesus disse aos discípulos: «Ficai aqui enquanto Eu vou orar.» Tomando consigo Pedro, Tiago e João, começou a sentir pavor e a angustiar-se. E disse-lhes: «A minha alma está numa tristeza mortal; ficai aqui e vigiai.» Adiantando-se um pouco, caiu por terra e orou para que, se possível, passasse dele aquela hora. E dizia: «Abbá, Pai, tudo te é possível; afasta de mim este cálice! Mas não se faça o que Eu quero, e sim o que Tu queres.» Depois, foi ter com os discípulos, encontrou-os a dormir. Comentário: Depois da Última Ceia, Jesus está em grande sofrimento. Ele sabe bem que o esperam dias e horas muito difíceis. Todavia, Jesus reza ao Pai. E obedece à sua vontade.·
Oração:
Ó Jesus,
depois de jantarmos, em nossa Casa,
deitamo-nos muitas vezes preocupados, com o dia seguinte.
Pensamos no teste e nos trabalhos de casa. Mas esquecemo-nos de rezar. Ó Jesus, Tu que quiseste a companhia dos teus amigos, na oração da noite, aceita a minha companhia. E ensina-me, antes de dormir, a rezar a Teu Pai, como Tu rezaste! Segunda Estação : Jesus atraiçoado por Judas, é preso (Mc. 14, 43-46) Leitura:
Ainda Ele estava a falar, chegou
Judas, um dos Doze, e, com ele, muito povo com espadas e varapaus, da parte dos
sumos-sacerdotes, dos doutores da Lei e dos anciãos. Ora, o que o ia entregar
tinha-lhes dado este sinal: «Aquele que eu beijar é esse mesmo; prendei-o e
levai-o bem guardado.» Mal chegou, aproximou-se de Jesus, dizendo: «Mestre!»; e
beijou-o. Os outros deitaram-lhe as mãos e prenderam-no.
Comentário: Um dos amigos de Jesus, dá-lhe um beijo. Um beijo que devia significar amizade, mas que de facto foi um sinal de traição. Oração: Ó Jesus, quando chega a noite, muitas vezes dou um beijo, ao Pai, à Mãe, aos irmãos. Mas nem sempre o faço de boa vontade. Ás vezes, estou mal disposto e cansado. Durante o dia, zangamo-nos. E nem sempre dou um beijo de Paz. Óh Jesus, ensina-me todas as noites a dar um beijo de Paz, a todos os que estão lá em casa. E também a dar-Te um beijo, a Ti, dizendo-Te ainda que só, Boas Noites. Sei bem que Tu estás sempre a olhar por Mim. Terceira Estação: Jesus é condenado pelo Sinédrio (Mc. 14, 53-64) Leitura:
Conduziram Jesus a casa do
Sumo-sacerdote, onde se juntaram todos os sumos-sacerdotes, os anciãos e os
doutores da Lei. Ora os sumos-sacerdotes e todo o Sinédrio procuravam um
testemunho contra Jesus a fim de lhe dar a morte, mas não o encontravam; de
facto, muitos testemunharam falsamente contra Ele, mas os testemunhos não eram
coincidentes. O Sumo-sacerdote ergueu-se no meio da assembleia e interrogou
Jesus: «Não respondes nada ao que estes testemunham contra ti?» Mas Ele
continuava em silêncio e nada respondia. O Sumo-sacerdote voltou a
interrogá-lo: «És Tu o Messias, o Filho do Deus Bendito?» Jesus respondeu: «Eu
sou». O Sumo-sacerdote rasgou, então, as suas vestes e disse: «Que necessidade
temos ainda de testemunhas? Ouvistes a blasfémia! Que vos parece?» E todos
sentenciavam que Ele era réu de morte.
Comentário:
Bem de manhãzinha, como de costume,
Jesus estava acordado. E foi chamado a responder, diante das autoridades
religiosas daquele tempo. Jesus ouve do que não gosta. É acusado injustamente.
E cala-se. O seu olhar de amor fala por si.
