50 dicas para professoras de maternal - Imperdíveis!
Posted: 03 Aug 2013 02:17 PM PDT
Como temos recebido sempre muitos pedidos de atividades e dicas para
quem trabalha com maternal, creche, berçário... estamos postando este
conteúdo que com certeza será muito útil. Dicas daqui.
Aqui listamos 50 atividades que sabemos que são muito importantes. Confira abaixo e conforme sua possibilidade, adapte cada uma delas às suas aulas.
- Manusear livros de histórias (pano ou de
plástico). Construa livros gigantes usando papelão, feltro ou EVA, com
imagens coloridos que chamam a atenção dos pequenos.
- Manusear revistas infantis... escolha
revistas velhas que depois de manuseadas também podem ser rasgadas e
assim, dar início a uma nova atividade.
- Histórias à vista das gravuras do livro (histórias pequenas).
- Histórias contadas pelo educador com o
apoio de fantoches e dedoches. Estes fantoches e dedoches podem ser
facilmente feitos por você usando garrafas pet, caixas de leite e outros
materiais reciclados. Aprenda a fazer aqui.
- Fazer o reconto das histórias lidas (professor).
- Apresentar papéis de diferentes texturas para a criança amassar, rasgar, embolar.
- Colocar o nome da criança em tamanho
grande e bem colorido, mostrar a cada um o seu nome para que ele se
familiarize. Uma boa dia é fazer o nome de cada um em papelão e depois
colar texturas diferenciadas em cada um. Depois que cada um estiver bem
familiarizado com seu nome, trocar entre os colegas.
- Oferecer lápis colorido, giz de cera, e deixa-la rabiscar livremente.
- Trabalhar com tinta livremente, massinha de modelar caseira, melecas comestíveis... Veja receita de massinha comestível aqui.
- Cantar ou recitar parlendas, poesias,
músicas ou quadras, dando estímulos para que a criança antecipe ações.
Ex.: parabéns pra você. Espera-se que a criança bata palmas logo que
comece a canção.
- Solicitar à criança que antecipe gestos e ações as atividades de rotina do dia. Ex.: Apanhar a lancheira na hora da merenda.
- Trabalhar cores e atividade corporal com
a seguinte atividade: encha várias garrafas com papel crepom rasgado de
várias cores (em cada garrafa uma cor), água e detergente. Não encha
completamente. Tampe bem e chacoalhe para colorir e fazer bolhas. Você
também pode uni-las com fitas coloridas para que as crianças possam
rolar em cima.
- Ajudar o aluno a identificar objetos e figuras de pessoas conhecidas.
- Trabalhar diariamente os combinados com o apoio dos fantoches.
- Registrar a rotina no quadro.
- Oferecer encartes ou cartão com rótulos de produtos diversos para que a criança identifique.
- Brincar de empilhar e encaixar caixas vazias de embalagens diversas.
- Recitar parlendas, quadras ou poemas nos deslocamentos feitos na escola.
- Imitar sons e gestos sugeridos por um modelo.
- Soltar objetos dentro de uma caixa e pegar novamente.
- Soltar e pegar no ar sem deixar cair pena, algodão, papel picado.
- Empurrar caixas de vários tamanhos com os pés.
- Enfileirar blocos, embalagens, caixas, etc.
- Saltar pequenos obstáculos feitos com caixas de papelão, caixas de sapato, pneus...
- Bater bola no chão e agarrar em seguida.
- Encaixar blocos em orifícios diversos feitos com caixas de papelão e potes plásticos.
- Solicitar a criança em diferentes
situações que atenda a ordens simples como pegar um brinquedo, ninar a
boneca, pega o lápis, etc.
- Contar e ler histórias diariamente (pode repetir a história).
- Estimular à criança a lembrar atividades
não rotineiras. EX.: após um passeio ou um filme assistido que nomeie
as coisas que viu.
- Rasgar folhas de revistas e tentar unir os pedaços reconstruindo as figuras.
- Brincar de esconder objetos à vista da criança, solicitando em seguida que ela encontre.
- Brincar de dar passos grandes e pequenos, para que ela adquira as noções de dimensão espacial em relação ao próprio corpo.
- Oferecer cubos diversos para fazer “torres e fileiras”.
- Colocar as crianças em frente ao espelho, pedindo que mostre algumas partes de seu corpo. Veja aqui dicas para trabalhar com espelho.
- Fazê-la sentir necessidade de pedir o que deseja, dizendo o nome não apenas apontando.
- Pedir que diga seu próprio nome ou apelido.
- Oferecer jogos de encaixe diversos e deixá-la brincar livremente.
- Brincar com a criança de jogos de encaixar, montar, desmontar, derrubar, etc.
- Fornecer a variedade de materiais que
estimulem os diferentes sentidos (visão audição, tato, etc.) permitindo
intensa manipulação.
- Oferecer lápis de diferentes tipos de papel para que rabisque, não levando em conta seu tipo de expressão.
- Valorizá-las nas suas recém adquiridas habilidades.
- Assistir programas ou desenhos infantis selecionados na televisão.
- Incentivar o aluno a desenvolver hábitos de higiene. EX.: lavar e secas as mãos antes de se alimentar, escovar dentes, etc.
- Brincar de entrar dentro de caixas de papelão.
- Apresentar a ficha ou crachá com nome próprio e nomeá-lo para a criança.
- Levar a criança a imitar a voz dos personagens das histórias trabalhadas.
- Levar a criança a identificar figuras e objetos familiares e pessoas, inclusive a si mesma.
- Incentivar a criança a destampar caixas diversas, para procurar o que tem dentro.
- Brincar com a criança associando o som
ao conceito do objeto. EX.: Miau para o gato, piu piu para o pintinho, e
au au para o cachorro, etc.
- Brincar e desenvolver atividades corporais com túneis de caixa de papelão, pneus e outros materiais.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário