Olha só que lindo esse calendário em libras, Especialmente para vocês!
Mural em libras com as vogais,
Desenhos para colorir - Praia
Vamos colorir?
andreza blog - meus trabalhos pedagogico
PLANO DE AULA PRA ALUNO COM SURDEZ / AEE/SRM
1-DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Nome do aluno: XXXXXXXXXX
Idade: XXXXXXXX
Série: XXXXXXXXXX
2- PLANO DE AEE NO MOMENTO- DE LIBRAS
2.1 Objetivos do plano:
Nome do aluno: XXXXXXXXXX
Idade: XXXXXXXX
Série: XXXXXXXXXX
2- PLANO DE AEE NO MOMENTO- DE LIBRAS
2.1 Objetivos do plano:
# Trabalhar em contexto desenvolvendo e adotando mecanismos alternativos para os conhecimentos expressos em Libras.
# Auxiliar/ampliar aquisição da Língua de Sinais e palavras , bem como o repertorio de sinais.
# Estimular a habilidade de expressar-se para desenvolver a capacidade de expor seus pensamentos de forma clara e organizada, expressando as sensações táteis ou visuais.
# Facilitar conhecimentos e a aquisição de vocabulário amplo, mediando a aquisição e a aprendizagem da leitura e escrita da Língua Portuguesa.
2.2 Organização do Atendimento de Libras
Período do Atendimento: Trimestral
Freqüência: 4 vezes por semana
Tempo de atendimento: 8 horas
Composição do atendimento: ( ) individual ( x ) coletivo
2.3 Atividades a serem desenvolvidas no atendimento ao aluno
#Reconhecendo os cômodos de uma casa: primeiramente fazer o levantamento de todas as palavras que compõe a atividade e em seguida a leitura em libras para a compreensão do significado, após apresentar a imagem interna e externa de uma casa, explorando-a.E em seguida realizando a montagem da maquete de uma casa.
#. Localização da escola no bairro: A professora direciona os alunos nas proximidades da escola apontando para o reconhecimento de ruas, pontos de referências, parques, etc., discutindo os pontos principais em Libras, criando novos sinais e aprofundamento dos conhecimentos nessa língua com interação também entre os colegas.Ao retornar do passeio a professora então realiza os conceitos de Libras através das observações realizadas por meio de recursos visuais, como fotos de diferentes pontos, ruas, parques...O aluno fará também desenhos da descoberta realizada, com exposição dos mesmos, no mural, (o professor colocará de forma visível por escrito o nome de cada desenho executado pelo aluno) havendo então o diálogo da professora do AEE e o aluno em Libras sobre os O professor utiliza das imagens do mural e das fotos levando o aluno fazer tentativa de produção textual. Destacando com lápis de cor as palavras que frizam os pontos destacados no passeio
#Tipos de moradia: A professora apresenta diferentes imagens de moradia (com escrita dos mesmos) e realiza a definição de libras a partir dos assuntos abordados.O aluno realizará com a professora a construção de uma maquete diferenciando os tipos de moradia (com a utilização de vários papéis coloridos, sucatas, areia...) Na sequência a professora ensinará e aperfeiçoará através do diálogo em libras o conteúdo abordado.
No quadro branco o aluno formulará frases escritas sobre os tipos de moradia
#Através de anotações da rotina semanal, a qual contara com o envolvimento da familia para a elaboração das anotações em uma agenda que o mesmo levara para sua casa e na sequencia
#Caixa das novidades : dentro de uma caixa a professora colocará vários objetos que compõe de uma novidade referente a atividade realizada na semana ou mesmo um desenho correspondente e a criança ao retirar o objeto/desenho ela em língua de sinais fará a relação a atividade estudada.Enquanto o professor realizara a escrita das palavras para que o aluno em seguida realize a sequencia das frases.
#Construir o dicionário que será composto da ilustração do sinal e da figura, também da escrita da palavra, sendo realizado a medida que cada sinal novo for apresentado. O aluno escrevera a palavra e na sequencia a gravura, podendo também recortar de revistas tanto
2.4 Seleção de materiais a serem produzidos para ao aluno
Gravuras
Caixa com os objetos
Recortes de gravuras de casas
Fotos das principais ruas do bairro
2.5 Adequações dos materiais
Produzir materiais bilíngues (Libras-Português-Libras);
2.6 Seleção de materiais e equipamentos que necessitam ser adquiridos
Jogos interativos
Objetos de vários formatos
Areia
DVD
Papel cartaz de varias cores
Dicionário
2.7 Tipos de parcerias necessárias para o aprimoramento do atendimento e da produção de materiais
Professor e/ou instrutor de Libras (preferencialmente surdo), elaborando os materiais com o professor do AEE e sala comum de acordo com o estágio de desenvolvimento da Língua de Sinais no qual o aluno se encontra.
