Santos
(2009) traz sugestões para Intervenções do Professor no sentido de
ajudar a criança com TDAH a se adequar melhor à sala de aula:
*
Deve-se proporcionar uma boa estrutura, organização e constância
(exemplo: sempre a mesma arrumação das cadeiras ou carteiras, programas
diários, regras claramente definidas).
* Colocar a criança perto de colegas que não o provoquem, perto da mesa do professor, na parte de fora do grupo.
* Encorajar freqüentemente, elogiar e ser afetuoso, para que os alunos não desanimem facilmente.
* Procurar dar responsabilidades que possam cumprir fazendo com que se sintam necessárias e valorizadas.
* Iniciar sempre com tarefas simples e gradualmente mudar para mais complexas.
*
Proporcionar um ambiente acolhedor, demonstrando calor e contato físico
de madeira equilibrada e, se possível, fazer os colegas também terem a
mesma atitude.
* Proporcionar trabalho de aprendizagem em grupos pequenos e favorecer oportunidades sociais.
* Trabalhar em grupos pequenos, buscando atingir melhores resultados acadêmicos, comportamentais e sociais.
* Manter comunicação com os pais, pois geralmente, eles sabem o que funciona melhor para o seu filho.
*
Proporcionar mudança do ritmo ou o tipo de tarefa com frequencia para
eliminar a necessidade de ficar enfrentando a inabilidade de sustentar a
atenção, e isso vai ajudar a auto-percepção.
*
Dar oportunidades para movimentos monitorados, como uma ida à
secretaria, levantar para apontar o lápis, levar um bilhete para o
professor, regar as plantas ou dar de comer ao mascote da classe.
*
Reconhecer as deficiências e inabilidades decorrentes do TDAH, fazendo
adaptações necessárias. (Exemplo: se a atenção é muito curta, não deve
esperar concentração em uma única tarefa)
* Dar recompensa pelo esforço, persistência e o comportamento bem sucedido ou bem planejado.
* Trabalhar com exercícios de consciência e treinamento dos hábitos sociais da comunidade.
* Avaliação continua sobre o impacto do comportamento da criança sobre ela mesma e sobre os outros ajuda bastante.
*
Proporcionar contato aluno/ professor, permitindo um “controle” extra
sobre o aluno na execução da tarefa, possibilitando oportunidades de
reforço positivo e incentivo para um comportamento mais adequado.
*
Colocar limites claros e objetivos; tendo uma atitude disciplinar
equilibrada e proporcionar avaliação frequente, com sugestões concretas e
que ajudem a desenvolver um comportamento adequado.
* Fornecer instruções claras, simples e dadas uma de cada vez, com um mínimo de distrações.
* Não segregar o aluno que talvez precise de um canto isolado com biombo para diminuir o apelo das distrações.
* Fazer do canto um lugar de recompensa para atividades bem feitas em vez de um lugar de castigo.
* Desenvolver um repertório de atividades físicas para a turma toda, como exercícios de alongamento ou isométricos.
*
Proporcionar intervalos previsíveis sem trabalho que o aluno pode
ganhar como recompensa por esforço feito, aumentando o tempo da atenção
concentrada e o controle da impulsividade através de um processo gradual
de treinamento.
*
Perceber se há isolamento nas atividades recreativas barulhentas, pode
indicar dificuldades de coordenação ou auditivas que exigem uma
intervenção adicional.
*
Preparar com antecedência para as novas situações, pois tem
sensibilidade em relação às suas deficiências e facilmente se assusta ou
se desencoraja.
*
Trabalhar com métodos variados (som, visão, tato), entretanto, novas
experiências envolvem muitas sensações (sons múltiplos, movimentos,
emoções ou cores), e provavelmente irá precisar de tempo extra para
completar a tarefa.
* Reconhecer que os alunos com TDAH necessitam de aulas diversificadas, modificando o programa para que o aluno senta conforto.
* Ter comunicação constante com o psicólogo ou orientador da escola, ele é a melhor ligação entre a escola, os pais e o médico.
*
Substituir as aulas monótonas aulas mais estimulantes que venham
prender a atenção do aluno. Utilizar recursos variados que não são
habituais na sala de aula (informática, experiências, construção de
maquetes, atividades desafiadoras de criar, construir e explorar.
*
Procurar trazer os alunos para perto do quadro, podendo acompanhar
melhor o processo educativo, se está conseguindo acompanhar o ritmo, ou
se é necessário desacelerar um pouco.
* Fazer um roteiro das atividades do dia, para que o aluno perceba as regras pré-definidas e que todos devem cumpri-las.
* As tarefas devem ser curtas, para que ele consiga concluir a tarefa e não pare pela metade, o que é muito comum.
*
Não utilizar cores muito fortes na sala e na farda como amarelo e
vermelho, cores fortes tendem a deixar os alunos mais agitados,
excitados e menos atentos. Procure colocar tons mais neutros e suaves.
*
Possibilitar a saída do aluno algumas vezes da sala para levar
bilhetes, pegar giz em outra sala, ir ao banheiro, assim estará evitando
que ele fuja da sala por conta própria.
Elogiar o bom comportamento e as produções, ajudando a elevar sua auto-estima.
Utilizar uma agenda de comunicação entre pais e escola, evitando que as conversas se dêem apenas em reuniões.
*
Aproveitar as aulas de educação física como auxílio na aprendizagem dos
alunos que parecem ter energia triplicada (ginástica ajuda a liberar a
energia que parece ser inesgotável, melhora a concentração com
exercícios específicos, estimula hormônios e neurônios, a distinguir
direita de esquerda já que possuem problemas de lateralidade que
prejudicam muito sua aprendizagem).
* As atividades abaixo, fazem a criança desenvolver a habilidade de saber "ver", concentrar-se e ter mais atenção.
É importante partir do concreto para o abstrato (letras e numerais).
1. Jogo da Memória:
-
Colocar sobre a mesa três objetos e pedir à criança que observe bem o
que há sobre a mesa. Depois, pedir que feche os olhos. Retirar um objeto
e dizer: "Abra os olhos. Olhe a mesa. Que objeto está faltando?".
-
Pouco a pouco, aumentar a quantidade de objetos até seis. Pode-se
variar,trocando o lugar de um e depois de dois objetos, sem a criança
ver e continuar perguntando:"- O que está diferente?"
-
Mostrar cartões que contenham na frente vários desenhos (4 ou 5) e no
verso, as mesmas figuras, faltando uma ou duas. Mostrar a frente do
cartaz, pedindo à criança que observe bem. Virar o cartaz para dizer que
figuras faltam.
-
Apresentar o mesmo cartaz. Pedir para a criança observar bem. Colocar o
cartaz sobre a mesa e pedir à criança que diga que figuras estavam no
cartaz. Mostrar novamente o cartaz para verificação. Mostrar 3 ou 4
figuras, uma de cada
vez. Pedir à criança que diga que figuras viu, primeiro sem exigir seqüência, depois em seqüência.
2. Memorex:
Mostrar um cartaz contendo uma paisagem, virar o cartaz e pedir para a criança citar os detalhes do desenho.
3. Onde está a lógica
O objetivo é desenvolver a capacidade de analisar, ordenar, classificar.
Pedir
para a criança olhar atentamente os rostos abaixo e observar que eles
têm uma lógica e podem ser ordenados do primeiro ao sexto rosto.
4. Olho vivo:
Iniciar atividades feitas em folhas avulsas quadriculadas, onde as
crianças continuam o desenho já iniciado. Dar preferência aos
geométricos que são mais simples.
A criança deverá seguir seqüência de cores e números de quadradinhos, e assim
outras atividades que proponham seqüência, até conseguir entender o que significa.
4. Descubrindo a Sequência
Pedir para encontrar no quadro abaixo a seqüência em destaque.
Vôo Livre
Siga o barbante e descubra qual é a bexiga que o cachorrinho está segurando.
FONTE: http://aeeaparecida.blogspot.com.br
Hiperatividade na Escola: Algumas Orientações de Como Trabalhar em Sala de Aula
INTRODUÇÃO.
Este artigo sobre Hiperatividade mostra de maneira clara e abrangente o comportamento hiperativo de uma criança, sua trajetória na escola, sabemos que ela precisa de uma atenção especial por parte do professor e nada melhor que este esteja bem preparado para saber contornar o problema, como posicionar este aluno em sala de aula e como proceder nas tarefas e no relacionamento, sendo um mediador entre o portador de TDAH e os demais alunos. Com uma didática e uma ação pedagógica voltada para as necessidades especiais do hiperativo integrada a um acompanhamento psicológico e medicamentos, é possível contornar o problema de aprendizagem desta criança. O importante é o professor nunca atuar sozinho. É importante ter a consciência de que o TDAH é uma doença; ter "pudores", ignorar o assunto e deixar que com o crescimento ou amadurecimento o problema termine não é uma maneira correta de se proceder. Os pais junto com a criança hiperativa devem procurar ajuda de um profissional competente e especializado em TDAH, pois só ele é capaz de elaborar um diagnóstico e daí orientá-los a fim de tornar passível de tolerância a convivência familiar, não deixando que o problema tome uma dimensão sem controle, desmoronando uma estrutura até então sólida, base fundamental para sustentar e manter unida uma família. Diagnósticos apressados e equivocados têm rotulado crianças mal-educadas de hiperativas, pois alguns dos principais sintomas podem estar presentes nos dois casos, daí a necessidade de se procurar um médico de confiança e que conheça claramente o assunto. Embora o TDAH seja mais comum nos meninos do que nas meninas em função do hormônio testosterona que eles apresentam, pesquisas apontam que nas meninas o fator complicativo é bem mais intenso. O essencial em ambos os casos é o reconhecimento da doença e a busca de soluções. Atualmente muitas pesquisas estão sendo elaboradas visando uma melhoria de vida para os portadores de TDAH e a tendência é cada vez mais se avançar nesta área, ultrapassando barreiras, tornando a vida dessas pessoas e familiares mais agradáveis e ter a certeza de que todos têm direito à felicidade e ao amor.
A EDUCAÇÃO ESCOLAR. É fundamental para o desenvolvimento emocional e cognitivo das
crianças. Desenvolver esse processo é a grande saída que o professor pedagogo tem para
demonstrar suas habilidades e a superação das deficiências dos alunos hiperativos, ou seja,
superar as dificuldades que os alunos encontram na aprendizagem devido a sua inquietação e
incapacidade de prestar atenção, o que torna difícil explicar qualquer coisa a eles.