Oração: Ó Jesus, de manhã muito cedo, custa muito sair da cama. Mal acordo, começam logo a recordar-me as tarefas do dia, quando ainda tenho sono. Ás vezes, acusam-me de preguiça. E, com o sono, respondo torto e resmungo.· Ó Jesus, ensina-me a acordar bem disposto, a dizer palavras bonitas. E quando não há palavras bonitas, ensina-me a calar e a fazer silêncio. Faz com que o meu olhar de amor, fale por mim e por Ti!
Quarta Estação: Jesus é renegado por Pedro
(Mc. 14, 66-72) Leitura:
Estando Pedro em baixo, no pátio,
chegou uma das criadas do Sumo-sacerdote e, vendo Pedro a aquecer-se, fixou
nele o olhar e disse-lhe: «Tu também estavas com Jesus, o Nazareno.» Mas ele
negou, dizendo: «Não sei nem entendo o que dizes.» Depois, saiu para o átrio e
um galo cantou. A criada, vendo-o de novo, começou a dizer aos que ali estavam:
«Este é um deles.» Mas ele negou outra vez.Pouco depois, os presentes disseram
de novo a Pedro: «Com certeza que és um deles, pois também és galileu.» Ele
começou, então, a dizer imprecações e a jurar: «Não conheço esse homem de quem
falais!» E logo cantou o galo pela segunda vez. Pedro recordou-se, então, das
palavras de Jesus: «Antes de o galo cantar duas vezes, tu me terás negado três
vezes.» E desatou a chorar.
Comentário: Pedro faz de conta que não conhece Jesus. Acorda, de manhã cedo, e começa logo a negar que é amigo de Jesus. Oração: Ó Jesus, quantas vezes eu acordo de manhã e faço de conta que não te conheço. Esqueço-me de te dizer uma palavra, de mostrar que sou teu amigo. Ó Jesus, quando me esquecer de Ti, perdoa-me. Porque és um amigo sempre atento! Basta o teu olhar, ó Jesus, para eu me sentir bem. Tu estás sempre comigo! Quinta Estação: Jesus é julgado por Pilatos (Mc. 15, 1-14) Leitura:
Logo de manhã, os sumos sacerdotes
reuniram-se em conselho com os anciãos e os doutores da Lei e todo o Sinédrio;
e, tendo manietado Jesus, levaram-no e entregaram-no a Pilatos. Perguntou-lhe
Pilatos: «És Tu o rei dos Judeus?» Jesus respondeu-lhe: «Tu o dizes.» Os sumos
sacerdotes acusavam-no de muitas coisas. Pilatos interrogou-o de novo, dizendo:
«Não respondes nada? Vê de quantas coisas és acusado!» Mas Jesus nada mais
respondeu, de modo que Pilatos estava estupefacto. Tomando novamente a palavra,
Pilatos disse-lhes: «Então que quereis que faça daquele a quem chamais rei dos
judeus?» Eles gritaram novamente: «Crucifica-o!» Pilatos insistiu: «Que fez Ele
de mal?» Mas eles gritaram ainda mais: «Crucifica-o!»
Comentário: Logo de manhã, Jesus é interrogado e julgado pelo poder político do seu tempo. Jesus não responde às provocações. Apesar de ser «rei» não se arma, com poder e triunfo. Até o próprio Pilatos, reconhece que Jesus não fez nada de mal.
Oração:
Ó Jesus, logo de manhã, quando chego às aulas, colegas e professores fazem-me perguntas. É duro ser interrogado. Mas também é triste passar despercebido. Tenho colegas que gostam de me provocar. E às vezes respondo torto. Pago com a mesma moeda. Ó Jesus, ensina-me a calar, quando as palavras são feias. Ensina-me a responder, quando tenho boas palavras para dizer. Tu tens palavras de vida eterna! Sexta Estação: Jesus é flagelado e coroado (Mc. 15, 15) Leitura: Pilatos, desejando agradar à multidão, soltou-lhes Barrabás; e, depois de mandar flagelar Jesus, entregou-o para ser crucificado. Comentário: Começam a doer mais os sofrimentos de Jesus. Jesus sabe que aquele dia, vai ser muito difícil. Mas deixa-se guiar pelo amor. Oração: Ó Jesus, é tão difícil suportar as horas do dia. Ás vezes, parece que o tempo não passa, que nunca mais chega a hora do intervalo ou a hora de ir para casa.