Fonoaudiólogo para os acompanhamentos necessários ao educando
2.8 Profissionais da escola que receberão orientação do professor de AEE sobre serviços e recursos oferecidos ao estudante :
Professor da sala comum e do AEE.
3 - PLANO DE AEE NO MOMENTO - EM LIBRAS
3.1 Objetivos do plano:
# Colaborar para o aprendizado dos conteúdos curriculares em estudo da serie que esta freqüentando.
#Conhecer o funcionamento discursivo da Libras
#Reconhecer a importância dos números na vida cotidiana
3.2 Organização do Atendimento em Libras
Período do Atendimento: Trimestral
Freqüência: 3 vezes semanais
Tempo de atendimento: 6 oras
Composição do atendimento: (x ) individual ( ) coletivo
3.3 Atividades a serem desenvolvidas no atendimento ao aluno
#Jogo da memória confeccionado juntamente com o aluno de varias formas:sinal/palavra, sinal/gravura,...jogo do mico, forca, stop, bingo confeccionado de forma semelhante ao jogo da memória.
#Jogo da memória – família (mãe, avô, avó, pai, irmão )
#Através de atividades pesquisando onde usamos os números , relacionando com as atividades que envolvem a realizada sobre a casa, sobre a localização da escola no bairro.Para que o aluno perceba onde encontramos os números , como por exemplo:nas casas, idade, nas roupas, nos sapatos, peso, altura.,..
#Jogo do Percurso: joga-se o dado em Libras e de acordo com o numero destacado pinta-se o numero que esta na cartela ,muda-se a cor a cada numero , vencendo aquele que pintar todos os números antes.
3.4 Seleção de materiais a serem produzidos para o aluno
Cartões para jogo da memória
Cartões para jogo do mico
Cartelas com números
Dado com os números em Libras
Jogo da memória de varias formas:sinal/palavra, sinal/gravura
Recortes Fotos das principais ruas do bairro
de gravuras de casas
Jogo de dominó
Gravuras de placas numéricas
Jogo da memória da família
3.5 Adequações dos materiais
Adequação dos recursos visuais como : painéis de gravuras, fotos respectivas aos temas estudados,notícias.
3.6 Seleção de materiais e equipamentos que necessitam ser adquiridos
Papel cartão de várias cores
Cola colorida
Cartolina
Caneta hidrografica
Revistas para recorte
Livros de literatura infantil
Cartelas com frases
3.7 Tipos de parcerias necessárias para o aprimoramento do atendimento e da produção de materiais :
Através da parceria entre o professor especializado, o professor da sala comum e o professor de Língua Portuguesa.
3.8 Profissionais da escola que receberão orientação do professor de AEE sobre serviços e recursos oferecidos ao aluno :
Coordenação Pedagogica, Professor da sala comum e direção.
4 - PLANO DE AEE NO MOMENTO - DA LINGUA PORTUGUESA
4.1 Objetivos do plano:
# Propor atividades de escrita contextualizada,na sequencia treinar, ler, estudar, aprender, utilizando imagens visuais e de todo tipo de referências que possam colaborar para o aprendizado dos conteúdos curriculares em estudo .
#. Despertar o interesse pela leitura e escrita através da aquisição , observação e exploração das práticas abordadas, valorizando assim suas potencialidades cognitivas lingüísticas e acadêmicas.
# Facilitar a compreensão da Lingua Portuguesa com a utilização dos recursos visuais, seguidos da exploração contextual do conteúdo em estudo.
# Realizar a leitura reconhecendo as palavras como um todo e dentro de um contexto, internalizando-as, mediante a sua forma escrita, fazendo a correspondência de significação com o texto e/ou as circunstâncias e o levantamento do vocábulo da realidade e do interesse do aluno.
#Oportunizar e demonstrar ao aluno uma aproximação com o lugar em que estuda, desenvolvendo assim, sua socialização, linguagem, leitura e escrita.Bem como a busca/estimulação de novos desafios
#Facilitar a compreensão dos tempos verbais de acordo com o português para surdos ( agora, já, depois/futuro)
4.2 Organização do Atendimento:
Período do Atendimento: Trimestral
Freqüência: Diariamente
Tempo de atendimento: 8 horas
Composição do atendimento: (x ) individual ( ) coletivo
Outros:
4.3 Atividades a serem desenvolvidas no atendimento ao aluno
#Elaborando textos de acordo com o estagio lingüístico do aluno, subdivididos em cartelas com frases que compõe o texto elaborado pelo mesmo com o auxilio do professor em seguida colocá-las em envelopes para que o aluno venha organizá-lo
#Através de atividades com histórias em quadrinhos , explorando a sequência das gravuras , bem como a riqueza dos detalhes e suas cores também com rótulos, calendários, cartões, convites, anúncios, slogans, cartazes, folhetos.
4.4 Seleção de materiais a serem produzidos para aluno
Cartazes
Calendários
Cartões
Cartelas de frases
Agenda
4.5 Adequações de materiais
4.6 Seleção de materiais e equipamentos que necessitam ser adquiridos
4.7 Tipos de parcerias necessárias para o aprimoramento do atendimento e da produção de materiais
Realizar o professor parceria com o professor de Lingua Portuguesa,professor de LIBRAS e da sala de alua comum.
4.8 Profissionais da escola que receberão orientação do professor de AEE sobre serviços e recursos oferecidos ao aluno :
Coordenação Pedagogica, Professor da sala comum e direção.
5 - AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS:
. 1 . Indicação de formas de registro:
O plano deverá ser avaliado durante toda a sua execução.
O registro de avaliação do plano deverá ser feito em um caderno ou ficha de acompanhamento, onde serão descritos pelo professor do AEE o uso do serviço e do recurso em sala de aula, durante o AEE e no ambiente familiar.
No registro, deverão constar as mudanças observadas em relação ao aluno no contexto escolar: o que contribuiu para as mudanças constatadas; repercussões das ações do plano de AEE no desempenho escolar do aluno. A avaliação ocorrerá continuamente assegurando conhecer os avanços do aluno
2. Resultados obtidos diante dos objetivos do Plano de AEE:
# Se o plano de ação for executado com comprometimento, responsabilidade o aluno se sentira estimulado para o desenvolvimento da comunicação com sua família e colegas.
# Encorajamento e confiança no ambiente escolar e familiar como também progresso na aprendizagem
# Contribuições no processo de aquisição da Libras
# Acesso ás oportunidades de usufruir das informações e situações da vida, ampliando o vocabulário tanto na LIBRAS quanto na Lingua Portuguesa
# Contribuições no desenvolvimento cognitivo e social .
#Contribuições nos modos de análise diferenciados e ampliação nos processos comunicativos.
6- Reestruturação do plano:
O plano de AEE será reestruturado caso os objetivos não tenham sido atingidos, realizando novas pesquisas, informações e implementação de novos recursos e atividade
# Auxiliar/ampliar aquisição da Língua de Sinais e palavras , bem como o repertorio de sinais.
# Estimular a habilidade de expressar-se para desenvolver a capacidade de expor seus pensamentos de forma clara e organizada, expressando as sensações táteis ou visuais.
# Facilitar conhecimentos e a aquisição de vocabulário amplo, mediando a aquisição e a aprendizagem da leitura e escrita da Língua Portuguesa.
2.2 Organização do Atendimento de Libras
Período do Atendimento: Trimestral
Freqüência: 4 vezes por semana
Tempo de atendimento: 8 horas
Composição do atendimento: ( ) individual ( x ) coletivo
2.3 Atividades a serem desenvolvidas no atendimento ao aluno
#Reconhecendo os cômodos de uma casa: primeiramente fazer o levantamento de todas as palavras que compõe a atividade e em seguida a leitura em libras para a compreensão do significado, após apresentar a imagem interna e externa de uma casa, explorando-a.E em seguida realizando a montagem da maquete de uma casa.
#. Localização da escola no bairro: A professora direciona os alunos nas proximidades da escola apontando para o reconhecimento de ruas, pontos de referências, parques, etc., discutindo os pontos principais em Libras, criando novos sinais e aprofundamento dos conhecimentos nessa língua com interação também entre os colegas.Ao retornar do passeio a professora então realiza os conceitos de Libras através das observações realizadas por meio de recursos visuais, como fotos de diferentes pontos, ruas, parques...O aluno fará também desenhos da descoberta realizada, com exposição dos mesmos, no mural, (o professor colocará de forma visível por escrito o nome de cada desenho executado pelo aluno) havendo então o diálogo da professora do AEE e o aluno em Libras sobre os O professor utiliza das imagens do mural e das fotos levando o aluno fazer tentativa de produção textual. Destacando com lápis de cor as palavras que frizam os pontos destacados no passeio
#Tipos de moradia: A professora apresenta diferentes imagens de moradia (com escrita dos mesmos) e realiza a definição de libras a partir dos assuntos abordados.O aluno realizará com a professora a construção de uma maquete diferenciando os tipos de moradia (com a utilização de vários papéis coloridos, sucatas, areia...) Na sequência a professora ensinará e aperfeiçoará através do diálogo em libras o conteúdo abordado.