Partindo da informação de que a capacidade de focar a atenção e controlar a
motricidade em ambientes com muitos estímulos, como uma sala de aula, reduz
significativamente a presença do TDAH, cabe ao professor pesquisar e conhecer as
características desse transtorno. Buscando assim uma melhor adequação dos recursos
pedagógicos em sala de aula, diminuindo assim as tensões entre os atores desse processo.
O objetivo da pesquisa é identificar as características e como trabalhar um aluno com
Transtorno de Déficit de atenção e Hiperatividade (TDAH).
COMO IDENTIFICAR E TRABALHAR CRIANÇA COM TDAH NA ESCOLA
A criança hiperativa mostra um grau de atividade maior que outras crianças da mesma faixa etária. Ou seja, há um grau usual de atividade motora que é padrão em crianças - que não é hiperatividade patológica.
A diferença é que a criança hiperativa mostra um excesso de comportamentos, em relação às outras crianças, mostrando também dificuldade em manter a atenção concentrada, impulsividade e Ansiedade, inquietação, euforia e distração freqüentes podem significar mais do que uma fase na vida de uma criança: os exageros de conduta diferenciam quem vive um momento atípico daqueles que sofrem de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), doença precoce e crônica que provoca falhas nas funções do cérebro responsáveis pela atenção e memória.
Dicas para o professor lidar com hiperativos
- Evite colocar alunos nos cantos da sala, onde a reverberação do som é maior. Eles devem ficar nas primeiras carteiras das fileiras do centro da classe, e de costas para ela;
- Faça com que a rotina na classe seja clara e previsível, crianças com TDAH têm dificuldade de se ajustar a mudanças de rotina;
- Afaste-as de portas e janelas para evitar que se distraiam com outros estímulos;
- Deixe-as perto de fontes de luz para que possam enxergar bem;
- Não fale de costas, mantenha sempre o contato visual;
- Intercale atividades de alto e baixo interesse durante o dia, em vez de concentrar o mesmo tipo de tarefa em um só período;
- Repita ordens e instruções; faça frases curtas e peça ao aluno para repeti-las, certificando-se de que ele entendeu;
- Procure dar supervisão adicional aproveitando intervalo entre aulas ou durante tarefas longas e reuniões;
- Permita movimento na sala de aula. Peça à criança para buscar materiais, apagar o quadro, recolher trabalhos. Assim ela pode sair da sala quando estiver mais agitada e recuperar o auto-controle;
- Esteja sempre em contato com os pais: anote no caderno do aluno as tarefas escolares, mande bilhetes diários ou semanais e peça aos responsáveis que leiam as anotações;
- O aluno deve ter reforços positivos quando for bem sucedido. Isso ajuda a elevar sua auto-estima. Procure elogiar ou incentivar o que aquele aluno tem de bom e valioso;
- Crianças hiperativas produzem melhor em salas de aula pequenas. Um professor para cada oito alunos é indicado;
- Coloque a criança perto de colegas que não o provoquem, perto da mesa do professor na parte de fora do grupo;
- Proporcione um ambiente acolhedor, demonstrando calor e contato físico de maneira equilibrada e, se possível, fazer os colegas também terem a mesma atitude;
- Nunca provoque constrangimento ou menospreze o aluno;
- Proporcione trabalho de aprendizagem em grupos pequenos e favoreça oportunidades sociais. Grande parte das crianças com TDAH consegue melhores resultados acadêmicos, comportamentais e sociais quando no meio de grupos pequenos;
- Adapte suas expectativas quanto à criança, levando em consideração as deficiências e inabilidades decorrentes do TDAH. Por exemplo: se o aluno tem um tempo de atenção muito curto, não espere que se concentre em apenas uma tarefa durante todo o período da aula;
- Proporcione exercícios de consciência e treinamento dos hábitos sociais da comunidade. Avaliação freqüente sobre o impacto do comportamento da criança sobre ela mesma e sobre os outros ajuda bastante.
- Coloque limites claros e objetivos; tenha uma
atitude disciplinar equilibrada e proporcione avaliação freqüente, com sugestões concretas e que ajudem a desenvolver um comportamento adequado;
- Desenvolva um repertório de atividades físicas para a turma toda, como exercícios de alongamento ou isométricos;
- Repare se a criança se isola durante situações recreativas barulhentas. Isso pode ser um sinal de dificuldades: de coordenação ou audição, que exigem uma intervenção adicional.
- Desenvolva métodos variados utilizando apelos sensoriais diferentes (som, visão, tato) para ser bem sucedido ao ensinar uma criança com TDAH. No entanto, quando as novas experiências envolvem uma miríade de sensações (sons múltiplos, movimentos, emoções ou cores), esse aluno provavelmente precisará de tempo extra para completar sua tarefa.
- Não seja mártir! Reconheça os limites da sua tolerância e modifique o programa da criança com TDAH até o ponto de se sentir confortável. O fato de fazer mais do que realmente quer fazer, traz ressentimento e frustração.
- Permaneça em comunicação constante com o psicólogo ou orientador da escola. Ele é a melhor ligação entre a escola, os pais e o médico.
Bibliografia.
ANDRADE, Ênio Roberto de. Indisciplinado ou hiperativo. Nova Escola, São Paulo, n. 132, p. 30-32, maio 2000.
GENTILE, Paola. Indisciplinado ou hiperativo. Nova Escola, São Paulo, n. 132, p. 30-32, maio. 2000.
GOLDSTEIN, Sam. Hiperatividade: como desenvolver a capacidade de atenção da criança. São Paulo: Papirus, 1998. 246 p.
RIZZO, Gilda. Educação Pré-Escolar. 3. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1985. 344 p.
Algumas Estratégias Pedagógicas para Alunos com TDAH:
Atenção, memória sustentada:
Algumas técnicas para melhorar a atenção e memória sustentadas
1 – Quando o professor der alguma instrução, pedir ao aluno para repetir as instruções ou compartilhar com um amigo antes de começar as tarefas.
2 – Quando o aluno desempenhar a tarefa solicitada ofereça sempre um feedback positivo (reforço) através de pequenos elogios e prêmios que podem ser: estrelinhas no caderno, palavras de apoio, um aceno de mão... Os feedbacks e elogios devem acontecer SEMPRE E IMEDIATAMENTE após o aluno conseguir um bom desempenho compatível com o seu tempo e processo de aprendizagem.
3 – NÃO criticar e apontar em hipótese alguma os erros cometidos como falha no desempenho. Alunos com TDAH precisam de suporte, encorajamento, parceria e adaptações. Esses alunos DEVEM ser respeitados. Isto é um direito! A atitude positiva do professor é fator DECISIVO para a melhora do aprendizado.
4 – Na medida do possível, oferecer para o aluno e toda a turma tarefas diferenciadas. Os trabalhos em grupo e a possibilidade do aluno escolher as atividades nas quais quer participar são elementos que despertam o interesse e a motivação. É preciso ter em vista que cada aluno aprende no seu tempo e que as estratégias deverão respeitar a individualidade e especificidade de cada um.
4 – Optar por, sempre que possível, dar aulas com materiais audiovisuais, computadores, vídeos, DVD, e outros materiais diferenciados como revistas, jornais, livros, etc. A diversidade de materiais pedagógicos aumenta consideravelmente o interesse do aluno nas aulas e, portanto, melhora a atenção sustentada.
5 – Utilizar a técnica de “aprendizagem ativa” (high response strategies): trabalhos em duplas, respostas orais, possibilidade do aluno gravar as aulas e/ou trazer seus trabalhos gravados em CD ou computador para a escola.
6 – Adaptações ambientais na sala de aula: mudar as mesas e/ou cadeiras para evitar distrações. Não é indicado que alunos com TDAH sentem junto a portas, janelas e nas últimas fileiras da sala de aula. É indicado que esses alunos sentem nas primeiras fileiras, de preferência ao lado do professor para que os elementos distratores do ambiente não prejudiquem a atenção sustentada.
7 – Usar sinais visuais e orais: o professor pode combinar previamente com o aluno pequenos sinais cujo significado só o aluno e o professor compreendem. Exemplo: o professor combina com o aluno que todas as vezes que percebê-lo desatento durante as atividades, colocará levemente a mão sobre seu ombro para que ele possa retomar o foco das atividades.
8 – Usar mecanismos e/ou ferramentas para compensar as dificuldades memoriais: tabelas com datas sobre prazo de entrega dos trabalhos solicitados, usar post-it para fazer lembretes e anotações para que o aluno não esqueça o conteúdo.
9 – Etiquetar, iluminar, sublinhar e colorir as partes mais importantes de uma tarefa, texto ou prova.
Tempo e processamento das informações
1 – Usar organizadores gráficos para planejar e estruturar o trabalho escrito e facilitar a compreensão da tarefa. Clique aqui para ver um exemplo.
2 – Permitir como respostas de aprendizado apresentações orais, trabalhos manuais e outras tarefas que desenvolvam a criatividade do aluno.
3 – Encorajar o uso de computadores, gravadores, vídeos, assim como outras tecnologias que possam ajudar no aprendizado, no foco e motivação.
4 – Reduzir ao máximo o número de cópias escritas de textos. Permitir a digitação e impressão, caso seja mais produtivo para ao aluno.
5 – Respeitar um tempo mínimo de intervalo entre as tarefas. Exemplo: propor um trabalho em dupla antes de uma discussão sobre o tema com a turma inteira.
6 – Permitir ao aluno dar uma resposta oral ou gravar, caso ele tenha alguma dificuldade para escrever.
7 – Respeitar o tempo que cada aluno precisa para concluir uma atividade. Dar tempo extra nas tarefas e nas provas para que ele possa terminar no seu próprio tempo.
Organização e técnicas de estudo
1 – Dar as instruções de maneira clara e oferecer ferramentas para organização do aluno desenvolver hábitos de estudo. Incentivar o uso de agendas, calendários, post-it, blocos de anotações, lembretes sonoros do celular e uso de outras ferramentas tecnológicas que o aluno considere adequado para a sua organização.
2 – Na medida do possível, supervisionar e ajudar o aluno a organizar os seus cadernos, mesa, armário ou arquivar papéis importantes.
3 – Orientar os pais e/ou o aluno para que os cadernos e os livros sejam “encapados” com papéis de cores diferentes. Exemplo: material de matemática – vermelho, material de português – azul, e assim sucessivamente. Este procedimento ajuda na organização e memorização dos materiais.
4 – Incentivar o uso de pastas plásticas para envio de papéis e apostilas para casa e retorno para a escola. Desta forma, todo o material impresso fica condensado no mesmo lugar minimizando a eventual perda do material.
5 – Utilizar diariamente a agenda como canal de comunicação entre o professor e os pais. É extremamente importante que os pais façam observações diárias sobre o que observam no comportamento e no desempenho do filho em casa, assim como o professor poderá fazer o mesmo em relação às questões relacionadas à escola.