Ó Jesus, ajuda-me a manter-me calmo
e sereno, em todas as horas do dia.
Cada hora tem a sua beleza. Ó Jesus, Tu és o amigo de todas as Horas.
Sétima Estação : Jesus carrega a cruz
(Mc. 15, 20) Leitura: Depois de o terem escarnecido, tiraram-lhe o manto de púrpura e revestiram-no das suas vestes. Levaram-no, então, para o crucificar. Comentário: Ainda de manhã, Jesus carrega a Cruz. E é triste vê-lo sem o seu manto. Ficar quase nu, à vista de todos.· Oração: Ó Jesus, acontecem coisas tristes durante o dia. Às vezes desaparece um lápis; outras vezes ninguém sabe onde param algumas coisas nossas. Sou muito apegado e começo a protestar. Reclamo tudo o que é meu.· Ó Jesus, ensina-me a aceitar os imprevistos e a não querer tudo para mim. Só Tu és tudo, para todos.
Oitava Estação : Jesus é ajudado pelo cireneu
(Mc. 15, 21) Leitura: Para lhe levar a cruz, requisitaram um homem que passava por ali ao regressar dos campos, um tal Simão de Cirene, pai de Alexandre e de Rufo. Comentário: Jesus aceita a ajuda de um homem, para levar a sua Cruz.·
Oração:
Ó Jesus, se algum amigo precisar de mim, na aula, ou no intervalo, se precisar de uma ajuda, porque está com alguma dificuldade, ensina-me a não virar a cara. Ó Jesus, que eu seja sempre capaz de ajudar aquele que precisar de mim. Porque eu também não sei tudo, Eu também não posso fazer tudo sozinho! Tu és a minha força!
Nona Estação : Jesus fala às mulheres de Jerusalém·
(Lc. 23, 27-30)
Leitura: Seguiam Jesus uma grande multidão de povo e umas mulheres que batiam no peito e se lamentavam por Ele. Jesus voltou-se para elas e disse-lhes: «Filhas de Jerusalém, não choreis por mim, chorai antes por vós mesmas e pelos vossos filhos; Comentário: As mulheres estavam bem próximas de Jesus. E Jesus olha para elas, com amor. Lembrando que é mais triste pecar e ofender a Deus, do que carregar uma Cruz. Oração: Ó Jesus, no fim da manhã, às vezes, sinto saudades da minha mãe, da minha avó, da minha irmã. Faz-me falta o seu carinho, o seu sorriso, a sua companhia. Obrigado, ó Jesus, por todas as avós, por todas as mães e por todas as meninas,que dão alegria ao meu coração. Décima Estação : Jesus é crucificado (Mc. 15, 22-27) Leitura: E conduziram-no ao ‘lugar do Crânio’. Queriam dar-lhe vinho misturado com mirra, mas Ele não quis beber. Depois, crucificaram-no e repartiram entre si as suas vestes, tirando-as à sorte, para ver o que cabia a cada um. Comentário: Foi tudo muito rápido. Queriam dar a Jesus uma espécie de vinagre, para prolongar os sofrimentos. Jesus não quis beber. E aceitou a companhia de dois ladrões.·
Oração:
Ó Jesus,às vezes custa-me aceitar o que me dão para comer e beber. Outras vezes, fujo, na mesa, de ficar ao lado de alguns amigos, de quem não gosto tanto. Ó Jesus, ensina-me a gostar de todas as comidas que são boas e ajuda-me a ser, como Tu, amigo de todos. Tu és o nosso Pão de sempre! Décima Primeira Estação : Jesus promete o seu reino ao bom ladrão (Lc. 23, 39-43) Leitura: Ora, um dos malfeitores que tinham sido crucificados insultava-o, dizendo: «Não és Tu o Messias? Salva-te a ti mesmo e a nós também.» Mas o outro, tomando a palavra, repreendeu-o: «Nem sequer temes a Deus, tu que sofres o mesmo suplício? Quanto a nós, fez-se justiça, pois recebemos o castigo que as nossas acções mereciam; mas Ele nada praticou de condenável.» E acrescentou: «Jesus, lembra-te de mim, quando estiveres no teu Reino.» Ele respondeu-lhe: «Em verdade te digo: hoje estarás comigo no Paraíso.» Comentário: Jesus não está a pensar só nos seus sofrimentos. Ele é capaz ainda de olhar para o lado e de ver o sofrimento dos outros. Ele lembra-se do bom ladrão. Oração: Ó Jesus, ocupado com as minhas coisas, nem sempre me lembro dos outros. Os outros colegas também têm trabalhos-de-casa, também têm problemas de saúde ou dificuldades em aprender. Ó Jesus,ensina-me a lembrar-me dos outros quando precisam de mim. E a lembrar-me sempre de Ti, pois sou muito fraco e pequenino. Sei que Tu estás sempre a meu lado. Décima Segunda Estação ; Jesus na cruz, a mãe e o discípulo (Jo. 19, 25-27) Leitura: Junto à cruz de Jesus estavam, de pé, sua mãe e a irmã da sua mãe, Maria, a mulher de Clopas, e Maria Madalena. Então, Jesus, ao ver ali ao pé a sua mãe e o discípulo que Ele amava, disse à mãe: «Mulher, eis o teu filho!» Depois, disse ao discípulo: «Eis a tua mãe!» E, desde aquela hora, o discípulo acolheu-a como sua. Comentário: Mesmo com sofrimentos terríveis, Jesus está preocupado com a sua Mãe. José, o pai de Jesus, teria já morrido. Maria estava sozinha, junto de Jesus, quando todos os outros fugiram e se esconderam com medo. Jesus confia a sua Mãe a um amigo muito especial. E confia o seu amigo, à sua Mãe.
Oração:
Ó Jesus, nem sempre dou atenção à minha mãe, ao meu pai, que me deram a Vida. Nem sempre vejo que precisam de mim e que os podia ajudar nalguma coisa.· Ajuda-me a ser muito meigo e atento, com a minha Mãe, como sou habitualmente com o meu maior amigo ou amiga.·
Ó Jesus, obrigado por nos teres dado
Maria, como nossa Mãe.·
Décima Terceira Estação: Jesus morre na cruz
(Mc. 15, 33-37)
Leitura:
Às três da tarde, Jesus exclamou em alta voz: «Meu Deus, meu Deus, porque me abandonaste»? Ao ouvi-lo, alguns que estavam ali disseram: «Está a chamar por Elias!» Um deles correu a embeber uma esponja em vinagre, pô-la numa cana e deu-lhe de beber, dizendo: «Esperemos, a ver se Elias vem tirá-lo dali.» Mas Jesus, com um grito forte, expirou. Comentário: Façamos silêncio. Ouvimos a nossa respiração. Jesus morreu para ressuscitar e fazer respirar o seu amor no nosso coração.· (silêncio total) Décima Quarta Estação: Jesus é colocado no sepulcro (Mc. 15,42-46) Leitura: Ao cair da tarde, visto ser a Preparação, isto é, véspera do sábado, José de Arimateia, foi corajosamente procurar Pilatos e pediu-lhe o corpo de Jesus. Pilatos espantou-se por Ele já estar morto e, mandando chamar o centurião, perguntou-lhe se já tinha morrido há muito. Informado pelo centurião, Pilatos ordenou que o corpo fosse entregue a José. Este, depois de comprar um lençol, desceu o corpo da cruz e envolveu-o nele. Em seguida, depositou-o num sepulcro cavado na rocha e rolou uma pedra sobre a entrada do sepulcro. Comentário: Jesus está sepultado. É como uma semente de trigo que é lançada à terra. Aí morre, para dar muito fruto. Oração: Ó Jesus, nos momentos difíceis, quando não se vêem logo os resultados do nosso esforço, nem sempre é fácil acreditar que valeu a pena. Ó Jesus, dá aos nossos pais, educadores e professores a Tua confiança de Semeador. Ó Jesus, faz com que eles acreditem, que sempre vale a pena. Ó Jesus, dá-lhes a certeza, de que nenhum sacrifício é em vão. Nós te pedimos, ó Jesus: enche de frutos, de alegria e de Paz, a vida deles e a de todos nós. Para que Tu vivas, em Páscoa, nos nossos corações! |
Nenhum comentário:
Postar um comentário