No quadro branco o aluno formulará frases escritas sobre os tipos de moradia
#Através de anotações da rotina semanal, a qual contara com o envolvimento da familia para a elaboração das anotações em uma agenda que o mesmo levara para sua casa e na sequencia
#Caixa das novidades : dentro de uma caixa a professora colocará vários objetos que compõe de uma novidade referente a atividade realizada na semana ou mesmo um desenho correspondente e a criança ao retirar o objeto/desenho ela em língua de sinais fará a relação a atividade estudada.Enquanto o professor realizara a escrita das palavras para que o aluno em seguida realize a sequencia das frases.
#Construir o dicionário que será composto da ilustração do sinal e da figura, também da escrita da palavra, sendo realizado a medida que cada sinal novo for apresentado. O aluno escrevera a palavra e na sequencia a gravura, podendo também recortar de revistas tanto
2.4 Seleção de materiais a serem produzidos para ao aluno
Gravuras
Caixa com os objetos
Recortes de gravuras de casas
Fotos das principais ruas do bairro
2.5 Adequações dos materiais
Produzir materiais bilíngues (Libras-Português-Libras);
2.6 Seleção de materiais e equipamentos que necessitam ser adquiridos
Jogos interativos
Objetos de vários formatos
Areia
DVD
Papel cartaz de varias cores
Dicionário
2.7 Tipos de parcerias necessárias para o aprimoramento do atendimento e da produção de materiais
Professor e/ou instrutor de Libras (preferencialmente surdo), elaborando os materiais com o professor do AEE e sala comum de acordo com o estágio de desenvolvimento da Língua de Sinais no qual o aluno se encontra.
Fonoaudiólogo para os acompanhamentos necessários ao educando
2.8 Profissionais da escola que receberão orientação do professor de AEE sobre serviços e recursos oferecidos ao estudante :
Professor da sala comum e do AEE.
3 - PLANO DE AEE NO MOMENTO - EM LIBRAS
3.1 Objetivos do plano:
# Colaborar para o aprendizado dos conteúdos curriculares em estudo da serie que esta freqüentando.
#Conhecer o funcionamento discursivo da Libras
#Reconhecer a importância dos números na vida cotidiana
3.2 Organização do Atendimento em Libras
Período do Atendimento: Trimestral
Freqüência: 3 vezes semanais
Tempo de atendimento: 6 oras
Composição do atendimento: (x ) individual ( ) coletivo
3.3 Atividades a serem desenvolvidas no atendimento ao aluno
#Jogo da memória confeccionado juntamente com o aluno de varias formas:sinal/palavra, sinal/gravura,...jogo do mico, forca, stop, bingo confeccionado de forma semelhante ao jogo da memória.
#Jogo da memória – família (mãe, avô, avó, pai, irmão )
#Através de atividades pesquisando onde usamos os números , relacionando com as atividades que envolvem a realizada sobre a casa, sobre a localização da escola no bairro.Para que o aluno perceba onde encontramos os números , como por exemplo:nas casas, idade, nas roupas, nos sapatos, peso, altura.,..
#Jogo do Percurso: joga-se o dado em Libras e de acordo com o numero destacado pinta-se o numero que esta na cartela ,muda-se a cor a cada numero , vencendo aquele que pintar todos os números antes.
3.4 Seleção de materiais a serem produzidos para o aluno
Cartões para jogo da memória
Cartões para jogo do mico
Cartelas com números
Dado com os números em Libras
Jogo da memória de varias formas:sinal/palavra, sinal/gravura
Recortes Fotos das principais ruas do bairro
de gravuras de casas
Jogo de dominó
Gravuras de placas numéricas
Jogo da memória da família
3.5 Adequações dos materiais
Adequação dos recursos visuais como : painéis de gravuras, fotos respectivas aos temas estudados,notícias.
3.6 Seleção de materiais e equipamentos que necessitam ser adquiridos
Papel cartão de várias cores
Cola colorida
Cartolina
Caneta hidrografica
Revistas para recorte
Livros de literatura infantil
Cartelas com frases
3.7 Tipos de parcerias necessárias para o aprimoramento do atendimento e da produção de materiais :
Através da parceria entre o professor especializado, o professor da sala comum e o professor de Língua Portuguesa.
