PLANO DE ENSINO RELIGIOSO
ENSINO FUNDMENTAL I
Disciplina: Ensino Religioso
Livro base: Crescer com Alegria e Fé
As aulas de Ensino Religioso serão ministradas de acordo com a Lei nº 9394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Objetivos :
Os
Parâmetros Curriculares Nacionais indicam como objetivos do ensino
fundamental de Ensino Religioso que os alunos sejam capazes de:
conhecer
os diferentes significados dos símbolos religiosos na vida, na
convivência com as pessoas e nos grupos sociais, compreendendo-os;
•
perceber
que os símbolos religiosos expressam a idéia do Transcendente de
maneiras diversas nas diferentes tradições religiosas, respeitando-os;
•
valorizar o diálogo, como a forma de resolver conflitos de maneira eficaz e principalmente, inteligente;
•
entender as normas coletivas e interiorizar valores humanos por meio do convívio para além do mundo familiar;
•
conhecer e compreender os diferentes significados dos símbolos religiosos na vida e convivência com o outro;
•
compreender que sua identidade religiosa se constrói em reciprocidade com o outro;
•
perceber que a idéia do Transcendente pode ser expressa de maneiras diversas pelos símbolos religiosos;
•
perceber
o valor da reverência ao Transcendente, que é Um só e expresso de
maneiras diversas pela simbologia religiosa e com diferentes expressões e nomes;
•
adotar
no dia-a-dia atitudes baseadas nos valores éticos, de solidariedade, de
cooperação, de tolerância e de repúdio às injustiças, respeitando o
outro e exigindo para si o mesmo respeito;
•
conhecer
os elementos básicos que compõem o fenômeno religioso, a partir das
experiências religiosas percebidas no próprio contexto social (familiar e escolar);
•
analisar o papel das tradições religiosas na estruturação e manutenção das diferentes culturas e manifestações socioculturais;
•
compreender o direito à diferença na construção de estruturas religiosas que têm na liberdade o seu valor inalienável;
•
refletir
o sentido da atitude moral, como conseqüência do fenômeno religioso e
expressão da consciência e da resposta pessoal e comunitária do ser
humano;
•
formular questionamentos existenciais, em profundidade, dando respostas adequadas embasadas nas informações obtidas;
•
perceber que as representações do Transcendente de cada tradição religiosa se constituem no valor supremo de uma cultura;
•
desenvolver
seu espírito de participação adquirindo critérios para a formação de
seus juízos de valores e aprofundando as motivações para a autêntica cidadania;
•
eleger
critérios de ação pautados na justiça, detectando e rejeitando a
injustiça quando ela se fizer presente, assim como criar formas não
violentas de atuação nas diferentes situações da vida;
•
conduzir-se
coerentemente por determinadas regras, legitimadas por convicção de
princípios de que estas regras representam valores morais;
•
analisar o papel das tradições religiosas na estruturação e manutenção das diferentes culturas e manifestações socioculturais;
•
compreender o significado das afirmações e verdades de fé das tradições religiosas;
•
refletir
sobre o sentido da atitude moral, como conseqüência do fenômeno
religioso e expressão da consciência e da resposta pessoal e comunitária
do ser humano.
Conteúdo
Ø
1º Bimestre
Ø Sinceridade
Ø Amigo Fiel
Ø 2ºBimestre
Ø Projeto
Ø Dedicação
Ø 3ºBimestre
Ø Companheirismo
Ø Compartilhar
Ø 4º Bimestre
Ø Entrega
Ø Acreditando em Jesus
Ø Desenvolvimento
· Aula expositiva e dialogada, atividades em sala, atividades em casa, trabalhos e pesquisas.
· Formas de avaliação
· Os
temas das aulas partiram da busca de construção de valores sólidos para
o aluno enquanto cidadão, utilizando-se de textos e atividades
interdisciplinares, embasadas nos Parâmetros Curriculares (Temas
Transversais) e Valores definidos na Proposta Pedagógica da Escola
·
A avaliação ocorrerá de forma processual e progressiva, sendo que no
final de cada bimestre o aluno terá uma avaliação escrita sobre os
conceitos assim assimilados por ele de modo a verificar o desempenho, a
participação, o interesse e a aplicação do estudante no cumprimento das
atividades, leituras e discussões, além da interação e empenho em seu
grupo.
ENSINANDO A CRIANÇA A ORAR COM AS MÃOS.