6 – Estruturar e apoiar a gestão do tempo nas tarefas que exigem desempenho em longo prazo. Exemplo: ao propor a realização de um trabalho de pesquisa que deverá ser entregue no prazo de 30 dias, dividir o trabalho em partes, estabelecer quais serão as etapas e monitorar se cada uma delas está sendo cumprida. Alunos com TDAH apresentam dificuldades em desempenhar tarefas em longo prazo.
7 – Ensine e dê exemplos frequentemente. Use folhas para tarefas diárias ou agendas. Ajude os pais, oriente-os como proceder e facilitar os problemas com deveres de casa. Alunos com TDAH não podem levar “toneladas” de trabalhos para fazer em casa num prazo de 24 horas.
Técnicas de aprendizado e habilidades metacognitivas
1 – Explicar de maneira clara e devagar quais são as técnicas de aprendizado que estão sendo utilizadas. Exemplo: explicar e demonstrar na prática como usar as fontes, materiais de referência, anotações, notícias de jornal, trechos de livro, etc.
2 – Definir metas claras e possíveis para que o aluno faça sua autoavaliação nas tarefas e nos projetos. Este procedimento permite que o aluno faça uma reflexão sobre o seu aprendizado e desenvolva estratégias para lidar com o seu próprio modo de aprender.
3 – Usar organizador gráfico (clique aqui para ver) para ajudar no planejamento, organização e compreensão da leitura ou escrita.
Inibição e autocontrole
1 – Buscar sempre ter uma postura pró-ativa. Antecipar as possíveis dificuldades de aprendizado que possam surgir e estruturar as soluções. Identificar no ambiente de sala de aula quais são os piores elementos distratores (situações que provocam maior desatenção) na tentativa de manter o aluno o mais distante possível deles e, consequentemente, focado o maior tempo possível na tarefa em sala de aula.
2 – Utilizar técnicas auditivas e visuais para sinalizar transições ou mudanças de atividades. Exemplo: falar em voz alta e fazer sinais com as mãos para lembrar a mudança de uma atividade para outra, ou do término da mesma.
3 – Dar frequentemente feedback (reforço) positivo. Assinale os pontos positivos e negativos de forma clara, construtiva, respeitosa. Este monitoramento é importante para o aluno com TDAH, pois permite que ele desenvolva uma percepção do seu próprio desempenho, potencial e capacidade e possa avançar motivado em busca da sua própria superação.
4 – Permitir que o aluno se levante em alguns momentos, previamente combinados entre ele e o professor. Alunos com hiperatividade necessitam de alguma atividade motora em determinados intervalos de tempo. Exemplo: pedir que vá ao quadro (lousa) apagar o que está escrito, solicitar que vá até a coordenação buscar algum material, etc., ou mesmo permitir que vá rapidamente ao banheiro ou ao corredor beber água. Este procedimento é extremamente útil para diminuir a atividade motora e, muitas vezes, é ABSOLUTAMENTE NECESSÁRIO para crianças muito agitadas.
Fonte: http://www.tdah.org.br/br/ sobre-tdah/ dicas-para-educadores/item/ 399-algumas-estrat%C3%A9gia s-pedag%C3%B3gicas-para-al unos-com-tdah.html
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Atenção, memória sustentada:
Algumas técnicas para melhorar a atenção e memória sustentadas
1 – Quando o professor der alguma instrução, pedir ao aluno para repetir as instruções ou compartilhar com um amigo antes de começar as tarefas.
2 – Quando o aluno desempenhar a tarefa solicitada ofereça sempre um feedback positivo (reforço) através de pequenos elogios e prêmios que podem ser: estrelinhas no caderno, palavras de apoio, um aceno de mão... Os feedbacks e elogios devem acontecer SEMPRE E IMEDIATAMENTE após o aluno conseguir um bom desempenho compatível com o seu tempo e processo de aprendizagem.
3 – NÃO criticar e apontar em hipótese alguma os erros cometidos como falha no desempenho. Alunos com TDAH precisam de suporte, encorajamento, parceria e adaptações. Esses alunos DEVEM ser respeitados. Isto é um direito! A atitude positiva do professor é fator DECISIVO para a melhora do aprendizado.
4 – Na medida do possível, oferecer para o aluno e toda a turma tarefas diferenciadas. Os trabalhos em grupo e a possibilidade do aluno escolher as atividades nas quais quer participar são elementos que despertam o interesse e a motivação. É preciso ter em vista que cada aluno aprende no seu tempo e que as estratégias deverão respeitar a individualidade e especificidade de cada um.
4 – Optar por, sempre que possível, dar aulas com materiais audiovisuais, computadores, vídeos, DVD, e outros materiais diferenciados como revistas, jornais, livros, etc. A diversidade de materiais pedagógicos aumenta consideravelmente o interesse do aluno nas aulas e, portanto, melhora a atenção sustentada.
5 – Utilizar a técnica de “aprendizagem ativa” (high response strategies): trabalhos em duplas, respostas orais, possibilidade do aluno gravar as aulas e/ou trazer seus trabalhos gravados em CD ou computador para a escola.
6 – Adaptações ambientais na sala de aula: mudar as mesas e/ou cadeiras para evitar distrações. Não é indicado que alunos com TDAH sentem junto a portas, janelas e nas últimas fileiras da sala de aula. É indicado que esses alunos sentem nas primeiras fileiras, de preferência ao lado do professor para que os elementos distratores do ambiente não prejudiquem a atenção sustentada.
7 – Usar sinais visuais e orais: o professor pode combinar previamente com o aluno pequenos sinais cujo significado só o aluno e o professor compreendem. Exemplo: o professor combina com o aluno que todas as vezes que percebê-lo desatento durante as atividades, colocará levemente a mão sobre seu ombro para que ele possa retomar o foco das atividades.
8 – Usar mecanismos e/ou ferramentas para compensar as dificuldades memoriais: tabelas com datas sobre prazo de entrega dos trabalhos solicitados, usar post-it para fazer lembretes e anotações para que o aluno não esqueça o conteúdo.
9 – Etiquetar, iluminar, sublinhar e colorir as partes mais importantes de uma tarefa, texto ou prova.
Tempo e processamento das informações
1 – Usar organizadores gráficos para planejar e estruturar o trabalho escrito e facilitar a compreensão da tarefa. Clique aqui para ver um exemplo.
2 – Permitir como respostas de aprendizado apresentações orais, trabalhos manuais e outras tarefas que desenvolvam a criatividade do aluno.
3 – Encorajar o uso de computadores, gravadores, vídeos, assim como outras tecnologias que possam ajudar no aprendizado, no foco e motivação.
4 – Reduzir ao máximo o número de cópias escritas de textos. Permitir a digitação e impressão, caso seja mais produtivo para ao aluno.
5 – Respeitar um tempo mínimo de intervalo entre as tarefas. Exemplo: propor um trabalho em dupla antes de uma discussão sobre o tema com a turma inteira.
6 – Permitir ao aluno dar uma resposta oral ou gravar, caso ele tenha alguma dificuldade para escrever.
7 – Respeitar o tempo que cada aluno precisa para concluir uma atividade. Dar tempo extra nas tarefas e nas provas para que ele possa terminar no seu próprio tempo.
Organização e técnicas de estudo
1 – Dar as instruções de maneira clara e oferecer ferramentas para organização do aluno desenvolver hábitos de estudo. Incentivar o uso de agendas, calendários, post-it, blocos de anotações, lembretes sonoros do celular e uso de outras ferramentas tecnológicas que o aluno considere adequado para a sua organização.
2 – Na medida do possível, supervisionar e ajudar o aluno a organizar os seus cadernos, mesa, armário ou arquivar papéis importantes.
3 – Orientar os pais e/ou o aluno para que os cadernos e os livros sejam “encapados” com papéis de cores diferentes. Exemplo: material de matemática – vermelho, material de português – azul, e assim sucessivamente. Este procedimento ajuda na organização e memorização dos materiais.
4 – Incentivar o uso de pastas plásticas para envio de papéis e apostilas para casa e retorno para a escola. Desta forma, todo o material impresso fica condensado no mesmo lugar minimizando a eventual perda do material.
5 – Utilizar diariamente a agenda como canal de comunicação entre o professor e os pais. É extremamente importante que os pais façam observações diárias sobre o que observam no comportamento e no desempenho do filho em casa, assim como o professor poderá fazer o mesmo em relação às questões relacionadas à escola.
6 – Estruturar e apoiar a gestão do tempo nas tarefas que exigem desempenho em longo prazo. Exemplo: ao propor a realização de um trabalho de pesquisa que deverá ser entregue no prazo de 30 dias, dividir o trabalho em partes, estabelecer quais serão as etapas e monitorar se cada uma delas está sendo cumprida. Alunos com TDAH apresentam dificuldades em desempenhar tarefas em longo prazo.
7 – Ensine e dê exemplos frequentemente. Use folhas para tarefas diárias ou agendas. Ajude os pais, oriente-os como proceder e facilitar os problemas com deveres de casa. Alunos com TDAH não podem levar “toneladas” de trabalhos para fazer em casa num prazo de 24 horas.
Técnicas de aprendizado e habilidades metacognitivas
1 – Explicar de maneira clara e devagar quais são as técnicas de aprendizado que estão sendo utilizadas. Exemplo: explicar e demonstrar na prática como usar as fontes, materiais de referência, anotações, notícias de jornal, trechos de livro, etc.
2 – Definir metas claras e possíveis para que o aluno faça sua autoavaliação nas tarefas e nos projetos. Este procedimento permite que o aluno faça uma reflexão sobre o seu aprendizado e desenvolva estratégias para lidar com o seu próprio modo de aprender.
3 – Usar organizador gráfico (clique aqui para ver) para ajudar no planejamento, organização e compreensão da leitura ou escrita.
Inibição e autocontrole
1 – Buscar sempre ter uma postura pró-ativa. Antecipar as possíveis dificuldades de aprendizado que possam surgir e estruturar as soluções. Identificar no ambiente de sala de aula quais são os piores elementos distratores (situações que provocam maior desatenção) na tentativa de manter o aluno o mais distante possível deles e, consequentemente, focado o maior tempo possível na tarefa em sala de aula.
2 – Utilizar técnicas auditivas e visuais para sinalizar transições ou mudanças de atividades. Exemplo: falar em voz alta e fazer sinais com as mãos para lembrar a mudança de uma atividade para outra, ou do término da mesma.
3 – Dar frequentemente feedback (reforço) positivo. Assinale os pontos positivos e negativos de forma clara, construtiva, respeitosa. Este monitoramento é importante para o aluno com TDAH, pois permite que ele desenvolva uma percepção do seu próprio desempenho, potencial e capacidade e possa avançar motivado em busca da sua própria superação.