3.8 Profissionais da escola que receberão orientação do professor de AEE sobre serviços e recursos oferecidos ao aluno :
Coordenação Pedagogica, Professor da sala comum e direção.
4 - PLANO DE AEE NO MOMENTO - DA LINGUA PORTUGUESA
4.1 Objetivos do plano:
# Propor atividades de escrita contextualizada,na sequencia treinar, ler, estudar, aprender, utilizando imagens visuais e de todo tipo de referências que possam colaborar para o aprendizado dos conteúdos curriculares em estudo .
#. Despertar o interesse pela leitura e escrita através da aquisição , observação e exploração das práticas abordadas, valorizando assim suas potencialidades cognitivas lingüísticas e acadêmicas.
# Facilitar a compreensão da Lingua Portuguesa com a utilização dos recursos visuais, seguidos da exploração contextual do conteúdo em estudo.
# Realizar a leitura reconhecendo as palavras como um todo e dentro de um contexto, internalizando-as, mediante a sua forma escrita, fazendo a correspondência de significação com o texto e/ou as circunstâncias e o levantamento do vocábulo da realidade e do interesse do aluno.
#Oportunizar e demonstrar ao aluno uma aproximação com o lugar em que estuda, desenvolvendo assim, sua socialização, linguagem, leitura e escrita.Bem como a busca/estimulação de novos desafios
#Facilitar a compreensão dos tempos verbais de acordo com o português para surdos ( agora, já, depois/futuro)
4.2 Organização do Atendimento:
Período do Atendimento: Trimestral
Freqüência: Diariamente
Tempo de atendimento: 8 horas
Composição do atendimento: (x ) individual ( ) coletivo
Outros:
4.3 Atividades a serem desenvolvidas no atendimento ao aluno
#Elaborando textos de acordo com o estagio lingüístico do aluno, subdivididos em cartelas com frases que compõe o texto elaborado pelo mesmo com o auxilio do professor em seguida colocá-las em envelopes para que o aluno venha organizá-lo
#Através de atividades com histórias em quadrinhos , explorando a sequência das gravuras , bem como a riqueza dos detalhes e suas cores também com rótulos, calendários, cartões, convites, anúncios, slogans, cartazes, folhetos.
4.4 Seleção de materiais a serem produzidos para aluno
Cartazes
Calendários
Cartões
Cartelas de frases
Agenda
4.5 Adequações de materiais
4.6 Seleção de materiais e equipamentos que necessitam ser adquiridos
4.7 Tipos de parcerias necessárias para o aprimoramento do atendimento e da produção de materiais
Realizar o professor parceria com o professor de Lingua Portuguesa,professor de LIBRAS e da sala de alua comum.
4.8 Profissionais da escola que receberão orientação do professor de AEE sobre serviços e recursos oferecidos ao aluno :
Coordenação Pedagogica, Professor da sala comum e direção.
5 - AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS:
. 1 . Indicação de formas de registro:
O plano deverá ser avaliado durante toda a sua execução.
O registro de avaliação do plano deverá ser feito em um caderno ou ficha de acompanhamento, onde serão descritos pelo professor do AEE o uso do serviço e do recurso em sala de aula, durante o AEE e no ambiente familiar.
No registro, deverão constar as mudanças observadas em relação ao aluno no contexto escolar: o que contribuiu para as mudanças constatadas; repercussões das ações do plano de AEE no desempenho escolar do aluno. A avaliação ocorrerá continuamente assegurando conhecer os avanços do aluno
2. Resultados obtidos diante dos objetivos do Plano de AEE:
# Se o plano de ação for executado com comprometimento, responsabilidade o aluno se sentira estimulado para o desenvolvimento da comunicação com sua família e colegas.
# Encorajamento e confiança no ambiente escolar e familiar como também progresso na aprendizagem
# Contribuições no processo de aquisição da Libras
# Acesso ás oportunidades de usufruir das informações e situações da vida, ampliando o vocabulário tanto na LIBRAS quanto na Lingua Portuguesa
# Contribuições no desenvolvimento cognitivo e social .
#Contribuições nos modos de análise diferenciados e ampliação nos processos comunicativos.
6- Reestruturação do plano:
O plano de AEE será reestruturado caso os objetivos não tenham sido atingidos, realizando novas pesquisas, informações e implementação de novos recursos e atividade
Nenhum comentário:
Postar um comentário