Quando
falamos de oração, lembramos a importância de incentivar nossas
crianças a orarem. Pensamos que oração é coisa de adulto e esquecemos
que as crianças devem aprender que orar é algo gostoso. Deus quer ser
buscado também pelas crianças. Isto elas aprendem desde cedo no lar, na
igreja, na escola dominical.
Inúmeras crianças aprendem a contar nos dedos, mas certa vez uma enfermeira ensinou a orar "nos dedos".
O método dela era o seguinte:
Seu
polegar é o dedo mais próximo do coração, portanto ore em primeiro
lugar, pelas pessoas que estão mais perto de voce. Suas próprias
necessidades devem ser incluídas, evidentemente , bem como as de sua
família e as de seus amigos.
O
segundo dedo é aquele que usamos para apontar. Ore por aqueles que lhe
apontam. Ore por aqueles que lhe apontam a verdade, seja na igreja,
seja na escola. Ore por seus professores, conselheiros, pastores e por
aqueles que lhe transmitirem a fé.
O
terceiro dedo é o maior de todos. Ele deve representar os líderes em
qualquer esfera de sua vida. Ore pelas autoridades tanto pelas de dentro
da igreja como pelas que dirigem os vários setores do governo.
O
quarto dedo é o mais fraco, como todos os pianistas sabem. ele deve
representar as pessoas que estão aflitas e sofrendo, os enfermos, os
ofendidos, os injuriados e os feridos.
O quinto dedo
é o menor de todos. Ele deve representar aqueles que geralmente passam
despercebidos, inclusive os que sofrem maus tratos e privações.
Que maneira simples e maravilhosa de nos fazer lembrar das pessoas enquanto oramos!
Que ótima ferramenta para ensinar as crianças como orar por si mesmas e pelos outros.
(extraído de "pequeno devocional de Deus para mulheres")
(Publicado na Revista Voz Missinária (2005)
*******************************************************************************
VARIAÇÃO (Rosiléia Dias)
Você pode alterar colocando o dedo mindinho,
representando a própria criança, por ser o menorzinho!
fonte. http://vouaprenderebrincar.blogspot.com.br/2012/04/ensinando-crianca-orar-com-mao.html
ENSINANDO AS CRIANÇAS A ORAR.
Graça e Paz!
Hoje post um visual com o tema "Ensinando a criança á orar". Através de cinco bons motivos, e do visual, deixamos lembretes para a criança sobre por quem ela deve orar. Fizemos este trabalho na sala da EBD no último domingo, levei o contorno da mão já recortado e os lembretes as crianças recortaram e colaram durante a aula. Depois expliquei um a um e com a graça de Deus creio que eles entenderam....rsrsrs...estamos todos ansiosos pela I Jornada Bíblica que acontece domingo 27/03/11, peço que os irmaõs estejam em oração pra que tudo dê certo e que seja pra honra e glória do Senhor.
Ah!!!Esse material eu consegui no acaokidstatyamaral.blogspot, através do blog dela fui visitando os blogs indicados e achei este trabalho, visita que lá tem muita coisa legal...
Segue o post...
ENSINANDO A CRIANÇA A ORAR
POR QUEM DEVEMOS ORAR?
1. Por mim.
2. Pelos que estão fracos (Doentes salvos com problemas, não salvos).
3. Pelas autoridades (Pais, professores, policiais, membros do governo).
4. Pelos que me ensinam sobre Cristo ( Prof. da EBD,pastor,prof. da classe Boas Novas).
5. Pelas pessoas que amo (Família e amigos).
Paulo nos ensina a continuar "Perseverantes em oração"(Romanos 12:12).
Ajude as crianças desde pequeninas a fazerem da oração uma parte importante da sua vida diária.
Ao ensinar uma criança sobre a oração,use sua mão como recurso visual.
Cada dedo deve ser um lembrete das pessoas por quem ela deve orar.
(Extraído da Bíblia de Recursos para o Min. com Crianças.Apec).
2. Pelos que estão fracos (Doentes salvos com problemas, não salvos).
3. Pelas autoridades (Pais, professores, policiais, membros do governo).
4. Pelos que me ensinam sobre Cristo ( Prof. da EBD,pastor,prof. da classe Boas Novas).
5. Pelas pessoas que amo (Família e amigos).
Paulo nos ensina a continuar "Perseverantes em oração"(Romanos 12:12).