4 – Permitir que o aluno se levante em alguns momentos, previamente combinados entre ele e o professor. Alunos com hiperatividade necessitam de alguma atividade motora em determinados intervalos de tempo. Exemplo: pedir que vá ao quadro (lousa) apagar o que está escrito, solicitar que vá até a coordenação buscar algum material, etc., ou mesmo permitir que vá rapidamente ao banheiro ou ao corredor beber água. Este procedimento é extremamente útil para diminuir a atividade motora e, muitas vezes, é ABSOLUTAMENTE NECESSÁRIO para crianças muito agitadas.
Fonte: http://www.tdah.org.br/br/
TDAH – Como ajudar seu filho com os deveres de casa
Abaixo seguem algumas dicas sobre a criança com TDAH e a dificuldade de completar/realizar o dever de casa.
1 – Por que a criança com TDAH tem tanta dificuldade em realizar o dever de casa?
Para
a maioria das crianças com TDAH, o dever de casa é motivo de desespero.
Para as crianças que não tem o transtorno também não é fácil, mas elas
não ficam horas lutando para terminar as tarefas passadas pelos
professores. Todo o processo desde que o dever de casa é ditado ou
entregue pelo professor até a hora em que ele é compreendido pelo aluno,
é complexo e envolve comportamentos que são desafiantes para as
crianças com TDAH.
Para
começar, a criança deve ouvir, entender e anotar corretamente o dever
de casa em seu caderno. Com a ajuda do professor, a criança deve saber
quais itens (caderno, livro, apostila, etc.) ela deve levar pra casa e
quais devem ficar na escola, caso haja essa possibilidade.
Quando
chegar em casa, a própria criança deve dizer aos pais se o professor
enviou tarefa para fazer em casa. Caso isso não aconteça, os pais devem
checar a agenda e/ou o caderno da criança para ver se há alguma
comunicação por parte da escola. Por ser uma tarefa tediosa e difícil
para a criança com TDAH, muitas delas escondem o fato de que possuem
dever de casa. Nesses casos, a verificação por parte dos pais torna-se
mais importante ainda.
O
próximo passo é a preparação para realizar a tarefa de casa.
Aconselhamos sempre um local arejado, com boa iluminação e livre de
barulhos e estímulos externos (como trânsito, outras crianças brincando,
música, internet, etc.).
Logo
após a preparação, vem a realização do dever de casa. A criança
necessita prestar atenção, focar e resistir a distrações, além de um
esforço extra para o que considera ser ‘’chato’’ e ‘’tedioso’’. É
importante que ela faça o dever de casa com calma para que saia legível.
A ajuda dos pais é essencial para que a criança aprenda com a tarefa
que está realizando.
Todo
o material escolar deve ser arrumado logo após a realização da tarefa.
Guardar livros, apostilas, cadernos, folhas, etc., com antecedência é de
extrema importância para que a criança não se esqueça de levar para a
escola o dever completo.
2 – Atividades externas ajudam no dever de casa?
A
televisão tem sido identificada como um dos muitos elementos
distratores que causam problemas escolares nas crianças. Enquanto as
crianças se aborrecem quando interrompem seus programas favoritos para
fazer o dever de casa e/ou outras tarefas menos interessantes, ainda não
existem estudos que comprovem o baixo rendimento escolar devido uso
excessivo da televisão. Alguns estudos mostram baixo rendimento escolar
de crianças que assistem TV até tarde, enquanto outros não mostram
relação alguma.
Já
as atividades extracurriculares chamam a atenção dos pais devido ao
tempo que tomam enquanto as crianças poderiam fazer o dever de casa.
Como a maioria das crianças com TDAH tem dever de casa e atividades
extracurriculares, pode ser difícil dividir esse tempo em cada
atividade. Estudos mostram que crianças que participam de atividades
extracurriculares tem melhor desempenho escolar, especialmente se forem
atividades que o aluno também pratique na escola. Porém, essa relação se
torna ineficaz quando as atividades tomam todo o tempo da criança.
3 – Como posso tornar o dever de casa mais interessante?
Como
sabemos, as pessoas com TDAH se entediam facilmente e dificilmente se
motivam. Portanto, seja criativo quando for estudar ou fizer o dever de
casa. Tente novos métodos de estudo e continue se reinventando.
Alguns
relatos de pais de crianças com TDAH incluem a mudança do local de
estudo. Por exemplo, em um dia ensolarado, estudar em um parque com
pouco movimento, na varanda de casa, em um cômodo diferente, ou mostrar
‘’ao vivo’’ objetos para uma criança que está aprendendo novas palavras.
Interpretar cenas históricas, pintar palavras em cartolinas e simular
entrevistas também são bons exemplos.
4 – Como ajudar meu filho a se organizar?
Como
a maioria das crianças com TDAH, suas mochilas e seus quartos estão
frequentemente desorganizados. Dedique boa parte do seu tempo a ajudar
seu filho na sua organização pessoal. Provavelmente você terá que
ajudá-lo mais vezes do que acha necessário.
Na
hora do dever de casa, ajude-o a organizar o material de forma que ele
não se perca, assim como quando for arrumar a mochila após a tarefa. O
uso de capas plásticas e identificação de matérias por cor são altamente
recomendados.
As
capas plásticas ajudam na organização do material, além de prevenir que
nada se perca nem seja esquecido na hora de levar o dever feito para a
escola.
Já
as matérias escolares e seus materiais podem ser identificados por
cores diferentes. Por exemplo: Se você escolher, junto com a criança,
que a cor para matemática será amarelo, então compre (ou encape) um
caderno amarelo, use lápis de cor amarelo, encape o livro com
plástico/contact amarelo, etc. Assim ficará melhor para a criança se
organizar, uma vez que as pessoas com TDAH se orientam melhor pelo
estímulo visual.
5 – Devo dar pausas durante o dever de casa do meu filho?
Como
todo caso de TDAH, essa resposta depende de como a criança responde a
essa pausa. Caso ela volte da folga normalmente e sem procrastinar, é
válida a permissão do intervalo. Porém, se esses pequenos minutos de
lazer causam mais problemas que alívio, eles devem ser evitados. Para a
maioria das crianças com TDAH, uma simples interrupção pode significar
uma enorme dificuldade na hora de voltar a fazer o dever de casa.
Ao
invés de interromper o dever de casa, você pode fazer um pequeno
‘’descanso mental’’, dando pontos, ou pequenas recompensas como
figurinhas adesivas ou doces. Conforme a criança vê o seu bolo de
figurinhas aumentar e os seus deveres de casa feitos, o seu interesse
pelas tarefas escolares também aumentará.
6 – Devo castigar meu filho quando ele não fizer o dever de casa?
Fazer
o dever de casa já é difícil para a maioria das crianças que tem TDAH,
que talvez elas escolhessem serem castigadas. Pais e psicólogos dizem
que os castigos, alem de não se mostrarem eficazes, ainda pioram a
situação.
Situações
como deixar a criança sem jantar, não deixar que ela durma até que o
dever seja feito ou bater, simplesmente não funcionam. Professores devem
evitar colocar alunos com TDAH de castigo, sem recreio ou hora de
almoço ou mandar para casa o dever de casa incompleto como uma tarefa
extra.
Essas
intervenções podem se mostrar úteis com alunos que não tenham TDAH,
mas, com aqueles alunos que tem TDAH, esses métodos simplesmente não
funcionam. A criança pode ficar traumatizada, e tarefas simples como
terminar um dever de casa, podem se tornar um fardo pesado. Todas as
pessoas necessitam de um tempo livre, com a família e com os amigos.
Privar a pessoa com TDAH desse tempo livre é emocionalmente debilitante e
apenas aumenta os problemas que ela pode ter.
7 – Como os professores podem ajudar?
Os
professores querem que seus alunos sejam vitoriosos e tentam ajuda-los
de todas as maneiras. Um encontro com o professor no início do ano para
acertar alguns pontos a respeito do seu filho é uma boa opção. Mas
lembre-se: Os professores não gostam que você lhes ensine como fazer seu
trabalho. Apenas sugira algumas ideias que ele possa aproveitar durante
o ano letivo. Aqui vão algumas ideias:
- Dizer explicitamente quando for hora de anotar a tarefa de casa
- Anotar tarefa no quadro
- Ler a tarefa em voz alta
- Dar as lições usando um livro de tarefas
- Anunciar em voz alta quando for o dia de entregar o dever de casa
- Designar um aluno para recolher as tarefas
- Dar adesivos, pontos, carimbos, etc., como incentivo quando um aluno completar a tarefa
- Recolher as tarefas antes do sinal
- Dar aulas usando tabelas/calendários para longas tarefas
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Quadro clínico
Sintomas em crianças e adolescentes:
As crianças com TDAH, em especial os meninos, são agitadas ou inquietas. Freqüentemente têm apelido de "bicho carpinteiro" ou coisa parecida. Na idade pré-escolar, estas crianças mostram-se agitadas, movendo-se sem parar pelo ambiente, mexendo em vários objetos como se estivessem “ligadas” por um motor. Mexem pés e mãos, não param quietas na cadeira, falam muito e constantemente pedem para sair de sala ou da mesa de jantar.
Elas têm dificuldades para manter atenção em atividades muito longas, repetitivas ou que não lhes sejam interessantes. Elas são facilmente distraídas por estímulos do ambiente externo, mas também se distraem com pensamentos "internos", isto é, vivem "voando". Nas provas, são visíveis os erros por distração (erram sinais, vírgulas, acentos, etc.). Como a atenção é imprescindível para o bom funcionamento da memória, elas em geral são tidas como "esquecidas": esquecem recados ou material escolar, aquilo que estudaram na véspera da prova, etc. (o "esquecimento" é uma das principais queixas dos pais). Quando elas se dedicam a fazer algo estimulante ou do seu interesse, conseguem permanecer mais tranqüilas. Isto ocorre porque os centros de prazer no cérebro são ativados e conseguem dar um "reforço" no centro da atenção que é ligado a ele, passando a funcionar em níveis normais. O fato de uma criança conseguir ficar concentrada em alguma atividade não exclui o diagnóstico de TDAH. É claro que não fazemos coisas interessantes ou estimulantes desde a hora que acordamos até a hora em que vamos dormir: os portadores de TDAH vão ter muitas dificuldades em manter a atenção em um monte de coisas.
Elas também tendem a ser impulsivas (não esperam a vez, não lêem a pergunta até o final e já respondem, interrompem os outros, agem antes de pensar). Freqüentemente também apresentam dificuldades em se organizar e planejar aquilo que querem ou precisam fazer.
Seu desempenho sempre parece inferior ao esperado para a sua capacidade intelectual. O TDAH não se associa necessariamente a dificuldades na vida escolar, embora esta seja uma queixa freqüente de pais e professores. É mais comum que os problemas na escola sejam de comportamento que de rendimento (notas).
Um aspecto importante: as meninas têm menos sintomas de hiperatividade-impulsividade que os meninos (embora sejam igualmente desatentas), o que fez com que se acreditasse que o TDAH só ocorresse no sexo masculino. Como as meninas não incomodam tanto, eram menos encaminhadas para diagnóstico e tratamento médicos.
Sintomas em adultos:
A existência da forma adulta do TDAH foi oficialmente reconhecida apenas em 1980 pela Associação Psiquiátrica Americana. E, desde então inúmeros estudos têm demonstrado a presença do TDAH em adultos. Passou-se muito tempo até que ela fosse amplamente divulgada no meio médico e ainda hoje, observa-se que este diagnóstico é apenas raramente realizado, persistindo o estereótipo equivocado de TDAH: um transtorno acometendo meninos hiperativos que têm mau desempenho escolar. Muitos médicos desconhecem a existência do TDAH em adultos e quando são procurados por estes pacientes, tendem a tratá-los como se tivessem outros problemas (de personalidade, por exemplo). Quando existe realmente um outro problema associado (depressão, ansiedade ou drogas), o médico só diagnostica este último e “deixa passar” o TDAH.
Atualmente acredita-se que em torno de 60% das crianças com TDAH ingressarão na vida adulta com alguns dos sintomas (tanto de desatenção quanto de hiperatividade-impulsividade) porém em menor número do que apresentavam quando eram crianças ou adolescentes.
Para se fazer o diagnóstico de TDAH em adultos é obrigatório demonstrar que o transtorno esteve presente desde criança. Isto pode ser difícil em algumas situações, porque o indivíduo pode não se lembrar de sua infância e também os pais podem ser falecidos ou estar bastante idosos para relatar ao médico. Mas em geral o indivíduo lembra de um apelido (tal como “bicho carpinteiro”, etc.) que denuncia os sintomas de hiperatividade-impulsividade e lembra de ser muito “avoado”, com queixas freqüentes de professores e pais.
Os adultos com TDAH costumam ter dificuldade de organizar e planejar suas atividades do dia a dia. Por exemplo, pode ser difícil para uma pessoa com TDAH determinar o que é mais importante dentre muitas coisas que tem para fazer, escolher o que vai fazer primeiro e o que pode deixar para depois. Em conseqüência disso, quem TDAH fica muito “estressado” quando se vê sobrecarregado (e é muito comum que se sobrecarregue com freqüência, uma vez que assume vários compromissos diferentes), pois não sabe por onde começar e tem medo de não conseguir dar conta de tudo. Os indivíduos com TDAH acabam deixando trabalhos pela metade, interrompem no meio o que estão fazendo e começam outra coisa, só voltando ao trabalho anterior bem mais tarde do que o pretendido ou então se esquecendo dele.
O portador de TDAH fica com dificuldade para realizar sozinho suas tarefas, principalmente quando são muitas, e o tempo todo precisa ser lembrado pelos outros sobre o que tem para fazer. Isso tudo pode causar problemas na faculdade, no trabalho ou nos relacionamentos com outras pessoas. A persistência nas tarefas também pode ser difícil para o portador de TDAH, que freqüentemente “deixa as coisas pela metade”.
As crianças com TDAH, em especial os meninos, são agitadas ou inquietas. Freqüentemente têm apelido de "bicho carpinteiro" ou coisa parecida. Na idade pré-escolar, estas crianças mostram-se agitadas, movendo-se sem parar pelo ambiente, mexendo em vários objetos como se estivessem “ligadas” por um motor. Mexem pés e mãos, não param quietas na cadeira, falam muito e constantemente pedem para sair de sala ou da mesa de jantar.
Elas têm dificuldades para manter atenção em atividades muito longas, repetitivas ou que não lhes sejam interessantes. Elas são facilmente distraídas por estímulos do ambiente externo, mas também se distraem com pensamentos "internos", isto é, vivem "voando". Nas provas, são visíveis os erros por distração (erram sinais, vírgulas, acentos, etc.). Como a atenção é imprescindível para o bom funcionamento da memória, elas em geral são tidas como "esquecidas": esquecem recados ou material escolar, aquilo que estudaram na véspera da prova, etc. (o "esquecimento" é uma das principais queixas dos pais). Quando elas se dedicam a fazer algo estimulante ou do seu interesse, conseguem permanecer mais tranqüilas. Isto ocorre porque os centros de prazer no cérebro são ativados e conseguem dar um "reforço" no centro da atenção que é ligado a ele, passando a funcionar em níveis normais. O fato de uma criança conseguir ficar concentrada em alguma atividade não exclui o diagnóstico de TDAH. É claro que não fazemos coisas interessantes ou estimulantes desde a hora que acordamos até a hora em que vamos dormir: os portadores de TDAH vão ter muitas dificuldades em manter a atenção em um monte de coisas.
Elas também tendem a ser impulsivas (não esperam a vez, não lêem a pergunta até o final e já respondem, interrompem os outros, agem antes de pensar). Freqüentemente também apresentam dificuldades em se organizar e planejar aquilo que querem ou precisam fazer.
Seu desempenho sempre parece inferior ao esperado para a sua capacidade intelectual. O TDAH não se associa necessariamente a dificuldades na vida escolar, embora esta seja uma queixa freqüente de pais e professores. É mais comum que os problemas na escola sejam de comportamento que de rendimento (notas).
Um aspecto importante: as meninas têm menos sintomas de hiperatividade-impulsividade que os meninos (embora sejam igualmente desatentas), o que fez com que se acreditasse que o TDAH só ocorresse no sexo masculino. Como as meninas não incomodam tanto, eram menos encaminhadas para diagnóstico e tratamento médicos.
Sintomas em adultos:
A existência da forma adulta do TDAH foi oficialmente reconhecida apenas em 1980 pela Associação Psiquiátrica Americana. E, desde então inúmeros estudos têm demonstrado a presença do TDAH em adultos. Passou-se muito tempo até que ela fosse amplamente divulgada no meio médico e ainda hoje, observa-se que este diagnóstico é apenas raramente realizado, persistindo o estereótipo equivocado de TDAH: um transtorno acometendo meninos hiperativos que têm mau desempenho escolar. Muitos médicos desconhecem a existência do TDAH em adultos e quando são procurados por estes pacientes, tendem a tratá-los como se tivessem outros problemas (de personalidade, por exemplo). Quando existe realmente um outro problema associado (depressão, ansiedade ou drogas), o médico só diagnostica este último e “deixa passar” o TDAH.
Atualmente acredita-se que em torno de 60% das crianças com TDAH ingressarão na vida adulta com alguns dos sintomas (tanto de desatenção quanto de hiperatividade-impulsividade) porém em menor número do que apresentavam quando eram crianças ou adolescentes.
Para se fazer o diagnóstico de TDAH em adultos é obrigatório demonstrar que o transtorno esteve presente desde criança. Isto pode ser difícil em algumas situações, porque o indivíduo pode não se lembrar de sua infância e também os pais podem ser falecidos ou estar bastante idosos para relatar ao médico. Mas em geral o indivíduo lembra de um apelido (tal como “bicho carpinteiro”, etc.) que denuncia os sintomas de hiperatividade-impulsividade e lembra de ser muito “avoado”, com queixas freqüentes de professores e pais.
Os adultos com TDAH costumam ter dificuldade de organizar e planejar suas atividades do dia a dia. Por exemplo, pode ser difícil para uma pessoa com TDAH determinar o que é mais importante dentre muitas coisas que tem para fazer, escolher o que vai fazer primeiro e o que pode deixar para depois. Em conseqüência disso, quem TDAH fica muito “estressado” quando se vê sobrecarregado (e é muito comum que se sobrecarregue com freqüência, uma vez que assume vários compromissos diferentes), pois não sabe por onde começar e tem medo de não conseguir dar conta de tudo. Os indivíduos com TDAH acabam deixando trabalhos pela metade, interrompem no meio o que estão fazendo e começam outra coisa, só voltando ao trabalho anterior bem mais tarde do que o pretendido ou então se esquecendo dele.
O portador de TDAH fica com dificuldade para realizar sozinho suas tarefas, principalmente quando são muitas, e o tempo todo precisa ser lembrado pelos outros sobre o que tem para fazer. Isso tudo pode causar problemas na faculdade, no trabalho ou nos relacionamentos com outras pessoas. A persistência nas tarefas também pode ser difícil para o portador de TDAH, que freqüentemente “deixa as coisas pela metade”.
Diagnóstico em Crianças
Crianças e Adolescentes
O questionário abaixo é denominado SNAP-IV e foi construído a partir dos sintomas do Manual de Diagnóstico e Estatística - IV Edição (DSM-IV) da Associação Americana de Psiquiátrica. Você também pode imprimir e levar para o professor preencher na escola. Esta é a tradução validada pelo GEDA – Grupo de Estudos do Déficit de Atenção da UFRJ e pelo Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência da UFRGS.
IMPORTANTE: Lembre-se que o diagnóstico definitivo só pode ser fornecido por um profissional.
O questionário abaixo é denominado SNAP-IV e foi construído a partir dos sintomas do Manual de Diagnóstico e Estatística - IV Edição (DSM-IV) da Associação Americana de Psiquiátrica. Você também pode imprimir e levar para o professor preencher na escola. Esta é a tradução validada pelo GEDA – Grupo de Estudos do Déficit de Atenção da UFRJ e pelo Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência da UFRGS.
IMPORTANTE: Lembre-se que o diagnóstico definitivo só pode ser fornecido por um profissional.