Ajude as crianças desde pequeninas a fazerem da oração uma parte importante da sua vida diária.
Ao ensinar uma criança sobre a oração,use sua mão como recurso visual.
Cada dedo deve ser um lembrete das pessoas por quem ela deve orar.
(Extraído da Bíblia de Recursos para o Min. com Crianças.Apec).
FONTE. http://gracaepazkids.blogspot.com.br/2011/03/ensinando-crianca-orar.html
I.
A importância da oração: A.É uma forma de manter comunhão c/Deus (Dn
6); B. Ajuda a enfrentar problemas diários; C. Jesus nos ensinou a
orar (Mt 6:5-15);
Ensinando
a Criança a Orar I. A importância da oração: A.É uma forma de manter
comunhão c/Deus (Dn 6); B. Ajuda a enfrentar problemas diários; C.
Jesus nos ensinou a orar (Mt 6:5-15); II. Ensinos básicos sobre a
oração: A. O que é oração? Falar com Deus. B. Quem pode orar? Os
Seus filhos. C. Onde podemos orar? (Em qualquer lugar) 1) Jonas orou
na barriga do peixe (Jn 2:1-9); 2) Lídia orou na margem do rio (Atos
16:13); 3) Paulo e Silas oraram na prisão (Atos 16:25); D. Quando
devemos orar? (A qualquer hora) 1) Sem cessar (I Ts 5:17); 2) Em todo
tempo (Ef 6:18); 3) Em momentos especiais “...de manhã te apresento a
minha oração...” (Sl.5:3b) “À tarde, pela manhã e ao meio-dia,
orarei...” (Sl.55:17) Quando tivermos problemas (Fp 4:6) Quando
estivermos contentes (Sl 96 e 100) E. Por que devemos orar?
Porque Deus quer ter comunhão com os Seus filhos (Tg 4:8a). III.
Conduzindo o período de oração A. Deve ser breve. B. Use palavras
simples e curtas. C. Inclua a si mesmo na oração, usando “nós”, “nos”,
etc. D. Diferentes pessoas podem conduzir essa atividade: 1) Os pais
2) O professor E. Use visuais para motivar as crianças a orar. F. Use
um cântico de oração para criar um ambiente reverente. G. Espere sempre
o silêncio e a reverência. Obs: Os pais e o professor devem ser
modelos de vida de oração para seus filhos e alunos. IV. Ajudando a
criança a orar em público A. Atitudes e posição: 1) Fechar os olhos;
2) Abaixar a cabeça; 3) Cruzar as mãos; B. Comece com oração de ação
de graças. Agradecer! 1) Agradeça a Deus por algo específico (pelo sol,
pela mamãe, pelo papai, irmãos, etc). 2) Peça as crianças salvas que
participem orando também. 3) Inclua na oração: a) “Querido Pai”, etc.
b) Diga a Deus o que você quer que Ele saiba. c) Termine a oração com
“Em nome de Jesus, amém”. 4) Seja sensível às necessidades das
crianças durante o período de oração. C. Prossiga, ensinando sobre
pedidos de oração: 1) Faça pedidos específicos; 2) Peça às crianças
que peçam de maneira específica; 3) Fale sobre as possíveis respostas
de Deus: a) Pode ser “sim”, se estiver de acordo com a sua vontade e o
Seu tempo (I Rs 18:37,38; I Sm 1:22); b) Pode ser “não”, se não for bom
para nós (II Co 12:8,9); c) Pode ser “espere”, se ainda não for no
tempo de Deus (Sl. 5:3); V. Dirigindo o período de oração: A. O
primeiro encontro: 1) Defina o que é oração; 2) Explique o que podemos
dizer a Deus (agradecimentos, pedidos); 3) Explique as posições
físicas (olhos fechados, mãos juntas); B. O segundo encontro: 1)
Explique “Em nome de Jesus, amém”; 2) Deixe uma ou duas crianças salvas
irem a frente fazer uma oração que expresse, por exemplo, gratidão a
Deus: Ex: “Querido Deus, obrigada pelo lanche, em nome de Jesus, amém”.