Para cada item, escolha a coluna que melhor descreve o(a) aluno(a) (MARQUE UM X):
1. Não consegue prestar muita atenção a detalhes ou comete erros por descuido nos trabalhos da escola ou tarefas. | ||||
2. Tem dificuldade de manter a atenção em tarefas ou atividades de lazer | ||||
3. Parece não estar ouvindo quando se fala diretamente com ele | ||||
4. Não segue instruções até o fim e não termina deveres de escola, tarefas ou obrigações. | ||||
5. Tem dificuldade para organizar tarefas e atividades | ||||
6. Evita, não gosta ou se envolve contra a vontade em tarefas que exigem esforço mental prolongado. | ||||
7. Perde coisas necessárias para atividades (p. ex: brinquedos, deveres da escola, lápis ou livros). | ||||
8. Distrai-se com estímulos externos | ||||
9. É esquecido em atividades do dia-a-dia | ||||
10. Mexe com as mãos ou os pés ou se remexe na cadeira | ||||
11. Sai do lugar na sala de aula ou em outras situações em que se espera que fique sentado | ||||
12. Corre de um lado para outro ou sobe demais nas coisas em situações em que isto é inapropriado | ||||
13. Tem dificuldade em brincar ou envolver-se em atividades de lazer de forma calma | ||||
14. Não pára ou freqüentemente está a “mil por hora”. | ||||
15. Fala em excesso. | ||||
16. Responde as perguntas de forma precipitada antes delas terem sido terminadas | ||||
17. Tem dificuldade de esperar sua vez | ||||
18. Interrompe os outros ou se intromete (p.ex. mete-se nas conversas / jogos). | ||||
1) se existem pelo menos 6 itens marcados como “BASTANTE” ou “DEMAIS” de 1 a 9 = existem mais sintomas de desatenção que o esperado numa criança ou adolescente.
2) se existem pelo menos 6 itens marcados como “BASTANTE” ou “DEMAIS” de 10 a 18 = existem mais sintomas de hiperatividade e impulsividade que o esperado numa criança ou adolescente.
O questionário SNAP-IV é útil para avaliar apenas o primeiro dos critérios (critério A) para se fazer o diagnóstico. Existem outros critérios que também são necessários.
IMPORTANTE: Não se pode fazer o diagnóstico de TDAH apenas com o critério A! Veja abaixo os demais critérios.
CRITÉRIO A: Sintomas (vistos acima)
CRITÉRIO B: Alguns desses sintomas devem estar presentes antes dos 7 anos de idade.
CRITÉRIO C: Existem problemas causados pelos sintomas acima em pelo menos 2 contextos diferentes (por ex., na escola, no trabalho, na vida social e em casa).
CRITÉRIO D: Há problemas evidentes na vida escolar, social ou familiar por conta dos sintomas.
CRITÉRIO E: Se existe um outro problema (tal como depressão, deficiência mental, psicose, etc.), os sintomas não podem ser atribuídos exclusivamente a ele.
Diagnóstico-Adultos
Adultos
O questionário abaixo é denominado ASRS-18 e foi desenvolvido por pesquisadores em colaboração com a Organização Mundial de Saúde. Esta é a versão validada no Brasil.
A referência é: Mattos P, Segenreich D, Saboya E, Louzã M, Dias G, Romano M. Adaptação Transcultural para o Português da Escala Adult Self-Report Scale (ASRS-18, versão1.1) para avaliação de sintomas do Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade (TDAH) em adultos. Revista Brasileira de Psiquiatria (in press).
IMPORTANTE: Lembre-se que o diagnóstico definitivo só pode ser fornecido por um profissional.
Por favor, responda as perguntas abaixo se avaliando de acordo
com os critérios do lado direito da página. Após
responder cada uma das perguntas, circule o número que corresponde
a como você se sentiu e se comportou nos últimos seis
meses.O questionário abaixo é denominado ASRS-18 e foi desenvolvido por pesquisadores em colaboração com a Organização Mundial de Saúde. Esta é a versão validada no Brasil.
A referência é: Mattos P, Segenreich D, Saboya E, Louzã M, Dias G, Romano M. Adaptação Transcultural para o Português da Escala Adult Self-Report Scale (ASRS-18, versão1.1) para avaliação de sintomas do Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade (TDAH) em adultos. Revista Brasileira de Psiquiatria (in press).
IMPORTANTE: Lembre-se que o diagnóstico definitivo só pode ser fornecido por um profissional.
1. Com que freqüência você comete erros por falta de atenção quando tem de trabalhar num projeto chato ou difícil? | |||||
2. Com que freqüência você tem dificuldade para manter a atenção quando está fazendo um trabalho chato ou repetitivo? | |||||
3. Com que freqüência você tem dificuldade para se concentrar no que as pessoas dizem, mesmo quando elas estão falando diretamente com você? | |||||
4. Com que freqüência você deixa um projeto pela metade depois de já ter feito as partes mais difíceis? | |||||
5. Com que freqüência você tem dificuldade para fazer um trabalho que exige organização? | |||||
6. Quando você precisa fazer algo que exige muita concentração, com que freqüência você evita ou adia o início? | |||||
7. Com que freqüência você coloca as coisas fora do lugar ou tem de dificuldade de encontrar as coisas em casa ou no trabalho? | |||||
8. Com que freqüência você se distrai com atividades ou barulho a sua volta? | |||||
9. Com que freqüência você tem dificuldade para lembrar de compromissos ou obrigações? | |||||
Parte A | |||||
1. Com que freqüência você fica se mexendo na cadeira ou balançando as mãos ou os pés quando precisa ficar sentado (a) por muito tempo? | |||||
2. Com que freqüência você se levanta da cadeira em reuniões ou em outras situações onde deveria ficar sentado (a)? | |||||
3. Com que freqüência você se sente inquieto (a) ou agitado (a)? | |||||
4. Com que freqüência você tem dificuldade para sossegar e relaxar quando tem tempo livre para você? | |||||
5. Com que freqüência você se sente ativo (a) demais e necessitando fazer coisas, como se estivesse “com um motor ligado”? | |||||
6. Com que freqüência você se pega falando demais em situações sociais? | |||||
7. Quando você está conversando, com que freqüência você se pega terminando as frases das pessoas antes delas? | |||||
8. Com que freqüência você tem dificuldade para esperar nas situações onde cada um tem a sua vez? | |||||
9. Com que freqüência você interrompe os outros quando eles estão ocupados? | |||||
Parte B |
Como avaliar:
Se os itens de desatenção da parte A (1 a 9) E/OU os itens de hiperatividade-impulsividade da parte B (1 a 9) têm várias respostas marcadas como FREQUENTEMENTE ou MUITO FREQUENTEMENTE existe chances de ser portador de TDAH (pelo menos 4 em cada uma das partes).
O questionário ASRS-18 é útil para avaliar apenas o primeiro dos critérios (critério A) para se fazer o diagnóstico. Existem outros critérios que também são necessários.
IMPORTANTE: Não se pode fazer o diagnóstico de TDAH apenas com os sintomas descritos na tabela! Veja abaixo os demais critérios.
CRITÉRIO A: Sintomas (vistos na tabela acima)
CRITÉRIO B: Alguns desses sintomas devem estar presentes desde precocemente (antes dos 7 ou 12 anos).
CRITÉRIO C: Existem problemas causados pelos
sintomas acima em pelo menos 2 contextos diferentes (por ex., no
trabalho, na vida social, na faculdade e no relacionamento
conjugal ou familiar).
CRITÉRIO D: Há problemas evidentes por conta dos sintomas.
CRITÉRIO E: Se existe um outro problema (tal
como depressão, deficiência mental, psicose, etc.),
os sintomas não podem ser atribuídos exclusivamente a
ele.
Tratamento
O Tratamento do TDAH deve ser multimodal,
ou seja, uma combinação de medicamentos, orientação aos pais e
professores, além de técnicas específicas que são ensinadas ao portador.
A medicação, na maioria dos casos, faz parte do tratamento.
A psicoterapia que é indicada para o tratamento do TDAH chama-se Terapia Cognitivo Comportamental que no Brasil é uma atribuição exclusiva de psicólogos. Não existe até o momento nenhuma evidência científica de que outras formas de psicoterapia auxiliem nos sintomas de TDAH.
A psicoterapia que é indicada para o tratamento do TDAH chama-se Terapia Cognitivo Comportamental que no Brasil é uma atribuição exclusiva de psicólogos. Não existe até o momento nenhuma evidência científica de que outras formas de psicoterapia auxiliem nos sintomas de TDAH.
O tratamento com fonoaudiólogo está recomendado em casos específicos onde existem, simultaneamente, Transtorno de Leitura (Dislexia) ou Transtorno da Expressão Escrita (Disortografia). O TDAH não é um problema de aprendizado, como a Dislexia e a Disortografia, mas as dificuldades em manter a atenção, a desorganização e a inquietude atrapalham bastante o rendimento dos estudos. É necessário que os professores conheçam técnicas que auxiliem os alunos com TDAH a ter melhor desempenho (Obs: A ABDA oferece cursos anuais para professores). Em alguns casos é necessário ensinar ao aluno técnicas específicas para minimizar as suas dificuldades.
Veja a seguir a tabela com os medicamentos utilizados no tratamento.
MEDICAÇÕES UTILIZADAS NO TRATAMENTO DO TDAH
MEDICAMENTOS RECOMENDADOS EM CONSENSOS DE ESPECIALISTAS
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NOME QUÍMICO
|
NOME COMERCIAL
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DOSAGEM
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DURAÇÃO APROXIMADA
DO EFEITO
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PRIMEIRA ESCOLHA: ESTIMULANTES (em ordem alfabética)
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Lis-dexanfetamina | Venvanse | 30, 50 ou 70mg pela manhã | 12 horas |
Metilfenidato (ação curta) | Ritalina | 5 a 20mg de 2 a 3 vezes ao dia | 3 a 5 horas |
Metilfenidato (ação prolongada) | Concerta Ritalina LA |
18, 36 ou 54mg pela manhã 20, 30 ou 40mg pela manhã |
12 horas 8 horas |
SEGUNDA ESCOLHA: caso o primeiro estimulante não tenha obtido o resultado esperado, deve-se tentar o segundo estimulante
|
|||
TERCEIRA ESCOLHA
|
|||
Atomoxetina (1) | Strattera |
10,18,25,40 e 60mg 1 vez ao dia | 24 horas |
QUARTA ESCOLHA: antidepressivos
|
|||
Imipramina (antidepressivo) | Tofranil | 2,5 a 5mg por kg de peso divididos em 2 doses | |
Nortriptilina (antidepressivo) | Pamelor | 1 a 2,5mg por kg de peso divididos em 2 doses | |
Bupropiona (antidepressivo) | Wellbutrin SR | 150mg 2 vezes ao dia | |
QUINTA ESCOLHA: caso o primeiro antidepressivo não tenha obtido o resultado esperado, deve-se tentar o segundo antidepressivo
|
|||
SEXTA ESCOLHA: alfa-agonistas
|
|||
Clonidina (medicamento anti-hipertensivo) (2) | Atensina | 0,05mg ao deitar ou 2 vezes ao dia | 12 a 24 horas |
OUTROS MEDICAMENTOS
|
|||
Modafinila (medicamento para distúrbio do sono) |
Stavigile | 100 a 200mg por dia, no café |
Focalin – um “derivado” do metilfenidato (na verdade, uma parte da própria molécula)
Daytrana – um adesivo (para colocar na pele) de metilfenidato
Dexedrine – uma anfetamina (Dextroanfetamina); existe a formulação de ação curta e de ação prolongada
Adderall – uma mistura de anfetaminas; existe a formulação de ação curta e de ação prolongada
Os tratamentos acima descritos possuem caráter meramente informativo e não substituem a consulta ao seu médico de confiança.
Não é finalidade deste site a análise, comentário ou emissão de qualquer tipo de parecer ou diagnóstico aos visitantes, tarefa esta que é reservada exclusivamente a profissionais de saúde especializados.
TDAH – Algumas dicas para os pais
Programas de treinamento para pais de crianças com TDAH frequentemente começam com ampla divulgação de informação.Existe uma grande quantidade de livros, vídeos e fitas disponíveis, com dados a respeito do transtorno em si e de estratégias efetivas, que podem ser usadas por familiares.
A lista que segue revê alguns pontos, de uma série de estratégias, que podem ajudar os pais de crianças com TDAH:
- Mandamentos
- Reforçar o que há de melhor na criança.
- Não estabelecer comparações entre os filhos. Cada criança apresenta um comportamento diante da mesma situação.
- Procurar conversar sempre com a criança sobre como está se sentindo.
- Aprender a controlar a própria impaciência.
- Estabeleça regras e limites dentro de casa, mas tenha atenção para obedecer-lhes também.
- Não esperar ‘’perfeição’’.
- Não cobre resultados, cobre empenho.
- Elogie! Não se
esqueça de elogiar! O estímulo nunca é demais. A criança precisa ver que
seus esforços em vencer a desatenção, controlar a ansiedade e manter o
‘’motorzinho de 220 volts’’ em baixas rotações está sendo reconhecido.
- Manter limites claros e consistentes, relembrando-os frequentemente.
- Use português claro e direto, de preferência falando de frente e olhando nos olhos.
- Não exigir mais do que a criança pode dar: deve-se considerar a sua idade.
- Estudo
- Escolher cuidadosamente a escola e a professora para que a criança possa obter sucesso no processo de ensino-aprendizagem.
- Não sobrecarregar a criança com excesso de atividades extracurriculares.
- O estudo deve ser
do jeito que as crianças ou os adolescentes bem entenderem. Tudo deve
ser tentado, mas se o resultado final não corresponder às expectativas,
reavalie após algumas semanas e peça novas opções; vá tentando até
chegar à situação que mais favoreça o desempenho.
- Tenha contato próximo com os professores para acompanhar melhor o que está acontecendo na escola.
- Todas as tarefas têm que ser subdivididas em tarefas menores que possam ser realizadas mais facilmente e em menor tempo.
- Regras do dia-a-dia
- Dar instruções diretas e claras, uma de cada vez, em um nível que a criança possa corresponder.
- Ensinar a criança a não interromper as suas atividades: tentar finalizar tudo aquilo que começa.
- Estabelecer uma rotina diária clara e consistente: hora de almoço, de jantar e dever de casa, por exemplo.
- Priorizar e focalizar o que é mais importante em determinadas situações.
- Organizar e arrumar o ambiente como um meio de otimizar as chances para sucesso e evitar conflitos.
- Casa
- Manter em casa um sistema de código ou sinal que seja entendido por todos os membros da família.
- Manter o ambiente doméstico o mais harmônico e o mais organizado quanto possível.
- Reservar um espaço arejado e bem iluminado para a realização da lição de casa.
- O quarto não pode ser um local repleto de estímulos diferentes: um monte de brinquedo, pôsteres, etc.
- Comportamento
- Advertir
construtivamente o comportamento inadequado, esclarecendo com a criança o
que seria mais apropriado e esperado dela naquele momento.
- Usar um sistema de reforço imediato para todo o bom comportamento da criança.
- Preparar a criança para qualquer mudança que altere a sua rotina, como festas, mudanças de escola ou de residência, etc.
- Incentivar a criança a exercer uma atividade física regular.
- Estimular a independência e a autonomia da criança, considerando a sua idade.
- Estimular a criança a fazer e a manter amizades.
- Ensinar para a criança meios de lidar com situações de conflito (pensar, raciocinar, chamar um adulto para intervir, esperar a sua vez).
- Pais
- Ter sempre um tempo disponível para interagir com a criança.
- Incentivar as
brincadeiras com jogos e regras, pois além de ajudar a desenvolver a
atenção, permitem que a criança organize-se por meio de regras e limites
e, aprenda a participar, ganhando, perdendo ou mesmo empatando.
- Quem tem TDAH pode
descarregar sua “bateria” muito rapidamente. Se este for o caso,
recarregue-a com mais frequência. Alguns portadores precisam de um
simples cochilo durante o dia, outros de passear com o cachorro, outros
de passar o fim de semana fora, outros ainda de ginástica ou futebol.
Descubra como a “bateria” do seu filho é melhor recarregada.
- Evite ficar o
tempo todo dentro de casa, principalmente nos fins de semana. Programe
atividades diferentes, não fique sempre fazendo a mesma coisa. Leve
todos à praia, ao teatro, ao cinema, para andar no parque, enfim, seja
criativo.
- Estabeleça
cronogramas, incluindo os períodos para ‘’descanso’’, brincadeiras ou
simplesmente horários livres para se fazer o que quiser.
- Nenhuma atividade
que requeira concentração (estudo, deveres de casa) pode ser muito
prolongada. Intercale coisas agradáveis com tarefas que demandam atenção
prolongada (potencialmente desagradáveis, portanto).
- Procure sempre
perguntar o que ela quer, o que está achando das coisas. Não crie uma
relação unidirecional. Obviamente, os pedidos devem ser negociados e
atendidos no que for possível.
- Use mural para
afixar lembretes, listas de coisas a fazer, calendário de provas. Também
coloque algumas regras que foram combinadas e promessas de prêmio
quando for o caso.
- Estimule e cobre o uso diário de uma agenda. Se ela for eletrônica, melhor ainda. As agendas devem ser consultadas diariamente.
- Lembre-se sempre
- Procure o máximo
de informações possível sobre o TDAH: leia livros, faça cursos, entre
para organizações como a Associação Brasileira do Déficit de Atenção
(www.tdah.org.br), faça contato com outros pais para dividir
experiências bem e mal sucedidas.
- Tenha certeza do diagnóstico e segurança de que não há outros diagnósticos associados ao TDAH.
- Tenha certeza de que o tratamento está sendo feito por um profissional que realmente entende do assunto.
- Lembre-se que seu filho (a) está sempre tentando corresponder às expectativas, mas às vezes não consegue. Deve sempre lembrar-se aos pais que estes devem ser otimistas, pacientes e persistentes com o filho. Não devem desanimar diante dos possíveis obstáculos.
TDAH – Algumas dicas para os pais
Programas de treinamento para pais de crianças com TDAH frequentemente começam com ampla divulgação de informação.Existe uma grande quantidade de livros, vídeos e fitas disponíveis, com dados a respeito do transtorno em si e de estratégias efetivas, que podem ser usadas por familiares.
A lista que segue revê alguns pontos, de uma série de estratégias, que podem ajudar os pais de crianças com TDAH:
- Mandamentos
- Reforçar o que há de melhor na criança.
- Não estabelecer comparações entre os filhos. Cada criança apresenta um comportamento diante da mesma situação.
- Procurar conversar sempre com a criança sobre como está se sentindo.
- Aprender a controlar a própria impaciência.
- Estabeleça regras e limites dentro de casa, mas tenha atenção para obedecer-lhes também.
- Não esperar ‘’perfeição’’.
- Não cobre resultados, cobre empenho.
- Elogie! Não se
esqueça de elogiar! O estímulo nunca é demais. A criança precisa ver que
seus esforços em vencer a desatenção, controlar a ansiedade e manter o
‘’motorzinho de 220 volts’’ em baixas rotações está sendo reconhecido.
- Manter limites claros e consistentes, relembrando-os frequentemente.
- Use português claro e direto, de preferência falando de frente e olhando nos olhos.
- Não exigir mais do que a criança pode dar: deve-se considerar a sua idade.
- Estudo
- Escolher cuidadosamente a escola e a professora para que a criança possa obter sucesso no processo de ensino-aprendizagem.
- Não sobrecarregar a criança com excesso de atividades extracurriculares.
- O estudo deve ser
do jeito que as crianças ou os adolescentes bem entenderem. Tudo deve
ser tentado, mas se o resultado final não corresponder às expectativas,
reavalie após algumas semanas e peça novas opções; vá tentando até
chegar à situação que mais favoreça o desempenho.
- Tenha contato próximo com os professores para acompanhar melhor o que está acontecendo na escola.
- Todas as tarefas têm que ser subdivididas em tarefas menores que possam ser realizadas mais facilmente e em menor tempo.
- Regras do dia-a-dia
- Dar instruções diretas e claras, uma de cada vez, em um nível que a criança possa corresponder.
- Ensinar a criança a não interromper as suas atividades: tentar finalizar tudo aquilo que começa.
- Estabelecer uma rotina diária clara e consistente: hora de almoço, de jantar e dever de casa, por exemplo.
- Priorizar e focalizar o que é mais importante em determinadas situações.
- Organizar e arrumar o ambiente como um meio de otimizar as chances para sucesso e evitar conflitos.
- Casa
- Manter em casa um sistema de código ou sinal que seja entendido por todos os membros da família.
- Manter o ambiente doméstico o mais harmônico e o mais organizado quanto possível.
- Reservar um espaço arejado e bem iluminado para a realização da lição de casa.
- O quarto não pode ser um local repleto de estímulos diferentes: um monte de brinquedo, pôsteres, etc.
- Comportamento
- Advertir
construtivamente o comportamento inadequado, esclarecendo com a criança o
que seria mais apropriado e esperado dela naquele momento.
- Usar um sistema de reforço imediato para todo o bom comportamento da criança.
- Preparar a criança para qualquer mudança que altere a sua rotina, como festas, mudanças de escola ou de residência, etc.
- Incentivar a criança a exercer uma atividade física regular.
- Estimular a independência e a autonomia da criança, considerando a sua idade.
- Estimular a criança a fazer e a manter amizades.
- Ensinar para a criança meios de lidar com situações de conflito (pensar, raciocinar, chamar um adulto para intervir, esperar a sua vez).
- Pais
- Ter sempre um tempo disponível para interagir com a criança.
- Incentivar as
brincadeiras com jogos e regras, pois além de ajudar a desenvolver a
atenção, permitem que a criança organize-se por meio de regras e limites
e, aprenda a participar, ganhando, perdendo ou mesmo empatando.