VI. Tipos de Oração A. Louvor (Exaltar a Deus pelo que Ele é fez,
etc.); B. Agradecimento (Agradecer a Deus por tudo); C. Confissão
(Confessar pecados – Sl.66:18); D. Intercessão (Orar por outras
pessoas); E. Petição (Fazer pedidos a Deus, apresentar suas
necessidades). Exemplo Bíblico: A oração de Neemias. Fonte: Texto
baseado em apostilas da Apec
Ensinando
a Criança a Orar I. A importância da oração: A.É uma forma de manter
comunhão c/Deus (Dn 6); B. Ajuda a enfrentar problemas diários; C.
Jesus nos ensinou a orar (Mt 6:5-15); II. Ensinos básicos sobre a
oração: A. O que é oração? Falar com Deus. B. Quem pode orar? Os
Seus filhos. C. Onde podemos orar? (Em qualquer lugar) 1) Jonas orou
na barriga do peixe (Jn 2:1-9); 2) Lídia orou na margem do rio (Atos
16:13); 3) Paulo e Silas oraram na prisão (Atos 16:25); D. Quando
devemos orar? (A qualquer hora) 1) Sem cessar (I Ts 5:17); 2) Em todo
tempo (Ef 6:18); 3) Em momentos especiais “...de manhã te apresento a
minha oração...” (Sl.5:3b) “À tarde, pela manhã e ao meio-dia,
orarei...” (Sl.55:17) Quando tivermos problemas (Fp 4:6) Quando
estivermos contentes (Sl 96 e 100) E. Por que devemos orar?
Porque Deus quer ter comunhão com os Seus filhos (Tg 4:8a). III.
Conduzindo o período de oração A. Deve ser breve. B. Use palavras
simples e curtas. C. Inclua a si mesmo na oração, usando “nós”, “nos”,
etc. D. Diferentes pessoas podem conduzir essa atividade: 1) Os pais
2) O professor E. Use visuais para motivar as crianças a orar. F. Use
um cântico de oração para criar um ambiente reverente. G. Espere sempre
o silêncio e a reverência. Obs: Os pais e o professor devem ser
modelos de vida de oração para seus filhos e alunos. IV. Ajudando a
criança a orar em público A. Atitudes e posição: 1) Fechar os olhos;
2) Abaixar a cabeça; 3) Cruzar as mãos; B. Comece com oração de ação
de graças. Agradecer! 1) Agradeça a Deus por algo específico (pelo sol,
pela mamãe, pelo papai, irmãos, etc). 2) Peça as crianças salvas que
participem orando também. 3) Inclua na oração: a) “Querido Pai”, etc.
b) Diga a Deus o que você quer que Ele saiba. c) Termine a oração com
“Em nome de Jesus, amém”. 4) Seja sensível às necessidades das
crianças durante o período de oração. C. Prossiga, ensinando sobre
pedidos de oração: 1) Faça pedidos específicos; 2) Peça às crianças
que peçam de maneira específica; 3) Fale sobre as possíveis respostas
de Deus: a) Pode ser “sim”, se estiver de acordo com a sua vontade e o
Seu tempo (I Rs 18:37,38; I Sm 1:22); b) Pode ser “não”, se não for bom
para nós (II Co 12:8,9); c) Pode ser “espere”, se ainda não for no
tempo de Deus (Sl. 5:3); V. Dirigindo o período de oração: A. O
primeiro encontro: 1) Defina o que é oração; 2) Explique o que podemos
dizer a Deus (agradecimentos, pedidos); 3) Explique as posições
físicas (olhos fechados, mãos juntas); B. O segundo encontro: 1)
Explique “Em nome de Jesus, amém”; 2) Deixe uma ou duas crianças salvas
irem a frente fazer uma oração que expresse, por exemplo, gratidão a
Deus: Ex: “Querido Deus, obrigada pelo lanche, em nome de Jesus, amém”.
VI. Tipos de Oração A. Louvor (Exaltar a Deus pelo que Ele é fez,
etc.); B. Agradecimento (Agradecer a Deus por tudo); C. Confissão
(Confessar pecados – Sl.66:18); D. Intercessão (Orar por outras
pessoas); E. Petição (Fazer pedidos a Deus, apresentar suas
necessidades). Exemplo Bíblico: A oração de Neemias. Fonte: Texto
baseado em apostilas da Apec
USANDO AS MÃOS PARA APRENDER A ORAR.
Vamos ensinar nossas crianças a orar usando suas mãos para lembra-las por quem e quando podem orar.
FONTE.http://adsementesdafe.blogspot.com.br/2012/10/dia-mundial-de-oracao-da-apec.html
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