- Quem tem TDAH pode
descarregar sua “bateria” muito rapidamente. Se este for o caso,
recarregue-a com mais frequência. Alguns portadores precisam de um
simples cochilo durante o dia, outros de passear com o cachorro, outros
de passar o fim de semana fora, outros ainda de ginástica ou futebol.
Descubra como a “bateria” do seu filho é melhor recarregada.
- Evite ficar o
tempo todo dentro de casa, principalmente nos fins de semana. Programe
atividades diferentes, não fique sempre fazendo a mesma coisa. Leve
todos à praia, ao teatro, ao cinema, para andar no parque, enfim, seja
criativo.
- Estabeleça
cronogramas, incluindo os períodos para ‘’descanso’’, brincadeiras ou
simplesmente horários livres para se fazer o que quiser.
- Nenhuma atividade
que requeira concentração (estudo, deveres de casa) pode ser muito
prolongada. Intercale coisas agradáveis com tarefas que demandam atenção
prolongada (potencialmente desagradáveis, portanto).
- Procure sempre
perguntar o que ela quer, o que está achando das coisas. Não crie uma
relação unidirecional. Obviamente, os pedidos devem ser negociados e
atendidos no que for possível.
- Use mural para
afixar lembretes, listas de coisas a fazer, calendário de provas. Também
coloque algumas regras que foram combinadas e promessas de prêmio
quando for o caso.
- Estimule e cobre o uso diário de uma agenda. Se ela for eletrônica, melhor ainda. As agendas devem ser consultadas diariamente.
- Lembre-se sempre
- Procure o máximo
de informações possível sobre o TDAH: leia livros, faça cursos, entre
para organizações como a Associação Brasileira do Déficit de Atenção
(www.tdah.org.br), faça contato com outros pais para dividir
experiências bem e mal sucedidas.
- Tenha certeza do diagnóstico e segurança de que não há outros diagnósticos associados ao TDAH.
- Tenha certeza de que o tratamento está sendo feito por um profissional que realmente entende do assunto.
- Lembre-se que seu filho (a) está sempre tentando corresponder às expectativas, mas às vezes não consegue. Deve sempre lembrar-se aos pais que estes devem ser otimistas, pacientes e persistentes com o filho. Não devem desanimar diante dos possíveis obstáculos.
Algumas Estratégias Pedagógicas para Alunos com TDAH:
Atenção, memória sustentada:
Algumas técnicas para melhorar a atenção e memória sustentadas
1
– Quando o professor der alguma instrução, pedir ao aluno para repetir
as instruções ou compartilhar com um amigo antes de começar as tarefas.
2
– Quando o aluno desempenhar a tarefa solicitada ofereça sempre um
feedback positivo (reforço) através de pequenos elogios e prêmios que
podem ser: estrelinhas no caderno, palavras de apoio, um aceno de mão...
Os feedbacks e elogios devem acontecer SEMPRE E IMEDIATAMENTE após o
aluno conseguir um bom desempenho compatível com o seu tempo e processo
de aprendizagem.
3
– NÃO criticar e apontar em hipótese alguma os erros cometidos como
falha no desempenho. Alunos com TDAH precisam de suporte, encorajamento,
parceria e adaptações. Esses alunos DEVEM ser respeitados. Isto é um
direito! A atitude positiva do professor é fator DECISIVO para a melhora
do aprendizado.
4
– Na medida do possível, oferecer para o aluno e toda a turma tarefas
diferenciadas. Os trabalhos em grupo e a possibilidade do aluno escolher
as atividades nas quais quer participar são elementos que despertam o
interesse e a motivação. É preciso ter em vista que cada aluno aprende
no seu tempo e que as estratégias deverão respeitar a individualidade e
especificidade de cada um.
4
– Optar por, sempre que possível, dar aulas com materiais audiovisuais,
computadores, vídeos, DVD, e outros materiais diferenciados como
revistas, jornais, livros, etc. A diversidade de materiais pedagógicos
aumenta consideravelmente o interesse do aluno nas aulas e, portanto,
melhora a atenção sustentada.
5 – Utilizar a técnica de “aprendizagem ativa” (high response strategies):
trabalhos em duplas, respostas orais, possibilidade do aluno gravar as
aulas e/ou trazer seus trabalhos gravados em CD ou computador para a
escola.
6
– Adaptações ambientais na sala de aula: mudar as mesas e/ou cadeiras
para evitar distrações. Não é indicado que alunos com TDAH sentem junto a
portas, janelas e nas últimas fileiras da sala de aula. É indicado que
esses alunos sentem nas primeiras fileiras, de preferência ao lado do
professor para que os elementos distratores do ambiente não prejudiquem a
atenção sustentada.
7
– Usar sinais visuais e orais: o professor pode combinar previamente
com o aluno pequenos sinais cujo significado só o aluno e o professor
compreendem. Exemplo: o professor combina com o aluno que todas as vezes
que percebê-lo desatento durante as atividades, colocará levemente a
mão sobre seu ombro para que ele possa retomar o foco das atividades.
8
– Usar mecanismos e/ou ferramentas para compensar as dificuldades
memoriais: tabelas com datas sobre prazo de entrega dos trabalhos
solicitados, usar post-it para fazer lembretes e anotações para que o aluno não esqueça o conteúdo.
9 – Etiquetar, iluminar, sublinhar e colorir as partes mais importantes de uma tarefa, texto ou prova.
Tempo e processamento das informações
1 – Usar organizadores gráficos para planejar e estruturar o trabalho escrito e facilitar a compreensão da tarefa. Clique aqui para ver um exemplo.
2
– Permitir como respostas de aprendizado apresentações orais, trabalhos
manuais e outras tarefas que desenvolvam a criatividade do aluno.
3
– Encorajar o uso de computadores, gravadores, vídeos, assim como
outras tecnologias que possam ajudar no aprendizado, no foco e
motivação.
4
– Reduzir ao máximo o número de cópias escritas de textos. Permitir a
digitação e impressão, caso seja mais produtivo para ao aluno.
5
– Respeitar um tempo mínimo de intervalo entre as tarefas. Exemplo:
propor um trabalho em dupla antes de uma discussão sobre o tema com a
turma inteira.
6 – Permitir ao aluno dar uma resposta oral ou gravar, caso ele tenha alguma dificuldade para escrever.
7
– Respeitar o tempo que cada aluno precisa para concluir uma atividade.
Dar tempo extra nas tarefas e nas provas para que ele possa terminar no
seu próprio tempo.
Organização e técnicas de estudo
1
– Dar as instruções de maneira clara e oferecer ferramentas para
organização do aluno desenvolver hábitos de estudo. Incentivar o uso de
agendas, calendários, post-it, blocos de anotações, lembretes
sonoros do celular e uso de outras ferramentas tecnológicas que o aluno
considere adequado para a sua organização.
2
– Na medida do possível, supervisionar e ajudar o aluno a organizar os
seus cadernos, mesa, armário ou arquivar papéis importantes.
3
– Orientar os pais e/ou o aluno para que os cadernos e os livros sejam
“encapados” com papéis de cores diferentes. Exemplo: material de
matemática – vermelho, material de português – azul, e assim
sucessivamente. Este procedimento ajuda na organização e memorização dos
materiais.
4
– Incentivar o uso de pastas plásticas para envio de papéis e apostilas
para casa e retorno para a escola. Desta forma, todo o material
impresso fica condensado no mesmo lugar minimizando a eventual perda do
material.
5
– Utilizar diariamente a agenda como canal de comunicação entre o
professor e os pais. É extremamente importante que os pais façam
observações diárias sobre o que observam no comportamento e no
desempenho do filho em casa, assim como o professor poderá fazer o mesmo
em relação às questões relacionadas à escola.
6
– Estruturar e apoiar a gestão do tempo nas tarefas que exigem
desempenho em longo prazo. Exemplo: ao propor a realização de um
trabalho de pesquisa que deverá ser entregue no prazo de 30 dias,
dividir o trabalho em partes, estabelecer quais serão as etapas e
monitorar se cada uma delas está sendo cumprida. Alunos com TDAH
apresentam dificuldades em desempenhar tarefas em longo prazo.
7
– Ensine e dê exemplos frequentemente. Use folhas para tarefas diárias
ou agendas. Ajude os pais, oriente-os como proceder e facilitar os
problemas com deveres de casa. Alunos com TDAH não podem levar
“toneladas” de trabalhos para fazer em casa num prazo de 24 horas.
Técnicas de aprendizado e habilidades metacognitivas
1 – Explicar
de maneira clara e devagar quais são as técnicas de aprendizado que
estão sendo utilizadas. Exemplo: explicar e demonstrar na prática como usar as fontes, materiais de referência, anotações, notícias de jornal, trechos de livro, etc.
2
– Definir metas claras e possíveis para que o aluno faça sua
autoavaliação nas tarefas e nos projetos. Este procedimento permite que o
aluno faça uma reflexão sobre o seu aprendizado e desenvolva
estratégias para lidar com o seu próprio modo de aprender.
3 – Usar organizador gráfico para ajudar no planejamento, organização e compreensão da leitura ou escrita.Ex.
Inibição e autocontrole
1
– Buscar sempre ter uma postura pró-ativa. Antecipar as possíveis
dificuldades de aprendizado que possam surgir e estruturar as soluções.
Identificar no ambiente de sala de aula quais são os piores elementos
distratores (situações que provocam maior desatenção) na tentativa de
manter o aluno o mais distante possível deles e, consequentemente,
focado o maior tempo possível na tarefa em sala de aula.
2
– Utilizar técnicas auditivas e visuais para sinalizar transições ou
mudanças de atividades. Exemplo: falar em voz alta e fazer sinais com as
mãos para lembrar a mudança de uma atividade para outra, ou do término
da mesma.
3
– Dar frequentemente feedback (reforço) positivo. Assinale os pontos
positivos e negativos de forma clara, construtiva, respeitosa. Este
monitoramento é importante para o aluno com TDAH, pois permite que ele
desenvolva uma percepção do seu próprio desempenho, potencial e
capacidade e possa avançar motivado em busca da sua própria superação.
4
– Permitir que o aluno se levante em alguns momentos, previamente
combinados entre ele e o professor. Alunos com hiperatividade necessitam
de alguma atividade motora em determinados intervalos de tempo.
Exemplo: pedir que vá ao quadro (lousa) apagar o que está escrito,
solicitar que vá até a coordenação buscar algum material, etc., ou mesmo
permitir que vá rapidamente ao banheiro ou ao corredor beber água. Este
procedimento é extremamente útil para diminuir a atividade motora e,
muitas vezes, é ABSOLUTAMENTE NECESSÁRIO para crianças muito agitadas.
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